Educação Crianças Carentes Epígrafes
Toda a educação assenta nestes dois princípios: primeiro repelir o assalto fogoso das crianças ignorantes à verdade e depois iniciar as crianças humilhadas na mentira, de modo insensível e progressivo.
Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.
Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.
É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.
A educação é onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo.
Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.
O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim respeitar e valorizar as diferenças.
Se um pai conseguir educar uma criança até os cinco anos sem nunca fazê-la chorar, ela vai amá-lo, respeitá-lo, admirá-lo e obedecê-lo pelo resto da vida.
É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. Se a criança for educada para o amor tornará semente de uma sociedade sadia!
Somos educadores por escolha, pois encontramos no olhar de cada criança a inspiração para ensinar e sempre acreditar num mundo melhor!