Ensinar a Pescar

Cerca de 3313 frases e pensamentos: Ensinar a Pescar

A leitura te transforma.

Um me ensinou o amor
Um me ensinou a paciência
E um me ensinou a dor
Agora, sou tão incrível
Dizem que amei e que perdi
Mas não é isso que eu vejo
Então, olhe o que eu consegui
Olhe o que você me ensinou

Jamais vou me corromper pela fama, o que sempre quis foi ajudar o mundo e as pessoas a se tornarem mais conscientes através da arte, aceitar o sistema da mídia é totalmente tolo e inútil porque vai contra essa ideologia, é me curvar diante de uma indústria que visa apenas o seu lucro, e isso vai contra as regras daquele que faz a arte para sua verdadeira finalização que é alertar, ensinar, discutir ou seja acrescentar.

A natureza faz o homem feliz, mas é traída com a voracidade das motosserras.

Não ensine seus filhos apenas a ler. Ensine-os a questionar o que leem. Ensine-os a questionar tudo.

Cabelo é tudo. Adoraríamos que não fosse, pra podermos pensar sobre outra coisa ocasionalmente, mas é. É a diferença entre um dia bom e ruim. Somos ensinadas a enxergá-lo como um símbolo de poder, de fertilidade.

APRENDER A SER CRIANÇA

São muitos os estudos da psicologia das crianças. Estudamos as crianças para ensiná-las a maneira adulta de ser. Não conheço estudos que tenham por objetivo o contrário: ensinar aos adultos a maneira de voltar a ser criança.

(do livro em PDF: do universo à jabuticaba)

Precisamos encontrar quem aceite as nossas diferenças, mas que nos ensine a ser pessoas melhores.

"Toda pessoa que passa em nossa vida, ensina e aprende algo com a gente...
Assim como existem pessoas que passaram e passarão em tua vida, te tornando uma pessoa melhor, infelizmente, existiram e existirão outras fazendo ao contrário...te tornando uma pessoa pior...
Assim como também passei na vida de alguém e fiz algo ruim...
Acredito que cada um dá aquilo que tem, naquele momento...
Alguns te fazem pior porque é só o que resta dentro de si...
Alguns te fazem pior pois vieram de uma experiência negativa...
Eu acredito que o grande segredo da vida é saber o valor das coisas...desta forma vc atrai pessoas de bom coração, e torna pessoas, pessoas de bom coração...
Hoje em dia tá tudo meio bagunçado mesmo...
Gente achando que tudo é amizade verdadeira...achando que tudo é amor verdadeiro...
Mas se a gente conseguir descobrir o verdadeiro valor das coisas, a gente passa a ter por perto pessoas do bem, que gostam da gente...
Não é uma tarefa fácil, pois já dizia na bíblia que o 'mal se disfarça de anjo de luz'....e nós, que temos a semelhança do 'bem', obviamente também, teremos a semelhança do 'mal'...
Então, escolha bem as tuas sementes...plante-as com carinho...regue-as com amor...
E provavelmente a tua árvore, lhe renderá uma ótima sombra!..."

⁠Quando alguém entra na nossa vida e vira tudo do
avesso e vira poesia e canção, é porque valeu a pena;
valeu as lutas e provações, valeu insistir, valeu amar
cada segundo mesmo quando tudo parecia não ser
amor coisa nenhuma.

É verdade, sempre vai ter um que vai sentir mais, um
que vai chorar mais, um que vai fazer durar mais, um
que vai demonstrar mais... Mas também tem o
momento em que os dois quis tudo isso com a mesma
intensidade, sempre tem. E é isso que importa!

Não pense na poeira dos pés que fica dos que vão
embora da tua vida, pense na brisa que trazem quando chegam.
Ela me ensina isso todo dia...

- Vida -

⁠Eis que verbo se fez homem e habitou no meio de nós. Estando em nosso meio, nos ensinou o que é o amor e mostrou à ser luz.

A lição que você precisa aprender agora não pode ser ensinada com palavras, apenas com ações.

(Levi Ackerman)

A militância não pode, não deve ser agressiva. Porque a função da militância não é só resistência, é ensinar.

⁠"Não é a escola que deixa o ser inteligente, a escola ensina a usar o interesse pelo conhecimento, quem não tem interesse e sabedoria, sempre estuda e nunca aprende."

⁠Se der um peixe a um homem, vai alimentá-lo por um dia. Se ensiná-lo a pescar, vai alimentá-lo por muitos dias.

Desconhecido

Nota: Adaptação do provérbio de Anne Isabella Thackeray Ritchie, mencionado pela primeira vez no romance “Mrs. Dymond”. A autoria do pensamento tem vindo a ser erroneamente atribuída a Lao-Tsé ou tem sido considerado um provérbio chinês ou italiano.

...Mais

⁠Se der um peixe a um homem pobre, você vai alimentá-lo por um dia. Se ensiná-lo a pescar, você lhe dará uma ocupação que o alimentará a vida inteira.

Desconhecido

Nota: Adaptação do provérbio de Anne Isabella Thackeray Ritchie, mencionado pela primeira vez no romance “Mrs. Dymond”. A autoria do pensamento tem vindo a ser erroneamente atribuída a Lao-Tsé ou tem sido considerado um provérbio chinês ou italiano.

...Mais
Inserida por pensador

⁠Dê ao homem um peixe e você o alimentará com uma refeição. Ensine-o a pescar e ele poderá se alimentar com muitas refeições.

Desconhecido

Nota: Adaptação do provérbio de Anne Isabella Thackeray Ritchie, mencionado pela primeira vez no romance “Mrs. Dymond”. A autoria do pensamento tem vindo a ser erroneamente atribuída a Lao-Tsé ou tem sido considerado um provérbio chinês ou italiano.

...Mais
Inserida por pensador

Ensinar religião a uma criança talvez seja a maior das violências que se pode cometer a um ser indefeso e sem discernimento.

Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar o zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante.

O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo, e aumentar sua fama. Todos os estudantes se manifestaram contra a ideia, mas o velho aceitou o desafio.

Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos, ofendendo inclusive seus familiares. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados pelo fato de o mestre aceitar tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram:
- “Como o senhor pode suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?”
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? - perguntou o Samurai.
- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre e continuou – “quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.”

Uma das causas mais influentes da infelicidade é a inveja. Falar de inveja é falar de comparação. Quando uma pessoa se compara a outra e se sente inferior em algum aspecto, está com inveja. A inveja é a vivência de um sentimento interior sob a forma de frustração, de tristeza, de mal-estar, por nos sentirmos menos do que outros, por não sermos o que os outros são. É o desequilibro íntimo oriundo de um sentimento de inferioridade, fruto da comparação que se faz em relação à outra pessoa em algum aspecto específico.

Quanto maior for o complexo de inferioridade de uma pessoa mais combustível é liberado para aumentar a chama da inveja, naturalmente, para àquelas pessoas que são fracas. A verdade é que muitas pessoas não estão preparadas para administrar suas próprias frustrações e ficam absortas pela fúria quando as coisas não saem como planejaram.

A independência é uma lição muito valiosa que deve ser estimulada sempre que possível. Em qualquer situação na vida, seja pessoal ou profissional, adote o velho ditado: “Não dê o peixe, ensine a pescar.”

Inserida por pensador