É hoje
Hoje, sonhei com nós dois.
Sonhei que éramos mais do que nós mesmos, mais do que meros instantes, mais profundos do que desejos contidos, mais do que perguntas
sem respostas.
Sonhei que éramos o próprio
fascínio, a concretização dos desejos na matéria.
Sonhei que o tempo se curvava ao nosso redor e o espaço se encolhia para nos abraçar.
Hoje, meu sonho foi sobre nós dois.
Saudades do saber.
Que saudades do saber, que hoje encerro aqui,
Aos meus mestres com carinho, vou dizer o que aprendi.
Aprendi a ver a vida de um modo diferente,
Aprendi que o saber não ocupa lugar na gente.
Se chorei nesta jornada,
Por minhas dores e sofrer,
No riacho do conhecimento com avidez saciei
Minha sede do saber.
Se o saber não ocupa lugar,
Como já citei aqui,
Também não se pode roubar o que de meus mestres aprendi
Sigo então o meu caminho,
No desejo de aprender,
E quem sabe a gente se encontre,
Lá ao longe no horizonte de um novo amanhecer.
Autor: Cícero Marcos
Antes eu brigava por política e futebol. Hoje, aprendi a brigar pelo que realmente importa: eu mesmo.
Por incrível que pareça, foi correndo que aprendi o valor da caminhada.
Hoje me satisfaço na leveza de cada passo e me sinto distante das pressas e dos barulhos do mundo.
Como é bom acreditar sem ver e viver as camadas do processo que constrói a clareza do hoje.
Gratidão.
Hoje tudo que tenho
É um canto silene
Um encanto de solidão
Uma poesia sem razão
Um grito mudo
Um verso insolene
Um poema vazio
Uma saudade rasgada
Um quarto frio
E uma saudade amargada
como prece .
Meu beijo de hoje é para você, uma pessoa linda que, mesmo longe, está sempre presente.
Aquela pessoa com quem a gente pode conversar sobre tudo, a qualquer hora. Ela sabe dar conforto com o coração sem querer nada em troca. E quando ela precisa, sabe que pode contar comigo da mesma forma, sem problemas.
Não importa o tempo que passamos longe uma da outra: a amizade é irmã do amor. Ela não tem uma cara específica, mas tem troca, afeto, respeito, carinho, confiança e alegria.
É aquela pessoa que diz o que acha certo, mesmo quando não é o que a gente quer ouvir — mas que respeita nossas decisões sem julgar.
Que avisa do perigo quando não estamos enxergando, mas não briga pelas escolhas que fazemos.
Quando você era pequenina teus olhos brilhavam mais que as estrelas, hoje você cresceu e domina o universo
Tu tens o brilho dos astros,
-Tem o perfume da flor,
Contigo eu sempre sonhava,
E hoje contigo estou.
Farei 10 anos de poesia em 2018, lembro como se fosse hoje quando escrevi o meu primeiro poema titulado “Onde está o teu corpo”, para ser apresentado no TAL (Tempo de Arte Literária), na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, organizado pela professora Sandra Zaira, neste dia apesar de ter escrito a poesia, não tenho apresentado, apenas apresentei poesias da minha autoria neste mesmo espaço em 2010, a poesia apresentada foi titulada como “Destino” escrita em 2010, neste mesmo ano passei a frequentar a Biblioteca Comunitária de Valéria Prof José Oiticica, onde passei a conhecer o cearense Antônio Fernandes Mendes, e a ganhar um conhecimento sobre o anarquismo, neste mesmo espaço funcionava o ISVA (Instituto Socioambiental de Valéria), e o cineclube do bairro. Em 2011, apresentei a poesia “Coração de Pedra”, no Colégio Estadual Dinah Gonçalves, a poesia “Onde está o teu corpo” somente foi apresentada no Colégio Estadual Dinah Gonçalves, também para o TAL (Tempo de Arte Literária), ganhando no primeiro lugar em 2012.
Publicações nas redes sociais:
Em 2011, passei a redigir o livro “Toque de Acalanto”, no Centro Educacional Paulo VI, ganhei o meu primeiro Pendrive, para armazenar as minhas poesias e comecei a publicar algumas poesias no Orkut, Facebook, Blog, Site, Twitter… Esse foi um dos meios que tenho encontrado para publicar as minhas poesias, para que outras pessoas lessem, mesmo assim ao longo do tempo fui parando de publicar as minhas poesias nas redes sociais, pois muitos dos amigos(as) não gostavam de receber as poesias que apareciam no “feed de notícias” da rede de cada um. Então resolvi criar uma Fanpage no Facebook, assim como na Google, mesmo assim não tive sucesso, de cada 1 elogio milhares de críticas, contra as publicações, onde buscava também escrever poesias e textos de cunho social, fazendo denúncia do sistema. Fiz parte do curso 200 anos de Poesia, administrado pelo poeta Douglas de Almeida, na Biblioteca Publica do Estado da Bahia.
Publicação de Antologia:
Em 2013, comecei a publicar poesias em antologias, recebi o convite do Valdeck Almeida de Jesus, para poder publicar uma poesia da minha autoria, no Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus, da Editora Galinha Pulando, antologia essa que é publicada um ano depois, ou seja foi publicada em 2014, enviei a poesia “Amor“. A partir dai comecei em publicar em diversas outras antologias, e fiz parte também em uma das edições da Revista Omnira, N. 8, organizada pelo jornalista Roberto Leal.
Queima de poesias:
Tenho queimado diversas poesias da minha autoria, pois não estava me sentindo bem, somente depois de alguns anos que lembrei que tinha cada poesia salva no Pendrive e em 1 CD, não foi apenas uma vez que isso tem acontecido, houve a segunda vez como uma experiência para que nunca mais faça isso, essas poesias apenas poderei encontra-la quem sabe no Rio de Janeiro, registrada pela Biblioteca Nacional.
Encontros Literário:
Tenho ido em alguns encontros literários, apenas não tenho frequentado com assiduidade por falta de recursos para se deslocar do meu bairro para o local dos eventos, tenho ido no Projeto Fala Escritor, no Iguatemi, tenho ido no Círculo de Estudo Pensamento e Ação (CEPA), no Barbalho, assim como também tenho ido na Parada do Livro da Bahia, em alguns lançamentos de livros, organizado pelo Roberto Leal, pela UBESC (União Baiana de Escritores), assim como fui no lançamento do livro “Cartas ao Presidente”, organizada pelo Carlos Souza Yeshua, tenho ido no projeto Leituras Pulicas, no pátio da Biblioteca Publica do Estado da Bahia, assim como tenho ido em algumas exposições das obras do Almandrade, no Mosteiro São Bento e na Galeria Roberto Alban, dentre outros.
Oficina de Poesia:
Fiz parte de algumas oficinas de poesia, para poder me desenvolver mais, então resolvi fazer parte de algumas oficinas de um projeto chamado Escrita em Trânsito, fiz parte de oficina organizada pelo Ricardo Domeneck, Carlito Azevedo e João Bandeira.
Hoje em dia as pessoas que falam em voto nulo, que não vai votar em 2018, sequer sabe o que venha a ser "anarquismo", muitas dessas pessoas acreditam que votar nulo neste ano será um ato cívico contra aqueles que se encontram "no poder", e vão votarem nulo em nome da democraria, uma forma de dizer que está insatisfeito com quem está lá. Colocando novas pessoas no planalto continuaremos na mesma situação, impossível acreditar que um dia teremos um "mundo" capitalista onde seus governantes não sejam corruptos, o sistema corrompe, e nos torna necessitado do sistema.
Quem sabe uma sociedade consciente, como diz alguns filosofos anarquistas, uma sociedade consciente não precisa de governo, porque uma sociedade consciente faz por ela mesma sem esperar que outra pessoa faça por ela, para quem já leu algo escrito por Elisee Reclus... Vejo a sociedade como se fossem anarquistas, porque a sociedade não gosta do governo, só que mesmo não gostando do governo se permite ser governado, e por nossa vez sustentamos-os, pagamos impostos, e acreditamos cegamente que um dia tudo vai melhorar através do governo, que para muitos é o nosso "representante".
Trocar todas as pessoas que se encontram no plenário, jamais será a solução do que vem se passando em nossa sociedade (na verdade no mundo, não gosto de colocar a corrupção como se fosse algo que acontece só no Brasil), a corrupção sempre vai existir, até na lei que visa ir contra a corrupção. O ser humano é subordimado às leis, e busca por sua vez muitas das vezes seguir ela, mesmo não estando certa. Acreditar uma sociedade pela sociedade ainda vem sendo difícil, uma utopia que precisa ser realizada.
Cansei de perseguição
Hoje resolvo fazer uma consulta
Médica, o senhor
Vai ter de examinar também
Toda a sociedade.
Doutor, estamos todos os dias
Sendo sugados, pernilongos,
Muriçocas, homens do plenário.
– Tem dias que somos perseguidos,
E outros dias somos esquecidos.
– Doutor, já inventaram
Alguma vacina contra a hipocrisia?
Quero uma para combater
A minha hipocrisia,
E toda hipocrisia social e política.
Acontecimento da vida
Nunca vi
Nada tão escuro
Como hoje.
Talvez entrara
Em uma ilusão,
E os acontecimentos
Da vida
Ajudaram.
Ainda tenho aqueles sonhos de criança, de um dia crescer e sair ajudando as pessoas, hoje em dia muito tem mudado na minha vida, não de forma financeira, mas ganhei novas visões de mundo do que venha a ser a sociedade, a política, a natureza... Estamos subordinados ao sistema que vivemos, meu ser sente saudade da infância!
Hoje posso dizer
que até num deserto
posso florescer
É que depois de tanto
me perder...
Encontrei enfim...
Com a minha
paz .
E tem dias ...
Que alma implora mesmo
por aquele silenciar .
Hoje ...
Eu só preciso
lavar minha alma ,
retirar toda essa impureza que vem de fora
e tenta minha paz desencontrar .
Já já estarei novamente de volta ,
bem disposta a seguir sorrindo
e meu caminho levemente
re(encontrar)!
Não é possível debater o feriado de hoje
quando, ao mencionar Zumbi,
alguém responde que não gosta de misturar argumentos...
que isso é coisa de filme de horror,
e que o povo negro agora tem um dia para chamar de seu … para festejar … e isso é o que importa ... e que devem falar e se orgulhar...
“- Você tem razão…”
Respondi assim
e deixei que a minha atenção escapasse
para o céu da minha Região Oceânica.
Ainda temos muito o que ler,
muito o que estudar,
e imensamente mais a aprender, né?!!
Para Anyta Ramos Guintzel: (editado)
Hoje fazem 154 dias desde 24/05/2025, devo-lhe agradecer por ter tido a coragem que teve e tomar uma atitude neste dia. Se não fosse por isso, eu provavelmente nunca conseguiria amadurecer e enxergar o mundo com os olhos de alguém que eu disse que seria.
Não quero fazer disso um desabafo, mas sim uma possível despedida com gratidão por tudo que tu representa pra mim e por tudo o que me tornei (e ainda estou me tornando) graças a isso...
Acho que tu talvez nunca vá ler essa mensagem, mas não tem problema.
Bom... Os dias desde que tudo tomou um rumo diferente têm sido ao mesmo tempo, os melhores e piores dias que já tive em minha vida toda hahaha (mesmo tendo só 16 haha), acho que a dor forja a alma afinal...
Atualmente estou correndo atrás do meu propósito, descobrindo o porque existo e minha missão aqui neste mundo, mas já tenho umanoção.
Demorei aproximadamente 4 meses depois de tudo para entender o que é amar e sinceramente nunca pensei que entenderia a mim mesmo...
Minha mente sempre foi um mar de ideias e pensamentos que, inevitavelmente, faziam minhas emoções de refém. Mas isso mudou depois que tu apareceu na minha vida.
Foram tantos aprendizados, e até hoje continuo aprendendo contigo sinceramente haha...
A verdade é que eu sempre corri atrás de ti e hoje percebo o quão doloroso deve ter sido passar por tudo o que tu passou sozinha, mesmo estando dentro de um relacionamento.
Talvez eu esteja entendendo isso (ou não) mas atualmenteá estou "preparando as malas" para trocar de ambiente... afinal ambiente é realmente TUDO e eu só percebi isso recentemente. Queria poder falar com mais pessoas sobre coisas a longo prazo, como, futuro, propósito, dinheiro, relacionamentos, espiritualidade, etc como falava cntg...
Acho que tu já sentiu essa mesma "solidão mental" que sinto atualmente, tenho tudo, mas ao mesmo tempo só a mim mesmo para me confortar e entender, sei lá.
É como aquela frase de Dostoiévski: "Quero falar sobre tudo com pelo menos uma pessoa do jeito que falo comigo mesmo".
E sim, tenho percebido que aquilo que tu me dizia sobre "eu parecer tu no passado" é bem real kkkk, muito do que tu contava sobre o que tu fazia ou sobre o que te ocorria quando mais nova está ocorrendo comigo atualmente... Isso é bom e ruim, mas enfim, já estou terminando essa "carta", mas obrigado por ter me escolhido para fazer parte da tua história, sem isso eu talvez nunca conseguiria evoluir e "respirar" pela primeira vez em anos.
Acho que não existem mais pessoas no mundo como tu (não ironicamente... ainda mais da nossa geração), e se existem, as chances de cruzarmos com alguém assim, realmente compatível conosco, são excepcionalmente baixas. Mas bom, não vou me prender a isso, afinal meu propósito não se trata de encontrar alguém, mas sim de ser esse alguém.
Não vou prolongar muito mais essa mensagem, eu poderia citar tudo o que aconteceu nesse tempo, o que fiz, o quanto melhorei, mas um dia o destino talvez se encarregue disso haha.
p.s: ainda quero te chamar para conversar algum dia desses, talvez ano que vem haha (estamos em 25/10/2025), pois prometi a mim mesmo que antes de fazer isso eu iria fechar de vez esta ferida e estaria curado para evitar te machucar de alguma forma.
-Kael de Souza Marques
Não olhe para trás,
Fica comigo hoje e sempre.
Esquece o que você já sentiu.
Pense no que ira presenciar.
Peço que não vá.
Enche seu coração do amor que sinto por você.
Deixe a música tocar.
A poesia cifrar.
Não me de adeus,
Quero todos os sentimentos seus.
Pois, os meus, já lhe entreguei por te amar.
Boa tarde! Hoje é dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra... Somos humanos: esse é o ponto de encontro da dignidade... O respeito é uma construção diária e a aceitação das diferenças também... Que o amor ao próximo seja a força para a união de todos! Discriminar é não viver!
Hoje é segunda-feira e para quem já acordou, desejo um bom dia. Agradeço a Deus por me levantar mais um dia e me dar a oportunidade de viver.
- Relacionados
- Mensagens espíritas do dia de hoje: palavras que elevam e fortalecem a fé
- Viva o hoje: frases para valorizar cada segundo da vida
- Hoje a saudade apertou
- Hoje estou triste, mas vai passar: frases de conforto
- Oração da Manhã para hoje e todos os dias serem abençoados
- Hoje
- Hoje Acordei Pensando em Você
