Espírito e Mente

Cerca de 380 frases e pensamentos: Espírito e Mente

⁠⁠A mente cansada pensa em desistir, mas o espírito vencedor mostra que ainda pode lutar!

Inserida por ipensador

⁠A ESPIRITUALIDADE COMO RAMO DA PSICOLOGIA

O Organismo Humano é constituído por Espírito, Alma, Consciência, Mente e Corpo.

O Espírito e a Alma são Entidades porque agem, o Espírito age na construção e administração do Corpo e na orientação da Alma, enquanto a Alma age na gestão do Corpo.

O Espírito Humano origina-se pela emanação do Espírito Cósmico ou Deus e, por isso, é seu representante no Organismo Humano.
A Alma Humana origina-se pela emersão do Espírito Humano e, por isso, é seu ajudante no Organismo Humano.

A Consciência, a Mente e o Corpo são Conteúdos porque não agem mas apenas determinam o contexto da ação das Entidades.

A Consciência, relativa a reminiscência, é o conjunto de Informações oriundas do Espírito e da Mente que se impregnam na própria Alma, como uma tintura que se impregna numa água qualificando-a quanto a cor.
A Mente é o conjunto de Informações oriundas da Educação e Aculturação que se gravam no Cérebro.
O Corpo é o conjunto padronizado de Informações genómicas materializadas.

O grau de orientação da Alma pelo Espírito constitui o nível de Consciência da Alma; quanto maior for o grau de orientação maior será o nível de Consciência; um Homem ou Alma Humana com grau de orientação acima da média é considerado Espiritual, enquanto um Homem com grau de orientação abaixo da média é considerado Corporal ou Carnal.

Entretanto, pelo livre-arbítrio, a Alma pode preferir orientação externa contrária a do seu Espírito e que a torna péssima ajudante, como as Almas Humanas do Planeta Terra, cujo grau de orientação pelo seu Espírito é mínimo e consequentemente o seu nível de Consciência é baixo, por isso, os Homens ou Almas Humanas do Planeta Terra têm tendências autodestrutivas e de destruição do seu próximo e do Planeta.

O grau de orientação da Alma ou Homem pelo seu Espírito determina o seu grau de Afetividade; assim, um Homem com alto grau de orientação é mais Afetivo ou Espiritual manifestando genuíno Amor e Compaixão aos outros, enquanto um Homem com baixo grau de orientação é menos Afetivo manifestando sobretudo egoísmo; deste modo, a Espiritualidade corresponde à Afetividade.

Portanto, a Espiritualidade é um ramo da Psicologia que estuda a Consciência como qualidade de ser Espiritual ou Afetivo; a Espiritualidade é um ramo da Psicologia que estuda a Consciência como qualidade da Alma ou qualidade de ser e estar do Homem.

A Espiritualidade, como ramo da Psicologia, trata de questões relacionadas com a qualidade da Alma; dentre as questões destacam-se:

1. Quais são os vários níveis de qualidade da Alma Humana?

2. Como são os vários níveis de qualidade da Alma Humana?

3. Em que se apega a Alma Humana nos vários níveis de sua qualidade?

4. Quais são as estratégias de aperfeiçoamento da qualidade da Alma Humana?

Inserida por Amanciorego

A coisa que num Organismo Vivo é Consciente chama-se Alma, e não Espírito nem Consciência nem Mente nem Corpo!⁠

Inserida por Amanciorego

⁠Sem paz sou incapaz...!!!
(Nilo Ribeiro)

Quando a mente está inquieta,
quando o espírito está agitado,
faça a coisa certa,
coloque Jesus ao seu lado

vá para um cantinho,
faça uma bela oração,
se livre de todo espinho
que perfura o seu coração

silenciosamente fale com Jesus,
diga o que perturba sua mente,
Ele vai lhe enviar a luz,
Ele se fará presente

a paz é o princípio, o encanto,
por ela Jesus foi crucificado,
a paz não se encontra no pranto,
ela é um bem mais sagrado...!!!

“Busque a paz em Jesus,
Ele aliviará a sua cruz”...!!!

Amém...

Inserida por niloribeiro

⁠O sofrimento treina a mente e/ou o espírito assim como os exercícios treinam os músculos, mas, curiosamente, pai nenhum quer ver o filho sendo o personal trainer de ninguém.

Inserida por ronaldo_duarte

⁠A mente é a alma do coração e os olhos o espírito de ambos.

Inserida por Deyvesontrindade

⁠⁠Se prostilo somos, nossas colunas tem por nome de espírito, mente, corpo e terra.

Inserida por AdrielLucasVolovitch

⁠Case-se com alguém que queira casar com sua trindade: Mente, Espírito e Corpo. Falhe em uma delas e amargue por toda a vida. Eu sei o que estou dizendo.

Inserida por Prof_Helder_Ricardo

⁠O QUE É A CONSCIÊNCIA?

A Consciência não é Espírito Humano, nem Alma Humana nem Corpo Humano.

O Espírito é a Matriz com Consciência Invariável que emana do Supremo Espírito para originar a Alma e criar o Corpo.

A Alma é a Matriz com Consciência Variável que emerge do Espírito para Gestão do Corpo.

A Consciência do Espírito é Invariável por ser basicamente o Projeto do Corpo Humano que não varia de pessoa para pessoa; Independentemente de ser homem ou mulher, negro ou branco, criança ou idoso, um Corpo humano sempre é um Corpo humano.
Por outro lado, a Consciência da Alma é Variável por ser basicamente a qualidade geral da Alma que varia de pessoa para pessoa, podendo existir pessoa homem, mulher, negra, branca, criança ou idosa.

O Corpo é a entidade visível do Organismo que serve de instrumento de manifestação do Espírito através da Alma.

ENTRETANTO

A Consciência é o Conteúdo ou Informação da Alma que possibilita o seu movimento objetivo ou a sua acção contextualizada.

O Conteúdo ou Informação não é o Conhecimento em si, mas contém Conhecimento que pode ser obtido pela Alma caso ela imerja nele analiticamente, por isso, a palavra 'Consciência' significa literalmente 'Com Conhecimento', e a expressão 'Consciência Variável' significa 'Com Conhecimento Disponibilizado'. Neste caso, o Conhecimento é o Entendimento do Conteúdo pela Alma e obter conhecimento sobre um conteúdo é entender o conteúdo.

A Alma Humana pode obter conhecimento sobre um conteúdo apenas Estudando-o. Assim, a Alma deve analisar a sua Consciência para poder compreende-la e, consequentemente, criar condições para reconstrui-la e amplia-la no sentido de Existir com verdadeira tranquilidade e felicidade.

Pelo facto da Alma se apegar e se identificar com a sua Consciência, ela se vê como sendo a própria Consciência o que faz com que muitos autores considerem a Alma como sendo Consciência, e essa análise torna-se um processo de auto-análise ou auto-investigação que culmina com a percepção nítida da separação entre a Alma e a sua Consciência, o que favorece o desapego e a desidentificação, e depois de todo esse processo, a Alma torna-se uma simples contempladora de si mesma e de toda a sua Consciência existindo com plena tranquilidade e felicidade.

A Consciência da Alma, quanto a localização, pode ser Central ou Periférica.
A Consciência Central é a Personalidade, isto é, o conjunto de todas as informações Impregnadas na Alma e a sua padronização.
A Consciência Periférica é o Corpo e as Informações gravadas no Cérebro. Consciência Externa é o que se localiza fora do Organismo em que a Alma se encontra.

A Consciência da Alma propriamente dita é a Personalidade, porque é também com a qual o Indivíduo ou a Pessoa já nasce, faltando-lhe a concretização do Conteúdo físico e cerebral.

É através da Consciência que a Alma pode se contextualizar, se manifestar, se mostrar, se movimentar ou agir de um determinado modo.
A Consciência é o que torna diferente as várias Almas Humanas; Se há diferença entre macho e fêmea, oriental e ocidental, negra e branca, militar e civil, médico e docente, criança e idoso, é por causa da Consciência que cada um tem.

A Consciência muda ao longo das várias Experiências de Existência da Alma, por exemplo, se numa Existência manifesta a Alma é nascida como macho ou negra ou oriental, noutra pode ser nascida como fêmea ou branca ou ocidental, para estes casos, seria injusto se uma Alma Experienciasse apenas um destes casos. E ao longo de um mesmo nascimento a Consciência, sobretudo Periférica, pode variar de infantil para jovem, deste para idosa e por fim para velha. Por toda essa razão se diz que a Alma Humana tem Consciência Variável.

A mudança notável da Consciência Central é morosa e pode atravessar mais de dois nascimentos. Porém, a mudança da Consciência Periférica ocorre de nascimento para nascimento e dentro de cada nascimento incrementando lentamente a Consciência Central através da impregnação dos aspectos marcantes da Consciência Periférica na Alma.

Os Conteúdos, de carácter genético e químico que constitui a Matéria-prima para construção do Corpo e de carácter cultural que se grava no Cérebro, provenientes dos progenitores, alimentos e da educação são os que estabelecem a Consciência Periférica da Alma a vigorar numa determinada Existência manifesta da Alma.

A Mente também é Consciência, contudo, é mais vista em Psicologia como sendo as informações gravadas e fluentes no Cérebro, e em Espiritualidade como sendo a Alma. Toda essa confusão deve-se ao desconhecimento da existência do desconhecido, que é o Espírito Humano, no Organismo e a propriedade da Alma de se Apegar e Identificar com o seu Conteúdo.

PORTANTO

A Alma é diferente da Consciência, na medida em que a Alma é imutável, apesar de ser Influenciável. Enquanto, por ser passível de alguma reforma, a Consciência ou Mente é mutável. Em outras palavras, Pessoa não deixa de ser considerada Pessoa independentemente de ser criança, idosa, negra, branca, homem ou mulher.

Inserida por Amanciorego

⁠A MENTE OU A CONSCIÊNCIA NÃO É A ALMA NEM É O ESPÍRITO!

A Mente ou a Consciência não é a Alma nem é o Espírito!
A Alma não é a Mente ou a Consciência nem é o Espírito!
O Espírito não é a Alma nem é a Mente ou a Consciência!

A Mente também é Consciência!

A Mente também é Conteúdo que no Espírito é Invariável enquanto na Alma é Variável.

A Mente também significa Consciência, porém, é mais conhecida em Psicologia como sendo Pensamentos ou Informações gravadas e fluentes no Cérebro, e em Filosofia ou em Espiritualidade como sendo Alma ou Espírito.

A Mente ou a Consciência não é a Alma nem é o Espírito, mas sim, constitui o Conteúdo Invariável no Espírito e Variável na Alma! Pois, a Mentalidade ou a Consciência de uma Pessoa pode Mudar, mas a do Espírito não Muda!

Inserida por Amanciorego

⁠Perante a indisciplina da mente, a disciplina do corpo, alma e espírito.

Inserida por sandrasantospoesia

⁠Este é o grande segredo: sempre ter claro que somos um espírito e não um corpo.

Inserida por Zaika_Capita

⁠"Assim como o Karate molda o corpo, a mente e o espírito, sua filosofia de vida nos ensina a buscar aperfeiçoamento constante, respeitar nossos semelhantes e cultivar a coragem, a disciplina e a humildade como valores essenciais para a construção de uma personalidade forte e virtuosa."

Inserida por slsj2001

A RELAÇÃO ESPÍRITO-ALMA-MENTE-CORPO!⁠

O Espírito mantém vivo o Corpo gerido pela Alma!
Do Espírito a Alma emerge no momento do acordar e no Espírito a Alma descansa durante sonos profundos!

A Alma apega-se à Mente ou Consciência, com base na Mente ou Consciência ela age e este agir mostra-se pelo movimento do Corpo, como no caso do falar e do andar que só podem ocorrer no contexto de uma determinada Mente ou Consciência!

Inserida por Amanciorego

⁠Livre-se da mente, do personagem, para ouvir a voz. A voz do espírito

Inserida por Guinter

⁠Pense na saúde, na paz de espírito, na alegria, na prosperidade e sua vida tomará um novo rumo. Toda sua realidade se transforma a partir da mente!

Inserida por JulioLotus


ODISSEIA
.
Personagem principal
É um espírito diferente
Pois descreve esta história
Com oratória fluente
Por meio da lógica e razão
Prevalecendo a emoção
Ao usar voz e sua mente!
.
Ulisses é o personagem principal da obra, um herói pouco convencional que tenta solucionar os problemas através da lógica e da retórica, não através da violência. Apesar de todas as dificuldades, revela um espírito resiliente e nunca desiste de reencontrar a sua família."

Inserida por AirtonSoares1952

⁠Deixando pegadas na areia
num dia ensolarado,
recebendoa brisa do mar
renovo meu espírito cansado
e consigo a minha mente acalmar.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠⁠⁠⁠Menção honrosa a um paraíso, intensamente, sedutora, espírito impetuoso, presença venusta que não merece ser ignorada, que possui um coração fervoroso, artes espalhadas pela sua pele, boca carnuda, delicada, olhar charmoso, convincente, paixão poderosa que continuamente se propaga cada vez mais quente, paisagem grandiosa, a junção plena de belos relevos, formas precisas e curvas atraentes, profundidade nos seus fragmentos, na sua valiosa essencialidade, que já passou por alguns renascimentos e assim, a sua existência deixa marcas na mente como se fossem tatuagens em certos pensamentos, daqueles que fazem o passado se fazer presente, uma raridade genuína, incompatível com a banalidade, que muitas vezes não é compreendida, entretanto, às custas de muito esforço, tem mantido a sua integridade, não é apenas um lindo rosto, trata-se de uma proeza divina, tesouro inestimável, mulher que inspira, amor baseado na verdade, cuja vitalidade é expressiva entre falhas e acertos, preciosidade viva.

Inserida por jefferson_freitas_1

⁠Na leveza de uma dança,
um espírito se liberta
com a felicidade de uma criança
pra que o ânimo cresça
cheio de esperança,
pra que a mente se fortaleça
e pra que o amor seja uma constância.

Inserida por jefferson_freitas_1