Emmanuel Marinho Pao Velho
O vento balançou
de leve o velho
e tranquilo salgueiro,
e o luar de prata
devagar iluminou
a floresta verdejante
na bela montanha.
Em busca de alguém
há quem ainda cante
a esperança de início,
e também de reinício.
É fato que vivemos
num mundo dançando
em pleno precipício,
O importante é
nunca parar de sonhar.
Em busca do mundo
ideal há quem ainda
persista na esperança
de que ninguém desista.
O luar de prata balançou
de leve o vento
iluminou o salgueiro,
e a floresta de esmeralda
ficou mais radiante
na imponente montanha.
Em busca do giro
perfeito que dance
o Universo inteiro
e que ele de mim
não te faça esquecer,
porque para nós há tempo
e o destino me traga até você.
Ah, o mar , velho mar
Pudesse eu admirá-lo sempre
Mar com ondas muitas vezes suave
Em outras trazendo medo
Apure os ouvidos e escute sua canção
ora leve
ora bravia
Mas sempre em preciosa sintonia
Mar que se joga até a praia
e leva dali sentimentos
ora bons
ora ruins
de quem por ali caminhou
Não deixa rastro
Não deixa pegadas
Quebra-se contra os rochedos
E faz estremecer de medo
Ah, a grandiosidade do mar
Nos diz muito sobre a Natureza
Basta para ele olhar
E em Deus acreditar
edite lima 60
novembro 2023
********
Quando um velho pai permite que seus filhos o dominem ele perde toda a sua autonomia de vôo. TENHA SEMPRE O ALERTA ACESO!
É assim que funciona, fica velho e vai embora: quanto mais tralhas pessoais o homem acumular e se firmar nelas, mais cedo enferruja, perde a qualidade do brilho, e sendo ele instrumento que não se deixar passar pela renovação da mente, se distancia de família, do próximo e, principalmente de Deus.
Já decidi hoje quero encontrar algo nesse mundo que me traga convicção para os desafios desse velho coração, algo que me convide a desejar um novo dia.......... Obrigado Deus já descobri: E necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem os desejos de razão.Bom dia
Eu Foi
Sou aquele velho poema, guardas no teu companheiro diário á sete chaves,com mil e uma vez meu nome dentro do teu coração, uma flecha e amo-te,mas, observação com tanta força que não deu prá notar,a tinta da caneta acabar.
Sou o beijo que até hoje sentes e faz suspirar, pois ,outro não te fez o bem que ele te faz,quando tu te recordas.
Sou aquela casa onde uma grande humildade está o nosso grande amor,um castelo pode-se imaginar.
Sou aquela sensação de segurança que te faz falta, os braços que te escondiam do mundo todo,para que nada pudesse te magoar.
Sou a simplicidade dos dedos nos teus cabelos, que faziam teu sono chegar.
Sou aquele perfume que não suportas mais o cheiro,pois em mim tu não cansavas de cheirar.
Sou o riso que está nos nossos filhos e tudo que eles representam na nossa curta história,capaz de por toda existência das nossas almas vivas prá ficar.
“Não sou velho o bastante para conhecer um pouco de tudo, da mesma forma que não sou jovem para dispor do tempo necessário para o aprendizado de novos saberes.”
Imagine por 1 segundo que sua vida está presa a uma outra pessoa. Alguém 20 anos mais velho, que ingere bebidas alcoólicas com frequência, fuma, e possui péssimos hábitos alimentares. Mas você tem consciência de que se aquele cara morrer, você morre. Independente de suas escolhas e hábitos, está condenado por erros de outro. Desesperadamente aconselha aquela pessoa a mudar, luta por sua vida, apresenta-lhe boas comidas, hobbies saudáveis e etc.É possível notar uma absurda melhora naquele indivíduo. E então descobre que era uma mentira, inventaram toda a história de conexão entre vocês.
Tomado por uma raiva quase ancestral, nota que o egoísmo é intrínseco à todos. Precisou que sua vida estivesse no fio da navalha para dar valor a outra vida.
Se cada um se preocupasse com outra pessoa sem interesse, necessidades próprias e egos, estaríamos um passo mais distante do monte de nada que o homem atual representa.
O país mais velho do mundo é o Africano onde viviam os homos sapiens.
Pra quem acredita nos homos sapiens e a teoria da evolução humana, somos todos Africanos!!!
Trago na garupa...a lembrança do passado,
o velho laço trançado arrastado pelo matungo.
E hoje me vejo virando mundo
em meio pedrerio changueando um prato de bóia
Mas ninguem sabe da história do indio trabalhador
que por falta de valor perdeu sua tragetoria.
Tenho a esperança.... de um mundo melhor
e que de mal a pior eu possa retornar ao interior
sendo capataz ou alambrador chomico barbaridade
vai ser uma felicidade retornar ao meu canto
e se Deus sentir meu pranto sabe da nessecidade
de abandonar a cidade pra viver resto de vida
ser enterrado na divisa na sombra de tarumã
e em meio o picumã encontrar a felicidade.
Ivens@breu
Dia dos Namorados... Sem dúvida um belo dia
para se resgatar o velho e decrépito romantismo,
e continuar nos dias subsequentes...
Algo que não podemos deixar nossa alma perder...
Osculos e amplexos,
Marcial
É IMPORTANTE MANTER O ROMANTISMO DEPOIS DO DIA DOS NAMORADOS
Marcial Salaverry
Considerando que simplesmente descobrimos que chegou e passou o Dia dos Namorados, é bom lembrar então que pelo menos nesta época, devemos ser românticos, como antigamente, com aquelas pequenas gentilezas, como beijar a mão de quem amamos, dar-lhe a precedência... E principalmente, saber amar e respeitar a quem amamos...
Como dizem que "Recordar é viver", certamente podemos relembrar uma época que já está quase em total ostracismo. Uma época em que se sabia viver com romantismo, que era realmente levada a sério essa questão de viver romanticamente, e levar a sério o amor...
Os homens sabiam ser românticos, procuravam dar aquela atenção às mulheres, tratando-as como autênticos bibelôs. Chegavam a façanhas heróicas em defesa de suas amadas, e elas, por sua vez, limitavam-se a aceitar o que se poderia chamar de "jugo" masculino, e eram exclusivamente mulheres dedicadas ao lar, aos seus homens, e a embelezar o mundo.
Faziam-se serenatas para suas eleitas. Os homens as colocavam como que em redomas, para serem admiradas, mas não tocadas. Seriam tocadas apenas pelos seus homens (pelo menos a idéia era essa). Eram outros tempos. E sob esse ponto de vista, as coisas se modificaram por demais, e com mudanças radicais. Tempos romanticos que poucos ainda se lembram...
Nos dias atuais, não há mais lugar para esse romantismo. O progresso tecnológico exige cada vez mais praticidade tanto de homens como de mulheres, e a fantasia romântica cada vez fica mais esquecida. Apenas alguns poucos românticos sobrevivem. São almas teimosas que se recusam a modernizar-se, pois para acompanhar o ritmo de vida atual, em que a urgência de tudo fazer nos impede de viver, é algo totalmente fora de propósito ser falar-se nisso.
Em parte a culpa do fim (ou quase) do romantismo, coube às próprias mulheres que se empenharam de tal maneira em "igualar-se" aos homens, que deixaram de lado a própria feminilidade, e deixaram de ser as "madames" e as "cortesãs", e começaram a exigir um novo lugar na Sociedade, reivindicando lugares e posições antes exclusivamente masculinas. Nada mais justo, já que vinham provando sua competência e mostrando estar perfeitamente aptas para ocupar quaisquer cargos, o que estamos vendo que acontece atualmente...
Com isso, para poder vencer a resistência masculina, começaram a usar armas masculinas, mostrando que sabiam ser fortes e decididas, saindo a campo e exercendo funções que exigem força e resistência física. Por que não? Nem por isso se masculinizaram, continuaram femininas. Apenas tinham que tomar certas atitudes para poder se impor em suas funções que começaram a ferir a suscetibilidade masculina, sempre exacerbada, e então, em represália, os homens começaram a tratá-las como iguais, esquecendo que, acima de tudo, sempre existiu e existirá uma "alma feminina". E esta, nunca poderá se esquecer de que é MULHER.
Por mais forte e decidida que uma mulher seja, sua alma, felizmente, continua a ser feminina, sendo sempre sensível e carente de certas atenções que, de repente os homens, em sua maioria, começaram a deixar de lhes dedicar.
Nota-se ainda hoje uma certa "Guerra dos Sexos", onde homens e mulheres tentam provar quem é melhor, mais inteligente, mais forte, mais sabido, mais capaz sexualmente, enfim, mais "qualquer coisa" que seja, apenas "vencer" a guerra, e com isto, o pobre Romantismo vai sendo cada vez maios desprezado, o que nos faz chegar à conclusão de que precisa ser firmado um "Tratado de Paz", para se resgatar o romantismo...
Vamos nos esquecer de tentar provar "quem é o melhor", para aceitar a idéia de que cada um é cada um, e cada uma é cada uma. A competência para qualquer função não depende do sexo, mas sim da capacidade individual de cada pessoa, seja homem ou mulher, no desempenho de tal ou qual função, e de toda e qualquer função.
Ainda mais agora, quando as mulheres deixaram de ser os "bibelôs", quebraram suas redomas, e estão lindas, leves e soltas, podendo exercer ativamente esse lado romântico, ao invés de apenas esperar, suspirantes, que seus eleitos lhes dispensassem atenção, e podem se dedicar inclusive à escolha de seus eleitos, o que antigamente era privilégio masculino a arte da conquista.
As condições da vida moderna, pelo menos nas grandes cidades impede as lindas serenatas de antigamente, mas nada impede de se tratar uma mulher com gentileza, cedendo-lhe passagem, oferecendo-lhes flores (qual mulher não gosta de ganhar um ramo de flores, ou mesmo uma rosa que seja), oferecendo-lhes uma poesia (se souber compor, tanto melhor...), dando-lhes a atenção devida, nunca esquecendo de que sua feminilidade sempre fará parte de sua natureza.
Às mulheres, apenas que aceitem essas sutilezas românticas, que saibam também ser românticas. Dentro da agitação da vida moderna, sempre haverá lugar para um romântico de plantão.
Bem, comecei a falar de romantismo, e me entusiasmei, e assim lhes desejo UM ROMÂNTICO DIA, não apenas DOS NAMORADOS, mas de todos os dias, pois o amor não escolhe datas...
Se um velho amor foi embora, para seu lugar não convide a saudade. Ela machuca, maltrata e faz sofrer. Deixe a memória administrar a situação. Ela tem o condão de entrar na sua história, descartar o lixo sentimental, resgatar o que valeu a pena, drenar a ingratidão, oxigenar sua alma e extrair dos erros e acertos, a fórmula apropriada (ou a mais indicada) para que você possa encontrar uma nova paixão, ou um amor que não envelheça e seja eterno em seu coração.
Velho lampião ...
pindurado no barrtote
iluminaste meu primeiro trote
até poucos anos atras
Mas a lembrança ainda me traz
Muitas recordações .
Hoje... és apenas um adereço
encostado na estante
Mas lembro a cada instante
o quanto fostes importante
na hora da precisão
iluminaste uma familia
iluminianste meu coração.
Ivens@breu
O homem mais velho tem a idade de acordo com o amor da mulher que o ama, se faz presente, lhe é fiel e tem Deus.
A voz do velho
De tanto falar
E não ser ouvida
Resolver calar.
O velho quer parlar
Por acreditar que
Tem algo a dizer
E ensinar.
Ele acredita nisso,
Que tem algo a
Declarar, mas ninguém
Quer ouvi-lo.
Deixe-o então
Com sua rouquidão
Seguindo silente
Na contramão.
O tempo é mistério, é novo e é velho. O tempo está em tudo: no ar que respiramos que é novo como este dia e velho como este mundo; na brisa que passa com o pássaro na cantoria do tempo desde antes: no mar, no vento e no pensamento. Vinha cambaleando numa cantilena quando recebi uma baforada de vento, e até fui enleado de contentamento e sem querer pensar, pensei e fui parafusando os desentendimentos que dormiam na balada do tempo. Tentava refugiar-me no passado, mas cadê a tranquilidade, cadê a inocência? Este presente molambento o furtou e agora vou derreando os ombros nesta lenta caminhada
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
