Epígrafes para Monografias Enfermagem

Cerca de 265 epígrafes para Monografias Enfermagem

A enfermagem entra na vida das pessoas como um remédio: purgando, melhorando, piorando ou curando. Depende como se entra.

A Enfermagem é a ciência do saber cuidar. Envolve-se com os mais nobres sentimentos: compaixão, proteção e amor.

Quando o assunto é segurança do paciente, a enfermagem está para a medicina como o Juiz está para o poder legislativo. Antes de administrar o medicamento, precisa analisar, com sabedoria, cada prescrição e verificar se não causará dano ao paciente.

Tenho a absoluta certeza que quando Deus criou a enfermagem, pensou com todo amor na arte do amor ao próximo.

Enfermagem...É muita ciência, é tecnologia, e improvisação. É semiotécnica, é dever, e também é emoção. É patologia, anatomia, é amor de coração. É cuidar, administrar, amar e valorizar sua profissão

Nem a tropa de um exército nos da a confiança e a segurança de um profissional de enfermagem.

⁠⁠Em 2020, um procedimento de enfermagem - a "vacinação" - evidenciou como o Brasil resolve seus problemas. É um país estranho, se comparado a outros países mais adiantados.

⁠No Dia do Técnico de Enfermagem, queremos expressar nossa gratidão profunda por esses heróis de jaleco branco, cujo cuidado amoroso e dedicação incansável aquecem os corações dos que precisam. Vocês são anjos da saúde, trazendo alívio, conforto e esperança aos que atravessam momentos difíceis. Suas mãos habilidosas e seu olhar compassivo tornam cada atendimento uma demonstração de compaixão humana. Obrigado, Técnicos de Enfermagem, por serem luz na escuridão, por cuidarem com tanta nobreza e por deixarem uma marca indelével de cuidado em nossas vidas. Vocês são verdadeiros heróis, que merecem todo reconhecimento e admiração!

⁠"O cuidado é a essência da enfermagem, e o amor é o ingrediente que torna o cuidado possível."

⁠A enfermagem é a arte de cuidar com paciência, dedicação e compaixão, transformando o sofrimento em esperança e o desconhecido em acolhimento.

O papel da Enfermagem é acolher, mesmo que não possa resolver.

A Enfermagem é o coração do SUS...
e o coração está cansado.
E quando o tempo cobrar a fatura, seremos nós...as mesmas que ignoram...quem estarão ali, trocando sus fraldas, curando suas feridas e mostrando mais uma vez que aprendemos a curar mesmo sem remédios.
Somos a base silenciosa que o sistema esqueceu de valorizar.

​"Nosso papel como Enfermagem é ser a ponte entre o diagnóstico e a liberdade de ser quem a criança é."

Enfermagem, cuidar sem aplausos, viver sem aumento




A enfermagem grita, mas o eco têm sido o silêncio.


Fomos a linha da frente quando todos recuaram...


E agora, somos a última linha na folha de proventos.


Estamos adoecendo não de vírus, mas de esquecimento.


Cuidamos dos corpos que governam...


Somos as mãos que amparam a vida e acalmam a partida.


Aquelas que trocam fraldas, limpam feridas, e ainda assim


recebem proventos que doem mais doque qualquer ferida.


Enquanto o pais dorme, estamos cuidando dos que respiram


com a ajuda das nossas mãos...


Enquanto as autoridades discursam, estamos trocando curativos,


enxugando lágrimas e sustentando a vida.


Quando a velhice bater á porta dos poderosos...


e a soberba já não servir de abrigo, serão as mãos da enfermagem


que cuidarão das suas feridas, trocarão as suas fraldas frias...


Talvez descubram nesse momento o valor de ser cuidado.


E quando o tempo cobrar a fatura, seremos nós... as mesmas que ignoram...


quem estarão ali, trocando suas fraldas, curando suas feridas...


e mostrando mais uma vez que aprendemos a curar mesmo sem remédios.


Apesar do cansaço, continuamos firmes, mesmo diante de tantas promessas vazias.

O docente em Enfermagem, se aprender a disciplinar suas palavras, poderá alcançar muito sucesso, pois o campo de trabalho para docência é muito vasto.








Shalimar Farias da Silva

Enfermagem...
somos o remédio que o sistema esqueceu de valorizar, mas seguimos firmes, de jalecos e almas cansadas...porque aprendemos a curar mesmo sem remédios.

A Enfermagem é o elo invisível que mantém o sistema de saúde funcionando.

A Enfermagem é a profissão que permanece ao lado do paciente quando o medo se instala, quando a dor silencia as palavras e quando o cuidado precisa ir além da técnica.

Cansei de lutar pela valorização da enfermagem. Vou lutar agora pela minha valorização.

Inserida por emersonani

2020 – Ano da Enfermagem no mundo
Alguém precisa informar aos governantes do Brasil que há no país cursos superiores de Enfermagem, com 4 a 5 anos de graduação, que eles existem desde 1890 (Escola de Enfermagem Alfredo Pinto). Isso mesmo: há 130 anos. Que Enfermeiros fazem mestrados e doutorados desde a década de 1960.
Alguém precisa informar aos jornalistas que Enfermeiros podem ser chamados de doutores, porque fazem doutorado, que são líderes e não são subordinados a nenhuma profissão.
Alguém precisa avisar ao mundo que aqui no Brasil, o Enfermeiro, maior responsável pelas ações de promoção e proteção da saúde, recuperação e reabilitação de pessoas adoecidas é o único com curso superior que trabalha mais horas que os outros. Mesmo fazendo 4.000 horas de graduação, como a maioria dos cursos de saúde, ainda é o único a fazer 40h. Odontologia (20h), Farmácia, Fisioterapia, Nutrição (30h). Nas comissões de controle de infecção hospitalar, para os membros executores responsáveis por 200 leitos, os enfermeiros fazem 6 (seis) horas e os demais profissionais fazem 4 horas. Qual é o problema? Por que a discriminação? Qual a razão dessa atrocidade? Por que o Brasil é perverso com os Enfermeiros assistenciais? Essa barbárie faz com que os Enfermeiros com mestrado e doutorado migrem para outras áreas, mais distantes do paciente. É hediondo o que o Brasil faz com os Enfermeiros! Mesmo os que estão na alta gestão e lutam pela equiparação da carga horária, percebem a barbárie, observam a truculência e a desumanidade com que as leis brasileiras seguem o impiedoso e indiferente poder do capital. O resultado dessa desumana indiferença e dessa atrocidade reflete na alta mortalidade materna e infantil, no prolongamento das internações e na baixa adesão de idosos à busca pela qualidade de vida Acorda Brasil! Os Enfermeiros são os que mais produzem estudos científicos e mesmo assim, os que estão perto da população. Sim, eles estão nas altas gestões de saúde, são responsáveis por muitos votos e também influenciam no PIB e no IDH. Mas as leis são inúteis para eles. Valorize seus enfermeiros, trate-os com respeito e verás como os gastos com saúde serão mais justos e a população mais saudável.

Inserida por marislei