Epígrafes para Ciências
As ciências passaram a existir a partir do momento que elas foram observadas e catalogadas nos seus resultados. Assim, a ciência vem sendo paulatinamente descoberta. Para atender às suas necessidades, o homem tem “inventado” meios, produtos e apetrechos para servi-lo. Como uma religião não é uma ciência, seria, então, um “invento”... invento para satisfazer suas indagações místicas e existenciais?
As Únicas certezas que temos, além da vida e da morte, são aquelas feitas pelas Ciências. O resto, são dívidas e dúvidas.
“O grande desafio das novas ciências depende da popularização dos equipamentos científicos para se tornarem tão disponíveis o quanto ocorreu com o caso dos hardwares da informática.”
“Classificar a nanotecnologia como um papel em branco disposto a receber todas as ciências conceituais, técnicas e engenharia não é especulação, mas uma realidade.”
“As novas ciências e tecnologias, como a nanociência e nanotecnologia estão para o mercado assim como as suas teorias estão para os professores. São ferramentas de grande potencial de trabalho e desenvolvimento.”
“Embora as novas ciências, como a nanotecnologia estejam amparadas pelos mais sólidos conceitos acadêmicos, nem por isso que não permitam os ajustes e inovações empreendedoras para adaptação em tecnologias e serviços novos ou já existentes.”
Não conto o tempo pelas ciências exatas de Pitágoras, conto pela ciência abstrata de Drummond.
Charles Valente
"A nanociência junto a outras ciências tem agora o CRISPR que pode ser comparado ao novo chaveiro Suíço biológico de aplicações inimagináveis".
"Se as ciências tentassem encontrar um modelo matemático para explicar Deus e suas maravilhas com certeza chegariam em uma indeterminação, porque Deus é infinito em todos os aspectos imagináveis e inimagináveis pela finita visão de mundo do homem"
A próxima revolução científica acontecerá na área das Ciências Humanas. Faremos grandes progressos na sociologia, na psicologia social e na economia."
Pierre Lévy, filósofo francês, na conferência Fronteiras do Pensamento.
A matemática é a mais humana das ciências.
Torna o sábio humilde.
Orienta os simples.
Enfurece os arrogantes.
Para os que não gostam de exatas... aprendam... para o sucesso, a gramática, línguas, ciências, bem como todo o conhecimento literário que pudermos adquirir é fundamental para nos colocarmos, "abrirmos as portas"; mas somente a matemática mantem essas portas abertas...
Toda a rede de ideologias, ciências e proposições criadas e difundidas pela humanidade tem suas manifestações garantidas em toda a forma de expressividade individual e social.
Entre devaneios e verdades ainda não descobertas, procura-se o fio da meada, em ciências e em crenças; trilhando-se em um Universo, imenso e imerso nas diversas formas de se perceber a si mesmo.
No meu modesto entender, todo diploma de letras ou ciências humanas obtido numa universidade brasileira deve conferir ao seu portador o direito de cortar cana pelo resto da sua vida.
Eu aprendi que a sala é um laboratório de Ciências e cabe a cada professor pesquisar cada cabecinha de suas crianças e começar uma investigação quase que policial. Assim, eu fiz mesmo sem saber o que eu fazia, mas a cada resposta positiva eu me enchia de vontade.
Em geral gostamos das ciências exatas. Dizemos que não, mas as amamos de paixão. Muitas vezes, gostaríamos que o amor tivesse uma fórmula, ao melhor estilo Viéte ou Bhaskára onde o amor fosse o resultado de uma conta com carinho mais respeito ao quadrado divido pelo número de dias convividos. Mas não. O fato é que, no amor, cada um tem a sua fórmula. E igualar as equações... Se na matemática já é difícil, imagina na vida.
