Frases de Dostoiévski

Cerca de 189 frases de Dostoiévski

⁠Felicidade é saber alcançar a felicidade.

Inserida por Ketteiteki

O preso ficou lívido quando o chamaram. Em geral oferecia corajosamente o dorso às varas; aturava o castigo sem dizer palavra, depois erguia-se como se nada acontecera, igual a um filósofo que encara friamente a sua pouca sorte.

Fiódor Dostoiévski
Recordações da Casa dos Mortos

⁠Mas é sempre a mesma história com todos nós: se temos uma verruga na testa ou no nariz, cuidamos sempre que ninguém mais tenha nada a fazer, no mundo, senão ficar pasmado com a nossa verruga, achar graça nela, e por causa dela nos desprezar, mesmo que tenhamos descoberto a América.

Inserida por lubaffa

(...) Eles exigem que o indivíduo não possua personalidade, e acham que nisto é que está o mais importante da vida! Uma pessoa não ser ela própria, parecer-se o menos possível consigo mesmo! É isso que eles consideram o cúmulo do progresso. E nem sequer procuram mentir com graça...

(Crime e Castigo)

A Palavra No Momento Certo
Uma grande parte da infelicidade no mundo tem sido causada por confusão e fracasso de se dizer a palavra certa no momento certo. Uma palavra que não é proferida no momento certo é prejudicial, e tem sido sempre assim. Porque é que uma classe da população deveria ter medo de ser honesta com outra? De que é que têm medo?

Fiódor Dostoiévski
In Escritos Ocasionais

Não são os milagres que inclinam o realista para a fé. O verdadeiro realista, caso não creia, sempre encontrará em si força e capacidade para não acreditar no milagre, e se o milagre se apresenta diante dele como um fato irrefutável, é mais fácil ele descrer de seus sentidos que admitir o fato.

A razão satisfaz apenas a faculdade de raciocinar do homem, enquanto que a vontade é a expressão da totalidade da vida, ou seja, da vida humana inteira, inclusive a razão e seus escrúpulos; e embora nessa vida, tal como se exprime assim, se torna às vezes má, nem por isso deixa de ser a vida, e não uma extração de raiz quadrada.

Fiódor Dostoiévski
F. Dostoiévski - Memórias do Subsolo, 1864

⁠O Todo-Poderoso quem marca ao homem a sua condição social. Um nasceu para ostentar as estrelas de general, outro para ser literato; aquele, para mandar; este, para obedecer, sem replicar. Estas coisas estão de acordo com a capacidade de cada qual; um tem aptidão para uma coisa, outro para outro, mas é Deus quem dá essas aptidões.

Inserida por Paulocosmojr

⁠Não há nada de mais vexatório que ser, por exemplo, rico, de boa família, de aspecto distinto, passavelmente instruído, nada tolo, até mesmo bom, e não ter, entretanto, nenhum talento, nenhum traço pessoal, nenhuma singularidade mesmo, nada pensar de seu; enfim, ser positivamente como todo mundo.

Fiódor Dostoiévski
O Idiota. São Paulo: Martin Claret, 2015.
Inserida por MarcioAAC