Doutrina
Contrariando a doutrina determinista calvinista, com certeza há coisas que Deus não determinou, nem ordenou, muito menos desejou, senão vejamos:
Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que NUNCA lhes ORDENEI, NEM FALEI, NEM ME VEIO AO PENSAMENTO. Jeremias 19.5
É perigoso fundamentar-se uma doutrina geral em algumas experiências particulares.
Obras: "Minutos de algumas conversações tardias", terça-feira, 16 de junho de 1747 (VIII, 293).
Durante o período dos primeiros pais (da igreja), a doutrina da graça preveniente parece nunca ter sido questionada, exceto pelos gnósticos e maniqueus.
Teólogo Metodista
Quando um Cristão distorce as Escrituras e rejeita a Ortodoxia para não negar uma doutrina denominacional, confissões de fé e sínodos, ele já se apostatou da fé há muito tempo.
Para mim, um dos pontos mais perturbadores na doutrina heterodoxa calvinista é que de Gênesis a Apocalipse, a Escritura apresenta de modo inequívoco o amor, a graça e a misericórdia de Deus para com todos; mas os calvinistas insistem em retratar Deus como tendo prazer em condenar arbitrariamente bilhões de seres humanos. Toda essa insanidade tem o puro objetivo de sustentar uma doutrina falsa da soberania de Deus que não tem base Escriturística e foi rejeitada veementemente pela igreja primitiva.
A doutrina calvinista é como um labirinto obscuro de contradições e narrativas falaciosas que vem aprisionando e confundido e desviando milhares de pessoas da fé Bíblica e Ortodoxa a séculos.
O desejo fanático que o calvinista tem para tentar defender sua doutrina heterodoxa o deixa completamente cego para às verdades das Escrituras.
Se o calvinista fosse honesto com o público acerca da verdade da sua doutrina explicaria: “As boas notícias do Evangelho são somente para os eleitos, então existe uma probabilidade enorme de você não ser um eleito, mas isso é para glória de Deus.” Não fazem isso porque sabem que todos sairiam horrorizados com eles. O calvinismo deturpa o caráter de Deus e a sublime mensagem do Evangelho.
Segundo a doutrina heterodoxa da depravação total intensiva calvinista (inabilidade total do homem caído) o ser humano depois da queda só tem liberdade para se rebelar, mas não para se arrepender.
Quanto à doutrina heterodoxa calvinista da regeneração antes da fé, R.C Sproul ensina: “a visão reformada da predestinação ensina que antes da pessoa poder escolher Cristo [...] ela deve nascer de novo [...]; ela não crê primeiro e então se torna nascida de novo [...]”. Sproul, Chosen. p. 72. Aqui calvinistas tentam fazer um malabarismo bíblico grosseiro com uma tal graça regenerativa, onde o homem precisa nascer de novo para crer, quando seria a Graça habilitante, que capacita o homem crer.
C. H. Spurgeon não aceitou essa ABERRAÇÃO calvinista e disse acertadamente que era “RIDÍCULO” pregar Cristo ao regenerado (Spurgeon - “The Warrant of Faith”, p. 3.). Contradizendo veementemente essa aberração doutrinária de que a “regeneração precede a fé”, tão tagarelada por muitos calvinistas nas redes sociais.
O calvinista sempre tentará harmonizar as contradições da sua doutrina heterodoxa com a coerência das Escrituras.
Calvinistas na tentativa de defender sua doutrina heterodoxa e fazer com que ela se harmonize com as Escrituras, se enredam em todo tipo de raciocínio falacioso, malabarismos, engenharia filosófica e até mesmo em heresias blasfemas para tentar defender os absurdos dessa doutrina errática.
A doutrina calvinista é um engodo total! Essa doutrina heterodoxa não é outra coisa senão uma sofisticada evolução do determinismo das religiões pagãs antigas. Um estudo dos pressupostos em que essa doutrina está fundamentada não deixa margem de dúvida: sob a alcunha de “doutrinas da graça”, com uma retórica falaciosa e com muita engenharia teológica, encontra-se a heresia determinista, da qual apenas a aparência e os modos dialéticos foram modificados.
Calvino não se inspirou em Cristo ou na Escritura para criar sua doutrina, pois o herege confessa:
“Agostinho está tão ligado a mim que, se eu quisesse escrever uma confissão de minha fé, eu poderia assim fazer com toda a plenitude e satisfação a mim mesmo de seus escritos”.
João Calvino - A Treatise on the Eternal Predestination of God, p. 38
Do que reclamas calvinista??? Seguindo a lógica da sua doutrina heterodoxa, as minhas argumentações contra a sua doutrina errática já estavam decretadas por Deus na eternidade passada. Então, do que reclamas calvinista??? Estou apenas cumprindo o decreto de Deus.
Cristãos rasos na Sã Doutrina adoram se reunir aos pés de gurus gospels ou coaches, lançando sobre eles suas carências, frustações e sonhos, esperançosos que esses indivíduos os podem ajudar. Infelizmente, essas pessoas irão de mal para pior, pois estão depositando sua esperança em homens, e não em Cristo Jesus.
É público que calvinistas se mostram mais preocupados em proteger sua doutrina heterodoxa e seguir o caminho da lealdade dos catecismos e formulas humanas do que a Escritura. E é essa postura que os leva a todo tipo de malabarismos bíblicos, revisionismos, e jogos de palavras para tentar harmonizar sua doutrina a Escritura.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp