Epígrafe de Ciência
A ciência não procura verdades, mas sempre as melhores verdades para que possamos tomar decisões mais adequadas em determinado tempo e lugar.
Há ciência naquilo que fazemos, sim, mas também há hábito, intuição e, às vezes, simples adivinhação. A lacuna entre o que sabemos e o que buscamos persiste. E essa lacuna complica tudo o que fazemos.
Quando se trata da causa primeira dos seres vivos e do cosmos, a ciência se torna sinônimo de fé racional. Uma grande dificuldade diante disso é identificar os sofismas.
Quando se trata da causa primeira dos seres vivos e do cosmos, a ciência se torna sinônimo de fé racional.
A reflexão e estudo da causa primeira, relativo a origem de todas as coisas, torna a ciência sinônimo de um tipo de fé racional. Uma grande dificuldade diante disso é identificar os sofismas.
Quando falamos em “fazer ciência” ou cienciar estamos procurando descobrir os padrões dos fenômenos para poder lidar melhor com eles.
Ciência é um Ambiente de Diálogo progressivo que estuda os padrões dos fenômenos para que possamos lidar melhor com eles, tendo como foco principal a melhoria de vida das pessoas.
Conforme a ciência se desenvolve, muitas pessoas dizem que a religião não é mais necessária, mas enquanto existir o mundo da mente humana, a função da religião não se extinguirá.
Ciência e poesia
A ciência está sujeita à temporalidade, aos efeitos da evolução.
A poesia está sujeita à eternidade, aos efeitos da imaginação.
Não é a ciência que invalida ou valida a Bíblia. É a Bíblia que tem o poder de validar ou invalidar a ciência.
O objetivo de qualquer ciência, antes de qualquer coisa, é o de organizar um ambiente de diálogo para se chegar às melhores verdades sobre um fenômeno.