Epígrafe de Livro
Escreva sua história nas entrelinhas do livro da vida, assim não permitirás que outrém a transforme em estória.
Qualquer pessoa que lê um bom livro, pode até adquirir conhecimentos que jamais porá em prática, más como um legado de esclarecimentos para benefício de alguém, sempre poderá passar adiante os conhecimentos obtidos com tal leitura.
Desmerecer o ensino, um professor, um escritor ou um bom livro, é merecer a própria incapacidade de aprender com a experiência e o conhecimento alheio, é perder a chance de aprender a ler as páginas da própria vida, e jogar fora a possibilidade de usar de tal conhecimento e experiência para reescrever a própria história.
Livros
"Emprestar um livro é, antes de tudo, um ato de desprendimento. Quem empresta uma obra literária, um volume de filosofia ou técnico, uma peça ou um ensaio de divulgação científica está ajudando a difundir o conhecimento ou ao menos divertindo alguém. Existe algo de nobre até mesmo em emprestar o mais lamentável dos best-sellers de fórmula. Contudo, nem sempre a recíproca é verdadeira. Muitas vezes quem pega emprestado não respeita o voto de confiança que recebeu. É extremamente comum que livros emprestados não retornem ou, o que pode ser até pior, retornem deformados. De emprestado para imprestável. Há quem não se importe, mas, para os amantes da cultura, a situação é de calamidade pública. É preciso que se difunda uma ética do livro, uma ética que estabeleça a etiqueta da relação entre aquele que empresta e aquele que pega emprestado. Lembrando que a comunidade dos letrados é uma verdadeira roda-vida, um “circulo do livro” em sentido lato: quem empresta hoje, pega emprestado amanhã.
Tentando contribuir, apresento abaixo uma sugestão, um esboço, do que pode ser essa ética: (validos também para CD’s, DVD’s, HQ’s, revistas e congêneres)
1 — Se pegou emprestado, devolva.
2 — Trate o livro alheio como gostaria que o seu fosse tratado. Não rasure, suje ou rasgue.
3 — Só pegue emprestado se for mesmo ler. Não jogue em um canto ou coloque em uma fila.
4 — Se perdeu, compre outro e devolva.
5 — Se pegou por impulso e sabe que não vai ler, devolva.
6 — Se vai pegar sucessivamente emprestado, está na hora de comprar seu próprio exemplar.
7 — Se for uma ferramenta de trabalho, seja rápido.
8 — Não pegue sucessivamente emprestados livros da mesma pessoa, sem devolver os anteriores.
9 — Não constranja seu próximo pedindo emprestado livros raros ou com valor sentimental.
10 — Não empreste livros que pegou emprestado.
11 — Demorar para devolver é o mesmo que não devolver.
12 — Esquecer de devolver é o mesmo que surrupiar.
13 — Não misture com seus livros."
Beijo
Re Rê Pinheiro
Nossa vida não é um livro
São muitos.
Edições esgotadas...edições esperadas...
Outras fechadas a sete chaves.
Em cada tomo, um tema.
O escritor já tinha escrito todos os meus erros em seu livro sagrado, isso não significa que pretendo fugir dos meus pecados, só estou falando o que dizem por ai, “Deus esta no controle de tudo.”
