Emmanuel Marinho Pao Velho
SOZINHO NA ESCURIDÃO
Leia: " Gênesis 28:10-22 "
Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for... ( v.15 ).
Examine: Josué 1:5 ; Hebreus 13:5
Considere: Quando você se sentiu mais solitário ? Qual teria sido o impacto se tivesse descansado no fato de que Deus estava lá com você ?
Em 1963, Darryl Hill, jogador da equipe de futebol americano da Universidade de Maryland, enfrentou o escárnio, Ele foi o primeiro jogador negro a entrar para a equipe que segregava raças. Semana após semana Hill encontrava multidões hostis, com alguns fãs opositores vestidos com trajes brancos da Ku Klux Klan ou com enormes laços pendurados. Durante uma partida, Hill enfrentou uma atmosfera particularmente mordaz. Brian Piccolo, um jogador da equipe adversária atravessou o campo e o conduziu bem diante da frívola torcida dos alunos de sua própria equipe e o abraçou - e permaneceu ao lado dele. Quase instantaneamente, a multidão se calou.
A simples presença ao lado de alguém pode ser um remédio poderoso e eficiente. A proximidade de Deus junto ao Seu povo é algo surpreendente e confortante.
Jacó experimentou essa proximidade. Longe da família e no meio do deserto numa jornada solitária e sem lugar para descansar, Jacó encontrou apenas " ...uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir " ( Gênesis 28:11 ). Em seguida teve uma estrava visão de Deus. Jacó viu uma escada que levava ao céu e anjos subindo e descendo por ela. Deus estava em seu topo.
As palavras divinas lembravam-lhe sua identidade, e revelavam sua posição na história da família. Elas declaravam que Ele era o Deus que sempre esteve com os seus antepassados " ...Eu sou o Senhor, o Deus do seu avô Abraão e o Deus de Isaque, o seu pai... " ( v.13 ). E Deus garantiu a Jacó, enquanto ele dormia sozinho apoiado numa pedra na escuridão da noite, que sempre estaria com ele também. " ...Eu não o abandonarei... ", disse Deus ( v.15 ).
Quando estamos sozinhos, cansados ou desesperados, é fácil sentir-mo-nos abandonados à própria sorte. Mas, não é verdade, Deus está conosco. - Winn Collier
MEDITE
Leia: Salmo 119:9-18
...sempre darei atenção às tuas ordens ( v.112 ).
Examine: Quando estou deitado, eu lembro de ti. Penso em ti a noite toda ( Salmo 63:6 ).
Considere: Em que versículo ou passagem bíblica você meditará hoje ? O que acontece quando você enche sua mente com a Palavra de Deus ?
" Nós, cristãos africanos, de maneira geral amamos a Bíblia. Amamos ter nosso próprio exemplar da Bíblia. Apreciamos ouvir pregações baseadas na Bíblia. Amamos ler folhetos e livretos sobre a Bíblia. Às vezes a estudamos para orar um determinado salmo ou ler alguns versículos que foram citados durante uma aula, um sermão, ou debate. Contudo, pouco de nós lemos a Bíblia regularmente como um devocional. Por quê ? " Essa é a pergunta do sacerdote Ernest Munachi Ezeogu.
Vale a pena propor a pergunta do reverendo Munachi aos cristãos não somente na África, mas ao redor do mundo. Por que os cristãos não passam mais tempo dedicados a meditar a Palavra de Deus ?
O estudioso Matthew Henry disse que é através da meditação na Palavra de Deus que somos mais profundamente consolados nas tribulações e alimentamos nossa alma. " Podemos afirmar com certeza a respeito de nosso Senhor Jesus Cristo, " escreveu Henry, " que Suas palavras são expressões de bondade e graça. "
Reflita hoje nos seguintes versículos que reiteram as riquezas que serão encontradas à medida que você mergulha nas profundezas da Palavra de Deus:
- " ... Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso " ( Josué 1:8 ).
- " No teu Templo, ó Deus, ficamos pensando no teu amor " ( Salmo 48:9 ).
- " Mesmo que as autoridades se reúnam e contra mim façam planos, eu, que sou teu servo, meditarei nas tuas leis " ( Salmo 119:23 ).
- " Respeito e amo os teus mandamentos e medito nas tuas leis " ( Salmo 119:48 ).
- " Eu lembro dos teus julgamentos do passado, e eles me confortam, ó Senhor " ( Salmo 119:52 ).
- " Dá-me apoio, e estarei em segurança; e sempre darei atenção às tuas ordens " ( Salmo 119:117 ). - Roxanne Robbins
REDIMENSIONANDO-NOS
Leia: Salmo 19
O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram ( v.1 ).
Examine: Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente... ( Romanos 1:20 ).
Considere: Como o conhecimento da boa criação divina fez os seus pensamentos se voltarem para Ele recentemente ? Como a Palavra de Deus revelou os propósitos dele para sua vida ?
Recentemente li um artigo que descrevia como o ex-presidente americano Theodore Roosevelt algumas vezes encerrava um longo dia de trabalho com os diplomatas. Ele os levava para fora da Casa Branca, ficava no gramado e contemplava o céu. Enquanto examinava cuidadosamente as estrelas e a vastidão do universo, os convidados seguiam seu exemplo. Após uma longa e silenciosa pausa, o Sr. Roosevelt dizia: " Senhores, creio que agora somos suficientemente pequenos. Vamos dormir. "
Muitos anos atrás, quando o salmista escreveu o Salmo 19, podemos imaginas que ele estava tentando despertar a mesma reação do povo de Deus. Lembrou aos seus leitores que Deus revelou Sua grandeza na criação. O que Davi quis dizer quando afirmou que " ...o céu anuncia a glória de Deus " ( Salmo 19:1-6 ). Ele estava dizendo que o universo é uma revelação da existência de Deus, de poder e beleza tão grande que deveria conduzir cada ser humano na face da Terra a buscar a Deus. A agradecer por trazê-lo à existência. A adorá-lo.
Como não podemos conhecer plenamente os propósitos de Deus para as nossas vidas através da criação, Ele revelou os Seus planos através das Escrituras. A Bíblia nos ensina a viver em comunhão com Deus e em paz e justiça com o próximo. Ao lermos a lei de Deus, ela vivificará nossas almas, nos tornará sábios, trará alegria aos nossos corações e nos dará inspiração para viver ( vv.7-11 ).
Refletir sobre a grandeza de Deus conforme está revelada nas Escrituras deveria nos conduzir a um redimensionamento de nós mesmos. E buscaremos Seu perdão ( Salmo 19:12 ), proteção contra o egoísmo e o orgulho ( v.13 ) e orientação para que os nossos pensamentos e palavras sejam agradáveis aos Seus olhos ( v.14 ). - Marvin Williams
DE VOLTA AO LAR
Leia: Rute 3
...O Senhor é o nosso parente chegando e por isso tem o dever de me proteger ( v.9 ).
Examine: - Jó 19:25
- Isaías 44:22
- Colossenses 1:13-14
Considere: Qual foi o preço que Jesus pagou para trazê-lo sob Sua proteção ? De que maneira você demonstrará a natureza misericordiosa e redentora de Jesus, hoje ?
Sua casa fora retomada pelo banco, ela perdera o emprego e não manteve os pagamentos da hipoteca me dia.
Ao participar do leilão no qual sua casa seria vendida, ela, em meio às lagrimas, relatou seu drama a uma pessoa completamente desconhecida, Marilyn Mock. A desconhecida, num ato de compaixão, de repente começou a dar lances pela propriedade. No final, deu o lance vencedor, e entregou as chaves da casa à proprietária original. Esta, agradecida por sua propriedade recuperada, voltou para casa e agora está efetuando os pagamentos à arrematadora.
Noemi e a sua nora Rute, tinham voltado para casa em Belém - após passarem por sofrimento na terra de Moabe. As duas mulheres eram viúvas numa sociedade patriarcal, e não tinham esperança, nem tampouco um lar ( Rute 3:1 ). Porém, Rute fez um belo e misterioso pedido a Boaz, membro da família estendida da sua sogra ( Rute 3:9 ). Como diz um comentarista: " Ela havia se colocado sob a proteção de Javé ( Rute 2:12 ), e agora pedia para ser colocada sob a proteção de Boaz. "
A palavra proteger usada no versículo 9 é usada também como " proteção " em Rute 2:12. Rute estava literalmente pedindo a Boaz que a protegesse ! E ele o fez. No dia seguinte recuperou as terras de Noemi - seu lar - e abriu caminho para que Rute se tornasse sua noiva ( 4:9-10 ).
Enquanto refletimos sobre as atitudes de uma redentora da atualidade, Marilyn Mock, e o antigo exemplo de Boaz, é importante reconhecer o próprio " redentor da nossa família " - Jesus. Ele permitiu que fôssemos salvos da maldição do pecado e da morte, estendendo sua " proteção " redentora sobre todos aqueles que nele creem, através do Seu sacrifício supremo na cruz. " ... Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei ... " ( Gálatas 3:13 ).
Através de Jesus, a comunhão com Deus foi restaurada. Fomos remidos e estamos espiritualmente em casa, novamente. - Tom Felten
FRACASSOS E REJEIÇÕES
Leia: Atos 15:35-41
Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca... ( Isaías 42:3 ).
Examine: - Isaías 35:3-4
- Mateus 11:28-30
- Filemom 1:11-12
Considere: Você é mais parecido com Paulo ou Barnabé em suas interações com pessoas que falharam ? Para qual " João Marcos " em sua vida você expressará palavras de cura e restauração hoje ?
O jovem João Marcos havia se juntado a Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária ( Atos 13:4-5 ). Por razões desconhecidas, ele os deixou ( v.13 ). Talvez estivesse com saudades de casa, ou não suportava a dura vida no campo missionário. Paulo estava incomodado com o não comprometido de João Marcos e por ele ter abandonado a missão.
Três anos depois da primeira viagem missionária, Paulo queria visitar as mesmas cidades novamente para encorajar os novos cristãos de lá ( Atos 15:35-36 ). Barnabé queria que João Marcos os acompanhasse nesta segunda viagem. Paulo discordou veementemente. Achava que o jovem havia demonstrado que era indigno de confiança ( vv.37-38 ). Para Paulo, a missão era importante, e ele estava certo em não levar Marcos. Para Barnabé, o jovem era valioso. Barnabé tinha razão em querer levá-lo. Irredutíveis em suas convicções, " ...eles tiveram uma discussão tão forte, que se separaram... " ( v.39 ).
João Marcos havia falhado antes. No entanto, Barnabé enxergava o valor potencial do jovem primo que fora rejeitado como um fracassado ( Colossenses 4:10 ). Barnabé via além do fracasso de Marcos, enxergava restauração e um futuro produtivo e eficaz.
João Marcos aproveitou a segunda chance que recebeu. Mais tarde Paulo reconheceu ( quase se desculpando ) que João Marcos foi de grande ajuda no ministério ( 2 Timóteo 4:11 ). Este jovem rejeitado foi em frente e escreveu o livro que leva o seu nome - o evangelho de Marcos.
Você se lembra de alguma ocasião em que falhou e surgiu Barnabé ao seu lado - acreditando e restaurando por completo sua vida para ser útil ? É a sua vez. Existem pessoas como João Marcos ao seu redor que imploram por uma segunda chance. Você será um Barnabé para eles ? - K.T. Sim
EMPRESTE-ME
Leia: 1 Pedro 3:13-16
...Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm ( v.15 ).
Examine: Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa ( Mateus 5:15 ).
Considere: Quando foi a última vez que você compartilhou sobre a sua fé com um amigo ou alguém mais próximo ? Seus amigos se surpreenderiam ao descobrir que você é cristão ? Por quê ?
Na Suécia, certa biblioteca permite que seus usuários emprestem pessoas vivas, em vez de apenas livros, são eles : nove indivíduos incluindo um imã ( sacerdote muçulmano ), um cigano e um jornalista. Os usuários podem retirar a pessoa para uma conversa de 45 minutos no café da biblioteca e conhecê-la melhor.
Como cristãos, as pessoas ao nosso redor nos " emprestam " o tempo todo - em especial os amigos que provavelmente não compartilham a nossa fé. Por isso Pedro aconselha: " ...Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm " ( 1 Pedro 3:15 ).
E nos lembra: " ...façam isso com educação e respeito... " ( v.16 ). Ele deseja que compartilhemos nossa fé em amor, sem preconceitos, com abordagens do tipo: " estou certo e você errado. " Enfim, foi por amor que Deus entregou: " ...o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna " ( João 3:16 ).
Nossos amigos podem se interessar pela oferta de vida eterna de Deus ao perceberem o quanto a fé influencia o nosso dia a dia. Quando " ...não [ vivemos ] como vivem as pessoas deste mundo... " ( Romanos 12:2 ), as pessoas reparam !
Não se trata de parecer perfeito, significa viver e agradar a Deus e permitir que " ...Espírito de Deus dirija a [ nossa ] vida... ( Gálatas 5:16 ).
Mesmo quando estamos bem espiritualmente, pensar em compartilhar nossas crenças com os amigos nos amedronta. Precisamos orar pela oportunidade e confiar que " ...se [ tivermos ] de sofrer por [ fazermos ] o que é certo... " Deus nos recompensará ( Pedro 3:14 ).
Não sei quanto a você, mas eu quero estar preparado para compartilhar minha fé com bondade. Até lá, vou me esforçar para viver de maneira que eu possa ser a primeira a me voluntariar: " empreste-me ! " quando se tratar de defender Jesus. - Jennifer Benson Schuldt
PERDÃO
Leia: " Colossenses 3:12-17 "
Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros ( v.13 ).
Examine: Mateus 6:14-15 ; Lucas 17:3-5 ; Efésios 4:32
Considere: Se a meta do perdão é a reconciliação, é válido oferecer perdão a alguém que nos feriu e não se arrependeu ? O que fazer se a pessoa que o ofendeu já faleceu ?
Ficamos chocados quando uma mulher que nos ofendera no passado apareceu numa reunião familiar. Ela destruiu a família do meu pai quando eu era criança, e apesar das tentativas de reconciliação, nunca admitiu sua culpa nem pediu perdão pelas consequências. E invadiu nosso encontro familiar e exigindo ser tratada como alguém da família !
Não sabíamos como reagir. Ser delicados e afetuosos ao recebê-la, correndo o risco de trivializar a sua ofensa, ou ser radical demais, alimentar ressentimentos e fantasiar sobre a vingança, correndo o risco de negar a graça que Deus estendeu em nós. Ficávamos imaginando qual o significado do perdão em tal situação ( Colossenses 3:13 ).
Descobrimos que o objetivo do perdão é a reconciliação. Embora nem todos os relacionamentos rompidos possam ser consertados, pois esposas e filhos agredidos devem ser protegidos de seus abusadores, devemos visar a reconciliação entre transgressor e vítima.
A reconciliação exige o arrependimento do transgressor, que peça o perdão e, se possível, restitua as perdas. A vítima deve liberar o transgressor da necessidade de pagar por seu pecado. Ela escolhe arcar com o prejuízo e , ao invés de planejar vingança, se compromete a amar e procurar o melhor para essa pessoa.
Pode ser extremamente difícil agir assim. Muitas vezes, é árduo demais para se conceder o perdão. Mas nós, que fomos perdoados por Deus, devemos nos comprometer a perdoar os outros e, em seguida, fazer mais um esforço para nos aproximar de quem foi perdoado ( v.12 ).
C. S. Lewis escreveu a um amigo: " Na semana passada, enquanto orava, de repente descobri - ou me senti como se tivesse descoberto - que havia perdoado alguém que eu tinha tentado perdoar há mais de 30 anos. Orava para conseguir fazer isso. "
Ás vezes a revelação vem de modo repentino. - Mike Wittmer
LAÇOS DE FAMILIA
Leia: Gênesis 37:1-4,13-20
Eles viram José de longe e, antes que chegasse perto, começaram a fazer planos para matá-lo ( v.18 ).
Examine: Acima de tudo, amem sinceramente uns aos outros, pois o amor perdoa muitos pecados ( 1 Pedro 4:8 ).
Considere: Sua família influenciou a visão que você tem de si mesmo ? Suas experiências moldaram a sua visão de Deus ? Ele pode usar os traumas familiares para fortalecê-lo ?
O barulho indicava problemas. Nossos pais tinham saído e minha irmã e eu começamos uma guerra de purê de batata, em vez de lavar os pratos. Persegui-a escada abaixo, determinada a não permitir que ela ganhasse apesar de eu ser a mais nova. Os louros da vitória se foram quando ela não viu uma porta e seus óculos se espatifaram. Seríamos punidas com certeza.
Planejada por Deus para dar sentido dar sentido à nossa identidade, a família é um dos lugares onde descobrimos nossos gostos, habilidades e como nos relacionar uns com os outros. É nela que em famílias mais estruturadas temos que lidar com ressentimentos que nos fazer acreditar em falsos conceitos sobre nós mesmos.
Ao lermos a história de José, muitas vezes nos concentramos nos sofrimentos que ele enfrentou devido ao ciúme dos irmãos. Ela ensina sobre o perdão ( Gênesis 50:20-21 ), e demonstra como as questões familiares atingem profundamente o coração.
José era primogênito da esposa favorita de Jacó ( Gênesis 30:21-24 ), era o predileto e seus irmãos sabiam disso ( v.4 ). Uma coisa é enfrentar a desaprovação dos pais por não ter feito a lição de casa, outra é imaginar-se um fracassado, simplesmente porque nasceu da mulher errada ( v.2 ). Acreditando que Jacó os rejeitara ao preferir José, seus irmãos se vingaram rasgando sua túnica e sua dignidade ( vv.20-24 ).
Desde o início da criação, os relacionamentos familiares são difíceis ( Gênesis 4:8 ). Os conflitos são inevitáveis. Trabalhando através da natureza pecaminosa do homem, o inimigo coloca os membros da família uns contra os outros ( Miqueias 7:6 ).
Reagir às mágoas, magoando os outros só perpetua o ciclo. Alinhar nossos corações ao de Deus, entretanto, permite o início da cura e a restauração ( Lucas 1:17 ). - Regina Franklin
A PAZ DA CIDADE
Leia: Jeremias 29:4-9
Trabalhe para o bem da cidade... ( v.7 ).
Examine: Atos 2:42-47 ; Romanos 13:1-8 ; 1 Pedro 2:11-17
Considere: Qual é a história da sua cidade ? De que forma concreta você pode interceder e buscar a paz e a prosperidade da sua cidade ?
Amamos nossa cidade e quando nos mudamos para cá, realmente queríamos vir, e que nossa história se entrelaçasse com a da cidade; que nosso bem-estar estivesse ligado ao de nossa vizinhança. Certa noite assisti ao canal comunitário e fiquei intrigado com uma reunião do conselho municipal na qual se discutia sobre uma controvérsia quanto às calçadas. Estranhamente, descobri que realmente me importava.
Durante parte da sua complicada história, Israel se encontrou numa nova cidade que não havia escolhido. Os babilônios tinham forçado Israel a fazer as malas e exilar-se. Compreensivelmente, Israel tentava resistir. Este não era o seu lar, nem o seu povo, nem a sua terra.
O profeta Jeremias escreveu uma carta ao seu povo sofrido, dando-lhes algumas instruções incomuns. Ele os encorajou a mercarem sua presença neste novo território. " Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas. Casem e tenham filhos... " ( 29:5-6 ). Em vez de procurar fugir, Jeremias disse-lhes para executarem as atividades humanas mais básicas: alimentar a família, cuidar da terra, construir uma vida na Babilônia. Em vez de se ressentirem pelo cativeiro, deveriam buscar o seu bem-estar. Pois ao orarem e trabalharem pelo bem da Babilônia, encontrariam o seu próprio bem-estar " ...se ela estiver bem, vocês também estarão " ( v.7 ), afirmou Jeremias.
A encarnação de Jesus nos convoca a nos doarmos a determinados povos e nações, a vivermos como se compartilhássemos as mesmas esperanças e batalhas que os nossos vizinhos ( porque compartilhamos ). Um escritor se expressa desta forma: " Se você veio até aqui para me ajudar, está perdendo o seu tempo... Mas se você veio porque a sua libertação está ligada à minha, então trabalhemos juntos. " - Winn Collier
ENCRUZILHADA DO BLUES
Leia: Lucas 23:26-43
...ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa... ( Tito 3:5 ).
Examine: Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus ( Romanos 3:23 ).
Considere: Você espera que Deus perdoe os seus pecados mesmo que você se recuse a arrepender-se ? O que você enxerga quando examina sua própria fé em Jesus ?
Enquanto esperava na fila de uma lanchonete no sul dos Estados Unidos, a camiseta de um cliente chamou minha atenção. Acima de duas guitarras cruzadas lia-se: " Rodovia 49 e Rodovia 61, - encruzilhada do Blues. " Abaixo se encontrava a legenda: " Senhor, por favor, perdoe Robert Johnson. "
Uma das estrelas da música que despontou do sul dos Estados Unidos no século 20, Robert Johnson escreveu os clássicos do Blues Cross Road e Blues Sweet Home Chicago. Um guitarrista exímio e inovador, infelizmente ele tinha uma predileção por mulheres casadas. Johnson morreu aos 27 anos - a lenda diz que foi envenenado por um marido ciumento.
Então, será que Deus perdoará Robert Johnson ?
Até certo ponto, pode ser que todos nós apreciemos o perdão gratuito. Ouvimos as incríveis palavras de Jesus em favor dos soldados romanos enquanto o crucificavam: " Pai, perdoa esta gente ! Eles não sabem o que estão fazendo " ( Lucas 23:34 ). Porém em nenhum trecho das Escrituras lemos a respeito de alguém que foi perdoado após a morte.
Jesus não oferece perdão devido aos nossos próprios méritos. Ele o oferece porque nos ama como Sua criação destruída. Por essa razão, Ele escolheu pagar o prego por nossa rebeldia contra Seu Pai celestial. Um dos ladrões crucificados com Jesus compreendeu essa verdade fundamental bem a tempo ( vv.40-43 ). Ele acreditava naquele que pode fazer tudo novo ( Apocalipse 21:5 ).
Desconfio que o rapaz da camiseta na cafeteria do Mississipi estava mais interessado nos talentos de Robert Johnson do que em refletir sobre as ramificações do seu estilo de vida destrutivo. A verdadeira encruzilhada está na cruz sobre a qual Jesus foi crucificado por nossos pecados. Será que aceitamos o perdão que este verdadeiro herói nos oferece ? - Tim Gustafson
MOMENTO COPERNICANO
Leia: Salmo 33
Mas o que o Senhor planeja dura para sempre, as suas decisões permanecem eternamente ( v.11 ).
Examine: ...Deus criou tudo, no céu e na terra, tanto o que se vê como o que não se vê, [...] os poderes espirituais, as forças, os governos e as autoridades. Por meio dele e para ele, Deus criou... ( Colossenses 1:16 ).
Considere: O mundo parece girar ao seu redor ? O que você entregará a Deus hoje ?
Em 1543, Nicolau Copérnico publicou a teoria que marcou uma das bases para a revolução científica do século 16. A hipótese dele era: A Terra não é o centro do universo. Recentemente, vivenciei algo que para mim foi um " momento copérnico. " Lembrei-me que não sou o centro do universo, e que o mundo não gira ao meu redor. Quando estou ocupado, mesmo assim o trabalho de acumula. Ainda existem necessidades que precisam ser supridas e assuntos de família que precisam ser resolvidos. Resumindo, repito que o mundo não gira no meu ritmo, meus termos nem de acordo com minhas preferências.
Apesar de desejarmos que seja de outra forma, a vida não está centrada em nós. Pois o mundo foi criado para girar em torno de Deus, não das pessoas. No Salmo 33 lemos:
- Toda a natureza gira em torno do Senhor ( vv.6-9 ). Ele estabeleceu os limites dos mares e guardou os oceanos em seus vastos reservatórios. A Sua palavra deu início ao mundo. Ele surgiu a partir de Sua ordem. Funciona de acordo com as leis estabelecidas por Ele.
- Todas as nações giram em torno do Senhor ( vv.10-12 ). Todos os planos e conspirações não podem prevalecer contra o que Deus planejou. Ao fim, o plano de Deus prevalecerá para sempre. Suas decisões jamais poderão ser abaladas.
-Todas as vidas giram em torno do Senhor ( vv.13-19 ). Deus vê toda a raça humana. Ele criou os nossos corações, compreende tudo que fazemos, e tem poder para intervir em nossas vidas e nos livrar de situações que fogem ao nosso controle.
Precisamos viver uma vida centrada em Deus, não em nós mesmos. Hoje, enquanto giramos em torno dele, vamos nos submeter aos Seus mandamentos e seguir Seus caminhos. - Poh Fang Chia
SOFRIMENTO PERFEITO
Leia: Hebreus 2:9-18
...tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos, tomassem parte na glória de Jesus. Pois é Jesus quem os guia para a salvação ( v.10 ).
Examine: - Jó 23:10
- Filipenses 3:10
- 1 Pedro 1:6-7
Considere: O que Deus está lhe ensinando através do sofrimento ? Como você pode experimentar alegria e vitória mesmo ao passar por momentos difíceis ?
" Aqueles que pregam a prosperidade não duram muito onde há perseguição, e simplesmente vão embora. " Em seu livro Chamados para Dor e Alegria ( Edições Vida Nova ) Ajith Fernando capta duas realidades da fé cristã: ( 1 ) Jesus sofreu: ( 2 ) aqueles que nele creem também sofrerão.
Ao contrário dos falsos mestres que pregavam " saúde e prosperidade, " Jesus ensinou que Deus usa o sofrimento para o nosso bem. Em Hebreus 2:10 lemos que Jesus se tornou perfeito " por meio do sofrimento. " Isto não significa que Jesus não era perfeito, pois Ele é Deus Filho. Mostra, no entanto, que a morte permitiu que Ele conhecesse o estágio final da experiência humana - dando-lhe melhor condição de se identificar com nossas batalhas ( Hebreus 5:8 ).
O apóstolo Paulo foi aperfeiçoado através da dor. Ele orou três vezes para que Deus retirasse o que o atormentava. Contudo, Deus permitiu que o espinho permanecesse nele, dizendo: " A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco " ( 2 Coríntios 12:9 ). A resposta de Paulo ? " Eu me alegro também com [ ... ] por causa de Cristo. Porque , quando eu perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim " ( v.10 ).
Jesus se identifica conosco e nos ajuda, pois também enfrentou provações, e " ...pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu " ( Hebreus 2:18 ). Ele " ...compreende as nossas fraquezas, [ ... ] [ pois ] foi tentado do mesmo modo que nós... " ( Hebreus 4:15 ). Você está sofrendo ? Não lute contra isso como alguém sem esperança. Não acredite nas mentiras dos falsos mestres que afirmam de maneira incorreta: " Você precisa de mais fé para vencer suas batalhas. "
Em vez disso, aceite o seu sofrimento como uma dádiva de Deus - para aperfeiçoar sua fé nele. ( Hebreus 12:2 ). - Tom Felten
MORRER PARA A VIDA
Leia: Atos 9:36-42
Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que você fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu ( Mateus 5:16 ).
Examine: - Provérbios 31:30-31
- Efésios 2:10
Considere: Quais boas obras você praticou e que farão as pessoas agradecer ao Pai celestial? Como você vai estabelecer um legado como o de Cristo para que outros o sigam?
Recentemente, li um cartaz que dizia: " Quando nasceu, você chorou e o mundo se regozijou. Viva sua vida de tal maneira que, quando morrer, o mundo chore e você se regozije. " -Provérbio Indígena ( Cherokee )
A história de Tabita ( Dorcas, em grego ) é triste. Tatiba era uma dedicada seguidora de Cristo. Não se sabe muito mais do que isso a respeito dela. Porém, esta descrição em uma frase diz muito: " ...Ela usava todo o seu tempo fazendo o bem e ajudando os pobres ( Atos 9:36 ).
Tabita era uma boa pessoa. Mas, infelizmente, às vezes os bons morrem cedo. Mesmo assim, parecia tão trágico, um desperdício até, que uma obreira tão útil, amada, bondosa e incansável como ela morresse de maneira tão repentina e inesperada ( v.37 ). Isso nos mostra que a morte pode chegar inesperadamente, até mesmo em meio a um ministério frutífero.
Até aquele momento, Pedro havia realizado apenas duas curas ( Atos 3:6 e 9:34 ), mas ele não havia feito algo tão dramático ou difícil quanto ressuscitar um morto. Portanto, foi um ato de fé da parte de Pedro, ao saber do fato, ir até Jope para encontrar Tabita ( vv.39- 41 ).
Quando da sua chegada, nos contam que " ...Todas as viúvas ficaram em volta dele [ Pedro ], chorando e mostrando os vestidos e as outras roupas que Dorcas havia feito quando ainda vivia " ( v.39 ). Que testemunho de uma vida bem vivida. Quando Pedro orou e Tabita voltou a viver, deve ter sido um momento de grande alegria.
Quando você partir, será que sentirão sua falta ? Será que muita gente vai chorar por você ? Que testemunho de boas obras você deixará para trás ? Será que haverá vestidos e outras roupas para serem mostrados ? Quando nasceu, você chorou e o mundo se regozijou. Porém, quando você morrer, será que o mundo irá chorar enquanto você irá se alegrar ? - K. T. Sim
PORQUE VOCÊ ESTÁ AQUI
Leia: 2 Coríntios 8:11-15
...Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los... ( v.14 ).
Examine: - Deuteronômio 15:7-8
- Eclesiastes 5:13
- Lucas 6:34
Considere: Você conhece alguém que poderia ser beneficiado através de uma oferta ? O que o impede de ofertar ? Você acha mais difícil dar uma oferta voluntária ou proporcional ?
Você ja ficou sem dinheiro quando mais precisava ? Keith Taylor era estudante de pós-graduação e trabalhava em três empregos. Quando o carro quebrou, ele teve que decidir: pagar o aluguel ou consertar o carro ? Consertou o carro e seria despejado, não fosse por bondade de seu chefe que lhe concedeu um bônus de 525 reais para pagar o aluguel.
Hoje, Keith dirige um site que ajuda as pessoas a solucionar pequenos problemas financeiros. Surpreendentemente, cerda de 70% dos que recebem ajuda voltam ao site para fazer doações.
O programa de Taylor exemplifica as palavras de Paulo aos coríntios: " Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los... " ( v.14 ).
Sabemos que devemos usar " ...as riquezas deste mundo para conseguir amigos... " ( Lucas 16:9 ), mas acho que Deus está mais interessado em nossa disposição do que na quantia em dinheiro que entregamos. " ...Deus ama quem dá com alegria " ( 2 Coríntios 9:7 ), e Ele pode usar qualquer quantia para sustentar os outros. Paulo declarou: " Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem... " ( 2 Coríntios 8:12 ).
Dar com zelo nem sempre significa doar até nossas contas bancárias zerarem. Paulo lembrou aos cristãos: " Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso em vocês " ( 2 Coríntios 8:13 ). Preferencialmente, " ...dando de acordo com o que [ temos ] " ( v.11 ).
Deus se alegra quando somos generosos com as pessoas. Portanto, aqui está um desafio: Dê uma olhada naquilo que Deus lhe concedeu. Quando você está disposto a oferta com tranquilidade para ajudar a suprir as necessidades das pessoas ao seu redor - uma quantia modesta ou generosa ? - Jennifer Benson Schuldt
QUEM É VOCÊ?
Leia: Tito 2:11-14
...Deus revelou a sua graça [...] Essa graça nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, corrida e dedicada a Deus ( vv.11-12 ).
Examine: E, para mostrar que vocês são seus filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho ao nosso coração, o Espírito que exclama: " Pai, meu Pai " ( Gálatas 4:6 ).
Considere: Quais visões erradas sobre a sua identidade você está alimentando ? Como a sua percepção sobre Deus influencia a sua visão de si mesmo ?
" Quem é você ? Quem ? Quem ? Quem ? " Esta estrofe abre um clássico da música pop. São mais do que simplesmente versos de uma canção cativante. A letra levanta uma questão importante: você sabe quem realmente é ?
Esta é uma pergunta relevante. E respondê-la não é tão simples quanto repetir de memória seu nome, onde você mora e qual a sua profissão. Você é mais do que as informações básicas encontradas em sua carteira de trabalho - muito mais. Para responder de verdade esta questão, você precisa guardar a sua carteira de trabalho e utilizar sua Bíblia.
Para começar, as primeiras páginas da Bíblia nos contam que nascemos à imagem de Deus ( Gênesis 1:26-27 ). Na verdade, os seres humanos são a única pela da criação que tem a ilustre honra de ser criada à semelhança de Deus. Ao contrário de uma barulhenta manada de cavalos selvagens ou uma montanha coberta de neve ou uma constelação de estrelas no céu noturno, nós temos a excelência de ser marcados pela imagem de Deus.
A Bíblia também nos diz que " ...Nós [ ... ] somos filhos dele " ( Atos 17:28 ). Em outras palavras, somos filhos preciosos do Rei do Universo. Impressionante ! A nossa identidade está vinculada ao fato de sermos indivíduos criados à Sua imagem, que fomos remidos pelo sangue de Jesus Cristo. Podemos caminhar em paz, alegria e propósito de uma nova vida nele ( 2 Coríntios 5:17 ).
É importante que estas respostas reflitam a compreensão de quem nós somos em Jesus. Há muitos aspectos envolvidos em sua resposta às perguntas feitas no início desta meditação. Se você não souber quem é de verdade, continuará a viver de modo inferior ao que Deus planejou para você.
Então, quem é você ? - Jeff Olson
E AGORA?
COM QUE PODEMOS CONTAR?
em meio a um mundo incerto, podemos ansiar pelas garantias de um emprego, renda, crescimento e relacionamentos profissionais, mas essas são apenas garantias superficiais. as verdadeiras certezas pelas quais ansiamos são muito mais profundas. portanto, neste mundo tão incerto, com que podemos contar?
A VIDA É CONTURBADA.
no mais antigo livro da biblia, um homem chamado jó conheceu em primeira mão a dor das perdas. ele perdeu seus filhos, posses e até seus amigos. tal magnitude de perdas seria devastadora, mas estas não o surpreenderam. seu testemunho demonstra a crua realidade de se viver em um mundo decaido. jó disse: "todos somos fracos desde o nascimento; a nossa vida é curta e muito agitado" (jó 14:1). não é necessariamente verdade que tenhamos sido escolhidos para sofrer, ou que estejamos enfrentando algo fora do comum. devemos esperar dificuldades porque a vida é conturbada.
NÃO ESTAMOS SÓS.
se nos sentirmos isolados em nossas circunstâncias, será porque perdemos de vista a mais crucial de todas as certezas; de que deus ainda está presente, mesmo quando tudo ao nosso redor parece ter perdido o chão. lemos em hebreus 13:5-6: "não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois deus disse: eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei. ' portanto, sejamos corajosos e afirmemos: 'o senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. que mal pode alguém me fazer?' '' quando a vida se torna insuportável, não há nada mais importante do que saber que não enfrentamos esses fardos sozinhos. deus está presente. nós temos recursos que vão além de nós mesmos. no livro de mateus, jesus falou ás pessoas temerosas. eles também não tinham certeza de como viveriam ou como suas necessidades seriam supridas. jesus queria que elevassem os seus olhos, quando disse: portanto, ponham em prilhes dará todas essas coisas" (6:33).
quando a vida se torna insuportável, não há nada mais importante do que saber que não enfrentamos esses fardos sozinhos. deus está presente.
pode ser que as pressões que sentimos resultem da busca por alvos errados. um relacionamento correto com o senhor é importante por deus ser quem ele é, e porque um relacionamento com ele é o que permanece para sempre, em nossas vidas. nele, temos um suprimento eterno, que este mundo não pode destruir
NOSSA DOR PODE AUMENTAR NOSSA FÉ.
odiamos a dor, principalmente porque a consideramos tão negativa. entretanto, nossas lutas podem proporcionar oportunidades para o nosso crescimento, de maneira que os tempos de tranquilidade jamais poderiam produzir. o apóstolo paulo escreveu: "porém nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a deus e não a nós. muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. ás vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruidos. levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de jesus para que também a vida dele seja vista no nosso corpo" (2 corintios 4:7-10) se você conhece a cristo, pode estar certo de que serve um deus que nada desperdiça, nem a dor da perda de um emprego.
NOSSA DOR PODE AJUDAR AOS OUTROS.
nossas lutas têm a capacidade de não apenas ajudar-nos a crescer, mas também de abrir uma oportunidade de ajudar aos outros. as nossas experiências podem nos dar o conhecimento prático para socorrer outras pessoas, quando sentem dor pela perda de seus empregos. com esse propósito, paulo escreveu: " louvado seja o deus e pai do nosso senhor jesus cristo, o pai bondoso, o deus de quem todos recebem ajuda! ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. e nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de deus" (2 corintios 1:3-4). as nossas experiências podem nos dar o conhecimento prático para socorrer outras pessoas, quando sentem dor pela perda de seus empregos. nunca estaremos tão bem equipados para ajudar pessoas que sofrem, como quando já tivermos experimentado dores e perdas. poderemosentão receber o encorajamento de deus e compartilhá-lo com os outros.
ESTE NÃO É O FIM. ao enfrentarmos uma crise séria na vida, como perder um emprego, pode parecer que esse é o fim do mundo, que a vida nunca será boa novamente, e que não hámais motivo para viver. porém, esteja certo, de que esse não é o fim. paulo escreveu: "eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro" (romanos 8:18). não importam as sombrias experiências que tenhamos nesta vida, elas serão um dia inundadas pela realidade perfeita e completa da eternidade, na presença do cristo, que nos ama e se entregou por nós. O AMOR DE DEUS É VERDADEIRO. ao passarmos por tempos de provas e dor, é fácil questionar se deus de fato nos ama. porém a experiência de perda não é capaz de nos separar de seu amor por nós. paulo afirmou: "pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. em todo o universo não há nada que possa nos separar do amor de deus, que é nosso por meio de cristo jesus, o nosso senhor" (romanos 8:38-39). a perda de um emprego é um acontecimento profundamente desgastante. no entanto, este não é o evento mais importante de nossas vidas. nada neste mundo pode nos separar do amor de deus, e isso é o mais importante!
CUMPRIR O DEVER
Leia: " Esdras 9:3-7 "
...Ó Deus, estou muito envergonhado e não tenho coragem de levantar a cabeça na tua presença. Estamos afundados nos nossos pecados, que
sobem até o céu ( v.6 ).
Examine: Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido ( Salmo 66:18 ).
Considere: Quando foi a última vez que você buscou o perdão de Deus para um pecado específico ? Por que a confissão é importante na vida
do cristão ?
Alguma pessoas bem-intencionadas em modernizar uma liturgia na igreja católica enviaram as suas confissões aos padres através de
mensagens de texto. Em resposta, um líder religioso comentou: " Estamos incentivando os católicos a confessarem seus pecados, pessoalmente,
com um coração contrito. "
Na confissão, não existe atalho para o lugar de sermos " ...humildes debaixo da poderosa mão de Deus... " ( 1 Pedro 5:6 ). Nossas confissões
devem envolver um encontro genuíno com Deus - qualquer atitude mais casual será o mero cumprimento de uma obrigação.
Para Esdras, tratar o pecado de Israel, não era simplesmente um dever rotineiro. Embora Deus tivesse advertido a nação quanto à proibição
do casamento misto, os israelitas insistiram em continuar casando-se com estrangeiras.
Ao ouvir isto, Esdras declarou: " ...rasguei as minhas roupas em sinal de tristeza, arranquei os meus cabelos e a barba e me sentei, muito
desgostoso " ( Esdras 9:3 ). Sua intenção não era obter rapidamente o perdão. Ele demonstrou autêntico remorso pelo pecado, e expôs o
desejo de Deus em sua resposta.
A reação de Esdras o levou a confessar em oração: " ...Ó Deus estou muito envergonhado e não tenho coragem de levantar a cabeça na tua
presença. Estamos afundados nos nossos pecados, que sobem até o céu " ( v.6 ). Esdras não apresentou justificativas, nem minimizou a
ofensa. Ele esperava que Deus não rejeitasse " ...um coração humilde e arrependido " ( Salmo 51:17 ).
Ao ler esta confissão percebi que às vezes volto facilmente ao pecado. Se você for como eu, pode ser que algumas vezes a sua vida de oração
inclua um rápido " Ops, Senhor " como forma de confissão. Todavia, agir assim significa simplesmente cumprir uma obrigação, quando a
situação exige muito, muito mais. - Jennifer Benson Schuldt
TIRE O ÔNIBUS!
Leia: Apocalipse 21:1-5
Aquele que estava sentado no trono disse: - Agora faço novas todas as coisas ! E também me disse: - Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança ( v.5 ).
Examine: Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo ( 2 Coríntios 5:17 ).
Considere: Qual a reconstrução total que Deus precisa fazer em sua vida ? Para você, o que significa que um dia Ele fará " tudo novo "
Gosto de assistir o programa de TV Reconstrução Total. Cada semana é mostrada a história de uma família, cuja casa está aos pedaços. Em seguida, entram em cena as equipes de restauração e pessoas da comunidade que desejam ajudá-los. Eles reconstroem o humilde lar e superam os sonhos mais ousados dos donos da casa.
É comovente quando a família volta para ver o novo lar, após breve período de férias. O grande número de pessoas que colaborou reúne-se do lado de fora da casa para dar-lhes as boas-vindas. Com a família posicionada atrás de um ônibus enorme, a multidão grita em uníssono: " Motorista, tire o ônibus ! " Enquanto o ônibus se afasta, a visão do novo lar deixa a família extremamente emocionada.
Talvez a reação da família mexa tão intensamente com os nossos corações por lembrar-nos de uma restauração mais profunda, pela qual todos nós " suspiramos " e " ansiamos " ( Romanos 8:23-24 ). Parte das boas-novas do cristianismo é o fato de Deus ser um restaurador ! Além de sermos salvos da punição pelos nossos pecados ( 1 Tessalonicenses 1:10 ), a salvação através de Jesus também está relacionada a viver " uma vida nova " hoje, experimentando o poder da Sua ressurreição ( Romanos 6:4 ). E só melhora ! Os cristãos podem esperar pelo dia em que Jesus voltará e - de uma vez por todas, restaurará a vida ao que deveria ser originalmente, antes que o pecado e a morte entrassem no mundo. Ele diz: " ...Agora faço novas todas as coisas !... " ( Apocalipse 21:5 ).
Hoje a vida ainda é dura - às vezes extremamente difícil para alguns de nós que o seguimos. Suas palavras nos dizem que Ele conhece os nossos desafios: " ...No mundo vocês vão sofrer... " ( João 16:33 ). Ainda assim, neste mundo decaído e hostil, há novos começos, à medida que vivemos a nossa vida através dele ( 1 João 4:9 ). - Jeff Olson
FIRME DEVOÇÃO
Leia: Daniel 1:1-8
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês... ( Romanos 12:2 ).
Examine: - João 17:14-18
- 1 Coríntios 6:14-18
- 1 Pedro 1:14-17
Considere: Quais são algumas áreas da sua vida nas quais você se conformou aos valores do mundo ? Como você vai abandonar estas buscas vazias ?
Em 605 a.C. o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém, e voltou para a Babilônia com os despojos da sua vitória. Trouxe os judeus de descendência real e nobre como reféns para garantir que Judá continuaria submissa à Babilônia ( Daniel 2:1-3 ).
Daniel, Ananias, Misael e Azarias foram os quatro jovens judeus escolhidos para receber a educação babilônica ( vv.4-6 ). Seriam reprogramados para "...aprender a língua e estudar os escritos dos babilônicos" ( 1:4 ). O rei queria que eles pensassem, falassem e vivessem como os babilônios.
Os seus nomes judeus honravam Javé, os babilônicos não, e por isso receberam novos nomes. Um novo nome denota uma nova aliança ( v.7 ). Daniel ( Deus é meu juiz ), por exemplo, foi mudado para Beltessazar ( Bel, deus supremo dos babilônios, protege o rei ) e Azarias ( o Senhor é o meu auxílio ) foi mudado para Abede-Nego ( servo de Nebo ). O rei queria que eles esquecessem e rejeitassem Javé.
Eles tinham uma vida de luxo e prazer - e se alimentavam da mesma comida do rei ( Daniel 1:5 ). Nabucodonosor queria que vivessem voluptuosamente neste mundo material. Porém Daniel resolveu não ficar impuro ( v.8 ). Além de recusar alimentos dedicados ás divindades babilônias ( Êxodo 34:15 ; 1 Coríntios 10:7, 18-21 ), ele decidiu não assimilar a cultura.
Também vivemos num mundo que tenta moldar nossa maneira de pensar, falar, viver e adorar. Quer que esqueçamos que somos portadores do nome de Jesus e nos seduz para construir altares aos deuses mundanos. Será que você, como Daniel, decidiu não se conformar ? Você precisa ser transformado ! Modifique o seu pensamento sobre este mundo ( Romanos 12:2 ). Em Cristo, você é cidadão do céu ( Filipenses 3:20; Hebreus 11:16; 13:14 ) e deve deixar as coisas do mundo para trás ( João 15:19; Tiago 4:4 ). - K. T. Sim
