Emmanuel Marinho Pao Velho

Cerca de 9412 frases e pensamentos: Emmanuel Marinho Pao Velho

CONTIDO EM UM NOME?

Bebês podem ser pequenos, mas preparar e cuidar de um exige algumas coisas grandes: Arrumar um quarto para ele ou ela. Comprar um berço, roupas de bebê e brinquedos. Outra tarefa é decidir que nome dar àquele pequeno pacote de alegria. Isso nem sempre é fácil, porque a maioria dos pais quer selecionar nomes que soem bem e possuam significado especial. José e Maria, porém, não tiveram de suar para escolher o nome adequado ao seu primeiro filho. José recebeu, sobrenaturalmente, a escolha perfeita: " Jesus " ( Mateus 1:21 ).
Dois nomes, de fato, foram dados ao bebê: " Jesus e " Emanuel " ( v.23 ). Certa vez, alguém disse que " Jesus " descreve Seu propósito - o que Ele veio fazer; e " Emanuel " descreve Sua natureza - quem Ele realmente é. Analisemos mais detalhadamente o nome do Senhor Jesus.
Jesus, a forma grega do nome hebraico Josué, significa " Javé é salvação " ou " O Senhor salva ". Jesus nasceu para que pudesse morrer para salvar-nos dos nossos pecados ( v.21 ).
Quando lhe perguntaram " Qual é o significado de Natal ? ", uma jovem mulher comprando presentes de Natal respondeu timidamente: " Não sei. É o dia em que Jesus morreu ? ". Ela não poderia estar mais errada e certa!
Aquele precioso pequeno corpo, concebido pelo Espírito Santo no ventre de Maria ( vv.18, 21 ), acabaria sendo " açoitado ", expondo carne e sangue ( Mateus 27:26 ). Um dia, a cabeça daquele lindo bebê teria uma coroa de espinhos empurrada contra ela ( v.29 ). Um dia, aqueles adoráveis pés trilhariam o poeirento caminho que levava ao Gólgota ( vv.31-33 ). Um dia, aquelas minúsculas mãos seriam perfuradas por cravos pregados numa cruz ( Mateus 27:35 ).
Jesus salva. Que lindo nome! - K. T. Sim

Leia: Mateus 1:18-25
Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus , pois ele salvará o seu povo dos pecados deles ( v.21 )

Examine: Lucas 1:26-33 ; João 1:29 ; Atos 13:38-39

Considere: É correto ligar o Natal à Sexta-feira Santa ? De que maneira o Natal encontra seu cumprimento e total significado naquele dia ?

Inserida por pao_diario

FERRAMENTAS DA FÉ

Em seu livro Play Ball ( Jogar Bola ), o ex-jogador de beisebol Dave Dravecky , da Liga Principal All-Star, nos EUA, diz que alguns atletas são conhecidos na liga como " pacotes

completos " ou " jogadores de franquia ". O ex-empresário Leo Durocher, disse: " Esses são os atletas que os técnicos procuram, aqueles com capacidades excepcionais de

correr, pegar, lançar, rebater a longa distância, rebater pela média. "
Dravecky usa esta analogia para sugerir que o cristão tenha cinco ferramentas:
- Aceitar a Palavra de Deus como prioridade. " ...não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática " ( Tiago 1:22 ).
- Saber que é incapaz de crescer sem a comunhão dos cristãos. " ...vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo " ( Filipenses

1:27 ).
- Orar regularmente . " ...orem sempre com o coração agradecido " ( Filipenses 4:6 ; Salmo 105:4 ).
- Falar a outras pessoas sobre seu relacionamento com Cristo. " ...anunciem a sua grandeza e contem às nações as coisas que ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a ele,

falem dos seus atos maravilhosos " ( Salmo 105:1-2 ).
- Manter-se humilde e amar os outros como Cristo nos amou. " Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios ; mas sejam humildes e

considerem os outros superiores a vocês mesmos. [ ...] Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha " ( Filipenses 2:3-5 ).
Dravecky conclui: " Os jogadores de beisebol precisam extrair o máximo de suas capacidades. Em cada geração, uns poucos selecionados nascem com a habilidade de jogar

com as cinco capacidades. Os cristãos, por outro lado, podem ser seguidores de Cristo, com estas cinco ferramentas sempre que andarem no caminho. Por que deveríamos

escolher a mediocridade ? " - Roxanne Robbins

Leia: Salmo 105:1-4
Procurem a ajuda do Senhor ; estejam sempre na sua presença ( v.4 ).

Examine:
- Salmo 8

Considere: Reveja os pontos que Dave Dravecky afirma abranger um " cristão de cinco habilidades ". Como tornar essas características uma parte importante da sua vida ?

Inserida por pao_diario

FIM DE JOGO

Algumas garotas japonesas se desmancham por namorados que na verdade nem existem. Um jogo on-line de simulação de namoro, denominado Webkare, permite que as garotas escolham um rapaz virtual on-line. Elas interagem com outros jogadores e leem uma série de conversas para cortejar seu amor on-line até ele finalmente retornar seu afeto.
Embora jogos românticos on-line possam ser inofensivos, muitos de nós fomos envolvidos em " jogos " de namoro na vida real que levam a consequências amargas.
Dalila é famosa pelos jogos de sedução que fazia com Sansão. O homem musculoso realmente a amava, mas ela estava em conluio com governantes filisteus - seus inimigos jurados. Cada um dos líderes prometeu dar-lhe " ...mil e cem barras de prata. " ( Juízes 16:5 ) pelo segredo da força de Sansão.
Sansão pode ter sido fisicamente forte, mas era emocionalmente fraco. Ele permitiu que sua namorada o manipulasse, perguntando: " Por que você diz que me ama se isso não é verdade ? " ( v.15 ).
A pergunta de Dalila é similar ao que muitas pessoas dizem hoje às pessoas pelas quais se interessam: " Se você realmente me amasse, você... " ( preencha ) . Soa familiar ? Se sim, você poderá desejar repensar o seu relacionamento, uma vez que o amor verdadeiro " ...não é [ ... ] egoísta... " ( 1 Coríntios 13:5 ).
Quando Dalila finalmente descobriu que eram as tranças de Sansão que o mantinham forte, ela o fez dormir e chamou alguém para raspar a cabeça desse. Quando ele estava vulnerável e ela conseguiu o que desejava, " ...passou ela a sub julgá-lo " ( v.19 ).
Às vezes, nos iludimos e acreditamos que podemos " pagar " e ter um relacionamento que nos satisfaz e honra a Deus. Mas, o melhor a fazer com pessoas que usam nossas emoções para sua própria satisfação é dizer-lhes: " Fim de jogo ". - Jennifer Benson Schuldt

Leia: Juízes 16:15-19
Então, ela disse: Por que você diz que me ama se isso não é verdade ? ... ( v.15 ).

Examine: - Provérbios 21:21
- Colossenses 3:5

Considere: Até que ponto o namoro deveria refletir a maneira como Jesus nos ama ? Quais os sinais de que alguém envolvido num relacionamento romântico está apenas jogando ?

Inserida por pao_diario

DICAS DE BELEZA

Não muito tempo atrás, tivemos uma discussão no escritório sobre o que se deve comer com base no seu tipo sanguíneo. De repente, nossas conversas de horário de almoço foram temperadas com perguntas como: " Se sou B positivo, devo comer frango ou peixe ? " Os " gurus " da saúde que promovem a alimentação baseada no tipo sanguíneo afirmam que ela pode manter você em forma e com boa aparência.
Todos nós desejamos ter boa aparência e somos atraídos pela beleza. O livro Provérbios 31 oferece alguns excelentes dicas de beleza que todos nós - homens e mulheres - precisamos ler. Os versículos resumem grande parte da sabedoria encontrada no livro de Provérbios, e apresentam a verdadeira beleza de uma mulher sábia que teme ao Senhor.
Aqui estão cinco das suas características:
- Confiável ( vv.11-12 ). Pode-se confiar que ela fará o bem e não o mal aos outros.
- Perspicaz ou sábia ( vv.13-18 ). Ela raciocina ao longo dos seus projetos e administra sabiamente seu tempo e seus recursos. Isso a leva a completá-los com sucesso.
- Generosa ( vv.19-20 ). Ela dá aos pobres e necessitados - não é apática.
- Diligente ( vv.21-25 ). Ela se certifica de que tudo está providenciado para a sua família. Ela tem um sorriso no rosto e alegria no coração porque fez o melhor para prover.
- Fala com sabedoria e bondade ( v.26 ). Ela diz o que precisa ser dito e faz o que precisa ser feito !
Olhando para as características dessa mulher, vemos que a verdadeira beleza de uma pessoa brota da alma. Sua gentileza, cuidado e paixão fluem do seu relacionamento com Deus ( v.30 ). Sigamos seu exemplo e vistamo-nos com o " ...a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus " ( 1 Pedro 3:4 ). - Poh Fang Chia

Leia: Provérbios 31:10-31
A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada ( v.30 ).

Examine: ...encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente ( Filipenses 4:8 ).

Considere: De que maneira você poderia vestir-se com um espírito manso e tranquilo hoje ? O que é necessário para refletir a beleza de Deus ?

Inserida por pao_diario

O CAMINHO DO DESCANSO

Frequentemente, as estações de trem no Japão contém a lista de paradas escrita em kanji e inglês. Esta, em especial, não, e quanto mais eu olhava para a placa, mais ela zombava de mim.
Finalmente, perguntei à mulher ao meu lado se ela falava inglês. Ela compreendeu onde eu queria ir e me fez sinal para segui-la. Entramos num trem e ela puxou um mapa com as paradas escritas em inglês e japonês. Depois, levou-me à fila correta para a minha baldeação. Ela não se limitou a dizer-me o caminho; mas mostrou o caminho.
Quando Deus tirou os israelitas do cativeiro no Egito, não se limitou a dizer-lhes em que direção ir; mas lhes mostrou o caminho com uma nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite ( Êxodo 13:20-22 ). As pessoas, porém, se recusavam a confiar em seu Deus Provedor. Endureceram seus corações e se rebelaram contra Ele ( v.8; Salmo 95:7-8 ). As consequências foram desastrosas, pois " ...caíram mortos no deserto ", disse o autor de Hebreus ( 3.17 ).
Hoje, Deus nos mostra o caminho através da Sua Palavra e da iluminação do Espírito Santo ( João 14:16-17 ). Contudo, nós também podemos ignorar teimosamente Sua orientação. O livro de Hebreus diz que os israelitas incrédulos: " ...não puderam entrar na Terra Prometida porque não tiveram fé " ( 3:19 ). Depois, o autor faz uma distinção clara: " ...assim como aquelas pessoas ouviram, também nós ouvimos a boa notícia. Elas ouviram a mensagem, porém ela não lhes fez nenhum bem porque, quando a ouviram, não a receberam com fé. Portanto, nós, os que cremos, recebemos o descanso prometido por Deus... " ( 4:2-3 ).
Não encontrar a rota correta é uma inconveniência. Conhecer nosso destino final na vida e ainda recusar-se a segui-lo é um erro com consequências eternas. A pergunta a nos fazermos é: Estamos dentre aqueles que creem ? - Tim Gustafson

Leia: Hebreus 3:7-4:7
Cristo Jesus [ ... ] acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre ( 2 Timóteo 1:10 )

Examine: Leia o Salmo 78 para obter um novo discernimento sobre a teimosia da natureza humana e a benevolência do caráter de Deus.

Considere: Desobediência, preocupação e ingratidão são indicadores de que você não está crendo em Deus. A sua vida demonstra que você acredita neles ?

Inserida por pao_diario

PALAVRAS E NÚMEROS

Eu e o Pai 
somos um. 
—João 10:30

Meu marido é uma pessoa que trabalha bem com os números; eu lido bem com as palavras. Quando a minha falta de habilidade com os números me coloca em desvantagem, tento levantar meu ego dizendo-lhe, que as pessoas que elaboram bem as palavras são superiores, até porque Jesus autodenominava-se a Palavra, não o Número.

Ao invés de tentar se defender, ele apenas sorri e continua a cuidar de seus afazeres, que são muito mais importantes que os meus tolos argumentos.

Já que ele não se defende, sinto-me forçada a fazê-lo. Apesar de estar certa sobre Jesus ser a Palavra, a minha afirmação de que Jesus não se referiu a Si mesmo como um número está incorreta. Uma das passagens mais tocantes das Escrituras é a oração de Cristo antes de ser preso e crucificado. Ao enfrentar a morte, Jesus orou não apenas por Si mesmo, mas também pelos Seus discípulos e por nós. O Seu pedido mais urgente a nosso favor envolvia um número: “[Eu oro] a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:21).

Como pessoas que vivem pela Palavra, precisamos relembrar que as palavras certas soam superficiais para o mundo, a menos que, sendo um em Cristo, glorifiquemos a Deus com um único modo de pensar e a uma só voz. —JAL

Deus conclama Seus filhos à unidade. Julie Ackerman Link

Inserida por pao_diario

UMA VIDA A SER LEMBRADA

...para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. —2 Coríntios 1:4

“Papai, me ajude.” Essas foram as últimas palavras que os pais ouviram sua filha dizer enquanto lutava para respirar. Ela tinha 14 anos e morreu repentinamente — apenas dois dias depois de afirmar que não estava se sentindo bem. Uma infecção virótica atacou o seu organismo na quinta-feira. No sábado, ela suplicava que seu pai 
a ajudasse.

Antes do falecimento daquela menina eu fora convidado para falar na igreja da família dela. Falei a esta congregação um dia depois do funeral, e este foi o momento que Deus me concedeu.

Ela era uma adolescente vivaz que amou Jesus e viveu para Ele — cuja morte repentina nos traz milhares de questionamentos.
Como eu enfrentei uma perda semelhante, pois a minha própria filha adolescente falecera alguns anos atrás, pude deixar alguns conselhos àquela igreja em choque e enlutada. Em primeiro lugar, precisamos reconhecer a soberania de Deus. Salmo 139:16 nos lembra que a vida dela durou exatamente o quanto Deus planejara. Em segundo, pedi que a igreja nunca se esquecesse daquela família. Não importa quanto o tempo passe, dois meses ou cinco anos, eles jamais superarão a perda da filha. Eles precisarão sempre do carinho e apoio dos irmãos em Cristo.

Em momentos como este, não esqueça que Deus está no controle e que deseja que consolemos uns aos outros. —JDB

Em cada deserto de desespero, 
Deus tem um oásis de consolo.
Dave Branon

Inserida por pao_diario

O RISCO

Humilhai-vos, 
portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte... —1 Pedro 5:6

Quando nossos filhos eram pequenos um dos seus jogos favoritos era 
O Risco. O objetivo era conquistar o mundo. Cada jogador mobilizava as suas tropas para tomar posse de países e continentes. Sempre me impressionou o fato de que a pessoa que inicialmente liderava o jogo raramente vencia. O motivo era óbvio. Os outros jogadores percebiam que o orgulho estava lhe subindo à cabeça e todos se uniam contra o jogador que estava vencendo.

Não importa se de maneira consciente ou subconsciente, é fácil não gostar de pessoas poderosas e orgulhosas. 
A própria compostura dessas pessoas motiva outros a colocarem obstáculos em seus caminhos ou a serem inimigos silenciosos.

Na leitura bíblica de hoje, vemos que Deus odeia sete coisas. A primeira delas, certamente, é o orgulho. Quando alguém se valoriza em demasiado, inferiorizando o outro, inevitavelmente, demonstra isso pelo olhar orgulhoso. Estupefato pelo autoconceito, pode também tramar o mal e semear a discórdia. Não é de admirar que Deus odeie os orgulhosos.

Pessoas orgulhosas e poderosas acham que podem ignorar o descontentamento dos outros, mas não podem ignorar a oposição de Deus. Pedro nos lembra que não devemos confiar em nós mesmos, mas naquele que nos exaltará no “tempo oportuno” 
(1 Pedro 5:6). Ao nos submetermos a Ele, evitamos o risco que o orgulho traz para o nosso caráter e nos tornamos agradecidos, servos humildes de Deus. —AL

Ninguém pode dar glórias a si 
e a Cristo ao mesmo tempo.
Albert Lee

Inserida por pao_diario

FANÁTICOS RELIGIOSOS

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. 
—Colossenses 4:6

Tenho um amigo que foi convidado para um jantar, no qual sentou-se ao lado de um descrente que se divertia em zombar dos cristãos.
Durante todo este período, o homem alfinetou Mateus de maneira cruel falando sobre as maldades do cristianismo ao longo dos séculos. O meu amigo respondia calmamente a cada insulto dizendo: “Esse é um ponto de vista interessante.” E depois fez uma pergunta que demonstrou genuíno interesse e desviou a discussão da questão sobre a qual discordavam.

Quando os dois estavam indo embora no fim da noite, o rapaz desferiu o golpe final. Mateus colocou os braços no ombro dele e riu silenciosamente: “Meu amigo”, disse ele, “durante a noite toda você tentou conversar comigo sobre religião. Você é um fanático religioso?”
O rancor do rapaz dissolveu-se em um ataque de risos e depois em moderação, porque ele era verdadeiramente um fanático religioso. Todos os seres humanos são. Somos insa-ciáveis e incuravelmente religiosos — conquistados pelo amor compassivo de Deus, apesar de tentarmos mantê-lo à distância. A bondade e o humor inteligente de Mateus despertaram o coração daquele rapaz para que ele pudesse se tornar receptivo ao evangelho.

Devemos ser “prudentes como as serpentes” (Mateus 10:16) quando lidamos com não-cristãos, falando com eles “com graça temperada com sal” (Colossenses 4:6). —DHR

Como sal da terra, os cristãos podem tornar 
outros sedentos pela Água da Vida.
David H. Roper

Inserida por pao_diario

OBSTRUINDO O CAMINHO

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao 
Pai senão por mim. 
—João 14:6

Os antigos romanos eram famosos por suas estradas, que atravessavam todo império com amplas rodovias de tráfego intenso. O público que ouvia Jesus provavelmente imaginou esta cena quando Ele declarou: “Eu sou o caminho” em João 14:6.

Embora este versículo mostre que Ele é o caminho para o céu, na verdade existe algo mais na Sua declaração. Cortando entre a densa vegetação da floresta do nosso mundo interior, Jesus é o nosso guia nesta caminhada e Ele constrói um novo caminho para vivermos. Enquanto muitos seguem a trajetória do mundo, amando seus amigos e odiando seus inimigos, Jesus delineia um novo caminho: “…amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem…” (Mateus 5:44). É fácil julgar e criticar os outros, mas Jesus o construtor de Caminhos diz para retirarmos primeiro a trave do nosso próprio olho (Mateus 7:3-4). E Ele abre um caminho para vivermos com generosidade ao invés de avareza (Lucas 12:13-34).

Quando Jesus disse: “Eu sou o caminho,” Ele nos chamava para abandonarmos os antigos caminhos que levam à destruição e para segui-lo em Seu novo caminho à vida. Na verdade, a palavra seguir (Marcos 8:34) significa literalmente, “ser encontrado no caminho” com Ele. Você e eu podemos escolher viajar por caminhos conhecidos e que no final são destrutivos, ou podemos segui-lo e sermos encontrados caminhando com aquele que é o caminho! —JMS

Não precisamos enxergar o caminho se estivermos andando com aquele que é o Caminho. Joe Stowell

Inserida por pao_diario

MEDITE NESTAS COISAS

Meditarei no 
glorioso esplendor 
da tua majestade e 
nas tuas maravilhas. 
—Salmo 145:5

Alguns cristãos tornam-se um pouco céticos quando você começa a falar sobre meditação — sem enxergar a grande diferença entre a meditação bíblica e alguns tipos de meditação mística. Na meditação mística, conforme uma das explicações, “a mente racional é levada a neutralidade… para que a psique possa assumir o controle”. O foco é interior e o objetivo é “tornar-se um com Deus”.

Por outro lado, a meditação bíblica direciona a atenção aos assuntos do Senhor e o Seu propósito é renovar as nossas mentes (Romanos 12:2) para pensarmos e agirmos de maneira semelhante a Cristo. O objetivo é refletir sobre o que Deus disse e fez (Salmos 77:12; 119:15-16,97) e em como Ele é (Salmo 48:9-14).

Em Salmo 19:14, Davi escreveu: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença.” Outros salmos refletem sobre o amor de Deus 
(Salmo 48:9), Suas obras (Salmo 77:12), Sua lei (Salmo 119:97) e Seus testemunhos (Salmo 119:99).

Preencha sua mente com as Escrituras e concentre sua atenção nos mandamentos, nas promessas e na bondade do Senhor. E lembre-se disto: “… tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo 
o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Filipenses 4:8). —CHK

Para tornar-se mais parecido com Cristo 
medite sobre quem Ele é.
Cindy Hess Kasper

Inserida por pao_diario

SIM, MAS…

...e se recusarão a dar ouvidos à verdade...
—2 Timóteo 4:4

A avaliação de trabalhos universitários traz muitas surpresas. Às vezes, um de meus alunos apresenta um excelente trabalho e nesse momento sinto que valeu a pena ensinar.

Outras surpresas não são tão agradáveis. Certa vez um estudante escreveu em seu trabalho: “A Bíblia diz: ‘Não________.’” Ele preencheu a lacuna com a atividade sobre a qual escrevia seu trabalho — óbvio que a Escritura não continha tal versículo. Achei que o maior problema desse aluno era não conhecer as Escrituras, até que ele concluiu: “Apesar da Bíblia dizer que isto é errado, não vejo o por quê? Acho que está certo.”

Isto é perigoso e é o pior tipo de arrogância, pensar que conhecemos mais sobre um assunto do que o próprio Deus. As Escrituras se posicionam sobre esta atitude. Paulo escreveu em 2 Timóteo 4: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade…” (vv. 3-4). Tais pessoas colocam de lado a Palavra inspirada de Deus (2 Timóteo 3:16) para aceitar ensinamentos que acham corretos.

Quando a Bíblia demonstra claramente um princípio, honramos a Deus ao obedecê-lo. Para os crentes, não há espaço para réplicas a Escritura, do tipo: “sim, mas…”. —JDB

Bíblia: Leia, creia e obedeça. Dave Branon

Inserida por pao_diario

DOIS CENTAVOS

Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão 
o poder de fazê-lo. 
—Provérbios 3:27

Nossa família mudou o serviço de internet via cabo. O antigo provedor prometeu enviar uma caixa de postagem pré-franqueada para retornarmos o equipamento à empresa. Esperamos. A caixa não chegou. Telefonei, e a caixa prometida ainda não chegara e recebemos a cobrança pelo equipamento!

Como queria resolver isto, devolvi o equipamento por conta própria. Enviei várias mensagens por fax para saber se haviam recebido o aparelho, sem resposta. A seguir fui reembolsado em dois centavos pela devolução do equipamento! Uma experiência assim pode ser frustrante. A transação complicou-se devido à falta de comunicação.

Infelizmente, em nossas igrejas algumas pessoas encontram respostas impessoais à suas necessidades. Se ao bus-
carem aconselhamento matrimonial, orientação para a educação de filhos pequenos e adolescentes, ou uma comunidade acolhedora, não as encontrarem, irão embora desconsoladas, sentindo-se negligenciadas.
A igreja primitiva não era perfeita, mas ajudava os outros fielmente, “distribuindo [seus bens] o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade” (Atos 2:45).

Para reconhecermos as necessidades dos outros é preciso ter boa comunicação. Isto nos capacita a ajudar de forma pessoal e prática as pessoas necessitadas. Recursos materiais e espirituais podem então ser direcionados a cada indivíduo como objetos que refletem o amor pessoal de Deus. —HDF

Deus cuida de você — cuide dos outros. Dennis Fisher

Inserida por pao_diario

CENTAVOS DESPREZADOS

[Jesus disse] Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais 
do que o fizeram 
todos os ofertantes. 
—Marcos 12:43

Em 1987, um calouro de uma universidade, encontrou uma forma inusitada de financiar a sua educação. Ele convenceu um famoso colunista de um jornal a pedir aos seus leitores para enviarem “um centavo para a minha educação.”

“Apenas um centavo,” declarou o estudante. “Um centavo é insignificante. Se cada um vasculhar a sala neste momento encontrará um centavo embaixo do sofá ou caído ao chão. Isso é tudo que eu peço… Um centavo de cada um dos leitores deste conceituado jornal.”

Em menos de um mês o fundo atingiu um valor superior a 2,3 milhões de centavos. Chegaram doações de todo o país e também do México, Canadá e das Bahamas. No final das contas aquele estudante conseguiu o suficiente para pagar por sua educação!

Um único centavo não vale muito — a menos que seja somado a uma porção de outros centavos. A mulher sobre a qual lemos em Marcos 12 deu o equivalente a uma fração de centavo, que era “tudo quanto possuía” (v.44). Mas Jesus honrou aquela pequena oferta.

O sacrifício da viúva foi um exemplo e um incentivo para os discípulos — e para nós. Ela deu tudo que tinha. Será que algum dia fomos assim tão generosos? Jesus usou uma viúva desconhecida para nos ensinar o verdadeiro significado de ofertar.

Era menos de um centavo, ainda assim era uma oferta de valor inestimável e de amor a Deus. —CHK

Deus olha para o coração, não para a mão; 
para o doador, não para o valor. Cindy Hess Kasper

Inserida por pao_diario

INTREPIDEZ APAIXONADA

Ao verem a intrepidez de Pedro e João… admiraram-se; e reconheceram 
que haviam eles 
estado com Jesus. 
—Atos 4:13

Um jovem estava testemunhando aos transeuntes numa cidade nos arredores de Londres, na Inglaterra. A maioria o ignorava, alguns caçoavam e muitos paravam para ouvi-lo. Mas independente da reação das pessoas, ele era destemido. Com uma voz forte e firme determinação, ele abria seu coração — não com as palavras de um profeta irado, mas com uma preocupação profunda pelos homens e mulheres presentes. Os olhos dele, a expressão facial e o tom de voz revelavam uma atitude de compaixão, não de condenação. Ele compartilhava com ousadia o amor e a graça de Jesus Cristo.

Em Atos 4, quando a igreja estava surgindo, Pedro e João também falaram com intrepidez ao povo da sua geração. Qual foi a resposta dos líderes daquela época? “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus” (v. 13). Essa ousadia não era fruto de treinamento ministerial, mas de muito tempo em comunhão com o Mestre.

Consequentemente, eles sentiam paixão por tudo o que se relacionava a Cristo — o destino eterno de homens e mulheres.

Essa mesma intrepidez apaixonada estava no rosto daquele rapaz na Inglaterra. Será que os outros veem essa mesma ousadia em nós? —WEC

O cristão é um embaixador 
que representa o Rei dos reis. Bill Crowder

Inserida por pao_diario

OS IRMÃOS TENTADOS

E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.
Atos 4:23

Dois irmãos — ambos distantes de casa — enfrentavam tentações semelhantes. Um, que trabalhava longe da família caiu na armadilha de uma mulher mais jovem. O seu pecado causou constrangimento e abalou a família. O outro, que estava afastado dos entes queridos devido a uma crise familiar, resistiu às investidas de uma mulher com mais idade. Sua fidelidade resgatou e restaurou a família.

Quem são estes irmãos? Judá, que caiu na armadilha desesperada da sua nora Tamar, que era negligenciada (Gênesis 38). E José que fugiu dos braços da mulher de Potifar (Gênesis 39). Num capítulo a terrível história de irresponsabilidade e desonestidade; noutro, um belo capítulo sobre fidelidade.

As histórias de Judá e José quando confrontadas em meio à “história de Jacó” (Gênesis 37:2), nos mostram que a tentação em si não é um problema. Todos enfrentam tentações, até mesmo Jesus (Mateus 4:1-11). Mas como enfrentamos a tentação? Será que demonstramos que a fé em Deus pode nos proteger e evitar que caiamos em pecado?

José nos deu uma dica sobre como escapar do pecado: reconhecê-lo como afronta a Deus e fugir dele. Jesus nos deu outra opção: responder a tentação com verdades da Palavra de Deus.

Você está enfrentando tentações? Esta é uma oportunidade de tornar Deus e Sua Palavra reais, em sua vida. Fuja delas! —JDB

Caímos em tentação 
quando não nos posicionamos contra ela. Dave Branon

Inserida por pao_diario

UM FELIZ REENCONTRO

Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. —Apocalipse 21:3

Em 2002, uma jovem foi sequestrada de sua própria casa em Utah, nos EUA. Ela vivia sem compromissos na constante companhia do casal que fora acusado do sequestro. Entretanto, nove meses depois da ocorrência ela foi encontrada e voltou para casa. Foi um reencontro feliz que a sua família aguardava ansiosamente.

No livro de Apocalipse 21:5, João descreve uma visão do novo céu e da nova terra e de nosso futuro encontro com o Senhor. O contexto não é apenas geográfico, mas é um contexto de vida para o povo de Deus — uma realidade gloriosa de Deus e Seu povo vivendo juntos por toda eternidade.

João descreve as bênçãos que são derramadas sobre o povo de Deus quando Ele fixa Sua morada no meio deles. As consequências terríveis do pecado foram abolidas para sempre. Na visão de João, a tristeza, a morte, a dor e a separação fazem parte das coisas antigas que agora já passaram. A antiga ordem abre caminho para uma nova e perfeita ordem — um reencontro de bênçãos eternas. “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles …E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:3,5).

Um dia, vamos celebrar um reencontro feliz no céu com o nosso Pai celestial. Não podemos imaginar como será esse dia tão cheio de felicidade! —MLW

A separação é a lei terrena 
— o reencontro é a lei celestial. Marvin Williams

Inserida por pao_diario

NOSSA HERANÇA

Herança do 
Senhor são os filhos... 
—Salmo 127:3

Um amigo meu recentemente escreveu: “Se morrêssemos amanhã a empresa para a qual trabalhamos nos substituiria em questão de dias. Mas a família que deixaríamos para trás sentiria a nossa perda pelo resto de suas vidas. Então, porque investimos tanto em nosso trabalho e tão pouco na vida dos nossos filhos?”


Porque algumas vezes nos exaurimos acordando cedo e dormindo tarde, “comer o pão que penosamente granjeastes” (Salmo 127:1-2), nos ocupamos para deixar nossa marca no mundo e negligenciamos o único investimento relevante, que está acima de qualquer outra coisa — nossos filhos?


Salomão declarou: “Herança do Senhor são os filhos…” — um legado inestimável que Ele nos deixou. “Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da mocidade” (Salmo 127:4) é a sua espantosa comparação. Nada merece mais do nosso tempo e energia.


Não há necessidade de “comer o pão que penosamente granjeastes” trabalhando dia e noite, declarou o sábio Salomão, pois o Senhor cuida de nós (Salmo 127:2). Podemos arranjar tempo para os nossos filhos e confiar que o Senhor vai suprir todas as nossas necessidades físicas. Sejam nossos próprios filhos ou aqueles que discipulamos, eles são o nosso legado eterno — um investimento do qual jamais nos arrependeremos. —DHR

O tempo investido com os filhos 
é um sábio investimento. David H. Roper

Inserida por pao_diario

ACESSO LIBERADO

Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. —Hebreus 4:16

Em 1682, o rei Luís XIV tornou 
Versailles a capital da França e ela permaneceu como a capital do país (exceto por um curto período) até 1789, quando foi transferida novamente para Paris. O belo palácio de Versailles incluía um abastado Corredor de Espelhos com aproximadamente 73 metros de comprimento. Quando um visitante se aproximava do rei, tinha que fazer reverência a cada cinco passos, enquanto percorria toda aquela distância para encontrar o rei sentado em seu trono prateado e reluzente!


Os emissários estrangeiros que vinham à França se submetiam a esse ritual humilhante para obter o favorecimento do monarca francês aos seus países. Por outro lado, nosso Deus, o Rei dos reis, convida o Seu povo a aproximar-se livremente do Seu trono. Podemos nos achegar a Ele a qualquer hora — sem marcar hora e sem precisarmos nos curvar diante dele!


Como deveríamos ser gratos porque nosso Pai Celestial é bem mais receptivo! “… porque, por ele… temos acesso ao Pai em um Espírito” (Efésios 2:18). Por isso, o escritor de Hebreus nos incentiva a “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus 4:16).

Você já respondeu ao convite de Deus? Venha com reverência e gratidão, pois o Deus deste universo está disposto a ouvir as suas petições a qualquer momento. —CPH

O acesso ao trono de Deus 
está sempre liberado. C. P. Hia

Inserida por pao_diario

UMA MENSAGEM PODEROSA

[O] evangelho… 
é o poder de Deus 
para a salvação de 
todo aquele que crê. 
—Romanos 1:16

O professor de ensino bíblico Lehman Strauss ainda era jovem quando conheceu a Cristo pelo poder da Palavra. Por sugestão da sua namorada, leu Romanos 3:23; 5:8 e 10:13. Enquanto o fazia, foi convencido do seu pecado. Ele chorou e creu.


Quando o seu filho Ricardo tinha sete anos de idade, perguntou ao pai como ele poderia ser salvo. Lehman usou os mesmos versículos que a namorada dele (que agora era sua esposa) utilizara anos antes. O seu filho também creu e eventualmente tornou-se um pastor.


A Palavra de Deus tem um poder tremendo! No primeiro registro de uma declaração de Deus, Ele criou a luz (Gênesis 1:3). Deus fez uma promessa a Abraão (Gênesis 17:15-19) e permitiu que sua esposa Sara desse à luz aos 90 anos de idade (Gênesis 21:1-2). Deus ainda fala com poder nos dias de hoje e todos aqueles que ouvem e creem no evangelho são salvos (Romanos 1:16).


Sim, a mensagem do evangelho de Cristo e a Sua obra de salvação na cruz podem mudar o rumo da vida de alguém. Ela tem o poder de alcançar o coração daquele que você ama e por quem você tem intercedido muitas vezes.


Portanto, não desista de testemunhar. Seja firme em sua caminhada diária. Continue orando e compartilhando o evangelho com outras pessoas. É uma mensagem poderosa. —JDB

Nossas palavras têm poder para influenciar; 
as palavras de Deus têm poder para salvar. Dave Branon

Inserida por pao_diario