E Sempre assim toda a Noite a Saudade Aperta
A rainha
Conta-se a lenda de uma rainha que viveu num país além-mar há muitos séculos. Sempre coberta de jóias e adornos preciosos que enfeitavam sua vestimenta valiosa, ela não media esforços para atormentar seus servos em prol do aumento da produtividade para saciar seus desejos de ostentar ainda mais a riqueza, ser admirada por todos e tornar-se um exemplo, embora o povo sequer conhecesse o sabor do pão que, em enormes recipientes, eram jogados no lixo todos os dias daquele castelo em que a rainha vivia e de onde raramente saía.
- Nada de útil esse povo pode oferecer-me além do ouro e da seda - dizia ela - para que possa ser dado o tratamento que eu, majestade, mereço. Muitos têm que sofrer para que poucos, como eu, desfrutem do prazer de viver. Essa é a lei! Tenho tudo que preciso: jóias, sedas e um mundo de facilidade e felicidade por isso.
Certa noite, enquanto todos dormiam, um de seus servos bateu à porta de seu aposento e deixou uma carta que dizia:
"Vossa majestade, por favor, com todo seu conhecimento e poder, peço que dê ao povo o que é do povo." Surpresa, a rainha ordenou que os servos trabalhassem mais uma hora por dia e aumentou os impostos da população.
Aproximadamente quinze dias depois, novamente outra carta fora deixada com os mesmos dizeres. A rainha, dessa vez, dobrou a sanção imposta aos servos e ao povo. Assim, passaram-se dois meses; cartas seguidas do aumento de horas e impostos, até que um dia a rainha subitamente sentiu-se mal, sendo constatado por médicos que não resistiria muitos dias devido à sua gravíssima condição.
Em seu leito, reuniu os servos e perguntou quem, durante aqueles dias, deixara cartas solicitando para dar ao povo o que é do povo, bem como o que deveria ser dado. Um dos servos tomou a dianteira do grupo e disse:
"Majestade, sempre acreditei que o que torna um homem rico e um exemplo de vida é o seu trabalho honesto, o reconhecimento de seu esforço e a dedicação com amor àqueles que o cercam. As jóias, os tecidos, nada disso levaremos em nossa trajetória. Gostaria apenas que vossa majestade desse ao povo o que é do povo: respeito enquanto ser humano, admiração enquanto trabalhador e amor como um irmão, pois somente isso nos faz crescer e nos tornarmos admirados, além de ser tudo o que realmente precisamos na vida para alcançarmos a felicidade".
Então, a rainha quase sem forças entregou a ele sua coroa dizendo em tom baixo de voz: "Irmão, vos faço meu sucessor, pois demonstrastes que dentro de ti reina os mais nobres sentimentos! Não fui digna da coroa, mas és digno desse povo!"
Com um delicado desejo de sucesso fechou os olhos e adormeceu para a eternidade.
Liberdade nada minha
Leve vida
Livre vida
Sempre a voar
Asas de vento
Não há pesos
Não há medidas
Não há correntes
Um pássaro
Dois pássaros
Intocáveis são
Desumanas vidas
É minha
Humanas vidas está sempre a voar...
Ter respeito é antes de entrar no mundo do outro pedir licença; entrando sempre com o pé direito na consciência e o pé esquerdo na sensibilidade.
Sempre acreditei em céu, mas nunca acreditei em inferno, mas a pobreza de espírito de alguns me convenceram absolutamente.
Por mais que sempre iremos encontrar pessoas ingratas, sigamos sendo generosos, pois cada um oferece o que tem.
Sou gentil, mas não frágil.
Vigilante — sempre desperta.
Em ação, nunca recuo:
Flor com espinhos,
Armadura que brilha.
Sou passarinho quando quero leveza,
Águia quando é hora de atacar.
Lagoa serena,
Cachoeira brava.
Tenho doçura na fala,
Mas sei ser amarga quando preciso.
Carrego beleza, força e verdade.
Essa sou eu — inteira
Aqueles que dizem nunca ter tempo sempre encontram uma forma de se dedicar a algo novo. Já quem tem tempo de sobra sempre se mostra ocupado demais para qualquer atividade.
Indiferente da instrução educacional, o primeiro ajuizamento social é sempre o padrão estético corporal humano.
Exercitar o ethos de caroneiro sempre constitui-se uma experiência única, de uma riqueza cotidiana incalculável.
Andar de bicicleta é muito semelhante ao iniciar a escrita de um livro. A obra completa sempre é mais difícil. É preciso pedalar aos poucos, com metas curtas, construindo o caminho até o seu objetivo final. A forma como constrói a trajetória é o sucesso do ciclista e do escritor.
Na ciência um autor nunca morre. Ele sempre permanece vivo (com suas teorias) em nosso objeto de pesquisa.
Na Extensão Rural nem sempre tudo precisa ser um sucesso, pois o erro faz parte do processo de aprendizagem.
Eu sei que entre nós tudo é complicado, mas isso só me faz te amar mais. Não é sempre que tudo dá certo, estamos sempre nos desentendo, mas eu não imagino mais minha vida sem você. Passei 15 anos da minha vida sem você e lembrar do passado quando você não estava lá é desgastante e parece que minha vida era tão vazia. Estamos juntos desde a adolescência, começamos como amigos e hoje apesar de tudo, conseguimos manter uma relação, somos eternos namorados e planejamos o futuro. Não importa se as brigas nos fazem ficar afastados por alguns dias, porque nós sabemos que depois tudo se ajeita. É complicado, mas nós sempre conseguimos dar um jeito. Vem passar um dia inteiro comigo...
Eu sei que sobre nós
Tudo é sempre complicado
Mas um dia vai se descomplicar, pode acreditar
Pois quando a gente se entrega pra vida
A vida só nos devolve coisas boas
E ela me deu você
E eu vi nessa corrida que você é só você
Penso em você como aquela pessoa que tem um vínculo imenso com o meu passado, sempre me apoia no presente e que eu incluo em todos meus planos futuros. Quando estamos separados eu não me sinto completa, preciso de você para me sentir melhor, para tornar as coisas mais fáceis, só a sua presença é intensa e desejada o suficiente. Não há nada nesse mundo que se compare a você, para mim você é insubstituível e a melhor pessoa que já conheci, não mudaria nada em você. O amor é o mesmo e estamos nos tornando cada vez mais companheiros e maduros. Baby, queria que você soubesse que nenhum dia se vai sem que eu eu não esteja apaixonada por você...
Volta aqui, não há motivos para você partir e me deixar para trás completamente...eu sempre estive lá por você, e se você quiser, eu vou estar! Sabemos que o tempo não é o mesmo, que a inocência e doçura da adolescência ficou no passado, mas nós podemos recomeçar. Há tanto tempo não te vejo e mesmo assim sempre lembro de você. Sendo assim, posso concluir que algo muito bom você fez para mim porque no meu presente e futuro, você ainda está aqui de alguma forma, no meu pensamento. Nós sabemos, nosso tempo não é eterno, a juventude não vai durar até o fim das nossas vidas. Tanta coisa na minha vida mudou, e você passou por muitas etapas dessa mudança, mas eu poderia dizer que os sentimentos permanecem os mesmos depois de todo esse tempo?
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poesia de amigas para sempre
- Frases de Saudade
- Textos de Saudade
- Frases sobre sorriso para expressar toda a sua alegria
