Epígrafe para Resenhas
Ao resolver um exercício de matemática usa todas as críticas subjacentes aos cálculos, questiona-se, convence-se, justifica-se e racionaliza-se os pensamentos através da demonstração, resolução de problema e indução matemática.
Aceitar uma solução na Matemática sem criticá-la é aceitar uma derrota, é aceitar a injustiça, é contentar se com facílidade, é aceitar o desprezo, é mostrar a capacidade psicologia dos seus processos mentais e em ultíma instância é crer na totalidade das coisas.
DANIEL PERATO FURUCUTO-2015
É muito mais fácil motivar uma guerra do que motivar a paz. No decorrer da história, os homens, sempre foram motivados a julgar a guerra como o meio mais efetivo, para solução de um enfrentamento. Os intervalos de paz, serviram e servem, apenas, para que os homens soberanos se preparem para os futuros conflitos... JMJ
“Se existe amor, gosto, vontade, felicidade, atenção, pelo que se estuda, pelo que se aprende, pelo que é ensinado, com certeza os assuntos se tornarão mais fáceis, por isso a necessidade de tirar os lacres, os cadeados, e encarar como entretenimento gostoso, para que o conhecimento seja liberado.” JSMJ
A adolescência é um fenômeno recente. Até a Revolução Industrial, não existia esse conceito. Havia as crianças, e havia jovens prontos para trabalhar aos 13 ou 14 anos, ao lado de pais cuja expectativa de vida era de 40 anos. No século XIX, as condições de saúde e segurança melhoraram. As empresas passaram a cuidar melhor de seus trabalhadores (porque detinham o conhecimento técnico), e a vida profissional se prolongou. Os jovens não precisavam mais pegar o lugar de seus pais tão rapidamente. Desde então, não são crianças que precisam ficar protegidas em casa, nem adultos que podem criar sua independência trabalhando. Eram adolescentes, um termo que começou a se popularizar na década de 1940.
Desnaturalização do mundo social. Muitas coisas são naturais do ponto de vista social e cultural até aquele momento. Porém, a capacidade de pensamento humano, faz com que dúvidas sejam feitas (geradas) a essa sociedade e assim alguns padrões precisam e devem ser revistos pela sociedade. Esse é um processo que sim deve acontecer gradualmente na sociedade, porém com cuidados pois a mudança social se faz necessária em muitos processos, mas é preciso respeitar o que deu certo até aquele momento, e mudar apenas o que realmente esteja errado ou fora do contexto da sociedade atual. Um grande exemplo disso a educação e seus métodos educacionais, o processo professor e estudante, como base não precisou ser alterado, mas como o professor leva esse conteúdo aos estudantes sim. Ao longo dos anos essas mudanças se fizeram necessárias, porém o exagero a isso leva a problemas maiores e até mesmo a extinção da cultura produzida até aquele momento.
Então, essa desnaturalização do mundo em que vivemos significa, justamente, o oposto daquela atitude de achar que tudo na vida é “natural”, como se a “realidade” correspondesse exatamente às representações que fazemos dela; ou seja, o procedimento da desnaturalização consiste em interpretar e reinterpretar o mundo, com o objetivo de construir novas lapidações naquilo que realmente funciona dentro do macro e observar o relevante em benefício de todos, sem destruir “aquilo ou aquele” que não caiu no gosto de alguns pseudos intelectuais.
Precisamos abrir os olhos para algumas ondas que surgem, para esculhambar de vez com as conquistas da humanidade. Deus que nos perdoe e “São Rui Barbosa” que nos ajude a livrar de mais esse castigo, sugerido pelos “gênios” que se diz pensar pelo mundo e que estão iludindo muitos e investindo seriamente nesta em determinados absurdos.
Das muitas bobagens que algumas pessoas, desocupadas e pouco preocupadas com as questões mais sérias que o país enfrenta, percebo tanta incoerência e tolice que está deixando muita gente boa e séria efetivamente incomodada e com uma pulga atrás da orelha, haja vista que vivemos no país do absurdo.
Temos preocupações reais, maiores e não faz sentido produzirmos outras por puro capricho. Depois que resolvemos nossos problemas básicos e fizermos o nosso dever de casa, aí sim, poderemos aprender ou discutir qualquer coisa. A desnaturalização do mundo social, é uma constante dentro da nossa realidade, o problema é acetar a mão em alguns casos de urgência máxima e não deixar de lado essas máximas, para perder tempo com confusões mínimas.
Quero crer que o problema maior não esteja na desnaturalização do mundo social, o problema maior está nas pessoas e nas suas índoles, que as levam a querer a todo custo satisfazer as suas próprias necessidades e interesses, independentemente da coletividade. Muitas agem pensando que são as “donas do mundo” e que podem estabelecer qualquer critério para qualquer atividade ou situação que queiram, mas a verdade é que as coisas não podem acontecer assim.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp