Dignidade Humana
Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana.
A história de todas as culturas está cheia de gestos exemplares deste tipo, fora do "normal estatístico". Mas estas escolhas podem surgir na vida de todos os homens, em circunstâncias "normais".
A realidade humana é triste,as regras sociais são ralas,valores de dignidade invertidos,razões e idealismos deturpados,onde muitas vezes dizer a verdade é sinonimo de maldade...
Quer ser bem visto? Diga a verdade,mentindo.
A verdadeira virtude consiste em recusar o que viola a dignidade humana; não é sabedoria tolerar aquilo que destrói a justiça.
A dignidade de muitos é mais nítida nos animais que lutam pela vida do que nos humanos que apenas a consomem.
Liberdade é um princípio não absoluto, submetido a um outro, muito maior, que é a dignidade humana, e os seus limites são os da alteridade, ou seja, o respeito pelo outro.
O circo ensina as crianças a rir da dignidade perdida dos animais.Nesse caso a "humanização" reflete claramente a falta de humanidade das pessoas em um macaco vestido,camuflada sob risos"
Não reconhecer a dignidade da pessoa humana do nosso próximo é considerá-lo um não ser; reduzindo-o à condição de objecto de exploração.
Realmente a dignidade é, um por um,
e por si só!
Mente humana jamais será desenvolvida enquanto as pessoas estão apontando o dedo, generalizado e confirmando, seja machista ou feminista!..
Não aprenderam ainda, que o mal está no masculino como no feminismo?
Não aprenderam que não existe raça cor nem gênero para o mal?
Como generalizar algo que não conheço?
Amadurecimento são para poucos, e não existe idade para isso!..
Deus nos livre de toda e qualquer solução anti-vida e anti-dignidade humana pregada por aqueles que usam o nome de Deus em vão.....
A dignidade do ser humano não consiste em 'pensar', como dizia Pascal, mas em esquecer o que pensou e abrir os olhos para o que jamais foi pensado.
A santidade não é pré-requisito da dignidade. Pessoas más e desonestas continuam sendo seres humanos e continuam merecendo dignidade.
O ponto de partida!!
O ponto de partida para a evolução humana, para a dignidade, é sem sombra de dúvida, o amor, o respeito, a lealdade, com o proxímo e com a gente. !! Paz e luz
Simone vercosa
