Epicuro Felicidade
No coração da jornada está a crença inabalável de que, quando se acredita de verdade, os sonhos se tornam realidade.
Os dias em que vamos para a terapia sem nada para dizer ao Psicólogo/ Analista paradoxalmente são as sessões mais significativa e o oposto também é fato.
Os dias que aparentemente não temos muito oque falar na terapia, com certeza será uma sessão importante e quando sabemos tudo oque vamos falar as palavras fogem.
Voltando de uma reunião, observei a agitação das pessoas, a correria de um lado p outro e percebi que quase não olham uma pra outra, algumas nem levantavam a cabeça.
Lembrei que sou uma pessoa como todas essas que me chamaram atenção e neste momento resolvi olhar-me.
Sempre fui tão segura, determinada, resiliente, não foi esta a primeira mulher que encontrei dentro de mim.
Fui recebida por uma menina de olhar doce porém um tanto assustado.
Me dei conta que estou numa fase, onde baixei a guarda, me entreguei ao sentimento e fiquei esperando pra viver (de novo!), um sonho que não aconteceu.
Novamente estou como uma criança que espera aquele presente que pediu de Natal. O presente esta la, ao pé da árvore, mas só pode abri-lo meia noite.
Fiquei assim...
A distância é de um toque de mãos, estamos próximos, mas não posso tê-lo. Preciso esperar que me entreguem o presente.
Busquei um pouco mais, encontrei a adolescente que se permitiu viver esta aventura.
Ela sorria c olhos brilhantes, esperançosos e convictos de que a magia estava prestes a acontecer.
Porém não tinha certezas, não sabia se realmente viveria o que planejou.
Estava ali, na dependência de alguém se dispor a embarcar com ela.
Resolvo procurar um pouco mais...
Encontrei a mulher segura, intensa e decidida, esta sou eu!!! Me reencontro!
No entanto, estou ali, inerte, sentada observando a vida.
Neste momento qdo estou de frente pra mim, me reconheço e pergunto o que poderia ter acontecido?
A resposta foi uma lágrima...
Enquanto escorria em meu rosto, olho dentro dos meus olhos e vejo que mais uma vez o presente não era o escolhido, a viagem não havia se concretizado, eu havia acordado do sonho. Não era pra ser!
Que justificativa mais batida!
Era pra ser sim! Não dependia só de mim e por isso não aconteceu.
Penso que todas as tentativas frustradas me causam um desapontamento maior que eu mesmo.
Por que crio tantas expectativas?
Por que espero tanto que as pessoas não sejam frias comigo? Eu jamais seria com elas!
Por que ainda me decepciono?
Por que o universo traz se não é pra mim?
Por que devo pensar que foi apenas um aprendizado?
Sento ao meu lado, seguro minhas mãos.
Olho pra mim com olhar de amor, me acolho!
Acho que estamos vivendo vidas distintas e somos uma só.
Me abraço! Estou aqui por nós!
Falo pra todas minhas versões que precisamos usar toda essa bagagem pra recomeçar uma nova página da vida.
Podemos juntas escrever quantos capítulos sejam necessários.
Não posso deixar que alguém que não seja eu, tire meu brilho.
Não posso atribuir à alguém a realização de um sonho meu.
Não posso delegar à outra pessoa, o poder de decidir minha vida, meus desejos e vontades.
Respiro fundo, vou entendendo e absorvendo cada um desses meus pedaços.
Volto a ser eu mesma, reconstruída, preparada para mais uma vivência e desta vez, que a experiência fale mais alto que qquer sentimento alheio a mim.
Tenho mil mulheres dentro de mim, não será mais uma decepção que vai me fazer desistir de ser eu mesma e o mais importante de me fazer feliz, afinal de contas minha felicidade não depende de ninguém que não seja eu!
O tempo gasto em justificar erros, não mostra nada além de que os mesmos serão cometidos novamente, basta ter nova oportunidade;
A vida é como ela é, nascer, crescer, morrer, tudo entre nascer e morrer, é você e suas escolhas, mesmo persuadidas, são suas!
Pedras da Labuta
No palco da vida, os contrastes se entrelaçam,
Onde uns têm praias e outros, a labuta sem parar.
Choro e fome afligem os humildes,
Enquanto fama joga prata ao vento no ar.
Tempo impiedoso no ambiente ruge,
Escurecendo lembranças na memória,
O calor arde, o dragão voraz.
Partimos repentinamente,
Sem delongas, seguimos em frente,
O passado não mais nos satisfaz.
Ser feliz é sonho a alcançar,
Sorrir e cantar é a essência a buscar,
Mil invenções borbulham em nossa mente,
Mas é quando a poesia se arrebenta,
Que as pedras, enfim, revelam seu canto apaixonado.
Neste mundo diverso, desigual,
Paisagem que oscila entre luz e sombra,
A música dos destinos ecoa, sem igual.
Quem é próspero vive à beira-mar,
Mas quem labuta sem ter lar.
Quem não chora, passa fome a penar,
Mas quem tem fama, joga prata no ar.
O tempo, implacável, impõe suas marcas,
Nos desafios, construímos nossa história,
Caminhamos sem parar, em busca do lugar
Onde a felicidade vem nos abraçar.
Com sorrisos e canções a acompanhar,
Criamos o verso, a prosa, a melodia no ar,
E quando a poesia ressoa e se liberta,
São as pedras que cantam, enfim, com alma inquieta.
O verdadeiro cidadão é aquele que não apenas brada por mudanças, mas que também se envolve com coragem, de forma ativa e forte nas transformações.
Para viver com substância, é fundamental ser autêntico consigo mesmo, alinhando nossas escolhas com nossos valores e aspirações mais genuínas. Isso implica em gerar um superavit de força para também ajudar outras pessoas, pois a busca cega de satisfação pessoal é medíocre e devemos viver em congruência com o universo.
Somos pessoas diferentes. O modo como eu lido com as minhas amizades, em que alguns momentos estou bem e em outros nem tanto, não quer dizer que não as ame com tamanha intensidade e força que necessite deles ao meu lado, mesmo que eu não demonstre isso. Por isso é tão importante cultivar nossas amizades, dedicando-nos, interessando-nos e envolvendo-nos. Isso leva tempo.
Falando sério
Nada melhor que eu deixar você saber que
Sem você a vida não tem mais sonhos
Sem amor
É sem humor
Com dor e planejamentos
Com dissabor e desaventuras
O Preto e o branco não tem mais cor
Sou eu sem você
Do termo sem fim, quiçá eterno
Mas imortal
Posto que é chama
Do amor que eu tive
Com sabor de aventura, exploração e liberdade
Como uma canoa navegando pelas águas do teu mar
Te Amar
Teu brilho como a luz do Luar
Te esperarei com aventuras
Até o teu cantar sobre as águas de março
Enfim, é tão triste esconder um sentimento tão bonito.
As adversidades são oportunidades incompreendidas, desafie-se a converter, com sabedoria, desespero em felicidade e prosperidade
A vida é curta e passa rapidamente diante de nossos olhos. No entanto, muitas vezes nos preocupamos excessivamente com coisa que apenas nos roubam energia e nos impedem de apreciar as verdadeiras belezas que nos cercam.
Se não podemos mudar o que passou, precisamos concentrar nossas energias no que será. Devemos buscar nos reinventar, aprender com os erros do passado e dar uma nova direção ao nosso destino.
Então, se queremos encontrar a felicidade, se queremos dar um jeito no que será, precisamos abandonar os pesos que nos seguram e nos movimentar em direção às coisas que realmente importam.
- Edna Andrade
