Epígrafes para Monografias Psicologia
Uma mente vazia de ideias é a presa favorita do diabo, mas uma mente transbordando de ideias também é.
"Seja humilde em admitir que não pode mudar tudo aquilo que você deseja. Aja com sabedoria, ao orientar as pessoas na escolha do rumo certo ".
Grande parte da política de assistencialismo procura manter e ampliar sua ação, dando até um pouco de peixe, mas fazendo de tudo para que o assistido não aprenda a pescar, tornando-o assim seu refém.
Nem sempre as portas se fecham sozinhas. Há vezes em que o nosso despreparo, a nossa desesperança, a nossa descrença, as cerram...
Através da oxitocina e da vasopressina, nos sentimos apegados com a outra pessoa, ligados nela feito nossa cara metade, a vemos como única para nós, como se não existisse no mundo outra melhor, e ainda nos fazem sentir prazer de estarmos hipermotivados, devido ao circuito de recompensa acionado.
"Você não precisa ser meu inimigo, mas não tem que ser meu amigo. Isso é ter opinião sobre o ciclo de amizades. Use isso em sua vida."
Conhecer a si próprio é uma proposta de se autogerir: de evoluir a partir de dentro, conscientizando-se, momento por momento.
Gestalt - Jorge Ponciano Ribeiro - p. 28
Aprendi a não usar mais a frase "ele(a) nunca faria isso comigo", porque além de fazer, faz até pior.
A pessoa faria, te negaria que tinha feito, teria a capacidade de fazer novamente (até pior) e ainda jogaria a responsabilidade em você.
Então, preste atenção em quem você mantém por perto. Há pessoas que estão ao seu lado e que não deveriam. Selecione melhor.
As experiências passadas, não jogamos para baixo do tapete. Falamos sobre elas, e as ressignificamos.
Nenhum ser humano nasce de alguma teoria. Nem sequer um simples micróbio pode nascer de teorias.
Ninguém nasce pelas narinas nem pela boca. Todo ser vivo nasce pelo sexo. “Tal como é acima é abaixo”.
Se aqui no mundo físico o homem nasce pelo sexo, é lógico que acima, nos mundos internos, o processo é análogo. A Lei é Lei e a Lei se cumpre.
Sorte ou azar podem até atingir as pessoas em certas ocasiões,
entretanto, como as marés que sobem e descem,
da mesma forma que avançam, logo recuam.
Permita-se resolver seus problemas preferencialmente quando estiver livre de sua fúria. Essa é uma regra de ouro contra a desinteligência.
A necessidade de mostrar a felicidade constante, é muitas vezes a tentativa de esconder o vazio persistente.
"Para onde vais humanidade?
Que caminhos escolheste?
Terás perdido a validade?
Ou simplesmente desvaneceste?"
