Eu sou aquilo que Perdi Fernando Pessoa
O cuidar em enfermagem envolve harmonizar relações interpessoais, transformar ambientes e respeitar as diferenças socioeconômicas e culturais das pessoas.
A Enfermagem envolve a presença de sentimentos como compaixão, empatia, proteção e amor, tanto com relação ao ser cuidado quanto em relação a nós mesmos.
Conhecer a demanda formativa dos enfermeiros e a necessidade de formação, pode ser considerado o passo inicial de um processo cíclico, que contribui para a formação global e para estratégias de ensino dos funcionários de uma organização ou grupo de profissionais.
O ensino de enfermagem tem sofrido uma série de
alterações, mudando a formação destes profissionais.
Os profissionais de enfermagem consideram necessário adequar a formação continuada à atividade de trabalho e carreira profissional.
A formação dos profissionais deve ser contínua, iniciada na formação básica, sendo constante ao longo da vida profissional.
A Enfermagem tem que captar as novas realidades de saúde que não são externas nem alheias àqueles que delas participam cotidianamente.
É fundamental que a enfermagem tenha um agir reflexivo que extrapole suas próprias funcionalidades e disfuncionalidades.
A enfermagem enquanto ciência tem crescido, embora a força de trabalho da profissão ainda visa à formação no modelo biomédico.
O futuro da enfermagem não deve ser algo que simplesmente acontece, mas sim consequência de planejamento e deliberação, visando a progressão da categoria. Para isso é preciso vigor e compromisso, seja em tempos de guerra, seja em tempos de “paz”.
O verdadeiro pulso de um hospital bate no ritmo incansável dos enfermeiros, que com amor, tecem a trama da recuperação.
Ser enfermeiro é pintar no quadro da humanidade cores de coragem, pinceladas de cuidado e contornos de compaixão.
No palco da vida, os enfermeiros são os protagonistas silenciosos cuja performance é medida em conforto e paz para o coração.
Enfermagem não é apenas uma profissão, é uma vocação adornada com as jóias da empatia e do cuidado incondicional.
A bravura de um enfermeiro reside na capacidade de enfrentar tempestades com a serenidade de quem acalma corações.
