Epígrafes para Ciências
As ciências não são espaços nos quais os objetos se encontram, mas sim as janelas pelas quais olhamos para dentro da sala em que eles estão.
“Na prática, não existem Ciências Exatas, pois em ciência nada é exato ou absoluto. Aquele que pensa o contrário é louco. ”
Na maior parte das ciências, uma geração põe abaixo o que a outra construiu, e o que a outra estabeleceu a outra desfaz. Somente na Matemática é que cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura.
"'Ciência' é um ideal de conhecimento. Cada praticante de uma das ciências tem de provar que aquilo que ele faz está à altura desse ideal, em vez de utilizar o prestígio do ideal como manto embelezador daquilo que ele faz."
A Executiva Nacional dos Estudantes de Ciências Econômicas me dirigia, ainda em janeiro, convite para conferência e diálogo com os calouros de todas as Faculdades de Ciências Econômicas de São Paulo; o tema ficaria à minha escolha, mas sugeriam, entre outros, os seguintes: "A realidade brasileira", "Perspectiva de emancipação", "Amazônia". Não me foi possível, por motivos óbvios, aceitar esse convite
A FÚRIA DE CALIBÃ, pág. 225
"...o poder não está a serviço da justiça; procura a potência e a dominação. E as ciências como são praticadas propõem-se apenas secundariamente à pesquisa da verdade; ciências do real e ciências do homem estão ligadas por exigências imperiosas do seu financiamento. A orientação do trabalho científico depende, pois, de finalidade e de prioridades impostas pelo Estado, que utiliza em vista de seus próprios interesses os resultados obtidos pelos cientistas".
A teologia, como estudo do conhecimento de Deus, se difere dentre todas as ciências porque Deus transmite conhecimento ao homem de si mesmo. (Abraham Kuyper)
O homem não consegue conhecer Deus diante da sua pequenês, mas Deus se revela ao homem.
Se eu quero ter o conhecimento sobre algo, como pesquisadora eu me debruço "sobre" o objeto de estudo para o descobrir e conhecer, enquanto que Deus estará sempre sobre mim, e eu estando "sob" Ele, não posso saber nada além do que me revelar de Si.
Como um ser humano racional, pertencente à um mundo impírico, pode alcançar um Deus que está além do nosso mundinho, um Deus de outra dimensão, inacessível à natureza humana?
A teologia seria totalmente impossível sem a autorevelação de Deus.
As ciências humanas e sociais são francamente multiparadigmáticas. Os contingentes de cientistas sociais e humanos associados aos diversos paradigmas – sejam historiadores, antropólogos, sociólogos, geógrafos, psicólogos, economistas ou outros – “habitam mundos diferentes” no interior de uma mesma disciplina. Um determinado historiador vive em um mundo no qual se embatem as “classes sociais”, outro habita um mundo povoado por “espíritos nacionais”, um terceiro vive em um planeta social que é produzido pelo somatório de indivíduos, e aquele outro perambula descompromissadamente por um universo descontínuo. Neste historiador das relações de gênero, a “sexualidade” (o conjunto de fatores que determinam o “masculino” e o “feminino”) constitui um pacote de dados que se impõe pela própria natureza; mas para aquele outro, não é apenas o “gênero” que é histórico, mas até mesmo o sexo, em última instância, é uma construção social. Há ainda os que habitam mundos povoados por “raças” de homens, e aqueles que, no limite, caminham por paisagens nas quais é possível vislumbrar em cada átomo individual a diversidade humana.
Esta propriedade dos cientistas de “viverem em mundos diferentes”, conforme as visões teóricas que conformam suas maneiras de pensar, não é apanágio das ciências sociais e humanas, e é também atributo dos cientistas da natureza e dos saberes exatos . O cerne da questão, todavia, encontra-se no modo como uns e outros encaram esta mesma situação. Além de serem muito mais acentuados nas ciências humanas e sociais esta convivência e o intenso trânsito entre diversificadas teorias, o fato é que os cientistas sociais já se habituaram há muito a este “viver entre mundos”. Os cientistas sociais, habitantes de uma diversificada federação de planetas teóricos, tornaram-se excelentes tradutores uns dos outros, e exercem desde há muito uma sofisticada diplomacia teórico-metodológica.
[texto extraído de 'Teoria da História, vol.1 - Conceitos e princípios fundamentais'. Petrópolis: Editora Vozes, 2011, p.178-179]
Tabuleiro é um jogo,
Tubuada é uma lição de matemática,
Ciências em mim não falta
Ô português até passa, mas a tal da filosofia em mim, essa não se declara.
A história 1 e 2 até consigo estudar agora a tal da física é tão difícil de lidar, com isso a arte me ensinou a ser um belo pintor e o meu hábito se espelhou e em inglês aprendi poucas coisas tipo I love you hahaha
Autor:Discreto
[DEFINIÇÃO DE GEOGRAFIA - 3]
A Geografia integra-se simultaneamente às Ciências Humanas, às Ciências da Vida, às Ciências da Terra. Habitualmente, ela estuda todas as interações que se dão no interior de uma tríade: o Humano, o Meio, o Espaço. Quando a vida humana é pensada como um caso particular da Vida, no seu sentido mais amplo, a Geografia mostra a sua face como ciência da vida ou ciência natural - e, na tríade conceitual que está no centro da ciência geográfica, o conceito de Bioma substitui o conceito de Humano.
Na sala de Coordenação da Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPG, terça-feira passada, um dos Coordenadores do DCE-UEPG discute com a Coordenadora um projeto de Curso pré-vestibular popular para estudantes carentes. É de se emocionar. A iniciativa é das mais significativas. Os estudantes assim, respondem ao povo brasileiro o investimento público em educação. Uma boa universidade se faz no encontro com as necessidades da população brasileira, especialmente aquela esquecida pela escola elitista. A atitude daquele Coordenador do DCE contrasta com as notas absurdas e desconcertadas da ACIPG, as cervejadas de outros e o conteúdismo alienante do ensino brasileiro. 14.10.2017.
"Se as ciências tentassem encontrar um modelo matemático para explicar Deus e suas maravilhas com certeza chegariam em uma indeterminação, porque Deus é infinito em todos os aspectos imagináveis e inimagináveis pela finita visão de mundo do homem"
A humanidade pode ter domínio de todas as ciências, mas desconhece o principal fundamento da vida : alma humana.
Sou as respostas que decorei dos questionários de ciências, história e geografia; sou o ditado. Sou a tabuada de multiplicação que tanto repeti, sou consequência dos exercícios de caligrafia e das redações de temas diversos feitas obrigatoriamente todas as sextas-feiras. Sou fruto de um Ensino Fundamental raiz.
@staeelsantos
Deus fez o mundo pela ação ( verbo).
A Bíblia contém ciências, ciências é que não contém a Bíblia! Em Gênesis vemos que:
Esse livro descreve a vida por etapas, onde descreve que a Terra era sem forma e vazia e que vapores subiam da terra! ( As condições primitivas da Terra) .Percebe-se também que Deus fez os corpos luminosos para oferecer luz e energia.
Deus então fez chover e a Terra foi resfriada, e Ele separou águas e águas.
Então fez surgir os primeiros animais, com um detalhe: eram aquáticos, tais como se descreve na Biologia
(Praticamente a
mesma coisa que a Biologia diz!)
A Bíblia relata o surgimento dos primeiros seres autótrofos quando Deus ordenou que as ervas e todas as árvores , segundo sua espécie nascessem , pois assim Deus poderia fazer o Homem, e outros animais terrestres. Pois o oxigênio , que simbolicamente era o sopro de Deus , surgira, dando-lhe mais essa condição!
Portanto, o ser humano surgiu depois de que as condições lhes foram favoráveis, significa que a Bíblia fala de evolução da vida!
O homem surgiu do pó ( simbolicamente significa que surgimos de átomos que existem nos minerais encontrados no solo e nas plantas, tais como cálcio, Ferro,, Potássio, etc. dos quais precisamos e sempre os extraimos, geralmente de forma indireta, de fontes nutricionais.
Deus fez com que tudo ficasse em uma relação de dependência cíclica, (Ciclos da natureza, como o cíclo da água e outros!) porque disse que viemos do pó ( átomos) e ao pó retomaremos.
Já reparou que tudo que tem na Terra tem em nosso organismo? Como.aqueles homens sabiam disso?? Deus lhes disse isso e depois de milhares de anos, a ciência confirma que somos feitos da matéria e energia , ou seja, da terra, do fogo, da água e do ar!! incrível!!
Deus nos concedeu a razão, que significa o conhecimento de que somos seres que sabemos que sabemos ( homo sapiens sapiens) , quando Adão e Eva comeram do fruto, que pode ser apenas uma alegoria para explicar as coisas , uma vez que os homens daquela época não teriam como discernir coisas complexas. Embora, Deus soubesse que essas alegorias poderiam hoje serem interpretadas, tais como eu faço agora!
Os homens das ciências, tão ávidos pelo conhecimento, se esquecem de que aqueles homens, antigos por sinal, já sabiam de tudo o que hoje nós queremos saber!
Tem tanta coisa na Bíblia que as ciências se tornariam apenas uma confirmação dos fatos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp