Cartas de despedida para sogra que vai deixar saudades
Entre o abraço e a despedida,
o amor ensina a coragem,
a dor ensina a verdade.
E no silêncio do coração, ambos coexistem.
K.B
Despedida de um amigo
Hoje se foi um grande amigo, e o que fica é a essência que
marca na alma, as vivências, os momentos e os sentimentos.
A lição que fica, é a busca intensa por colecionar bons momentos! Menas materia, mais momentos, afinal a conexão humana é o que nos move a buscar a melhor versão de nós, para refletir em todos a nossa volta. Nossas vidas está a serviço de outras vidas. Viver os momentos intensamente e proprosital. Ser simples é o suficiente pra ser intenso.
Cada batida do coração é uma despedida e um nascimento ao mesmo tempo — viver é sentir a morte e o milagre caminhando juntos.
—Purificação
"Às vezes, a vida te obriga a se despedir de quem você era — em silêncio, com o coração em pedaços…"
Hoje eu escrevo não com tristeza, mas com calma.
É uma despedida - um sussurro ao vento, um último olhar para o horizonte antes de partir.
A vida me ensinou a sentir, a cair, a levantar, e a amar com intensidade. Houve dias de sol, chuva, risos que ecoaram com alegria e silêncios que pesaram a minha mente. Mas, em cada um deles, aprendi um pouco mais sobre o que é ser humano.
Deixo para trás o medo, as culpas e os "e se" que me acompanharam por tanto tempo. Levo comigo as lembranças que me quebram por dentro, não só, mas as que aquecem meu coração - os rostos, as vozes, os momentos de paz, e que me tornaram ser quem eu realmente sou.
Se algum dia alguém ler estas palavras, por favor entenda: não é o fim, é apenas um cansaço eterno.
A vida não termina quando o corpo de cala, mas quando a calma deixa de sonhar.
E a minha, enfim, aprendeu a descansar em paz, grata por ter existido não desejo viver neste mundo.
Carta de despedida: Nosso mundo encantado
Querida,
Hoje, ao ver uma foto sua,
um álbum inteiro se abriu diante de mim —
não de imagens, mas de memórias inventadas,
histórias que criei e roteiros que escrevi
acreditando que seriam nossos.
Projetei um enredo,
acreditei no roteiro que escrevi sozinho.
E quando o silêncio chegou,
percebi que o eco não era ausência tua —
era excesso meu.
Nesse excesso, construí um mundo só nosso,
mas apenas eu tinha acesso.
Olho com carinho para tudo que senti.
Não acabou.
É apenas o primeiro dia fora do nosso mundo encantado.
Um mundo criado por mim,
mas que, em essência, pertencia a nós dois.
O que doeu não foi perder alguém —
foi perder o personagem que inventei,
aquele que você talvez nunca tenha conhecido.
Descobri que o amor idealizado
tem o brilho exato do pôr do sol:
belo, mas breve, e feito de despedida.
Me vejo como um belo arquiteto,
mas um péssimo projetista.
Criei estruturas lindas,
dignas de um conto de fadas.
E hoje, de fora,
observo o “nosso mundo perfeito”,
sem saber se você o acharia perfeito também.
Entendi que a decepção
é só a luz acendendo no cinema,
revelando que o filme era projeção.
E no escuro que fica depois,
a vida me convida a assistir de novo —
dessa vez, com os olhos abertos.
Das cenas que mais gosto são os créditos.
Porque, mesmo sendo o único colaborador físico dessa criação,
todas as cores e formas vieram de você.
Lhe agradeço por ter sido inspiração,
mesmo sem saber.
Nunca haverá mágoas
em um mundo onde só um coração pulsava.
E mesmo que esse mundo tenha sido só meu,
ele foi feito com amor —
e por isso, ele sempre será bonito.
Com carinho,
Luis
"Talvez a vida seja apenas um evento rápido, entre chegadas e despedidas; momentos inesquecíveis e esquecimento; sonhos ousados e medos secretos.
Quem sabe uma curta viagem “bate-volta” - pois não somos daqui.
Estamos na nave Mãe-Terra, sem oportunidade para conversar com o capitão e descobrir um pouco a respeito da rota e destino; também não temos autorização para olhar mapas e a bússola (isso é sagrado e secreto).
Temos apenas permissão para experimentar sensações, emoções, desafios, dores, saudades, paixões... sentir a brisa, se encantar com o pôr do sol, ou buscar aquela estrela que vimos quando crianças.
Quem sabe se emocionar com o silêncio da Alma quando se despe... ou embriagar com a vertigem de amar, ou quem sabe tudo seja só para aprender sobre a arte de criar laços e nós, para depois e de repente cortar a fita.
Essa viagem (ou sonho?) às vezes tediosa, outras assustadora, nos prepara para experimentamos a aventura mais radical, dessa louca experiência - Envelhecer!
Aos poucos descobrimos que envelhecer é se despedir, enquanto espera a hora de descer no ponto e no momento exato que “Alguém” escolheu."
31 de outubro de 2021
O mês de outubro está se despedindo. 2022 à espreita na porta, estamos quase lá... O mês dos anjos da guarda se despede em grande estilo, com bênçãos alcançadas, sonhos renovados, lágrimas derramadas... Não foi fácil, mas a sensação de se sentir cuidada por Deus em cada um dos 31 dias que passou dispensa palavras. Hoje é o último dia deste mês que marcou tantas vidas de tantas formas. Que tudo que conquistamos e superamos em outubro nos acompanhe em novembro, em dezembro e pela vida afora... Que tudo que choramos sirva apenas para lavar e limpar nossa casa de dentro. Que toda tristeza vivida sirva apenas como aprendizado. Que toda felicidade que fez parte de outubro floresça dentro de nós, para que seus ramos fecundem os próximos dias de nossa existência. Para outubro que termina, gratidão, Senhor.
E que hoje, antes do raiar do dia, antes de novembro chegar, cada um de nós vivencie a bênção e o milagre que precisa.
E que, independente de qualquer coisa, sejamos todos gratidão. Estamos aqui. Isso em si já é uma vitória.
Josy Maria
Bom dia!
E quando naquela Noite, do meu Querido Piano Me Despedi, todas as suas teclas em Unissono, choraram Músicas Lindas e Brilhantes... Fazendo-me Dormir como uma Criança, num REINO ENCANTADO...!!! Rolemberg.
Todo fim é recomeço
Mas é preciso despedir-se do passado...
é preciso por uma pedra...
fechar os buracos...
costurar os rasgos...
doar as roupas velhas...
zerar a contabilidade
e recomeçar...
Sexta-feira, 05/12
Entre despedidas, ensaios natalinos e formaturas, fomos fazer roupinhas para a gata Ângela...
Inclusão
Inclusão não é entrar no mundo dos outros;
é entrar no mundo dela.
É compreender, respeitar seus silêncios,
acolher seus gostos, suas atitudes, seus limites…
É enxergar o seu mundo através dos meus olhos.
E isso vale para todos nós,
independentemente da idade, da cultura, das diferenças.
Porque somos feitos de singularidades,
de mundos internos que só pedem uma coisa:
serem vistos, reconhecidos, abraçados.
Obs.: Comecei escrevendo pensando em uma doce menina (TEA) de 8 anos, do turno da tarde;
mas me lembrei de que terminei o turno da manhã com um menino de 6 anos nos braços,
depois de um surto inexplicável de fúria.
Sem saber o que fazer, como agir, apenas o abracei…
E, para minha surpresa, era tudo o que ele precisava.
Geralmente, quando não sei o que fazer, apenas ouço a mim mesma,
Edineurai SaMarSi,
porque dentro de mim tenho todas as respostas —
Deus está comigo e me guia o tempo todo.
A última despedida
Você já sabia que partiria,
Mas mostrou força e sutileza;
Você já sabia que partiria,
Mas ofereceu afeto e sorrisos.
Você já sabia que partiria,
Mas viveu como se tivesse a vida toda;
Você já sabia que partiria,
Mas deixou seu último abraço, beijo e despedida.
Você já sabia que partiria,
Mas éramos pequenos demais para entender;
Você já sabia que partiria,
Mas não sabia que levaria meu coração com você.
Dedicado a minha querida e amada Mãe.
IVONETE FERREIRA DE LIMA 1967 ✝️ 2002
" Saudade...palavra doida...sentida...dor...alegria...partida ou chegada...aguardada...despedida...saudade é sofrimento...saudade é reencontro...saudade é tudo...um pranto...um sorriso...saudade é vida...morte...saudade...doida...sofrida...doce encanto...saudade...para viver...para morrer...saudade...saudade."💞
Os sonhos irão ficando e a gente chegando para despedida, não deixe que seus desejos morram antes de você.
Tenho uma coleção de despedidas que nunca foram ditas. Elas ficam dobradas em gavetas, amassadas, cheias de pó emocional. Quando as revisito, sinto o gosto metálico do adeus e vejo que o maior ato é não mais guardá-las como se fossem provas de culpa.
- Relacionados
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Poemas Despedida
- Frases de luto que expressam a dor da saudade e do adeus
- Despedida
- 57 mensagens de despedida para colega de trabalho com carinho
- Frases de despedida de amigos para deixar uma lembrança inesquecível
