Escola Poema de Rubem Alves
Mulher...
Que sejas sempre homenageada,
não apenas por um único dia,
mas no dia a dia...
Que sejas festejada,
não por ocião,
mas pelo seu valor,
sua força, seu coração.
Que sejas respeitada
com todo sua preciosidade,
e todo amor...
Hoje, e sempre!
Mulheres, vocês são mais que especiais, são graças de Deus
poxa! eu podia ser teu namorado
eu disse não
agora q ele está com outra comecei a pensar
agente poderia ta juntos pena que não estamos mas foi por conta de meu orgulho
Ter paciência é aceitar que o universo segue seu próprio ritmo. Confiar no tempo divino significa entender que tudo acontece no momento certo, de acordo com uma sabedoria maior, a sabedoria de Deus.
Em nossa caminhada espiritual, aprender a esperar com fé é extremamente difícil, mas é fundamental para alcançar a paz interior, o desenvolvimento pessoal e profissional.
Mas afinal o que é o tempo ?
Para mim (Rosahyarah), o tempo é um rio eterno que flui, levando com ele memórias, esperanças e sonhos. Ele é o sábio guardião das estações da vida, onde cada momento carrega em si a promessa de renovação e transformação.
Aprendi com mainha que o tempo de colher é aquele em que os esforços são recompensados e os frutos do trabalho árduo emergem. É quando a paciência e a perseverança encontram sua justa retribuição. E o que se colhe são os resultados das sementes plantadas com amor, dedicação e fé. Colhemos experiências, aprendizados, alegrias e o crescimento que nos molda para o futuro.
O tempo para mim (Rosahyarah), também é um fenômeno da natureza que me transforma em mil faces, trazendo comigo uma tempestade de pensamentos inquietantes. Diante de um olhar pleno de calma, de um sorriso largo esconde-se um penhasco de emoções profundas, onde a serenidade aparente oculta abismos de sentimentos intensos, secretos e de ideais inimagináveis a você, e hiper reais à mim.
No vasto campo da mente e do saber, onde as sinapses tecem histórias e o aprendizado floresce, a neuropsicopedagoga(eu) caminho como jardineira das almas. Em meus olhos, brilham a paixão e o desejo de desvendar os mistérios que envolvem o ser humano.
Cada dia é um novo amanhecer, uma oportunidade de plantar sementes de conhecimento e ver crescer árvores de compreensão. Com delicadeza, cultivo a mente, regando com paciência, nutrindo com amor. As dificuldades que encontro não são barreiras, mas desafios que me inspiram a buscar soluções criativas e compassivas.
Meu trabalho é uma dança entre a ciência e a arte, onde cada movimento é calculado e, ao mesmo tempo, impregnado de emoção. Eu escuto não apenas com os ouvidos, mas com o coração, percebendo nuances invisíveis, sentindo o pulsar dos sonhos e das esperanças.
Ao trabalhar com o que amo, transformo vidas, ilumino caminhos e construo pontes para um futuro de possibilidades.
Minha jornada é repleta de significados, pois eu sei que, em cada vida/mente que toco, deixo uma marca indelével de aprendizado e crescimento. E assim, como artista de almas, eu encontro minha própria realização, em meio às estrelas que ajudo a brilhar.
Volte
Apenas volte para casa,
Ela lhe aguarda com muito fervor,
Volte logo e não viaja,
Você sabe que lhe tenho amor.
Eu senti que não posso dizer tudo
Eu estou perdido nesse caminho,
Posso quebrar a cara nesse muro,
Ou me machucar nesse jardim de espinhos.
Continuo ouvindo vozes em minha mente,
E que tudo isso pode não dar certo,
Estou em um mundo congelado e carente,
Que transforma tudo em deserto.
Deserto da solidão e do vazio,
Onde almas desconectas vagueiam perdidas,
Indefesas como um passarinho fora do ninho,
Completamente sem norte e desprotegidas.
Almas que amam loucamente,
Que se entrelaçam nos fios de esperança,
Almas atrevidas e inocentes,
Que se entregam nessa linda dança.
Então, eu preciso da sua casa,
Pois é nela que eu quero morar,
Nela,tenho as emoções congeladas,
E é só nela que consigo voltar a sonhar.
Eu te amo e preciso de você,
E sem você eu não existiria,
Você é todo o meu porquê,
Por você, tudo na minha vida eu mudaria.
Lourival Alves
Unidas na Jornada
Em nosso círculo de quatro: Cristiane, Milena, Maria Thereza e Rosah, não há lugar para a competição. Somos irmãs de alma, entrelaçadas por laços de admiração e respeito. Cada vitória é celebrada como se fosse nossa, cada desafio é enfrentado com a força de todas.
Somos um farol para a outra, iluminando caminhos nas noites mais escuras. Apoiamos-nos nas quedas e erguemos nossas vozes em uníssono, torcendo pelo sucesso que está por vir.
Nesta jornada compartilhada, não caminhamos sozinhas, somos parceiras de batalha, unidas na adversidade e na glória, sempre com o coração aberto, sempre com a mão estendida.
Bem-vindo à pedagogia, a jornada do saber profundo,
Onde cada livro é um portal ao mundo.
Nas páginas da Pedagogia, encontrarás os segredos que os grandes mestres tecem em seus trajes de "paz".
Tu serás a luz na escuridão,
Aquela que guia com amor e paixão;
Nos corredores da escola, ouvirás risos e choros,
E em cada criança, verás futuros tesouros.
Estude com afinco, semei o conhecimento, que o fruto do ensino é eterno, é alento.
Transformará vidas com tua dedicação, plantando sementes em cada coração.
Então agora, ergue-te com orgulho e destemor, pois ser pedagoga é ser portadora de amor.
A viagem começa agora, no teu primeiro passo,e o destino é brilhante, além do compasso.
Que tua jornada seja repleta de sabedoria, e que cada dia na faculdade seja pura alegria.
Com carinho e entusiasmo, em cada aula vai brilhar e ensinar, pois na arte de educar, a tua alma se iluminará.
Mesmo diante do amor pela pedagogia, não posso mentir, a vida de pedagoga não é fácil; é um caminho de desafios, mas cada obstáculo vencido engrandece a missão de educar.
Perseverança
Tudo é um escuro,
Tudo é um fracasso,
Tudo é um muro,
Tudo é um bagaço,
Bagaço de um passado,
Escondido nas asas do tempo,
Onde eu era o enganado,
No rio do sofrimento .
Eu já amei,
E também já sofri,
Agora eu recordei,
Do vazio que faz sentir,
Recordação de um amor
Que nunca deu certo,
Recordação de uma dor,
Que originou-se em um deserto.
Minha vida é vazia,
Como uma panela sem o alimento,
Que se identifica em um vigia,
De um destino de sofrimento .
Sofrimento por amar,
Algo indigno para seguir,
Sofrer até acordar,
Para então voltar a existir.
Caminhando com esperança,
Com o peito cheio de vontade,
Como os sonhos de uma criança,
Pegando carona nas asas da saudade.
Vou seguindo sem o velho medo ,
Com a certeza de um plano bem feito,
Tudo em mim será segredo,
Estará guardado dentro do meu peito.
Lourival Alves
No vasto mundo digital, você (@eumarcospako) é uma estrela guia, com um toque humilde e uma alegria contagiante.
Mostrando onde ir, o que comer, cada dia, transformando simples momentos em algo fascinante.
Sua cabeça brilhante, sem um fio de cabelo, reflete uma luz que nos inspira e cativa.
Seu sorriso é um farol que ilumina o caminho, inspirando-nos a viver a vida com paixão e muito bom bom bom diaaa.
Amanhã e sempre, seguir você é um carinho, que nos leva hoje a explorar Sergipe, o Brasil e um dia o mundo através de suas lentes e com bastante emoção.
Camila querida, que a vida me deu, com o tempo, irmã você se tornou, nos momentos de riso e dor, sempre meu apoio, em nosso laço, o amor floresceu.
Na jornada, nos tornamos comadres, unidas por laços que o coração teceu, cuidando juntas dos pequenos tesouros,
que a vida generosamente nos concedeu.
Nossa amizade é um presente divino, que cresce e se fortalece a cada dia,com você, compartilho sonhos e esperanças, minha amiga, irmã e comadre, meu amor e alegria.
Nossa alma tem fome.
Fome de pessoas autênticas,
de conexões profundas, de contatos que vão além do físico. Nossa alma deseja mais que a superfície, ela anseia por essência.
Busca abraços que confortam,
palavras que tocam o coração,
presenças que fazem diferença,
e sorrisos que trazem emoção.
Quer viver experiências verdadeiras, momentos que ficam na memória, laços que perduram na alma, e amores que marcam a história.
Mãe , simplesmente mãe, de coração valente,seu amor por Pedro é farol em mar de tempestade, cuidando do seu filho com todo o empenho, transformando desafios em pura bondade.
Atravessa dias de luta e cansaço, com a força que só uma mãe pode ter,
enfrentando o autismo severo com coragem, ensinando o que é amar sem medida, sem ceder.
A apraxia da fala, TDI, TDAH, Seletividade alimentar, são batalhas diárias que você enfrenta, com paciência e dedicação infinita,
cada pequena vitória é uma conquista imensa.
Seu abraço é refúgio, sua presença, um acalanto, nos momentos difíceis, você é luz e esperança, com um amor que transcende qualquer obstáculo, você é heroína na jornada da sua criança, do seu Pedro.
Mãe Cris, sua luta é poesia, seu amor é força que não se mede, e no seu coração, a certeza de que, cada desafio é superado com fé e uma alma repleta de sede em amar.
Promoção Profissional
Não é sobre competência, é sobre indicação;
Não é sobre vivência, é sobre conveniência.
Não é sobre empatia, é sobre política;
Não é sobre verdade, é sobre aparência.
E assim se perpetua a hipocrisia em alguns processos de seleção.
Nesse instante eu quero falar ao filho: No silêncio das horas, meu estimado amigo Márcio,
agora,uma estrela no céu brilha mais forte.
Sua mãe partiu, em seu caminho erguido, deixando saudade, deixando seus ensinamentos que agora ecoam no vento, como sussurros de amor e de carinho.
Que nas lembranças você encontre alento,e nos amigos, um porto, um ninho.
A dor da perda não tem medida, mas o amor que ela deixou é eterno.
Que sua jornada seja revestida de paz, luz e um abraço fraterno.
Estamos aqui, ao seu lado, presente, para amparar-te na tua tristeza, agora tua mãe vive em cada semente, nos corações e na sua natureza.
A vida
A vida é um elevador,
De um sobe e desce infinitamente,
Nas descidas, predomina a dor,
Dor que aniquila muita gente.
Como é ruim descer,
Pior ainda é a compreensão,
Daquilo que vai contra o querer,
De romper o dique da emoção.
Emoção de lágrimas oceânicas,
Que formam o grande azul do mar,
Que conflita com explosões vulcânicas,
Com as utopias do sonhar.
A vida é um elevador,
Nas subidas é bom lembrar,
Daquele passado que causou dor,
Do tempo que deixou de sonhar.
Subir rumo ao céu,
Não tem coisa melhor,
Como provar o doce mel,
Esquecer, quando estava na pior.
Subidas e descidas,
Aprendizado constante,
O importante é agregar na vida,
O valor que vem antes.
Antes do poder,
Antes da mania de grandeza,
Antes do crescer,
Antes da riqueza.
Subir e cair,
Dormir e acordar,
Entender e seguir,
Sacudir a poeira e caminhar.
O elevador é a vida,
Com degraus a percorrer,
Surgirão grandes feridas,
E só chega no final,aquele que vencer.
Lourival Alves
Uma resposta
Uma resposta no olhar,
Um significado no intervalo,
Tempo de repensar e recomeçar,
Juntar pedaços e costurar retalhos.
A vida é uma represa de acontecimentos,
Às vezes, um deserto do amor,
Alegrias e longos sofrimentos,
Solidão e também dor.
Pesadelos de uma longa noite,
Que insistem em torturar-me,
Preso a um tronco de açoite,
Preciso urgentemente libertar-me.
Libertar-me dessas lembranças,
Que fazem doer a minha alma,
Daqueles tempos de criança,
Necessário ter muita calma.
Infinita calma para não pirar,
Remédio para prosseguir nessa longa estrada,
Realocar forças e lutar,
Seguir firme nessa caminhada.
Caminhos que levam à solução,
Desses problemas torturadores,
Que insistem em machucar o coração,
Causando enormes dissabores.
Tais dissabores são como buracos,
Em uma infinita pista escorregadia,
São pensamentos frágeis e opacos,
De uma mente em desarmonia.
Lourival Alves
O valor!
Qual valor você tem ?
É valorizado entre seus amigos
Fica mendigando o valor de alguém?
Valor não é para qualquer ser
Por muitas vezes você valoriza
E do outro lado não há valor a você
Amigos poucos e bem poucos
Que ainda te retribui com sorrisos meigos
E não te retribui com apenas trocos
Já se deu conta que mendiga amizades
Se doa e se entrega
E não recebe receptividade
Doe né? Machuca né?
Mas assim aprendemos o valor
Poucos te valorizam não é?
Assim é a vida nem sempre haverá retorno
Você vai investir na amizade
E vai receber um estorno
Uma falta de valor
E vai aprender que o amar partia de você
E que do outro lado não havia amor
Amizade é compartilhar alegrias e tristezas
Mas fique você esperando troca de afeto
Vai ter decepção,no outro lado na há nobreza
Nobre é quem dar atenção e amor
E pobre é quem te ver valorizar
E é incapaz de ti retribui o valor.
Rudinei Alves
Persistência
Esquecer a decepção,
Levantar a cabeça e seguir,
Partir para uma nova exploração,
Abrir o peito e sentir.
Sentir o vento da liberdade,
Tocar suave em nossa face,
Acreditar na vitória de verdade,
Ser verdadeiro e não usar disfarce.
Nos campos da sedução,
Existe um código milenar,
É preciso prestar muita atenção,
Pra ninguém sofrer e nem tampouco se machucar.
Esse código diz tudo,
Pois o carregamos dentro do peito,
Uma ligação, um grande viaduto,
Para as emoções, fluírem direito.
Fluírem para o caminho certo,
Onde há sombra para descansar,
Atravessar esse longo deserto,
Onde a dor tentou me matar.
Caminhe,vamos insista,
Se não der,vai rastejando
Sofra toda dor,mas resista,
Porque o melhor está chegando.
Feitiço
Fico eu imaginando,
Que no amanhã poderá ser melhor,
Uma vida de encantos,
Esquecer daquilo que foi pior.
Eu à amo,mas não à quero,
Sofro,mas não quero sua ajuda,
Foi por você, que me lancei nesse inferno,
Inferno de almas mudas.
Então sofrerei com tamanha intensidade,
Essa triste dor da aflição,
Creio no amor, na vida e na lealdade,
Não me abaterei com essa desolação.
Bruxa ou fada,
Feitiço ou magia,
Amor que não se apaga,
Sonhos e meras utopias.
Enfeiticei-me com teus beijos,
Iludi-me com seu modo de amar,
Tentei, juro que tentei, satisfazer os teus desejos,
Hoje só quero me libertar.
Lourival Alves
A água
A água bruta ou branda,
Seguem o mesmo curso da vida,
Se apequena ou se agiganta,
Faz estragos na descida.
Água boa e refrescante,
Que enche rios e oceanos,
Mata a sede num instante,
Essencial ao ser humano.
Água que brota nos montes,
Que desce morros formando cachoeiras,
Fica azul na linha do horizonte,
Águas que contornam as cordilheiras.
Água de importância vital,
A tua ausência representa morte,
Líquido precioso e essencial,
Sua presença é sinal de sorte.
A água e o calor,
A sede e o sofrimento
Gemidos de uma dor,
Sua escassez é um tormento.
Água branda e bruta,
Faz floresta no deserto,
Água que ajuda na labuta,
Que forma uma civilização por perto.
A água possui a magia,
De dar vida ao solitário ambiente,
Com os pássaros e o sol em harmonia,
Água pura que cura gente.
Lourival Alves
