Dignidade de um Homem

Cerca de 36807 frases e pensamentos: Dignidade de um Homem

Eu sou um homem muito simples. Não preciso de muito para me sentir satisfeito. Desde que eu tenha um teto sobre minha cabeça, uma TV, alguns discos, dinheiro suficiente para sair e encher a cara e botar umas tetinhas na minha boca, estou plenamente feliz.

O homem que pensa poder viver sem outro está equivocado; o homem que pensa que os outros não poderão viver sem ele, está ainda mais equivocado.

"Não se pode elogiar a bondade de um homem se ele não tem poder para ser mau."

É evidente que o homem, muito mais que a abelha ou outro animal gregário é um animal social. O homem é o único entre os animais que tem o dom da fala. Na verdade, a simples voz pode indicar a dor e o prazer, e outros animais a possuem, mas a fala tem a finalidade de indicar o conveniente e o nocivo, e portanto também o justo e o injusto.

Eu sou democrata porque acredito que nenhum homem ou grupo de homens é bom o suficiente para lhe ser confiado poder absoluto sobre os outros. E, quanto mais altas as pretensões de tal poder, mais perigoso eu o considero, tanto para os governantes quanto para súditos.

Creio que [Jesus] foi feito homem, unindo a natureza humana à divina em uma só pessoa; sendo concebido pela obra singular do Espírito Santo, nascido da abençoada Virgem Maria que, tanto antes como depois de dá-lo à luz, continuou virgem pura e imaculada.

John Wesley
Works: Miscellaneous, vol. 5, 1831

Nota: Carta dirigida a um católico ("A Letter to a Roman Cathloic") - 18/07/1749

...Mais

O homem que não é juiz de si mesmo nunca está apto para julgar o comportamento dos outros.

Se um homem grita com você, lembre-se que existem vários querendo sussurrar no seu ouvido.

O amor, quando em excesso, não traz ao homem nem honra nem mérito.

Amigos são geralmente do mesmo sexo, porque quando um homem e uma mulher concordam é apenas nas suas conclusões; as razões são sempre diferentes.

O homem que não passou por circunstâncias adversas, realmente não se conhece bem.

Sempre me perguntei: Qual seria o melhor amigo do homem? O cão ou o cavalo?
O cão é um fiel companheiro, leal, destemido, sempre junto nos bons e maus momentos.
Mas o cavalo? Ah, o cavalo! Este sempre carregou o homem nas costas.
O que seria do homem sem esses dois grandes amigos?
Sinceramente? Não seria nada, pois tanto o cão quanto o cavalo são parceiros fundamentais na evolução do ser humano.
Faltou o homem aprender com esses nobres animais o que é lealdade, amizade, respeito e determinação.

O homem tem apenas um fim: escolher para vantagem de si próprio; a natureza, ao contrário, escolhe para vantagem do próprio ser.

Charles Darwin
A Origem das Espécies

A felicidade não está nas coisas, mas no coração do homem.

Não existe na natureza criatura mais sinistra e mais repugnante do que o homem que foi despojado do seu próprio gênio e que se extravia agora a torto e a direito, em todas as direções.

O desmatamento acontece, pois o homem está construindo uma selva de pedra.

Uma coisa que o homem branco jamais poderá dar ao homem preto é o auto-respeito! O homem preto nunca poderá se tornar independente e reconhecido como um ser humano realmente igual aos outros enquanto não possuir o que os outros têm, até que esteja fazendo por si mesmo o que as outras raça estão fazendo por elas próprias.

Malcolm X
Autobiografia de Malcolm X

⁠Pobre não é o homem que tem pouco, mas o homem que anseia por mais. Qual é o limite adequado para a riqueza? É, primeiro, ter o que é necessário, e, segundo, ter o que é suficiente.

O homem de hoje está enfermo em sua alma, e tão enfermo que quer negá-la inclusive.

⁠A religião é a maior rebeldia do homem, que não tolera viver como um animal.