Espírito e Mente
Saberes são sabores que advêm das vivências capazes de amadurecer o espírito, a mente, o caráter, para que o corpo não passe pelo mundo como casca inútil cuja polpa nunca teve dulçor.
No mundo da era digital é quase que impossível você entrar em depressão são frases de efeito, conselhos e declarações tão incríveis que me fascina saber o quanto a mente humana é capaz de conduzir um espírito infeliz ao ápice da reflexão.
Tímido na infância, problemático na adolescência, sedutor na maior idade. Fases, faces, teorias, filosofias, histórias. Eu nunca fui o que esperavam. Fui constante na minha inconstância. Órfão de mãe. Mimado pelo pai. Imediatista, impulsivo, agressivo, cheio de defeitos e falhas. Cometi todos os sete pecados e se duvidar inventei um oitavo.
Me apaixonei mil vezes. Deixei, fui deixado. Disse coisas que não senti, prometi coisas que não cumpri. Fui infiél a mim mesmo, ao que acreditava. Cheguei a pensar em desistir da própria vida.
Já avancei o sinal vermelho em um cruzamento movimentado e de olhos fechados, só para provar para a carona que eu radicalizava. Já adormeci em cima de uma moto e cai a mais de 100, esgotado, cansado. Quase morri afogado tentando salvar uma vida que eu mesmo coloquei em risco no mar agitado em plena madrugada. Fugi de casa. Bati telefone na cara. Tirei o carro da estrada discutindo um relacionamento conturbado. Olhei nos olhos e falei que não me importava só para a ver a pessoa sofrer. Arrependi, voltei a palavra e repeti a mancada. Fui orgulhoso demais, rancoroso demais, alimentei angústias demais.
Já me achei melhor e muitas vezes pior do que os outros. Já ofendi e diminui para me sobressair. Fiz muitas coisas de que não me orgulho, mas não me arrependo até aqui. Hoje prestes a completar os meus 32 anos, pego-me refletindo toda uma trajetória e diferente do que a maioria poderia esperar, eu não vim aqui falar das minhas glórias, das minhas benfeitorias, vim mostrar o pior de mim, o que já passei, já fiz, já pensei, pedaço de tudo de ruim que há em mim, que sou obrigado a conviver até o fim. Tristeza? algumas, coisa pouca. Rancor ou mágoas? nenhuma, zero! Estou aqui com o peito aberto e cheio de gratidão na alma para dizer que eu faria tudo outra vez.
Me tornei sim o meu maior fã. Desejo-me sim, o que a vida possa oferecer de melhor, mas hoje mais do que nunca com a sabedoria de que não preciso passar por cima de ninguém pra isso. Aprendi que felicidade construída em cima das lágrimas alheias não tem estrutura para manter a minha base.
No final, tudo vem para a minha evolução, mental, espiritual. Sei que não há nada mais forte do que as marcas do passado, a não ser a presente oportunidade de cada dia. Então fé na caminhada que essa história meu camarada, está apenas começando! Que venha os 32!!!
Hoje é domingo. Procuremos descansar nosso corpo e nossa mente dos trabalhos realizados e alimentar bem nosso espírito para a nova batalha que se aproxima.
Eu Achava a palavra charlatão uma ofensa. Agora a vejo como um elogio para os mágicos das profissões. Há os que pretendem curar o físico, outros o espírito, e os (da mente).
Quando a mente fizer tudo, o corpo, sem mais serventia, será apenas uma peça de museu exposta na galeria do tempo.
"Cuidar da alma e da mente é fundamental para se ter a tão almejada juventude, alegria e vitalidade.
Cuidar do corpo é igualmente importante, pois ele é um veículo de bem estar e como a estrutura de um templo, precisa ser limpo, perfumado, decorado com simplicidade, respeitado, para que seja digno da divindade que nele reside."
Escrita de Esperança
Leve como uma pluma,
O espaço,
Consideravelmente sendo percebido.
Sutileza,
O agora se esvai sendo sentido.
Descobrir no tempo certo sua identidade,
O que de fato é,
Onde devo ir para alcança-lo?
O partir, o permanecer, o retroceder,
A humildade falada acontece no próprio segui-lo.
Força, Mente, Espírito,
Liberdade de coragem,
Harmonia do tênue grito.
Receios, euforia insana,
Correria da vaidade,
Verdade no proceder.
Ser homem, bixo do mato,
Planta rasteira,
Semente que busca saber sobre o crescer
Na própria dádiva:
Que é a vida!
Seres abençoados,
Pela consciência puramente provida.
O instante transeunte despreocupado,
Parece a deixa para as reticências de bonança
Falar parece fácil; calo,
Sigo e deixo seguir a esperança da criança,
Happiness, true happiness, is an inner quality. It is a state of mind. If your mind is at peace, you are happy. If your mind is at peace, but you have nothing else, you can be happy. If you have everything the world can give - pleasure, possessions, power - but lack peace of mind, you can never be happy.
"O que é a mente humana? Um super computador quântico? Uma rede de células que são microcomputadores interconectados? O espírito? A alma? Matéria orgânica e energia organizadas numa complexidade absurda? Difícil! Mesmo a mente tem dificuldades de explicar a mente."
Meditação: degrau ou patamar para a contemplação; ambas: predisposição corporal e mental para adentrar nas intimidades da realidade e da verdade; nos arcanos espirituais.
Minha busca...
(Nilo Ribeiro)
Te sentir por perto,
é minha vontade eterna,
isto é mais certo
que o sol aqui na Terra
obter sentido para vida,
este é o meu plano,
pois sei que não duvida,
o quanto eu te amo
buscar meu espaço,
interior ou não,
receber teu abraço,
doar meu coração
minha alma direcionar,
meu espírito acalmar,
minha mente se orientar,
meu coração te entregar
te dou meu afago,
te amarei todo dia,
meu amor eu propago,
nesta simples poesia
esta é minha busca,
mesmo profano pecador,
mas sei que ela é justa,
pois é a linguagem do amor...
Enquanto formos inconscientes espiritualmente, jamais escolhemos, pois quem está no comando é nossa mente, e somos, além da mente.
Kairo Nunes 25/07/2017.
Não, digo...
(Nilo Ribeiro)
Há coisas que posso dizer,
existem coisas que escondo,
é atinente ao meu escrever,
pois, nem por tudo eu respondo
a mente embaralhada,
o espírito obscuro,
sou uma luz apagada,
meu amor eu censuro
posso dizer da minha fé,
também da minha crença,
não falo da admiração por pé,
nem o que a cabeça pensa
falo do trabalho,
do meu dia,
não digo o que valho,
me oculto na poesia
não digo o que me aflige,
nem o que me satisfaz,
digo que minha alma finge,
finjo que estou em paz
não digo,
nem confesso,
meu abrigo,
é meu verso...
Não culpe, tampouco castigue o teu coração, ele é um mero servo daquilo que a sua mente transmite. Doutrine-a, eleve seus pensamentos para as coisas boas e positivas. Assim como o amor, o ódio precisa ser alimentado para tornar-se consumidor do nosso espírito. Todo e qualquer sentimento habita em nossa mente, nossos atos são resultados do que pensamos, mas nem tudo o que pensamos são transmitidos verdadeiramente através das nossas ações. Nossa mente é particular, é aonde habita o nosso espírito, tudo que vemos, sentimos e desejamos é fruto do que pensamos. Um corpo doente pode ter uma mente sadia, mas uma mente adoecida resulta em um corpo vegetativo e sem vida. Que nós possamos aproveitar e aprender melhor com esta vida, que saibamos usar o poder de nossas mentes para um bem maior e que de todo alimento que nosso espírito consumir, a essência maior seja o Amor.
Eu vi nascer a vida, vi o mundo ser criado e nisso ajudei. Hoje sou mero mortal em meio aos demais, deixando uma mensagem de paz e harmonizando os caminhos que passo... Sou guerreiro e professor, sou brisa leve em calmaria, sou vendaval nos fins de tarde, chego suave e aos poucos intensifico a minha energia, trago paz a alguns e destruição a outros, sou a resposta da natureza aos que procuram um novo caminho, esse sou Eu o Filho do Vento"
