E Sempre assim toda a Noite a Saudade Aperta
O impossível sempre pode acontecer
quando a gente confia, quando a gente crer.
E quando creiamos, o que parece
impossível se torna visível aos nossos olhos...
em nosso viver.
O irmão querido...
“Quando pequena, ela tinha ele sempre presente em sua vida, dando o carinho e a atenção que toda criança necessita; os seus melhores momentos tinham a sua presença. Ela foi crescendo, tornou-se uma mulher, e mesmo assim ele jamais foi capaz de abandoná-la, afinal, era sua irmã e o seu afeto aumentou mais ainda. Era o irmão ciumento, amoroso, carinhoso que queria apenas vê-la bem. Era o irmão amigo. Mesmo tendo que enfrentar a distância, nada mudou entre eles. Tratavam-se com a mesma delicadeza e cuidado de sempre, era recíproco, e quando chegava o dia do reencontro, dia que às vezes demorava a acontecer, mas soava automaticamente a certeza de que tudo seria exatamente como sempre foi, a alegria tomava conta do seu coração; mas, em um determinado dia, a certeza virou incerteza e o mundo à sua volta parou. Não havia mais o que fazer, e as forças já não eram bastantes para prosseguir, muitos porquês até hoje ficaram sem respostas, e os reencontros não serão mais possíveis e hoje vive de saudade, saudade que machuca a cada recordação.”
Texto dedicado a Gabriela Varjão
Nunca se esconda atrás de um problema. Esteja sempre à frente deles e caminhe à frente do seu tempo.
Desequilíbrio
Eu não sabia onde estavam as fotografias
sempre me perguntava em que lugar estavam
eu não entendia a pergunta
eu não sabia sobre quais fotografias
Também me perguntava sobre o edifício
se tinha elevador ou era de escada
para mim não fazia sentido
esqueceu do meu grau de exigência
já não me conhecia
Eram questionamentos estranhos
sobre meus carros, trabalhos, números de assoalhas,
piscina, festas e alegrias...
mas, do meu eu, do meu interior
não queria saber nada
Através das perguntas insensatas
me subjulgava
como uma mandriona interesseira
eu já não valia nada
As minhas fotos sem filtro
meu rosto sem maquiagem
meu corpo não é malhado
e sem bronzeado
Minha vida é trabalho
meu espaço de lazer é tomado por livros
Como consequência, homeostasia
Só bem mais tarde eu entendi
que ele tinha outras fotografias
subia de escadas e nem era da própria casa
pois casa, já não possuía
seu carro uma lata velha desengonçada
seu trabalho acabou em nada
em festas não encontrava alegria
Tentou outras mulheres que me substituísse
as perguntas eram para as sua comparações
que tolice...
O que ele pretendia de mim se desacreditava?
O que vale a estética?
Vale um alto grau de entropia.
O que a gente quer da vida
Quase sempre é bem pouco;
Um afago, um carinho, alguém que faça calor
Quando os dias internos são muito frios
Uma caminhada lado a lado
Uma palavra de esperança
Um dedo que aponte alguma direção.
Pobre de nós que não temos nada disso.
Mas bem mais pobre e quem não tem nada disso
Para nos dar.
Nem sempre a gente se olha
Parte do tempo a gente nem se vê
O viver nos fez ser outro
O tempo fez a gente se esquecer.
Felicidade!
Quem sabe em qual momento da vida
vamos alcançar o que desejamos?
Nem sempre nas fases mais duradouras
é que nos deparamos, reconhecemos
e vivemos essa tal felicidade.
As vezes o destino nos reserva
encontros tão especiais,
que temos a certeza de que
...é ela que nos encontra.
"Ele partiu para a guerra, despediu-se dela.Ele escrevia cartas para ela sempre que podia.Passaram-se dois anos...
E ela não recebeu mais cartas, apenas a notícia que ele nunca mais voltaria para casa"
Sonhar, conteúdo dos sonhos e a sua interpretação sempre foram objetos do meu interesse de modo que, desde garota sempre li sobre este tema e tentei interpretar os meus sonhos. Acertei em algumas vezes; errei noutras. A princípio, ficava curiosa com o(s) significado(s) do sonho a partir da(s) imagem(ns) que o marcavam, e recorria a “manuais” que trazem exemplos como:
- sonhar com arco íris é sinal de sorte e êxito em tudo que desejamos realizar porque entramos em contato com energias superiores, que nos permitem tirar o máximo de proveito de nossas capacidades e habilidades pessoais;
- sonhar com animais ferozes: vê-los - deveremos guardar-nos da inveja dos demais; se nos ameaçam - nossa vida está em perigo. Em geral, os animais ferozes nos anunciam dificuldades profissionais.
Nesta linha, há muitos livros mas citarei dois deles: “O grande livro dos sonhos”, de Emílio Salas; “Os segredos dos sonhos”, de Roman Cano.
Este tipo de leitura não foi suficiente e passei a ler sobre a história dos sonhos, quando me deparei com algumas obras, inclusive o “Livro dos sonhos” de Jorge Luis Borges (1899-1986).
Nesta obra pode-se “viajar” até os primórdios das civilizações e se aproximar um pouco das interpretações dos sonhos sob diferentes óticas: místicas, filosóficas, religiosas etc. Ela é, assim, apresentada: “Este livro de sonhos que os leitores tornarão a sonhar abarca os sonhos da noite – os que eu assino, por exemplo – sonhos do dia, que são um exercício voluntário da nossa mente, e outros de raízes perdidas: digamos, o Sonho (anglo-saxão) da Cruz.”
Daí, tentei me aproximar um pouco da teoria dos sonhos de Sigmund Freud (1856-1939), aquele que, no dealbar do século XX, revigorou a antiga concepção de que:
“Os sonhos são, simultaneamente, significativos e importantes: não sonhamos nada que não seja uma expressão relevante de nossa vida interior e todos os sonhos podem ser entendidos se dispusermos da chave; a interpretação é a ´via regia´, o principal caminho para a compreensão do inconsciente e, por conseguinte, a mais poderosa força motivadora tanto do comportamento patológico quanto do normal. [...] o sonho é a consumação das paixões irracionais, reprimidas quando estamos acordados.”
A interpretação freudiana dos sonhos baseia-se no mesmo princípio subjacente a toda a sua teoria psicológica: o conceito de que podemos ter anelos (inconscientes), sentimentos e desejos motivadores de nossas ações dos quais, todavia, não tomamos conhecimento por razões diversas, incluindo o medo de perdermos a aprovação de pais, amigos; a necessidade de não nos sentirmos culpados; entre outros.
Coloquei a mão mais acima e alcancei um jovem contemporâneo de Freud, Carl Gustav Jung (1875-1961) que o encontrou pessoalmente em 1907, quando o visitou, em Viena e, logo, Freud reconheceu o valor de Jung vendo neste um filho mais velho.
Mas, em 1912, o Livro de Jung “Metamorfose e símbolos da libido” marcou as diferenças doutrinárias profundas que o separaram de Freud porque, enquanto para Freud, a única interpretação possível de um sonho está na teoria da realização de um desejo, Jung foi dispensando a livre associação e, de forma igualmente dogmática, tendeu a interpretar o sonho como a manifestação da sabedoria do inconsciente e a afirmar que a voz em nossos sonhos não é nossa, mas provém de uma fonte que nos transcende.
Um parêntese:
São inúmeros os livros de Jung. Gosto muito de “Memórias, sonhos e reflexões” e, também, de “Vida e obra”, escrito por Nise da Silveira.
Neste caminhar, conheci Erich Fromm (1900-1980) e me detive mais em “A linguagem esquecida”, obra que consegui no Sebo, em Salvador, que faz um paralelo entre as teorias do sonho de Freud e de Jung.
Ao retomar essas teorias, Erich Fromm demonstra maior aproximação com a Teoria de Jung, embora ressalte:
“A diferença entre a interpretação de Jung e a minha pode ser resumida nesta afirmação: Concordamos que muitas vezes somos mais sábios e dignos dormindo do que acordados. Jung explica o fenômeno com a hipótese de uma fonte de revelação que nos transcende, ao passo que eu creio ser nosso o que pensamos durante o sono e haver boas razões para o fato das influências a que estamos sujeitos em nossa vida de vigília terem um efeito sob muitos aspectos estupidificador sobre nossas realizações morais e intelectuais.”
"" Éramos sempre
de repente viramos instantes
para em seguida sermos de vez em quando
por quê isso aconteceu?
talvez porque nosso eterno
nunca se transformou em um belo momento...""
AMOR DE MÃE
Querida mãe Ati eu Escrevo
Em quanto eu viver sempre eu direi, “Mãe” você
és o meu Mundo meu universo, meu tudo meu
verso a ti eu declamo, tu és minha existência, se
eu existo e porque você vives,
Mãe você és meu amuleto da sorte, e por ti que
eu rezo, dia e noite sempre peso ao senhor, que
os meu anos de vida seja descontado e
aumentado a ti, você e o meu ar, meu viver
minha caminhada minha luta, meu sorriso minha
luz do dia, não tenho como ti agradecer eu ti
amo,
A sua bondade todo mundo admira, quem ti
conhece eles dizem, tu és nobre tens um coração
bom•
senhora: Justina Inês, tu és uma super Mãe, eu
vivo tentando imitar a sua bondade, não consigo,
tem dias que eu digo como ela consegue?
tu não tens escolha, amas a todos como amas a
ti mesmo, eu acredito no meu pensamento tu
venhas do céu. Minha existência meu viver
Justina Inês esti e o seu nome, que Deus
deia a ti paz e muito amor e multiplique os seu
ano de vida,
Se viesses ao Mundo AC Deus escolheria você na
vez de Maria madalena.
Você és o meu amuleto da sorti, e por ti que eu
oro, que os meus anos de vida seja aumentado a
ti Mãe
Nunca me esquecerei do passado
eu lembro como era criança sentado ao chão
chorando, quando vás ao trabalho, sempre
querendo estar ao seu colo…
Mãe tu és a palavra amor, quando eu me
despertava do sono sempre eras a primeira visão da manhã
estavas sempre na cozinha, fazendo
algo para o seus filho.
Ai eu ainda era um menino sem saber o que
fazer, era como um filhinho de de passarinho no
ninho com asas sem saber como voar
A minha mãe sabe que eu li amo por tudo,
“Mãe eu dedico a minha vida a ti
” direito do amor"
, este e o meu dever, ti amarei sempre,
mesmo no fim do mundo eu ti amarei
Os meus amigos me dizem que a tua mãe e uma
anja que Deus criou para servir de exemplo em
aquelas mãe que maltratam os seus filhos
Mãe em teus olho eu consigo ver o paraíso por
perto, tu és a minha luz, o princípio do amor, o
paraíso vive de alegria pela sua nobreza, o seu
lugar seria no paraíso não na terra, cada palavras
suas e de si alegrar
os teus ensinamento estará sempre na memória
de o escuta, bendito sejas tu senhor nosso Deus
por ter me dado uma super-mãe
Só a senhora consegue suportar os meus erros,
as bestera que eu faço e que já o fiz, como era
menino, tu existe pra trazer ao mundo mais
amor. Que Deus ti livra de toda tempestade, que
ti livra de todo mal, que ti faz Sã como a agua
que ilumine o seu caminho,
com o pouco dinheiro que a senhora ganha servi
para todos, o senhor multiplica em muito
a senhora faz tudo fica melhor
com tudo que a senhora faz por nós, eu tenho
que ti agradecer
“OBRIGADO”
por tudo que tens
feito por mim e por nós,
sempre eu agradeço ao senhor por ter sedo a
minha mãe, a senhora me ama
incondicionalmente
“OBRIGADO”
{Sr: JUSTINA INÊS TCHILUDA}
"" Não sei se tenho a madrugada ou se é ela que me possui. O fato é que estamos sempre juntos, eu diria amor antigo...""
O triste é ver que o mal sempre vence!
O triste é ver o ser humano alienando-se religiosamente ou credo,
Excluindo todos que não fazem parte do seu “circo” de horror, intolerância, desrespeito, rótulo, preconceito e ignorância!
O triste é ver que o ser humano acaba esquecendo que tudo que temos aqui... É uns aos outros.
O triste é ver que eles nunca... eu disse, nunca foram crianças, esqueceram de uma época em que brinca de bolinha de gude, pula corda ou etc., não havia espaço para desrespeito, preconceito ou etc. Pelo menos até que um adulto nos proibisse de brincar com este ou aquele.
Não deixem que assassine a criança imaculada que há em você!
Está lá no funda da sua mente a maravilhosa, mesmo com toda a dificuldade tudo que queríamos era está com os amigos brincando sem distinção!
Ás vezes não tenho fôlego
Para amar, quem me tem lembranças
Mas sempre terei verdades
Para retribuir com amor
E esperança;
Não importa o quão estreito seja o caminho com Deus, ele sempre será mais fácil de percorrer que o o largo do deserto. Não pare!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp