Eu Prefiro ser essa Metamorfose Ambulante
Grande sorte para quem escolhe como profissão ser um terapeuta, alguém que acompanha e orienta uma pessoa na busca de sua própria cura.
A melhor fase da sua vida será aquela que você já aprendeu desapegar e compreendeu que consegue ser fazer feliz sem esperar isso de alguém.
Nossa voz para os outros muitas vezes é como um sonho que ao acordar, pode ser lembrado para sempre ou se acorda sem nem saber que teve um sonho.
Ser acampamento juvenil é ser missionário como os apóstolos foram.
Onde mandavam ir, eles iam.
Se mandassem capinar, eles capinavam; plantar, eles plantavam; ouvir, eles ouviam; pregar, eles pregavam.
Sobretudo, eles estavam atentos à voz de Cristo. Isso é, de fato, ser acampamento juvenil:
Ser jovens autenticamente católicos.
Respeite todos, mas não confie em ninguém.
Seja gentil, mas ao ser ignorado nunca mais perturbe.
Agradeça, mas não acredite em palavras. Observe as atitudes.
Jamais traia a confiança de alguém, mas aprenda a sempre esperar o pior das pessoas.
A espiritualidade é o caminho da cura. Quando nos entregamos à sabedoria do nosso ser interior, somos guiados para uma jornada de amor, compaixão e transformação profunda.
A verdade sobre a vida e a existência não precisa ser decorada com promessas de transcendência ou adornada por conceitos de pecado, redenção e salvação. É um alívio quase indescritível, um regozijo íntimo, perceber que podemos viver fora dessa discussão — desse embate interminável sobre inferno e paraíso, sobre continuação ou fim.
Se o homem morre e tudo se acaba, não há culpa a carregar, nem redenção a esperar. A vida, como já afirmou Pessoa, é apenas a vida. As coisas são o que são, e não precisam se estender para além de si mesmas para serem válidas ou reais. É doloroso, confesso, ver tanta gente boa presa nesse engano, acreditando que a existência só se completa se for continuada noutro plano. Não percebem que a busca pela eternidade os arranca do agora, do que realmente existe.
E, no entanto, essa necessidade de crer no eterno, de imaginar que a vida continua depois da morte, é profundamente humana. Talvez seja mesmo inevitável. A ideia de finitude parece insuportável para muitos. Mas, paradoxalmente, o reconhecimento dessa finitude pode ser uma forma de eternidade em si. Se tudo se encerra aqui, o agora se torna absoluto — e, nesse sentido, infinito. Não há mais o peso de uma vida além desta; só resta o fluxo contínuo do que somos.
É nesse entendimento que encontro paz. A vida é suficiente em sua simplicidade. Não precisa transcender para se justificar. A eternidade que tanto buscamos pode ser encontrada no momento presente, nesse "agora" que se alonga indefinidamente enquanto vivemos. Tudo está aqui, neste instante, e isso basta.
Assim como Pessoa escreve, com sua visão desarmante e lúcida: não precisamos de outros mundos para validar este. A existência não requer continuação ou transcendência para ser plena. O desafio é aceitar essa simplicidade — e, talvez, essa aceitação seja a liberdade suprema.
Em tentativa vã de de ser algo ,me vi diante de questionamento da chance de se poder ser mais do que é possível ser ,e em minha luta por não saber quem ou o que eu sou ,ou era ou seria ,me vi lutando com um estranho que existia dentro de mim.
É somente quando me lanço por completo em oração, entregando cada parte do meu ser, que encontro a verdadeira paz e plenitude. Muitas vezes, o maior obstáculo está dentro de nós mesmos, mas ao nos rendermos a Deus, deixamos de lutar sozinhos. É nessa entrega que somos preenchidos por Sua força e amor, superando as batalhas internas e descobrindo uma tranquilidade que o mundo não pode oferecer.
- Relacionados
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas Quem Sou Eu
- Quem sou eu: textos prontos para refletir sobre a sua essência
- Eu sou assim: frases que definem a minha essência
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
