Despedida Alguém que Faleceu
DESLEMBRAR (soneto)
Quando no verso deixar-te silenciado
Para habitar, por fim, a sensação fria
Em que nada mais no peito é agonia
Te peço que fique inerte no passado
Não mais quero o versar com poesia
Qual o rimar tinha sentido apaixonado
E o carinho tão latente e tão amelado
Ah, quero os versos sem essa profecia
Depois que te poetizar este apartado
A inspiração não mais terá saudade
E o cântico no sentimento será calado
A versificação terá então outra emoção
Em cada verso um reverso de liberdade
E o deslembrar o novo tom do coração.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
14 julho 2025, 17’48” – Araguari, MG
ACERBO FIM (soneto)
É está a última saudade que te entrego
Igualmente a última versificação para ti
Nestas linhas sentidas meu superar rego
Não mais versos tristes, do que eu sofri
O meu sentimento agora quer sossego
Ter sensação, o que nunca de te recebi
E comigo fica apenas aquele aconchego
Da partida, o adeus, do nada que perdi
É este o derradeiro cântico que te faço
Pois, neste trespasso, desata-se o laço
E por certo, tinha que acontecer assim
Sim, é um poema sombrio e magoado
De uma poesia com versos destroçado
Arrancados de mim, neste acerbo fim.
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
16 julho 2025, 18’45” – Araguari, MG
Bom aqui estou, me despedindo, agradecendo de coração a todos e todas, por esse curto porém significantes tempo que passamos juntos.
Vida que segue, na certeza de nos encontrarmos novamente nos caminhos de luta.
Que o universo devolva em dobro toda a atenção e o carinho recebido por vocês.
"O educador se eterniza em cada ser que ele educa". A frase, do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire.
Te amo
Sai facilmente
A palavra:
Te amo;
Com um toque
Brilhante em sua face
Seguindo, e vindo,
E controlando...
O seu sorriso
Constelar
Linda despedida
Da manhã!
Nessa estrada versátil da vida diante de momentos solenes, pessoas entram e saem de nossas vidas, algumas ainda ficam por longos tempos e outras para sempre. Pessoas novas chegam e esse ciclo continua, mas para todas estas pessoas, o importante foi tê-las em nossos caminhos, marcando nossas vidas de uma maneira que nos deixam saudades, um aprendizado, uma lembrança, uma dica, um ensinamento, uma experiência.
O mais precioso presente é o damos uns aos outros: a amizade.
Tarde quente. Angústia no ar...
A janela aberta é um atrativo para se jogar.
Deitada na cama pensando na vida...
Lembrando e se depravando com o passado não vivido.
Desnorteio-me com o tempo atual.
Fecho os olhos. Tento dormir mais um pouco.
Dessa vez não quero acordar.
Meu sono é turbulento...
Mesmo assim, a realidade enquanto acordada é mais perniciosa.
O começo é o final de uma história.
No fim de um fato começa uma trajetória.
Como posso encetar? O que posso narrar?
Sentada de baixo de uma árvore pensando em alguém para me inspirar.
Aquela vontade de estar perto de quem está longe.
Ah!!! Isso é sempre, isso é constante...
Esse sentimento é uma iluminação.
Ao chegar em casa torna-se expiração.
A noite já faz presente.
A noite um compromisso.
A vontade é de não presenciar. Só que lastimavelmente não posso prevaricar.
Ah que dor pungente
Que afeta toda gente.
Que afeta minha alma.
Que tira minha calma.
Ah que nó na garganta...
A vontade de chorar é tanta.
A indisposição faz adentrar.
E nada, nada pode me animar.
Ah... Por que essa carência?
Por que o tédio?
E a ausência?
Por que a melancolia?
Em mim, cai uma lágrima triste.
Logo penso que a felicidade não existe.
Ó que sufoco...
Que ausência de tranquilidade...
Esses sentimentos sempre levam a minha enfermidade.
Leve contigo as tuas flores,as tuas luzes movimentos e cores... As tuas cenas,as tuas loucuras... vendavais. Leve contigo a tua sorte,os teus pequenos cortes,os teus surtos irreais... - Já aprendi a ser forte. Não vou olhar para trás. Onde estão os nossos amigos que já não nos conhecem mais? Leve contigo os teus momentos insanos de perigo. Leve contigo este momento triste e tudo mais que existe. - Agora tanto faz! Leve o teu sorriso e tudo mais que for preciso... Deixe-me em paz! Leve contigo as tuas fantasias...a tua boca amarga e fria que já não me beija mais. Leve contigo as tuas melancolias,as tuas alegrias E o que poderia ser o mais Belo amor. .. Leve contigo as nossas noites de orgia,os nossos sonhos,as nossas poesias E tudo o que lhe causa horror. Leve contigo as nossas lembranças,as nossas esperanças, nossos planos bobos de criança,a tua infinita dor. Leve o teu sorriso e tudo mais que for preciso...- Não quero o teu favor. Leve contigo os meus passos,os meus compassos e descompassos os meus abraços,os meus pedaços... Leve contigo a nossa longa e fria rotina e embale junto com os teus pequenos sonhos de menina por essa estranha estrada que já não nos leva a nada ... Pois se você quer ir embora - essa é a hora! Vá ! Más vá agora! E leve tudo! Não vou esperar lá fora. Não vou olhar para trás. E nem dizer até mais - Vou ficar parado e mudo. Leve os teus retratos e perfumes,os teus malditos ataques de ciúmes,o que antes era belo e que agora é somente medo e ilusão. Leve também contigo o teu sorriso e tudo mais que for preciso. - Só devolva o meu coração!...
Há sempre um silêncio dentro de mim! Mas às vezes somente o silêncio para entender o nosso sorriso mudo,as lágrimas escondidas,as lembranças doloridas,os gestos de despedidas...
Qual flor Bela e airosa fez parte da tua pálida existência? - Nem mesmo o lírio e a rosa de ti teve clemência ! Nem mesmo haverá uma única flor em tua solitária lousa? Não há nem ao menos no recinto frio em que tu repousas uma única murcha flor dada de presente por alguém que sem despedir-se partiu de repente...
"Nosso tempo é outro
É como se fosse rarefeito
Tú e capaz de parar meu tempo
Dar start no nosso longa metragem
Estranho se ver num filme
Onde a esperança é contida
Eu nem sei ainda...
Se serei feliz
Ter um beijo doce
Ou uma despedida
Talvez esse frio na barriga
É justamente não saber qual a saida
Quando chegar o meu ditoso dia Eu não vou querer lágrimas - Vou querer alegria! Não vou querer flores - Vou querer poesias! Nada de tristeza ou gritaria! Vou querer rock,samba,bossa nova... E muitas pessoas dançando em volta da minha cova. Vou querer velas coloridas,Boas lembranças,risadas, bebidas... E o teu Belo sorriso por despedida! Vou querer muita alegria! Nada de choro,flores, gritaria!... Lembre-se: poesia... Rock,samba,bossa nova... Risadas,velas coloridas... Boas lembranças, bebidas... E teu belo sorriso por despedida!
Valorize o tempo que você passa com uma pessoa querida, pois um simples "thau" pode não significar um "até mais" ,e depois disso não tem como voltar atrás.
E quando eu percebi
a emoção jaz no passado.
A água secou nas fontes,
o vento soprou as folhas
e só eu sem movimentação.
Nunca entenderei a minha lentidão!
Deixei a abrupta ação do tempo,
por excesso de fé e autocorreção,
já que mais cego estava meu coração.
Às vezes deitados entre os estilhaços,
não percebemos os profundos cortes
e o próprio cansaço.
Acomodados em uma repetição sem fim,
com apego a tudo,
sem perceber que o todo é ruim.
Muitas vezes eu deixo uma pessoa de lado
porque essa foi a direção que ela escolheu ter.
Não uso artifícios para manter,
prefiro soltar e desatar.
Amarras são como forcas,
quando o nó é necessário
é melhor esquecer.
despida-se desse ano se despindo:
livra-se da sua antiga versão pra nova que está vindo
abrace oportunidades
beije a bondade
faça amor com a felicidade
mantenha sempre a cabeça erguida
rejeite tudo o que vier de baixo
ame a vida mesmo que nela hajam partidas
acredite que tudo é possível
acredite, inclusive, naquele sonho impossível
seja flexível
que haja cumplicidade em tudo que for aprazível
que haja intensidade principalmente na reciprocidade
cultive a simplicidade e a humildade
viva além do que permite a sua idade
saia de cidade
viaje
suma e se encontre
cante e se encante
corte nós e faça laços
dê espaço e mais um passo
se declare
dê oceano aos seus mares
aprofunda onde houver correspondência
livre-se dos medos e de tudo que ameace a sua cadência
prefira manter a essência invés das aparências
faça a diferença, mesmo se no amor houver deficiência
contribua e distribua
seja sua e de mais ninguém, ao mesmo tempo; esteja aquém daqueles que fluem
não poupe sorrisos, nem atos precisos
seja você
aceite-se como é,
mas melhore no que puder
faça sem esperar
comece não tendo medo de errar
seja amigo do tempo;
seja cuidadoso com aquilo que não volta,
mas poupe-se das revoltas quando houverem reviravoltas
seja leve, mas não releve o que não tiver relevo
permita-se tocar
e ser tocada
respeite o passado e tudo o que nele havia passado
viva um presente bem pensado pro futuro vir adoçado
cuide da sua saúde:
encha-se de atitude ao acordar
ingira plenitude ao tardar
e de quietude ao pernoitar
mude sempre que precisar
essa é a prescrição para o ano seguinte
e não se esqueça da amplitude:
amplie o que já é grande
prestigie o amigo distante
dispense tudo o que for irrelevante
não mude seu semblante sequer um instante
seja mais tolerante
torne-se mais interessante
seja o livro favorito da sua estante
termine este ciclo com sentimento de gratidão e comece o próximo com grandeza e ambição
escreva sua melhor versão
comece com intenção
- Relacionados
- Mensagens de aniversário: reflexões e homenagens para alguém especial
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Uma mensagem para alguém especial
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Poemas Despedida
- Frases de paquera para encantar alguém
- Gostar de alguém
