Depoimentos para meu Amigo Chato
É no dia a dia que se constrói e solidifica um bom relacionamento e isso não é fácil, mas é recompensador e no momento da angústia, da adversidade,dos erros, das dores e desilusões, o verdadeiro amigo se manifestará.
Queria eu poder dizer que o tempo é mudo; mas seu eu pudesse ouvi-lo dizer algo, eu gostaria que me contasse que viu um girassol sobreviver ao inverno da Europa, se pudesse... que me trouxesse uma fotografia de Amsterdã. Não se sabe se foi a água, o Sol ou tempo que fizeram com que o girassol ficasse tão forte e sobrevivesse as quatro estações, só o que sei, é que é emocionante ter um girassol e perceber que ele é forte o suficiente pra resistir ao tempo.
Tive uns amigos que eram os melhores no futebol, bolinha de gude, soltando pipas e como se não bastasse, ainda por cima os caras eram bonitos também. DEUS! O QUE É QUE EU TE FIZ?
Se eu me comporto de tal maneira é porque eu me sinto bem, não pretendo mudar, embora torçam pra isso, minha obrigação é agradar a Deus e a mim mesmo. Se for pra gostar de mim de verdade, que seja do jeito que eu sou, não da forma que procuram.
Vivo do meu jeito simples, cheio de sonhos, que me preenchem, não procuro ser melhor que ninguém e nem pior, e sim eu mesmo, sem esconder minhas origens, vejo muitas pessoas com medo de se expressarem, com medo do que vão achar, pessoas que vivem preocupadas com os outros e se esquecem de viverem suas próprias vidas e de serem felizes.
Vamos cantar hoje, vamos dançar hoje, vamos ser amigos hoje, vamos amar hoje, vamos VIVER hoje.
#DeusNoComando
Não. Não. Não!
Não te iludo
Não se iluda
Te dou a mão
Não o coração
Sou amiga
Não me fira
Seja amigo
Não perigo
Não me assuste
Pise no chão
Voar no meu céu
Nem na ficção
Tudo está claro
Não se confunda
Toma cuidado
Não quero bagunça.
[10/11/2014]
Imagine 4 elementos naturais se misturando, pense no que aconteceria, talvez se formasse uma nova atmosfera, chamada amor elementar ou algo do tipo, mas fácil é chamar de amizade, parceria.
Festas,mulheres,bebidas e tudo ilusão,antes era o Cara .depois vão te tratar como comédia ou otário e ate que você está sendo dominado,sabe porque isso ? porque eles não tiveram a capacidade de mudar!e quando a pessoa que dizia seu amigo não conseguir ninguém. vai querer que você fique igual a ele.contando vitória de algo que ainda nem conseguiu.pulando de galho em galho e sem ter nada na vida só historia pra contar de aventuras sem sucesso.
Da amizade ao Carinho !
Essa coisa de você se apegar a uma amizade, é algo que foge e vai além de nosso controle emocional, é algo que nasce ali sem o menor descuido, são caminhos que DEUS faz com que cruze com os seus; Você passa a acreditar e apostar que ali esta nascendo um sentimento que pode ser verdadeiro, aquela coisa de você querer estar ao lado dessa pessoa e compartilhar de momentos, trocar ideia, fazer brincadeiras, falar besteiras , onde qualquer que seja o lugar ou qualquer coisa que estejam fazendo ali está bom demais, enfim....!! ; E ao longo do tempo vai se construindo uma " Ponte " entre você e essa pessoa tijolinho por tijolinho, assim estreitando o caminho para afirmar mais ainda essa amizade, e quando você menos espera, aquele sentimento já não é mais amizade, pois já se transformou em algo mais forte, então esse sentimento passa a se chamar “ Carinho “, Essa pessoa já se faz necessária em seu convívio, mesmo que afastados por essa adrenalina e esse corre corre mundano, mais você sabe que tem aquela pessoa ali que sempre esta lembrando de você , que liga para o que você diz e que acredita em você, indiferente de seus sonhos, modos, gostos classe social ou religião, pois ela já esta dentro de sua historia e você relativamente dentro da historia dessa pessoa !
Essa ponte construída com carinho entre você e essa pessoa bem cuidada, ela jamais se quebra !! mais como é grande a dor de você um dia olhar para o outro lado dessa ponte e ver que essa pessoa não esta mais ali de corpo e alma, ficando apenas o vazio; Mais Deus na sua misericórdia vem e constrói uma nova ponte fazendo a eterna ligação espiritual dessa ponte entre você aqui na Terra e essa pessoa querida no céu !
Gostaria de deixar essas palavras de conforto e coração, e muito otimista também, por ter tido mais uma lição de vida, das tantas que eu já tive dessa pessoa incrivelmente de coração nobre, que no leito de um hospital com uma doença que fatalmente era irreversível, esteve otimista até o seu ultimo sentido !
Valeu meu amigo irmão André De Oliveira França, a nossa amizade já tinha virado " Carinho " dentre esses anos todos ! Deus cuida bem dele para nós ai no céu !
Dedico aos familiares :
Seus irmãos: Viviane França, Leandro Oliveira, Adriano de Oliveira França
Sua Mãe: Lucivalda França e sua Esposa: Adelita Garcia Garcia
ter muitos amigos parece ser legal
confia tanto neles que nem se prepara pro mal
um dia eles de deixam de repente
então percebe que eles eram uma serpente
que nunca te protegeriam
que nunca te ajudariam
então logo aparece alguém
aquele que você pensou que tinha vindo do além
por tempo ele vira seu único amigo
mas você fica feliz só por ele ficar contigo
e quando veem que você está feliz
todos voltam e te oferecem um bis
então uma escolha você tem que fazer:
se um amigo só basta para você ter
ou popular pra sempre você quer ser
um amigo de verdade você vai querer
ou a serpente pra sempre você quer ter?
FENÔMENO QUASE NATURAL
Vinham três homens pela rua.
- Olha! Uma estrela cadente!
- Não é estrela não!
- É sim!
- Não é não!
- E o que é então?
- Opa! O chão tá tremendo!
- Era uma estrela!
- Era um avião!
E o terceiro...
- Bobagem! Foi uma estrela que bateu no avião,
Que caiu no chão!
Iam três ébrios pela rua...
Pela calçada...
Pela rua...
Pela calçada...
Minha avó uma vez pediu-me para comprar uma tesoura, um escorredor de macarrão e um vidro de azeite no mercado, em Niterói, quando eu tinha 12 anos. A rua era Cel. Gomes Machado. Quando eu saí de casa, lembro que também ficaram aguardando duas tias, que ajudavam ela naquele sábado, na cozinha. Esse pedido caía do céu para mim que estava de castigo. A casa ficava na Rua Coronel Senador Vergueiro da Cruz, ao lado do escadão que sobe para o morro do Cavalão. A razão do castigo já não lembro. Lembro-me, sim, que só poderia sair para comprar as coisas e voltar. Fiquei feliz com a tarefa libertadora. E mais feliz fiquei quando, ao dobrar a esquina da Rua São Pedro com Visconde de Itaboraí, verifiquei que se tirava “par ou ímpar” para jogar uma “pelada”, no trecho compreendido entre a Rua de São Pedro e a Cel. Gomes Machado, justo no caminho do mercado. Entrei no páreo e fui escolhido para jogar em um dos times. A galera era sempre a mesma; os amigos da rua que moravam por ali. Só quando a partida acabou lembrei-me da encomenda e fui correndo para o mercado. Lá chegando peguei as coisas e, ao procurar o dinheiro que vovó tinha deixado comigo não o encontrei no bolso. O dono do mercado, Milton Duarte de Castro, percebendo o meu embaraço, perguntou onde eu morava e de qual família eu pertencia. Por minha sorte, dispensou-me do pagamento, não sem antes puxar a minha orelha, com bom humor, para que eu tivesse noção da responsabilidade que um menino deveria ter na execução de um mandado. E que o bom negociante além de ser amigo da família, percebera, também, que suado como estava e com os pés imundos, só podia ser em razão dos folguedos da própria idade. O dinheiro, certamente, caíra na rua.
Agora, a história avança vinte anos...
O mercado já não existe mais. Há agora, na Rua José Clemente, uma loja de instrumentos musicais. Lembrei desses momentos quando era garoto e resolvi entrar naquele lugar fazendo uma pauta para O GLOBO-NITERÓI que foi capa daquela edição de sábado, e que falava sobre a diversidade musical da cidade. Ao olhar para o balcão, fiquei surpreso: Já mais velho, “seu Duarte”, o responsável pela loja, era o mesmo bom homem que, há vinte anos atrás, me desembaraçara de uma dívida de poucos cruzeiros na época. Pedi licença e resolvi me apresentar novamente, depois dos vinte anos, para contar-lhe esta história da qual, como não poderia deixar de ser, ele já não se lembrava. Foi um encontro agradável e, da minha parte, muito comovente. Eis a razão desse texto relacionar-se à amizade. “Seu Duarte” só lembrou de mim depois que falei o nome do meu avô. Ao perguntar se eram amigos, ele ficou com os olhos cheios d´água e respondeu: “fomos grandes amigos”. Não entrei na questão, apenas retribuí o sorriso e lembrei que, há vinte anos, ele não me cobrou o dinheiro quando falei o nome do meu avô. Disso tudo ficou uma lição: o importante numa amizade não é reconhecer somente o amigo, mas também o que é parte dele.
A escrita torna mais fácil o que acho difícil de falar, prefiro sofrer sozinho isolando-me num universo paralelo onde procuro paz, respostas, analiso o dia-dia, onde procuro a razão e tento não me iludir tornando-me no meu melhor amigo. É aqui que me encontro quando me vês a vaguear sozinho, a olhar como se não estivesse a ver nada, quando falas para mim e eu não te ouço, quando transmito no rosto tristeza ou um falso sorriso, quando me perguntas o que se passa e eu simplesmente respondo "Nada", não penses que não confio em ti, ou que não te ache importante ao ponto de te contar o que se passa comigo... Tenho medo de contar pensando como irás reagir receando mudar algo no dia-dia de que me arrependa, acreditando que passo melhor se tudo continuar como esta. Sei que podes interpretar mal as minhas atitudes ou respostas e até achares que sou a pior pessoa do mundo e sem me aperceber até te posso magoar, com este texto talvez encontres respostas às quais nunca te respondi, com este texto ficas a conhecer um pouco de mim e se ainda não te apercebeste eu sou muito reservado, prefiro guardar para mim do que enfrentar o desconhecido ou sobrecarregar alguém com os meus problemas, sinto que tenho muitos limites e não gosto muito de arriscar, tento ser eu próprio, tenho baixa auto-estima, não acredito em mim, etc... Receio não te conseguir interpretar, receio te tocar, receio te olhar nos olhos, receio do que me podes dizer, por isso hesito, reflito no próprio passo, por vezes afasto-me, faço silêncios e sem coragem para te contar, tento esconder ... que gosto de ti!
Uma espiral prateada Um sinal de fogo Uma letra que cala Um silêncio que fala Uma cara de espanto Uns correm pro canto A porta que se fecha Os olhos atrás da brecha O grito da saudade O desespero da idade O amigo que acolhe O outro que encolhe Uns já estão fora Outros irão embora A intensa prece A fumaça permanece A visão asfixiada A tragédia anunciada A última ligação O suspiro do coração A festa que acabou O soluço que sobrou A nativa solidariedade Marginal autoridade A ferida que doi O choro do heroi De dedo em riste O Brasil ficou mais triste!
JESUS É A MINHA SORTE.
Ainda nos dias de hoje aprendo que não devo contar com ninguém, sendo assim, para ninguém eu deveria contar o que aprendo. Infelizmente insisto no erro de querer contar com as pessoas erradas no intuído de fazer o certo, logo não atinjo meu propósito, pois já começo com um erro. Contudo me sinto cometendo este erro por várias vezes por ser racional, ou seja, como pode se observar no paradoxo da loteria, pois conforme a loteria se sucede dessa maneira: em uma grande quantidade de bilhetes somente um em particular pode ser o premiado “qualquer um”, isto é racional. Pois será efetuado o sorteio e um deles é o premiado, porém todos têm o mesmo potencial. Contudo todos os bilhetes têm o potencial oposto também, que é o de não ser o sorteado, mas concluir que nenhum será premiado, isto seria irracional. E assim eu continuo apostando em pessoas e em alguma delas há o potencial do qual espero como premio. Quando de alguma forma eu me abro a estas no intuito da alcançar uma compreensão ou um afeto recíproco seja de amizade, amor ou um mero apreço de consideração. Embora achar essa pessoa é como a hipótese da loteria. Eu reflito que apesar de serem vários os bilhetes somente um deles é o premiado e olhando para a minha vida e de quantas pessoas me cercam, deveras são muitas. Se for estender a potencialidade de extinguir a probabilidade de qual seria esta pessoa, aí então eu deveria estender de forma que ampliasse e abrangeria a humanidade inteira e, mesmo assim sendo, haveria um só que poderia ser a pessoa de minha busca. Por intermédio dessa reflexão pude chegar a uma conclusão que dentre humanidade esta pessoa ou este premio não existe. Contudo persisti na hipótese de que ela existe e assim para ter certeza que esta pessoa seria realmente o que procurava eu expus um método para estipular o que eu esperava daquele que seria o meu premio ou o que dele eu pudesse esperar para assim qualificar ser este o único premio sorteado. Logo comecei pensando preciso de um amigo, mas que este amigo seja aquele que entende os meus problemas e me ajuda a resolvê-lo. Um amigo que quando estiver feliz ele esteja feliz junto comigo nos melhores momentos de minha vida. Então logo essa pessoa deveria estar comigo o tempo todo nos momentos ruins e bons. Mas ele deveria ser muito mais que um amigo se ele cumprisse essas exigências, talvez mais que um irmão ou irmão com um amor paterno e materno ao mesmo tempo. Só que um amor tão grande assim levaria a está pessoa compreender que eu não conseguiria ser o mesmo para ele. Então percebo que minha busca está quase se esvaindo. Pois se ele me amasse tanto assim ele faria tudo por mim o possível e o impossível. Logo pensei que não há essa pessoa, pois isso seria divino. Daí então eu fui capaz de entender que existe sim esta pessoa e ela é sim um ser Divino. Esta pessoa é Jesus, só ele pode cumprir tudo aquilo que eu especifiquei que procurava em um ser, amigo ele é o melhor me considerou como irmão e mostrou amor maior que o de um irmão, ele é pai também e me compreende em tudo. Todo o momento está comigo mesmo quando estou com problemas ele me dá a solução e quando estou feliz ele é a causa de me sentir assim. Sobre o seu amor? Não houve um sequer no mundo inteiro que pudesse provar amor maior, pois ele deu a sua vida para me salvar e, além disso, que muito além do que eu pudesse merecer ele me amou e assim morreu, mas reviveu para estar comigo o tempo todo. E agora compreendo que Jesus é o meu Premio Ele é a minha sorte.
cheio de amigos e ainda em dia de domingo fico só, as minhas amizades estão com suas amizades na diversão e eu estou acompanhado da solidão, tomando uns drinques com músicas que ninguém gosta de ouvir e escrevendo para diminuir tamanha ilusão, mas meus amigos os guardo no meu coração.
Por vezes sou lágrimas, muitas vezes sorrisos,
mas serei seu abraço, sempre que for preciso!
Sergio Fornasari
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Versos e Poesias para Amigo
- Mensagem para Amigo que Morreu
- Frase Carinhosa para Amigo
- Frases de conforto para amiga ou amigo em momentos difíceis
- Depoimentos para Namorada
- Mensagens para amigo distante que expressam a sua saudade
