Eu sou tudo e nada
Independentemente do que aconteceu ou deixou de acontecer no meu passado, eu não me arrependo de tudo, porque talvez o que foi ruim podia ter sido pior, e o que foi bom podia talvez nem ter acontecido.
Se eu quero um amor?
Quero, sim, por quê não?
Mas não me venha com esses
de bichinhos de pelúcia,
vinhos caros e bombons.
Quero amor caco de vidro.
Amor ressaca de bourbon.
Não um amorzinho belo,
amor flores e arco-íris,
serenatas, violinos.
Se vier amor, que seja
concertina, amor tormenta,
tatuagens, overdrive.
Muito menos um amor
com flechinha de cupido.
Seja um amor violento,
um amor bala perdida,
um amor ponto cinquenta,
um amor roleta russa.
E nem me venha com essa
de amor de coração.
Um amor só me interessa
se for desses que se sente
como um soco no estômago
e, de resto, tão sutil
quanto um bom chute no saco
Tenho até pena de conhecer pessoas legais agora, preferia conhecer elas depois... no momento onde eu vou me apegar.
Eu prefiro ficar com o olhos fechados e imaginar você do meu lado, do que ficar com eles abertos e nunca ver você."
VIDAS POLUÍDAS (BORGES DA VIOLA – TOM: MI-)
LA... LALAUÊ... LALAUÁ...
SE EU CAMINHAR POR ONDE VOU?...
SE A VIDA DO MEU POVO
JÁ VIROU POLUIÇÃO?...
JÁ NÃO ENCONTRO PAZ
AMOR E ORAÇÃO
O CÉU É MENOS AZUL
NÃO EXISTE A UNIÃO.
AH! POR ONDE VOU SEM VOCÊS IRMÃOS?...
SINTO EM MEU SER
O MEDO DE NAUFRAGAR
NÃO SEI MAIS O QUE QUERO
SE AINDA ESPERO UMA LUZ CHEGAR.
AH! O QUE SERÁ SE EU NAUFRAGAR?...
POVO AMIGO DE CORAÇÃO
PARE E OUÇA MINHA CANÇÃO
MARCHE AVANTE DE PASSOS FIRMES
FAÇA ANDAR MINHA MISSÃO.
SE CAMINHARMOS POR ONDE VAMOS?...
AH! O QUE SERÁ O QUE SERÁ SE NAUFRAGARMOS?...
LA... LALAUÊ... LALAUÊ... LALAUÁ...
LA... LALAUÊ... LALAUÊ... LALAUÁ...
Essa é a 1ª música composta por Borges da Viola, ainda morador à época na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, RJ, de família pobre, oriunda do interior de São José do Calçado, ES, estudante do Colégio Estadual Padre Mello, a título de favor, fazendo uso da Bolsa Escolar, quando contava com apenas 13 (treze) anos de idade, isto é, há exatamente 47 (quarenta e sete) anos atrás.
Abraços fraternos.
Eu podia gostar de uma pessoa menos complicada, menos enrolada, mais decidida, menos medrosa, isso se fosse o cérebro quem tivesse o poder de escolha, como é o coração, escolhi você.
Se...
Se eu fosse um barco,
queria navegar no teu mar.
Se eu fosse um pássaro,queria voar no teu ar.
Se eu fosse terra,queria germinar a tua planta.
Se eu fosse papel,queria que a tua caneta me tocasse.
Mas como sou figura humana,
queria apenas que me amasses!
Muitas pessoas falam que valeu a pena aquele momento ao lado de quem você ama . Eu acho que não , valeu a pena mesmo foi no dia em que você nasceu .
E mesmo com todos os problemas e dificuldades que eu passo , eu nunca perco a minha fé de que um dia eu vou chegar lá .
Amar não é só simplismente falar '' eu te amo '' , e sim , demonstrar o que você sente pela pessoas a quem amas .
Apenas respire
Eu sentia que algo estava por surgir. Não sabia o que era ou de onde vinha, mas tinha certeza que era algo importante. Eu queria ter te dito como era difícil pra mim me apaixonar. Você provavelmente iria me achar a garota mais estranha do mundo e é exatamente assim que eu me sentia. Enquanto as outras se apaixonavam num piscar de olhos eu me preocupava em impedir que isto acontecesse, existia uma barreira difícil de quebrar. Eu nunca entendi o por que. Alguém que se acostumou com o frio não se sente confortável quanto o tempo muda repentinamente. Era exatamente assim que meu coração se sentia. Normalmente as pessoas caminham seguindo as placas que levam ao tal amor, mas eu sempre escolhia o caminho mais longo, ou simplesmente fechava os olhos para elas. Mas até quando? Chega um momento em que já não se pode desviar dos atalhos, todos te levam ao mesmo rumo. Cedo ou tarde você acaba se esbarrando em alguém que vai te deixar confuso e talvez te faça perceber quanto tempo você desperdiçou tentando lutar contra a felicidade. Apenas feche os olhos, respire fundo e deixe o amor te guiar. Talvez nem tudo seja perfeito, provavelmente você perderá noites de sono pensando nos problemas que possam surgir, talvez surjam alguns imprevistos, mas isto tudo faz parte da sua história. É difícil lidar com sentimentos, ainda mais quando o que está em jogo é a nossa felicidade, porém os momentos em que o nosso coração parou de bater por alguns segundos, estes sim são os que vão marcar nossas vidas pra sempre. Hoje eu já não planejo os meus dias, apenas espero que o que possa surgir me traga algum momento de felicidade. Isto basta.
Onde está o amor?
Eu nunca fui de me apaixonar, ou pelo menos tentava escapar do amor de todas as formas. Afinal não era tão difícil assim evitar, não pra mim. Um dia alguém me disse que eu era "fria", pelo fato de que eu sempre achava que não valeria a pena e realmente nunca valia, afinal. Eu estava enganada? Não. Meu coração sempre foi resistente e sinceramente não sei se isso é uma qualidade ou um defeito, só sei que impediu que eu sofresse mais do que eu pudesse suportar. E eu sei que eu poderia suportar muita coisa. O amor é um tanto previsível, clichê. Eu sempre odiei coisas desse tipo, comuns. Esse amor que nós vemos nos filmes, que os faz perder a vontade de viver quando não correspondido, será que vale a pena? As pessoas se iludem, ficam cegas na esperança que tudo seja sempre perfeito. A perfeição sempre acaba um dia e é nessa hora que você deve ser forte e suportar a dor. Muitos fingem não enxergar o que está bem a frente dos teus olhos. Sejamos realistas, será que esse amor existe de verdade? E se existe onde está que eu não consigo encontrar?
Adeus, amor
Eu não saberia te dizer o que me faz agir da forma como eu estou agindo. Mas todo mundo pelo menos uma vez na vida já tentou fugir dos sentimentos. Pelo menos daqueles que nos tornam tão frágeis. Mas não me culpe, eu sei que tentei. Isso não significa que eu não te ame. É como se fosse instinto ou autodefesa. Passei tanto tempo sem sentir nada, com o coração vazio, que a partir do momento em que surgiu, esse sentimento me fez ficar louca. É isso que o amor faz com a gente? Eu esperava por algo que eu não sabia explicar, e confesso que até hoje não sei. Algo que me obrigou a te afastar. E o que hoje existe entre nós? Um punhado de dúvidas. Eu nunca te disse que seria fácil, as coisas nunca são assim tão fáceis. Essa dor que eu sinto me impede de prosseguir. É, eu já não posso mais. Não me odeie por isso. Apesar de tudo eu sei que te esquecer vai ser mais difícil do que conviver com essa dor. Não me pergunte o que se passa na minha cabeça nesse momento, mas sinceramente acho que não nasci pra amar e eu realmente me odeio por isso. Essa é a verdade. É bem provável que você nunca me perdoe, mas eu já me acostumei em ser incompreendida. Hoje eu tenho um medo enorme do amor e sei que você sempre será a minha mais doce lembrança. Eu não estou dizendo que eu não vou tentar mudar, mas no momento só me resta dizer: Adeus.
Vazio
E no final eu sempre acabo no mesmo lugar. Um quarto vazio, coberta de meus pensamentos, tentando desvendar a mim mesma tudo aquilo que eu sinto. Estranho. Mas as coisas sempre são estranhas. Conhecer a si mesmo não é uma tarefa tão fácil assim. Pra mim nunca foi. E se pra mim é difícil, para os outros se torna impossível. Não que eu seja algo indecifrável, mas a verdade é que é difícil pra qualquer um entender todos os momentos em que eu não sou eu mesma. Existe um vazio. Que tipo de vazio eu não sei, apenas sei que ele existe. Mas da pra superar. Eu sempre superei.
Sobre as canções
Meu coração quebrou o silêncio, depois de muito tempo. Eu nunca consegui te dizer todas as coisas que sentia, mas isto não significa que eu não as sentia. A verdade é que eu cansei de mentir para mim mesma, fingindo que está tudo bem enquanto meu coração grita de dor. Eu precisava te dizer que eu não posso nem consigo demonstrar felicidade todo o tempo. É inevitável, às vezes, demonstrar um pouco de tristeza. Aprendi, em alguns momentos, a mostrar uma felicidade que não existe e que eu mesma criei, mas a máscara não dura muito tempo. Não sou boa em manter máscaras, esta é a verdade. Sou movida a sentimentos, embora sempre os tornem maiores do que realmente são. Sempre foi assim, desde o início e acho difícil ou quase impossível mudar, mesmo que eu queira. Eu sou como uma canção que você ouviu, gostou, mas que esqueceu largada em um CD qualquer e apesar de você não lembrar que eu exista eu ainda estou aqui, como sempre estive.
Eu queria
Eu poderia dizer que foi fácil tirar você da minha vida e que superei isso facilmente. Sentir meu coração livre e dizer que me sinto feliz sem você. Não sei mais o que sentir. Só queria que isso tudo fosse real. Tudo que eu consigo pensar é no quanto eu me odeio por não conseguir esquecer, deixar isso pra trás ou por seguir caminhos que sempre me levam a você. Nem queira saber. Nem tente entender. Não me venha representar o papel do típico garoto egoísta, porque isto não combina com você. Eu adorava o jeito como você fazia tudo parecer tão fácil e eu amava isso em você porque você era diferente de todos os outros. Eu queria esquecer que tenho um coração, nem que seja por um segundo. Talvez eu consiga.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp