Direito do Trabalho

Cerca de 15319 frases e pensamentos: Direito do Trabalho

⁠Uma pessoa que passa a vida toda, todos os dias, dez horas no trabalho, acaba por sentir-se indispensável aos propósitos da organização. Se dispõe de tempo para si, não sabe como usá-lo.

Domenico De Masi
O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
Inserida por PensamentosRS

⁠Se há cem anos a idolatria do trabalho era indispensável para liberar-nos da miséria, hoje, na maioria dos casos, é apenas uma inútil escravidão psicológica.

Domenico De Masi
O ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
Inserida por PensamentosRS

⁠Quando falamos sobre trabalho hoje em dia, sempre falamos sobre o quanto estamos nos esforçando ou como todos estamos terrivelmente esgotados.

Thomas Curran
A armadilha da perfeição. Rio de Janeiro: Fontanar, 2023.
Inserida por PensamentosRS

⁠Não me dou ao trabalho de ser cordial com inimigos.

Donald Trump
A arte da negociação. Porto Alegre: Citadel, 2017.
Inserida por PensamentosRS

⁠O maior problema das pessoas é que elas agem dentro do trabalho como se não houvesse vida lá fora. Deveria ser justamente o contrário. Deveríamos ser efetivos em nosso trabalho, em prol da vida!

Inserida por J6NEMG

⁠2025 = Silêncio + Trabalho

Inserida por davisalvesphd

Se decida logo, pensar pequeno e pensar grande da o mesmo trabalho. ⁠

Inserida por victorcunha

⁠O que realmente fere a imagem de alguém, com certeza, é a ingratidão. Qualquer trabalho, desde que seja justo é árduo. Quem não reconhece o valor do outro naquilo que faz, ela não tem caráter.

Inserida por victorcunha

⁠O trabalho ganha o talento só quando o talento não trabalha. Se o talento trabalha, não pode perder.

Carlo Ancelotti

Nota: Dito durante entrevista no "Jornal Nacional", em 18 de maio de 2026.

Inserida por pensador

⁠Sei que parece fácil, mas ser tranquilo e atencioso dá trabalho. É preciso querer viver com leveza.
(Jordie)

Depois Daquele Ano (série)
1ª temporada, episódio 8.
Inserida por pensador

⁠O FUTURO DO TRABALHO, EMPREGO E DA LEGISLAÇÃO SOCIAL

Para analisar o futuro é necessário compreender o passado. É preciso entender a história para não termos um ataque histérico com a realidade.
Podemos assim dizer que, etimologicamente, o trabalho vem do latim tripalium. Um instrumento de tortura com três paus que pesava sobre os animais ou escravos forçando-os trabalhar.
Em poucas palavras, a organização do trabalho se divide em três aspectos; o trabalho escravo que o trabalhador é considerado como um “objeto” passível de ser negociado, ou até mesmo morto. Surge, logo após, a servidão onde o prestador de serviço já era reconhecido como pessoa, desde que seja submisso ao seu senhor feudal. Logo advém a corporação de ofícios, compostas pelos mestres, detentor do conhecimento do ofício, pelos companheiros, auxiliares do mestre e pelos aprendizes que eram jovens com intuito de aprender o oficio. Assim são os primórdios do trabalho assalariado.
Os trabalhadores eram submetidos as mais bárbaras condições de trabalho. Um serviço desumano de se notar e vergonhoso de se examinar, eram considerados “instrumentos” de lucros, estimulado na proporção de seus esforços.
De um lado temos os empregadores que detém o capital e a oportunidade de ofício, de outro lado temos os empregados capazes de satisfazer as necessidades dos empregadores com o trabalho.
A forma de trabalho foi evoluindo de tal maneira que, havia muitas injustiças e abusos dos empregadores perante os empregados. Entretanto depois de séculos de lutas insaciáveis contra injustiças, hoje temos outra realidade, onde o Estado tomou para si a resolução desses conflitos tentando amenizar cada vez mais a violenta desproporção entre o capital e o trabalho. Pena que, alguns tenham atitudes que retroagem tal evolução do trabalho. Havendo hoje em dia é uma grande inversão de valores no que tange a força do capital perante o oprimido trabalho.
Para poucos empregadores, medíocres e burocratas, o que interessa é o lucro. Advindo de arrochos salariais, explorações de empregados, assediando-os de tal forma que usufrui todas as maneiras possíveis, esgotando-os propriamente ditos. Esquecem que a empresa é na realidade grande instituição social.
É claro que, de uma certa forma, tem que haver rigidez, ou seriedade necessária, pois senão os empregados deturpam essa liberdade de ser conduzidos e surgem consequentemente determinadas incertezas.
Se todos empresários “empregadores” pensassem no real propósito da importância social que detém, a relação de emprego estaria melhor. Antes de tudo, os empregadores têm que olhar nas almas de seus empregados e trata-lo como colaboradores, sua linha de frente da empresa. Em vez de considerar como apenas funcionários subordinados. Logo os lucros virão por consequência. E sua lucratividade terá de ser sustentável perante a decorrência da não exploração do “mais-valia” de seus empregados.
É adequado ver a realidade de cada empregado, preponderando às condições financeiras, culturais, religiosas (sem interferir nas suas opções), o envolvimento com a família e, muito mais.
Assim nossa legislação tem que acompanhar tal desenvolvimento, uma vez que leis sem bem estar significa problemas sociais. As Leis Trabalhistas, numa metáfora, trata-se de uma árvore gigantesca cheia de galhos e frutos caindo pelo chão sendo desperdiçados. Ao passo que a REAL REFORMA TRABALHISTA, é o corte desses galhos danificados com o tempo e o recolhimento desses frutos podres para não contaminar os sadios. Levando em consideração que deixe o tronco e os galhos mais resistente para que a árvore cresça forte e sadia, aonde consideramos o Emprego, os Direitos e Garantias Fundamentais conquistados através de muitas lutas.
É imprescindível fazer uma lapidação nas letras mortas da lei, deixando inerte a lei que tange os Direitos Sociais adquiridos sustentado o Emprego. Nem que para isso a Sociedade seja consultada.

Inserida por HumbertoCorsi

⁠Com trabalho árduo, fé inabalável, perseverança incansável, coragem infindável e determinação inquebrantável, conquistaremos todos os nossos objetivos. Acredite no seu potencial e siga em frente com firmeza e esperança.

Inserida por MercioFranklin

"Lembramos de que para ter esperança é preciso construir um caminho com trabalho, honestidade e união."

Inserida por FCNOBREGA

Deixe o estresse de lado,escute uma boa música⁠ e até medite um pouco.Depois volte ao trabalho e faça sempre o seu melhor com meraki.

Inserida por ShalimarFarias15

O trabalho voluntário também dignifica uma pessoa.Não é apenas o trabalho remunerado que tem valor.É lógico que todos precisam ganhar dinheiro em uma sociedade capitalista como a nossa.Mas,voluntários do mundo inteiro fazem ações que são impagáveis em todos os setores.Informantes ajudam voluntariamente as polícias e as forças armadas em operações contra o crime organizado e muitas vezes as suas identidades são preservadas no anonimato.O valor de um ser humano é maior na função de um trabalho que tenha amor em exercer.

Inserida por ShalimarFarias15

A enfermagem possui um campo de trabalho amplo e diversificado. É preciso empatia com os pacientes e com os colegas de trabalho para seu exercício em plenitude. A resiliência é algo fundamental para a superação das adversidades. Ter amor pelo que faz pode te fazer um profissional de excelência.

Inserida por ShalimarFarias15

Meraki é algo essencial no trabalho e nas relações pessoais.Se entregar de corpo e alma te faz mais forte e humano.Por isso,que os gregos valorizam tanto essa palavra que pode substituir praticamente todas as palavras do dicionário grego.A cultura grega tem uma influência significativa em quase todos os países e essa palavra de apenas seis letras é capaz de abraçar todas as relações humanas do mundo.

Inserida por ShalimarFarias15

⁠⁠A escola,faculdade e o trabalho são os melhores lugares para conhecer alguém para se relacionar.A discoteca e o banco são os piores lugares.Na discoteca as pessoas estão todas bêbadas ou drogadas e não vão com o intuito de se casar,mas apenas se divertir.No banco as pessoas estão preocupadas com dinheiro e com o que você possui na conta. Relacionamentos que se baseiam em interesse financeiro são relacionamentos superficiais.Estudar e trabalhar junto por algo em comum gera uma admiração que pode se transformar em um sentimento incondicional e verdadeiro.

Inserida por ShalimarFarias15

⁠Saber ouvir é uma fator primordial no trabalho e nas relações pessoais.Quanto mais uma pessoa aprende a ouvir mais sabedoria adquire e melhor irá se expressar e falar.

Inserida por ShalimarFarias15

⁠Um enfermeiro gerente de excelência não procrastina o trabalho,sabe ouvir a equipe sendo também um líder altruísta e democrático.

Inserida por ShalimarFarias15