Eu sei Dividir os Dons que Deus me Deu
CAMINHO PERFEITO
Leia: "Atos 2:22-28" Deus, por sua própria vontade e sabedoria, já havia resolvido que Jesus seria entregue nas mãos de vocês... ( v.23 )
Examine: Salmo 33:11 ; Provérbios 16:9 ; 1 Coríntios 1:25
Considere: Que "curva" no caminho da vida lhe trouxe confusão ou frustração ? Como você buscará o caminho perfeito de Deus ?
Minha esposa e eu tínhamos orado, buscando a Deus e procurando os conselhos divinos. Apresentamos nossos planos a um grupo de pessoas que, ou nos ajudariam a cumprir tal ministério ou nos fechariam as portas, Elas escolheram a segunda opção.
Todos nós já experimentamos a dor de ter nossos planos destruídos e sonhos adiados. A confusão e a desilusão que vêm a seguir podem ser avassaladoras. Onde está deus em tudo isto ? Quais são Seus planos para nós ?
Deus tem um plano perfeito que continua a resplandecer neste mundo. Seus planos não podem ser adiados. " ...Vou fazer o que resolvi; vou realizar o meu plano, " Deus disse através de Isaías (14:24 ). No Novo Testamento, pedro afirmou: " Deus sabia que o iria acontecer e Seu plano previamente estabelecido foi cumprido quando Jesus foi traído " ( Atos 2:23 ).
Estes versículos revelam que o caminho perfeito de Deus - uma trajetória que um dia levou Jesus até a cruz - está entre aceitar ou rejeitá-lo ( Deuteronômio 30:15-16; João 14:15-17 ), Deus preparará tudo para que Seu " plano previamente estabelecido " seja realizado.
Estas verdades podem ser muito encorajadoras quando achamos que o caminho em que estávamos tomou uma direção errada. Pedro citou o Salmo 16 quando declarou: "...porque ele está ao meu lado direito, para que nada me deixe abalado" ( Atos 2:25 ). Meu Deus ainda está comigo mesmo quando o caminho é confuso. "...vou descansar cheio de esperança" ( v.26 ). Minha esperança está em Deus e não nas circunstâncias. "Tu me tens ensinado os caminhos..." ( v.28 ). Deus me revelará Seu caminho perfeito.
Muitos anos depois nossos planos ministeriais foram realizados, exatamente o que esperávamos e orávamos se tornou realidade ! Entretanto, tudo aconteceu no tempo de Deus e no lugar certo de acordo com Seu plano perfeito. - Tom Felten
OUÇA
Leia: "Daniel 10:1-12" ...Não fique com medo, Daniel, pois Deus ouviu a sua oração desde a primeira vez que você se humilhou na presença dele afim de ganhar sabedoria. Eu vim em resposta à sua oração ( v.12 )
Examine: Orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus ( 1 Tessalonicenses 5:17-18 "
Considere: Você perdeu a motivação de orar por alguma necessidade específica ? O que significa submeter-se a vontade de Deus ?
Anos atrás, passei por uma crise em minha vida de oração. Havíamos perdido dois adolescentes profundamente envolvidos no ministério da juventude, acompanhamos o o nosso pastor que enfrentava sérios problemas de saúde, e passávamos por grandes dificuldades em nosso casamento devido ao estresse ministerial. Durante uma visita hospital, meu marido e eu nos unimos em oração por uma família. Sentia-me pronta para ver o mover de Deus. Mais tarde quando descobri que a menina havia morrido apesar das nossas orações, o turbilhão se instalou. Perguntei: " Por que continuar orando ? " Meu esposo, liderando com suas próprias perguntas, respondeu: " Por que Deus assim o diz. "
Ao falar da parábola da viúva e do iníquo ( Lucas 18:1-8 ), Jesus admoestou Seus discípulos a perseverarem na oração. Ele terminou Sua lição de modo interessante dizendo: " ...Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra ? " ( v.8 ). Ínúmeras vezes permiti que a resposta determinasse o nível da minha fé, em vez de permitir que minha fé me trouxesse maior compreensão da oração.
Incapazes de fugir das circunstâncias permitimos que nos ceguem e - em seguida - perdemos o foco na batalha. Daniel, porém, se submeteu a vontade de Deus. Ele sabia que Deus responderia ( Daniel 10:12-19 ). Em 2 Coríntios 5:7 lemos: "...vivemos pela fé e não pelo que vemos." Imagine o que teria acontecido se Daniel tivesse desistido de orar quando a resposta demorou a chegar ! O inimigo quer nos manter concentrados em nós mesmos e esquecidos da batalha. Apesar de o pecado não confessado e a falta de perdão impedir que nossas orações sejam ouvidas ( Isaías 59:2; Mateus 6:15 ), podemos ter a certeza de que Deus nos ouve quando nos submetemos à Sua vontade e permanecemos inabaláveis na fé. - Regina Franklin
RESTAURADO
Leia: "Lucas 8:35-39" ...conte o que Deus fez por você ( v.39 )
Examine: Que todo o meu ser louve ao Senhor, e que eu não esqueça nenhuma de suas bençãos ! ( Salmo 103:2 )
Considere: No passado, como você reagiu diante do poder de cura de Jesus ? Como você pode encorajar os outros sobre o poder restaurador de Cristo com a sua história ?
Anos atrás, um dentista extraiu os meus dentes do siso. Os caninos inferiores ficavam bem em cima dos nervos e a dor pós-cirúrgico foi intensa. Apos semanas, uma infecção voltou a causar sensibilidade. Fiz então uma nova cirurgia para remover o tecido de cicatrização da minha mandíbula. A esta altura, ficava pensando: "...Ó Deus, quando virás me curar ? ( Salmo 6:3 ).
Demorou bastante, mas Jesus finalmente me restaurou. Ele fez a Sua parte, mas não pensei muito sobre como reagir diante da Sua obra restauradora em minha vida.
Devia ter aprendido a lição com o homem no Novo Testamento, possuído por uma legião de demônios. Depois que Jesus o curou e estava deixando a cidade, lê-se "E o homem de que os demônios tinham saído implorou a Jesus: - Me deixe ir com o senhor !" ( Lucas 8:38 ).
Enquanto lia, isso falou ao meu coração. Imaginei o homem implorando para acompanhar Jesus e percebi que a cura deveria inspirar o novo anseio de estar mais perto dele. Nossos corações deviam ecoar as palavras do salmista: "...Todo o meu ser deseja estar contigo [...] eu me apego a ti" ( Salmo 63:1,8 ).
Apesar do homem possuído por demônios desejar seguir aquele que o curou, Jesus deu-lhe uma tarefa diferente, dizendo: "Volte para casa e conte o que Deus fez por você" ( Lucas 8:39 ). Nós também precisamos proclamar como Jesus nos restaurou. Dessa maneira, glorificamos a Deus e levamos o conforto aos familiares e amigos que talvez estejam passando por desafios semelhantes.
Talvez Jesus tenha restaurado sua mente, recomposto seu coração partido, ou cuidado dos seus dentes ! Se este é o caso, reflita sobre sua ração. O Seu toque curador pode reaproximar dele, e ao compartilharmos nossas histórias incentivaremos outros a fazerem o mesmo. - Jennifer Benson Schuldt
N° 1 E ACABADA
Leia: " 1 Reis 19:1-15 "
...Já chega, ó Senhor Deus ! Acaba com a minha vida ! ( v.4 ).
Examine: ...de agora em diante vocês verão o Filho do Homem sentado do lado direito do Deus Todo-Poderoso e descendo nas nuvens do céu! ( Mateus 26:64 ).
Considere: Como você se sente ao ouvir as palavras de Paulo a respeito do céu ? Como você contará aos outros essa mensagem de esperança ?
"Estava acabada, porém, saio com minha cabeça erguida." A estrela do tênis, Justine Henin, expressou-se desta forma durante a coletiva de imprensa em 2008 - ao anunciar sua saída imediata do esporte.
Todos os atletas um dia penduram suas chuteiras, mas não quando têm apenas 25 anos e são o n° 1 do mundo !
Afinal, por que ela desistiu ? As lutas pessoais fora da quadra. em 2007, e o desempenho em quadra, durante 2008, provavelmente contribuíram para o encerramento precoce da carreira.
Entre nós, poucos jogam tênis profissional, mas nos identificamos com o desejo de desistir que ela sentiu. ao vivenciarmos um relacionamento difícil ou em meio ao esforço extenuante com um trabalho sem perspectiva ou depressão, podemos desejar desistir.
Pergunte a Elias. Ele conhecia essa sensação de desalento.
Pouco momentos após o profeta experimentar a intervenção de Deus, e a derrota dos profetas de Baal no Monte Carmelo ( 1 Reis 18:38-40 ), estava pronto a desistir. Porquê ? A rainha impiedosa Jesabel ameaçara matar-lhe ( 19:2 ). Nada acontecia como ele queria, e o orgulho o fez pensar que não precisava suportar esse ataque pessoal ( vv.10,14 ).
Elias dirigiu-se rapidamente para o deserto. Sentindo-se derrotado e profundamente perturbado, orou, " ...Já chega, ó Senhor Deus ! Acaba agora com a minha vida " ( v.4 ). deus lhe respondeu alimentando ( v.8 ), abrigando ( v.9 ), e ensinando-o ( vv.11-13 ). A voz de Deus " ...calma e suave " ( v.12 ) revelou que algumas vezes Ele age de maneiras espantosas e outras, de maneiras reservadas. deus fez Elias retornar e concluir seu trabalho - com ou sem Jezabel.
você está desanimado porque Deus não " agiu como o esperado " com você ? Aquiete-se olhe para Ele. Deus o ajudará a continuar - embora talvez Ele escolha agir de maneira calma e inesperada. - Tom Felten
MOEDA DE DEUS
Leia: " Mateus 25:14-29 " O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade ( v.14 ).
Examine: Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra ( Colossenses 3:2 ).
Considere: Quanto você investe diariamente com as moedas do mundo e as moedas de Deus ? Se Deus lhe pedisse contas do que você fez com os investimentos ( pessoas ) que lhe confiou, como você responderia ?
As roupas foram embaladas, os cartões médicos separados em caso de emergência, e minha lista com duas páginas de instruções estava dobrada cuidadosamente num envelope. Meus sogros, eficientes e capazes, haviam cuidado de nossos filhos em inúmeras ocasiões, mas queríamos que eles soubessem de nossos desejos, para que os nossos filhos fossem cuidados do jeito que nós cuidamos deles.
Sabendo que logo partiria, Jesus investiu os Seus dias em ensinar os Seus seguidores o que seria mais importante para eles lembrarem. Ele viera para mudar o mundo, e para que Seus seguidores pudessem levar avante a mensagem, Jesus teria que mudar a razão de viver; o foco da atenção, de cada um deles ( Mateus 6:19-21 ).
Ao interpretar a parábola dos talentos, muitas vezes imaginamos Jesus como se Ele estivesse falando sobre os nossos dos espirituais. Admoestamos uns aos outros a usá-los para Ele e a não enterrá-los, por medo. Embora esta interpretação possa estar certa, ao olharmos para o contexto destas parábolas, notamos outro aspecto.
Jesus estava concentrado em Seu eventual retorno. Mateus 25:1-13 nos diz para estarmos sempre prontos
espiritualmente para a Sua volta, pois os que não estiverem serão excluídos da celebração. No livro de Lucas 19:12-27, ele relata a parábola dos talentos. Um pouco antes, ele descreve a história de Zaqueu e a declaração de Jesus, " Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar bons mordomos, precisamos conhecer Sua " moeda ".
Jesus valorizava almas.
Quando Ele fala sobre o que fazemos com nossos talentos, não está avaliando se já cantamos ou não em Seu louvor, ou se já amemos as pessoas como peça de teatro para a Páscoa. Ele quer que amemos as pessoas como Ele ama e que saibamos comercializar com a Sua moeda, não com a nossa. -Regina Franklin
CONHECER DEUS
Leia: " Salmo 103:8-14 "
O Senhor é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente é muito amoroso ( v.8 ).
Examine: Salmo 25:6-7 ; Lamentações 3:22-23 ; Filipenses 2:3-8
Considere: O que lhe vem á mente quando ouve o nome " Deus " ? Em que aspectos sua impressão inicial a Deus é semelhante e diferente da maneira como a Bíblia o retrata ?
O pastor A. W. Tazer escreveu, "O que há de mais importante em nós, vem-nos à mente ao pensarmos em Deus." Se Tazer estivesse vivo hoje, perceberia que seus pensamentos são obsoletos para muitos cristãos. Nosso problema não é tanto o que entra em nossa mente ao pensarmos em Deus, senão que, não acontece com um tio rico e distante, nossa tendência é pensarmos em Deus somente quando precisamos dele. Talvez pensaríamos mais nele se compreendêssemos melhor quem Ele é.
Um dos atributos de Deus é o amor ( 1 João 4:8,16 ). Seu amor inigualável reflete-se no relacionamento perfeito experimentado pelo Pai, Filho e Espírito Santo - três Pessoas revelando altruisticamente ( da palavra grega ágape ) a beleza de Deus em Seus papéis individuais - todos um só Deus amoroso. Jesus personificou essa realidade quando orou no Getsêmani, "Pai, se queres, afasta de mim este cálice de sofrimento ! Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres" ( Lucas 22:42 ).
O amor altruísta de Deus transbordou os limites da trindade na criação. Ele não precisava criar você e eu, mas como Deus, e Deus de amor, Ele criou outras pessoas para amar.
Ele possui outros atributos, tais como a ssantidade, que engloba todo o Seu caráter. Mas Deus " ...não nos castiga como merecemos ", porém " Como um pai trata a bondade com seus filhos ", é " ...bondoso para aqueles que temem " ( Salmo 103:10-13 ). Sua maneira altruísta continua, a despeito do nosso pecado. Ele " ...não fica irado facilmente... ", dando-nos tempo e espaço para nos arrependermos de nossos pecados e retornarmos a Ele ( v.8 ). Deus " ...amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho ( João 3:16 ).
Vamos, hoje, realmente pensar em Deus - Criador, Redentor, e aquele que nos ama desinteressadamente, você e eu. - Mike Witmer
DEUS E UM GANSO
Leia: " Juízes 6:33-40 "
...Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel ( v.37 ).
Examine: Jeremias 29:13 ; João 7:17 ; 20:26-29
Considere: Quais perguntas e dúvidas você precisa trazer a Deus hoje ? Como Ele o conduz em Sua Palavra e pelos caminhos da vida ?
Como tantos em nossa cultura, ele é espiritual, e aos 17 anos rejeitou a religião de seus pais e avós por achá-la indigesta, enfadonha e sufocante. Ele vai à igreja porque a sua namorada o faz.
As limitações da ciência o obrigam a crer num deus. Porém, o mal, a injustiça e a hipocrisia o forçam a concluir que esse deus não é todo-poderoso e amoroso. tem a seu favor, o fato de não aceitar a premissa barata e sem critério " Apenas tenha fé ". A fé precisa ter seus motivos ou então é tola ( 2 Coríntios 10:4 ).
Como líder de um pequeno grupo, sugeri que ele orasse desafiando deus a revelar-se a ele.
Semanas mais tarde ele me cercou dizendo: " Preciso lhe contar sobre Deus e um ganso. " E descreveu sua ida a um lago tranquilo que serve de lar para numerosos patos e coelhos. certo dia, pedia a Deus para ver um ganso, não patos. Foi até o lago e não encontrou patos, nem coelhos, nem gansos. Ficou por ali e ao virar-se para ir embora, desapontado, olhou para trás pensativamente e viu um ganso solitário no meio do lago.
Foi Gideão quem pôs a primeira " lã ". Ele era um despretensioso fazendeiro escondendo-se de um inimigo opressor quando Deus o chamou para liderar uma revolução ( veja Juízes 6:34 ). Ainda desenvolvendo sua fé e confiança em Deus, Gideão pôs um piuco de lã e fez exigências específicas. " ...Se de manhã o orvalho tiver molhado somente a lã, e o chão em volta dela estiver seco, então poderei ficar certo de que tu realmente me usarás para libertar Israel. " Deus lhe deu uma resposta, graciosamente ( vv.36-40 ).
Todos nós temos questões e dúvidas em nossa jornada de fé. As " lãs " não são recomendadas, mas buscar a Deus de maneira sincera e considerar cuidadosamente o que Ele nos ensina através dos caminhos da vida aumenta a fé. Tem perguntas ? Vá até a Fonte. - Tim Gustafson
POR VOCÊ ESTAR AQUI
Leia: ''João 6:25-36"
Porque o pão que Deus dá é aquele é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (v. 33).
Examine: João 15: 9-13
Filipenses 2: 5-7
1 João 5:11-13
Considere: Como você pede que Jesus se apresente a você? O que significa para você descobrir que a presença de Jesus é o que sua alma mais anseia ?
Quando meu amigo Natan foi para o Quênia, ele esteve em Kibera, a segunda maior favela da Africa. A superfície ininterrupta de grande massa empobrecida , parece esquecida pela esperança.
Uma mãe solteira, portadora de HIV , convidou Natan para o seu barraco. As escapadas sexuais de seu marido haviam trazido o vírus e a morte em seu lar; deixando-a sozinha , mal sobrevivendo.
A casa era pequena , vazia , com chão de terra . Natan falou muito pouco, apenas esteve presente. Antes de sair , porém ela lhe disse algo: '' Por você estar aqui , sei que sou amada."
Jesus não tinha dificuldades para atrair multidões. Suas curas e milagres despertavam o entusiasmo. Ele, porém, resistia às súplicas das massas para revelar outra proeza fantástica. Os espectadores queriam somente um bom show, e diziam a Jesus: " Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer ... '' ( v.30 ).
Jesus repreendia a visão míope deles com penetrante recusa: " Não trabalhem a fim de conseguir a comida dura para a vida eterna. O Filho do Homem dará essa comida a vocês... " ( v.27 ).
A multidão não fazia apenas exigências egoístas, mas também eram cegos para Jesus, que estava em seu meio. Jesus, o Deus encarnado, ansiando por lhes dar a si mesmo, ansiando por lhes dar vida.
A multidão não estava interessada e desejava sensação e brilho.
A maior necessidade da humanidade, não são feitos de Jesus.
Precisamos dele. Jesus, o pão verdadeiro. Jesus, a vida, a Sua presença e disposição em descer do céu e se tornar um de nós - aquele que oferece esperança para nossa profunda enfermidade ( v.33 ). Porque Jesus esteve aqui, em meio à ruína e pecado, podemos reconhecer com segurança que o amor precioso de Deus flui para nós, continuamente. - Winn Collier
SIMPLES OBEDIÊNCIA
Leia: "Lucas 2:21-24"
Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos não são difíceis de obedecer ( 1 João 5:3 ).
Examine: Salmo 119:56-60 ; João 14:15 ; 1 João 5:2-4
Considere: Até que ponto sua vida é caracterizada por obediência à Palavra de Deus ? Que mandamento da Bíblia é difícil obedecer ?
Na cultura chinesa, celebra-se o primeiro mês de vida de um bebê. No passado, a mortalidade infantil era alta, e o bebê que alcançasse um mês de vida, teria a chance de sobreviver. Tempo de festa ! Os pais davam Ang ku kuehs ( bolos tradicional de feijão ) e ovos pintados de vermelho ( simbolizando felicidade e boa sorte ) aos parentes e amigos. A celebração também sinalizava o fim do período de resguardo da mãe.
Dentro da lei judaica, o récem-nascido recebe o nome, oficialmente, no oitavo dia ( Lucas 2:21 ). Se a criança for um menino, deve ser circuncidado ( Levítico 12:3 ).
A mãe de Jesus, Maria, foi purificada como a Lei exigia ( Lucas 2:22 ). A mãe de filho homem era considerada impura por sete dias e devia esperar outros 33, antes de entrar no templo. A Lei exigia a oferta de um carneirinho de um ano em holocausto, e um pombinho ou uma rolinha como oferta pelo pecado. Os pobres poderiam substituir o carneirinho por duas rolas ou dois pombinhos ( Levítico 12:2-8 ). Maria ofereceu o sacrifício dos pobres ( Lucas 2:24 ), e o Messias nasceu como filho do homem pobre.
A Lei também exigia que José e Maria dedicassem Jesus ao Senhor no templo porque Jesus era o filho primogênito ( Êxodo 13:2 ; Lucas 2: 22-23 ).
Para os pais, os 11 meses anteriores haviam sido os tempos mais surpreendentes de suas vidas. Anjos me visitaram. Experimentaram o nascimento milagroso de Jesus. Mas apesar desses eventos surpreendentes e milagrosos, nós os vemos vivendo em obediência humilde e completa à Lei. Lucas relata a obediência aos mandamentos de Deus em Lucas 2:22-24,39.
O importante em sua vida não são as experiências extraordinárias que você possa ter. José e Maria nos lembram que o componente principal da vida de uma pessoa que crê em Jesus é a obediência à Palavra de Deus. - K. T. Sim
Deus-Amor não quer penitências, sofrimentos, humilhação e adoração perante Ele. Apenas renda-se ao Deus-Amor em si mesmo, à Consciência Divina em você, cultivando as Virtudes Divinas em sua vida e em favor do mundo.
MÁGICA
Leia: Salmo 19:1-6 , O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram ( v.1 )
Examine: Gênesis 1:1, João 1:1-5 , 1 João 1:1-4
Considere: Por que é importante primeiramente, definir os itens de uma séria discussão ? O que você pode aprender com aqueles que estão buscando ?
Estávamos engajados numa discussão revigorante e séria sobre a origem de tudo; assuntos profundos que não se discute com qualquer adolescente. Tímido e brilhante, ele buscava respostas GRANDES para as GRANDES perguntas. "Vejo duas opções básicas - ou tudo começou por pura chance ou foi mágica", ele disse pensativamente. Disse-lhe que eu não usaria a palavra mágica, mas ele pareceu perplexo. "Bem, como chamaria isso ? Não há nada, e então, aí está tudo!" - ele agitou as mãos para o céu.
Eu me preocupava com as conotações inerentes àquela perigosa palavra mágica. Tal palavra evocava imagens de feiticeiros, encantamentos, truques de mãos e ilusionismo. Mágica não é sinônimo de miraculoso. Porém eu amigo veio de um ambiente onde Deus e adoração não eram valores. Ele enxergou o cosmos com novos olhos e usou a palavra mágica inicentemente, até mesmo com adoração.
" O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram " escreveu o poeta Davi ( Salmo 19:1 ). Aqueles que olham para a natureza com os olhos de fé se enchem de tanta admiração, e esta os leva a adorar aquele que criou tudo do nada. A avalanche de evidências é esmagadora, como davi observou: " Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite " ( v.2 ).
Da mesma maneira, podemoa nos voltar para o nosso interior. Cada uma de nossas células contém informações em forma de DNA. A natureza pode produzir padrões , mas a informação codificada vem somente de uma inteligência superior.
A mensagem da ciência, de meu amigo inquiridor e da Bíblia é clara. Levante os olhos ! Olhe ao redor ! E então adore aquele que o formou e que o enche de espanto. A Criação declara a majestade-a mágica ! - de nosso Criador, sem " discurso nem palavras " ( v.3 ).- Tim Gustaíson
FAÇA E RECEBA
Leia: Mateus 22:34-40
..." Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. " [...] E o segundo mais importante é [...]: " Ame os outros como você ama a você mesmo '' ( vv.37-39 ).
Examine: ...'' Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram " ( Mateus 25:40 ).
Considere: Se amar os outros é como medimos nosso amor por Deus, o quanto você realmente ama a Deus ? O que você pode fazer hoje para amar aqueles que Deus colocou em sua vida ?
Avalia-se em uma escala de 1 a 10: O quanto você ama a Deus ? E os outros ? Qual é a nota mais baixa ?
Muitos cristãos acham que amar a Deus é mais difícil do que amar os outros por causa de duas questões: Primeiro, é difícil falar com alguém que não podemos ver. Segundo, parece que estamos muito ocupados para ler nossas bíblias e orar. Quem de nós não simpatizaria com uma mãe que confessa que seus dias são cheios com a alimentação dos filhos, limpar e esfregar, que acaba tendo pouco tempo para parar e ficar na presença de Deus ?
No entanto, fico pensando se nossas perguntas apresentam uma escolha errada. Jesus disse que amar a Deus e amar uns aos outros são dois lados inseparáveis do mesmo mandamento ( Mateus 22:37-39 ). João escreveu que amar os outros é precisamente como amamos a Deus, Pois ninguém pode amar a Deus, a não quem vê, se não amar o seu irmão, a quem vê " ( 1 João 4:20 ). E Paulo argumenta que amar os outros é nossa tarefa mais importante, " ...Ame os outros como você ama a você mesmo " ( Gálatas 5:14 ). Em vez de disputarmos: amar a Deus versus amar o próximo, as Escrituras declaram que amamos a Deus amando o próximo.
Agora, vamos compreender este ponto - literalmente. Martinho Lutero disse certa vez que nosso próximo número um é nosso cônjuge ( Efésios 5:21-30 ). É fácil sermos amáveis com pessoas que vemos ocasionalmente, mas como somos com aqueles que convivemos ? Se formos generosos e pacientes com a família-aqueles que há muito tempo paramos de tentar impressionar-estaremos seguros que amamos a Deus. Sempre que fizermos o bem a alguém, isto será visto pelo nosso Pai celestial. Pois quando amamos Seus filhos, amamos a Ele. - Mike Wittmer
COMTEMPLE O CAJU
Leia: Gênesis 1:26-31 Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher ( v.27 ).
Examine: "...o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa." Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras ( Efésios 5:31-32 )
Considere: O que significa para um homem e sua esposa se tornarem um ? O que é necessário para alcançar a unidade que Deus deseja no casamento ?
Em viagem recente para Honduras conheci um morador que me apresentou uma linda fruta vermelha e amarela. Analisando mais de perto percebi que a parte maior da fruta tinha uma extensão em forma de rim, saindo de sua base.
O que era esta coisa estranha ? Um caju ! É interessante que a noz do caju, na verdade é uma semente. Esta semente cresce primeiramente no cajueiro, e presa a ela cresce o pseudofruto macio e de cor brilhante. A semente ( ou noz ) conduz ao pseudofruto do caju.
Este processo me lembra o casamento. Em Gênesis 1 Deus criou os primeiros seres humanos. O relato diz, " À imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou " ( v.27 ). O termo " seres humanos " no versículo 26 de algumas versões diz " homem " no hebraico original. Nisso vemos que Deus criou Adão e Eva para refletirem a plenitude de " ...Sua imagem " ( v.27 ).
Quando Adão viu Eva exclamou, "...Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos." ( Gênesis 2:23 ). Sua expressão da unidade deles assemelha-se à própria visão que Deus tem do casamento, "...os dois se tornam uma só pessoa" ( v.24 ).
Como aquela única noz do caju, o homem e a mulher devem ser um. A fruta que vem da noz é simbólica à fruta que um homem e sua esposa vão produzir se estiverem unidos. E isto é mais do que produzir filhos ( 1:28 ). É a beleza do amor e compaixão que vemos no relacionamento de José e Maria ( Mateus 1:19-25 ). É a sinergia do ministério que testemunhamos nas vidas de Áquila e Priscila ( Atos 18:1,24-28 ).
Para que o casamento glorifique a Deus e produza frutos é necessário ter unidade.
O casal unido em Cristo será frutífero. - Tom Felten
A única liberdade verdadeira, é a de ser escravo de Cristo. A liberdade de obedecer a Deus. Toda outra liberdade é prisão disfarçada. Altar onde o ego sacrifica em seu próprio favor.
Do passado esqueci o sofrimento.Graças á Deus!O aprendizado fiz questão de guardar.E levarei por toda eternidade.
Quando você tem prazer no que vem de Deus, Ele se agrada e também terá prazer em agradar o seu coração.
