Epigrafes Professor e Técnico
Por mais entusiasta da tecnologia que eu seja, acredito que o professor nunca será totalmente substituído. A tecnologia pode, sim, ajudar em tarefas como a preparação de aulas e a correção de avaliações e trabalhos, mas a figura do professor seguirá sendo fundamental para o processo de ensino e aprendizagem.
A formação do professor também deve ser incrustada na atuação reflexiva, para que as veredas do ensino sejam enfeitadas com pensamentos construídos em parceria; deixando de lado a memorização, que não permite a beleza da caminhada nem a construção de pontes necessárias à continuação da trilha do saber.
O verdadeiro professor é aquele que se enxerga como um eterno aprendiz, alguém que nunca conclui a jornada do saber, mas avança nela com humildade e paixão. Ele não se limita ao papel de docente; é um legítimo companheiro de seus alunos, caminhando lado a lado no processo contínuo de construção do conhecimento.
A sabedoria obtida através da experiência é nosso melhor professor. Refletir sobre nossas escolhas antigas é a chave para entendermos o que houve de errado e para percebermos as ilusões e fantasias que nos mantinham presos. [...] A resposta virá porque estamos dispostos a saber e a assumir a responsabilidade pelo que sabemos.
Não sou professor de português, mas essa eu preciso compartilhar: o plural de "caráter" é "caracteres".
Exemplo:
Este indivíduo tem caráter duvidoso.
Estes indivíduos têm caracteres duvidosos.
Diogo pode ser um bom-caráter, mas os dois irmãos dele são dois maus-caracteres.
O Professor deve considerar cada aluno como uma dose de oportunidade para o seu autêntico aperfeiçoamento profissional!
Através da identificação das dificuldades de cada aluno bem como da investigação e implementação de estratégias adequadas para a superação das dificuldades de cada aluno!
O professor é o mestre das questões não resolvidas
Orientador (vírgula) psicanalista dos estudantes.
Pai de todos os mil agrupados.
É ou não é?
Isso não é ironia
É Paradoxal ,e nem todos concordam!
Mas é sim , perfeita realidade.
O que o estudante deseja ser quando crescer?
O mestre só deseja saber se você vai ficar bem.
Democracia
Na escola o aluno pergunta:
- O que é democracia professor?
O professor responde:
- É um sistema onde todos são livres e iguais perante a lei.
O aluno volta a perguntar:
- Como posso ser livre se tenho que ser igual?
E o professor responde:
- É fácil, basta seres fraterno.
Um professor, que apenas acumula
o conhecimento teórico acadêmico
e a prática pedagógica adquirida
da experiência de sala de aula,
não tem a condição necessária
para credenciá-lo como educador,
pois educar exige muito mais do que saber
passar conteúdos com a qualidade
que a a teoria e a prática pode proporcionar.
Meu maior professor foi o divórcio. Ele me ensinou que eu não conhecia meu cônjuge, que não tive um filho, apenas gerei um inimigo, que alguns amigos eram do casamento e não meus. E que se não posso provar a existência da vida pós morte, com certeza posso provar que existe sim, uma vida maravilhosa para quem se permite recomeçar.
Durante a aula de filosofia, eis a questão de um aluno:
Professor, se a dialética não é só conversar, o que é?
A dialética para filosofia, é o encontro de duas ou mais pessoas, cada um chega com uma ideia, ao se encontrarem cada um troca ideia, ao saírem seguem seu caminho com duas ideias ou mais.
Outra questão da aula de filosofia. Professor, como usar a filosofia no dia a dia?
Exemplo, se você mora num condomínio, lá tem um freezer de sorvetes e picolés, para cada um o valor de R$ 2,00 deve ser deixado numa caixa. Seguir essa regra para degustar seus picolés e sorvetes, é a ética.
Durante a aula de filosofia surge a questão: Professor, qual o dia mais importante da sua vida?
- Essa é fácil! É hoje, agora!
Como assim? Não entendi!
- Siga-me! Até ontem vivi o que poderia ser vivido por vários motivos, e aprendi. Hoje, agora, estou vivo e vivendo a vida; por isso é o dia mais importante.
SOU PROFESSOR!
Meu nome é Glauco Marques, sou professor e não quero seu respeito, quero seu sucesso...
Quem necessita de aplausos são estrelas, não sou estrela, mais garanto que posso fazer, claro com sua ajuda, a sua brilhar...
O ano tem 365 dias, se não fiz nada pelo seu sucesso, como quero agora pedir respeito...
Você é mais forte do que imagina. A vida, com todos os seus altos e baixos, é um professor implacável, mas também um mestre generoso. Ela nos ensina a valorizar os pequenos momentos de alegria, a encontrar beleza nas imperfeições, e a perceber que, mesmo nas ruínas, há sementes de renascimento.
Sonhos,
De empacotador à administrativo,
De Administrativo à professor,
De professor à engenheiro,
De engenheiro para qualquer que for.
Sonhos,
Pequeninos porém gigantes,
De um menino que virou homem,
Que dos sonhos não se perdeu.
De tudo o que há na vida,
Se sonhados com alegria,
Tornam realidade para quem acredita.
Sonhos...
.
Desmerecer o ensino, um professor, um escritor ou um bom livro, é merecer a própria incapacidade de aprender com a experiência e o conhecimento alheio, é perder a chance de aprender a ler as páginas da própria vida, e jogar fora a possibilidade de usar de tal conhecimento e experiência para reescrever a própria história.
"Sabe...às vezes ORO e não ouço Deus me responder. Mais é porque o Professor nunca fala com o aluno durante a prova. E sabe porque algumas vezes fico meio distanciada dos amigos? Um aluno muitas vezes fica em silêncio na classe, porque quer passar na prova tendo as melhores notas. "
—By Coelhinha
"Professor é o sacerdote do conhecimento. Obrigada Deus Pai, por tê-los em nossas vidas, porque é eles que transmitem o conhecimento e compreensão de qualquer área de tudo. É eles que formam profissionais todos os dias.
Ministro Espiritual também é professor."
FELIZ DIA DOS PROFESSORES
—By Coelhinha
Beijo Roubado
Em meio a muitos, era somente você que eu queria
Multidão silenciosa ao seu lado andaria
Doce encontro, era tudo o que eu queria
Dia 26 de dezembro, a data onde tudo começaria
Olhares mútuos os quais nos encantaria
Um beijo roubado, afinal hora ou outra inevitavelmente aconteceria....
- Relacionados
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poema para Professor
- Orgulho de ser professor: frases para quem ama a docência
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- Mensagens para o Dia do Professor (para reconhecer sua importância)
