Despedida de professor: mensagens e textos para emocionar

⁠קלודיו
CLAUDIO

P- Distinto professor
conectado ao portal
da espiritualidade
e a matéria...

Inserida por FrancisPerot

⁠Os grandes professores têm conhecimento. Os verdadeiramente grandes não se importam se você acredita nos seus ensinamentos ou não. Eles apresentam uma verdade e depois o deixam refletir e descobrir a sua própria.

Mark Wolynn
Não começou com você. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023.
Inserida por pensador

⁠Os grandes professores entendem que nossa origem afeta o lugar ao qual nos direcionamos, e que o irresolúvel em nosso passado influencia nosso presente. Eles sabem que nossos progenitores são importantes, independentemente de serem bons pais ou não. Não há como evitar: a história familiar é nossa história. Goste ou não, ela habita nosso interior.

Mark Wolynn
Não começou com você. Rio de Janeiro: Alta Books, 2023.
Inserida por pensador

Aos meus professores que vão ficar na minha história acadêmica, como mestres, a todos o meu carinho, admiração e eterna gratidão pelos dias vividos de aprendizado.

⁠Caro professores

Estou escrevendo para expressar meu profundo apreço e agradecimento por tudo que vocês já fizeram por nós. A partir das primeiras aulas que tivemos, sua persistência e motivação me ensinaram muito mais do que qualquer outra pessoa. Graças a você, fui capaz de formar uma visão abrangente de muitos assuntos, incluindo história, literatura, ciências e matemática.

Lembro-me que, quando eu estava frustrado com alguma matéria dificil, vocês

sempre me incentivou a trabalhar duro e nunca desistir dos meus objetivos. Sempre apreciei o fato de que vocês me levava a pensar por conta própria Através dessa abordagem, fui capaz de desenvolver ferramentas e compreensões úteis para lidar com problemas complexos.

Não tenho palavras suficientes para exprimir minha gratidão por todos os ensinamentos, conselhos e lições que a senhores me trouxeram durante minhas experiências escolares. Espero que estejamos em contato novamente no futuro e que possam continuar a me ajudar a alcançar meus objetivos educacionais.

Com muito respeito

⁠O novo professor será um medidor intelectualmente honesto.
O que isto significa? O aluno saberá responder.

Inserida por JAugustoMaiaBaptista

⁠O professor tem a mente brilhante de tal forma que consegue irradiar luz àqueles que ele conduz.

Inserida por ELIJARBAS

⁠Um renomado professor do MIT disse que todos nós temos limitações genéticas. Um teto. Que simplesmente não conseguimos fazer certas coisas, por maior que seja nossa resistência mental. Quando alcançamos nosso teto genético, a resistência mental deixa de fazer diferença. (...)

– Viver isso na pele em vez de estudar o tema tem algumas vantagens – falei, virando-me para o professor. – O que o senhor disse se aplica à maioria das pessoas, mas não a 100% delas. Sempre haverá o 1% disposto a fazer o trabalho necessário para superar todas as expectativas.

Prossegui explicando o que eu sabia por experiência própria: que qualquer um pode virar uma pessoa totalmente diferente e alcançar o que supostos especialistas como ele alegam ser impossível, mas que isso exige muita coragem, força de vontade e uma mente blindada

David Goggins
Nada pode me ferir. Rio de Janeiro: Sextante, 2023.
Inserida por silvestre_junior

Os professores são faróis no imenso oceano do conhecimento, iluminando caminhos, muitas vezes escuros, para uma educação autônoma e significativa.

Inserida por Lindendorf

⁠O silêncio pode ser um poderoso professor. Nele, podemos ouvir a nossa voz interior e encontrar clareza.

Inserida por julcelho_marins

⁠Sempre quis beijar a boca de uma professora de latim
para saber o sabor que tem uma língua morta

Inserida por joaquimcesario

⁠"Vivemos um tempo em que o papel do professor vem sendo desvalorizado não apenas pelas instituições, mas também, e de forma alarmante, por pais e responsáveis. Houve uma inversão de valores gritante: antes, o professor era autoridade e referência de respeito. Os pais, ao ouvirem que seus filhos haviam cometido algum erro, diziam com firmeza: “Se meu filho errou, pode corrigir”. Hoje, a cena se repete, mas invertida — o aluno desrespeita, o professor tenta intervir, e os pais correm para a escola não para ouvir, mas para confrontar.

Essa nova postura, onde o professor se vê acuado e o aluno é blindado de toda e qualquer consequência, gera uma geração de jovens sem limites, sem noção de responsabilidade e com uma perigosa sensação de impunidade. Quando os pais se tornam "amiguinhos" dos filhos, esquecem que educar é impor limites, e que amar não é sempre dizer sim. Ao protegerem seus filhos a qualquer custo, inclusive quando estão errados, contribuem diretamente para a desautorização do professor e, em muitos casos, alimentam um ambiente de violência psicológica — e até física — contra esses profissionais.

Essa inversão não apenas compromete a educação, como corrói os pilares da convivência social. O professor, desrespeitado, desmotivado e desprotegido, acaba por se afastar da missão de educar com paixão e firmeza. E sem professores respeitados, não há futuro digno para uma nação."

Inserida por herbert_alexandre

⁠Professor que ensina, mas não aprende, corre o risco de repetir o passado sem transformar o futuro.
Capacitar-se é afiar a lâmina, é renovar o olhar, é manter viva a paixão por ensinar e a humildade de continuar aprendendo

Inserida por sargentoclaudinei

⁠Muitos professores apenas passam pela área rural, indo embora na primeira oportunidade, porém, ao trabalhar com as pessoas mais simples, do povão, levando instrução, o mesmo conhecimento que levei aos alunos dos melhores colégios da capital, me deixa com a sensação de dever cumprido, não há salário melhor do que tornar esses jovens esclarecidos.

Inserida por CintiaRosa

⁠A real necessidade de professores de Ensino Religioso em unidades públicas de educação, com o objetivo de qualificar, formar e integrar esses profissionais, torna a frutificação possível nesta terra fértil e promissora, favorecendo o crescimento da compreensão mútua para um mundo melhor.

Inserida por CintiaRosa

"Boa parte de quem sou devo à senhora Marli, minha professora da segunda série. Era uma mulher simpática, com mais de 50 anos e prestes a se aposentar. Foi ela quem me ensinou a ler e escrever. Sem aquela senhora de pele clara e enrugada, cabelos grisalhos e tingidos de loiro, óculos retangulares e dedicação impecável, eu jamais teria sido capaz de decifrar Machado, Plutarco, Petrônio, Cícero, Musashi e muitos outros mais. Ao lembrar-me dela, percebo que compreendi, em sua base, a alegação do mestre Lobato de que 'um país se faz com homens e livros'; compreendi porque, em 2003, uma mulher humilde dedicou cerca de um ano para que eu fosse capaz de interpretar aqueles símbolos estranhos, captando suas ideias e formulando pensamentos com eles."

Inserida por aldemir1994

⁠O professor que sai da "escola" perde o direito de entrar na sala de aula

Inserida por Helyom

⁠Texto: A querida Viviane

A querida Viviane é alegre como professora, é simpática como mulher, casada e tem filhos, é zelosa, guerreira de muita fé, trabalha numa escola que tem alunos especiais, que mexe com tapeçaria, fazendo tudo com alegria, pra comprar e ganhar os seus reais, eu admiro essa mulher porque é muito maravilhosa, todo o dia eu abraço e sempre falo que é meiga e carinhosa.

A vida bela é bonita, conte sempre o que precisar, a Viviane é sorridente, mãe humilde e inteligente, tenho afeto diferente, nunca deixo de gostar, porque amo de coração, tenha certeza que estarei presente motivando com palavras de carinho e dedicação. ❤️❤️❤️

Inserida por rafinha_lima

Professor

Sou aluno e professor…
Sou mestre e aprendiz…
Entre apagador e giz
Eu exerço o meu labor.
E no afã de ensinar
Eu aprendo a ser feliz!

Inserida por MarcoARCoura

⁠A vida tem sido uma sádica e inflexível professora. Com muita dor, raiva e lágrimas ela me ensinou que tempo é energia, e a energia que nos foi emprestada é finita e insuficiente para dividir com tudo e todos. Em outras palavras: essa dita preguiça é a percepção de que nem tudo vale meu escasso tempo!

Inserida por Francisthecrow