Depoimento para meu Filho de 18 anos

Cerca de 224258 frases e pensamentos: Depoimento para meu Filho de 18 anos

Acho que eu já deveria saber ele sempre voltaria, por mais que se passassem anos e já fossemos pessoas completamente diferentes das que éramos, quando juntos já não fazia diferença, era apenas nós dois naquela pequena lacuna onde o tempo não influenciava em nada, onde os beijos quentes e os abraços ternos sufocavam as palavras. Ah as palavras, ao lado dele elas perdiam o sentido e o significado, tudo que precisava ser dito era compreendido em um olhar e respondido com um sorriso que nem sempre era de felicidade mas sim de aceitação. A alegria de tê-lo segurando minha mão novamente sem que precisássemos nos preocupar em nos esconder, pelo menos naquela noite, fez com que cada segundo separados valesse a pena. Éramos nós mesmos completamente diferentes, perdidos em meio ao nosso quase desconhecimento mútuo, em meio ao nosso passado que nunca deixara nosso presente, pelo menos em nossos corações e mesmo que ele já não fosse o mesmo homem e eu o amava, amava o jeito, o cheiro, o beijo, o toque, o abraço, a forma como sorria, falava, segurava meu cabelo, me olhava e eu sabia que a recíproca era verdadeira, por mais que tivéssemos negado um ao outro,em todos os segundos de espera por aquele momento, eu sabia que sempre foi amor e que para sempre seria amor.

Inserida por jenniferalvares

CABELEIRA É O CARA:


Nos idos anos de 1929, no município de Alagoa Nova-PB, pra ser mais nítido no sítio Camucá, hoje S.S. de Lagoa de Roça-PB, nascia CABELEIRA terceiro filho de uma família de cinco do senhor João Vital, carinhosamente chamado de João moco, homem de personalidade forte e conduta ilibada, logo se destaca por sua inclinação no domínio da matemática, autodidata, nunca cursou uma faculdade, porém era professor de matemática à época, onde dedicava parte de sua vida quando não estava na lida do campo, a ensinar os guris da redondeza pobre daquele município.

CABELEIRA, como era conhecido entre os mais íntimos, não teve muito acesso a letra, em virtude de que na época em que estava em idade escolar, trabalhava para ajudar o pai homem de poucas posses, ainda muito moço, deixou a vida árdua do campo, aonde viveu duramente com sua família, a qual sobrevivia da agricultura familiar, para se aventurar na longínqua região sudeste, para ser mais preciso no Rio de Janeiro, acreditando que iria melhorar sua vida e, consequentemente oferecer ajuda a sua família que ficara no “inferno” nordestino abandonado por todos e tudo.

Lêdo engano! Ao desembarcar depois de infinitos oito dias de viagem sem dormir, dentro de uma marinete sem o mínimo de conforto, se depara com uma realidade assustadora, terra, e gente desconhecida que logo ignora o pobre CABELEIRA, de indumentária matuta, sorriso tímido e, pele ressequida pelo sol impiedoso do nordeste árido, abruptamente a saudade do torrão natal aflora, e como um vídeo tape, começa a vislumbrar seus amigos, as conversas de botequins nas manhãs de domingo, as festas de argolinhas, os jogos de castanha no calçadão do alpendre da casa grande, as meninas de rouge no rosto, após a missa domingueira que antecede o pastoril dos cordões azul e encarnado, das disputas muitas vezes, na tapa, para decidir quem iria dançar com Doralice a quadrilha junina na escolha da “Rainha do milho”, da pamonha com carne seca assada na brasa, da rede de varanda onde depois da pamonha abria às pernas e peidava a noite inteira com o “Bucho inchado”.

Imediatamente, lhe veio uma vontade tirana de entrar de volta naquela malfadada marinete, mas todo tostão que trouxera já havia acabado, e o amargurado CABELEIRA, é condenado a ficar naquela louca e enfadonha metrópole.

Após pouco mais de um ano, o feliz CABELEIRA pisa em solo natal, era véspera de São João, havia muita fartura, milho verde, fava, feijão, batatinha e etc, depois de longos oito dias de volta, já menos sofridos, o jovem CABELEIRA sequer abre a cancela, e logo se joga dentro do barreiro da bigorna, ainda com o seu terno em linho branco, oriundo das terras sulistas, todo encharcado, o jovem grita: Pai, Mãe, cadê Jaime, Eugenio, Elídio, Tana e a vovó? Ao ouvir aquela voz, a matriarca responde lá de dentro da cocheira, teu pai foi dar aula na casa de seu Rouxinol, os meninos no roçado, e Tana lá na casa de Dodó, Dodó era uma meia tia do menino CABELEIRA e todos a amavam. E a felicidade era infinita na pequena casa de sapê, imediatamente foram chegando os irmãos e a noticia se espalha pela redondeza, e por volta do meio dia a casa já estava cheia para ver o jovem “carioca”, e Mariana a matriarca, reluzente de alegria grita: Tana! Bota água na panela que hoje temos mais bocas no almoço, pra finalizar, naquele dia comeram ali quarenta e seis pessoas.

No dia seguinte, o jovem CABELEIRA confidencia para seus pais vou me casar!

Você é doido menino! Disse João Moco o patriarca, com quem? Indagou. Com uma moça na Rua de Esperança-PB, o nome dela é Amélia, e assim o fez, o ano era 1960, casou-se com Amélia com quem teve dezenove filhos, dos quais, nove morreram ainda em idade de criança, hoje o velho CABELEIRA tem oitenta e quatro anos de idade e goza de uma saúde invejável, sua Amélia onze anos mais nova voltou a ser criança acometida do mal de Alzheimer.

Ah, não podia me esquecer de suas peripécias, entre elas, se não a mais trágica, a mais cômica, o nosso protagonista também foi comerciante e possuía uma pequena mercearia no final dos anos de 1970, onde fazia e vendia “Dimdim” ou “Sacolé,” como queiram, o mais engraçado é que ao mexer o liquido deixava cair os cachos de “Baba,” e os moleques de forma irônica iam comprar e pediam me dê um babado desse ai, CABELEIRA com um sorriso pálido os despachava.

Aquela pequena bodega foi palco de inúmeros espetáculos de grandes comédias involuntárias, e por onde passaram alguns nomes inesquecíveis de figuras hilárias como: Neve Pé de Cágo, Beto zambão, João Cafifi, Pombazulão, Maria debaixo da Mesa, o terror das crianças, e outros. Entre elas destaco a noite de domingo em que Neve “Pé de cágo” deu uma surra de cururu em “Beto zambão,” era aproximadamente 18h00, e “Zamba” ia pra missa, ao passar pela porta da bodega um moleque na rua grita “Pé de Cágo”! Neve acabara de beber um copo de cachaça brejeira, e ao se virar, dar de cara com “Beto zambão,” sem pestanejar, ela dar digarra de um sapo cururu que havia na calçada e começa a surrar o pobre rapaz que sem saber o que estava acontecendo apenas pedia para que a mesma não sujasse sua roupa branquinha que ia à igreja, a mesma, enfurecida, não parava de bater no rapaz, salvo com a intervenção das pessoas que ali se encontravam, bem como as quedas de asas de Antônio Cordeiro, em momentos de embriagues alcoólica, e muitas outras que em outro momento externarei aos senhores leitores.


CABELEIRA também tinha grande facilidade de fazer boas amizades, e só lembrando algumas como: Juvenal Peteca, Antônio Carioca, Luiz Paulino, Zacarias, Antônio Cordeiro, Paulo Canuto e o pitoresco Pombazulão, até o poeta popular Arnaldo Cipriano, o qual promoveu muitos encontros de violeiros na casa de meu querido e amado CABELEIRA, que muitas vezes ao ser indagado pelo autor ainda criança, se ele pretendia se aventurar mais uma vez naquelas terras distantes.

Respondeu: nunca, jamais, contudo aqui eu era feliz e não sabia.

Inserida por NICOLAVITAL

Seria certo dizer que alguém de 85 anos vive melhor do que você ? por que não ? uma das coisas discutida em sala de aula hoje é sobre a tecnologia, que ao invés de deixar pessoas antenadas, deixa pessoas alienadas,e uma das coisas que eu mais guardei na aula é sobre o que o professor comentou, que nossa sala era vista pelo governo para que não fossemos médicos, advogados, engenheiros, mas sim empregados, pessoas alienadas e que não fazem o que gosta, mas se matam para alimentar suas famílias e não tem nem informação suficiente para votar. Voltando a forma de viver, discutimos sobre um pessoa idosa que consegue viver mais e melhor que nós, pois enquanto você esta conversando com alguém, ou até conhecendo uma garota, só que virtualmente, pessoas que conseguem viver verdadeiramente, conversam de verdade, olhando nos olhos, sentindo a pessoa, a presença, vendo um sorriso.
a psicanálise prova que muitas fotos e frases postadas virtualmente, a pessoa não posta quem é, mas quem gostaria de ser, então deixe está mascara de lado e comece a viver a vida intensamente, venha para o mundo no qual você se encontra e saia desta fantasia no qual você é a princesa esperando um príncipe encantado, pois a vida é para quem vive e não para quem se arrasta, leia, estude e busque ser alguém que você quer e tem chance de ser, só depende de você'

Inserida por LucasGabrielAM

POR QUE TANTA VIOLÊNCIA NO BRASIL?

PORQUE AO LONGO DOS ANOS, FALTARAM MULTIRÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS, POR QUE, APESAR DOS AVANÇOS ALCANÇADOS, FALTOU VOZ PARA PEDIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, FALTARAM PERNAS NA HORA DE CORRER ATRÁS DE INVESTIMENTOS NO ESPORTE, FATOU GARRA NA HORA DE LUTAR POR MAIS SEGURANÇA, FALTOU FORÇAS NA HORA DE COMBATER O CRIME, FALTOU SENSIBILIDADE NA HORA DE ENTEDER O SOFRIMENTO DAS FAMÍLIAS QUE PERDERAM SEUS FILHOS PARA O TRÁFICO, PARA AS DROGAS, ONDE MUITOS TERIAM SIDO SALVOS SE HOUVESSE UM AMPLO PROGRAMA DE CONCIENTIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE JOVENS VICIADOS, FALTOU ENTUSIASMO NA HORA DE INVESTIR EM CULTURA, FALTOU ESPIRITO EMPREENDEDOR NA HORA DE GERAR EMPREGO E RENDA, FALTOU HUMANISMO NA HORA DE SOLICITAR PROJETOS DE UMA DIGNA MORADIA PARA A POPULAÇÃO, FALTARAM CABEÇAS PARA PENSAR NO QUE TANTO DESCAÇO IRIA GERAR PARA O FUTURO, FALTOU ARTICULAR, LIDERAR E SOMAR FORÇAS EM UM TRABALHO DE FORMIGAS OU DE BEIJA-FLOR, AINDA TENTAVAM IMPEDIR O INCÊNDIO DA VIOLÊNCIA DA VIOLÊNCIA EM NOSSO PAÍS

ORISMENDE HOLANDA BRANDÃO

Inserida por orismende

Nos conhecemos a 10 anos atraz
Eu nao sei como
Mas voce sabe, muito bem
Voce olhou pra mim e teve a certeza de que eu era a mulher da sua vida
Mas a minha imaturidade nos separou
Seguimos rumos diferentes
Tive filhos
...
Mas o destino fez com que nos encontrassemos novamente
E voce me disse tudo o que eu sempre quis ouvir
Me pediu uma nova chance
Disse que eu seria uma mulher muito feliz
Por que voce se encarregaria de me fazer feliz
Disse tambem
"Bobo de quem nao te deu valor
Pois hoje eu serei o dono do seu coração"

Palavras estas que estao me fazendo muito feliz
Quero acreditar nesse reencontro
Pensava que essas coisas só aconteciam em contos de fadas
Quero poder retribuir esse sentimento tão lindo
Que voce sente por mim
E eu aceito ser feliz ao seu lado...

Inserida por lailatrizcris

Um dia vai sentar numa cadeira de balanço
Vai lembrar do tempo em que tinha vinte anos

Inserida por LarissaSS

Anos difíceis
Meses difíceis
Dias difíceis
Horas difíceis
Minutos difíceis
Segundos difíceis
sem você.

Inserida por juarezdobrasil

Se for para enfrentar o medo, enfrente agora, não se sabe o tamanho que estará daqui a alguns anos.

Inserida por reset

“O POVO CLAMA POR ATENÇÃO E RESPEITO”
Após mais de 20 anos de abandono total e desprezo, o povo brasileiro resolveu buscar seus direitos e promessas. Uma manifestação que só não foi 100% pacífica e ordeira por conta de poucos aproveitadores radicais que resolveram partir para a depredação pública.
Claro que isso não mancha a motivação do movimento que busca democraticamente a imposição de direitos.
O caminho é este minha gente... de forma organizada, com apoio da polícia e poder público o recado está sendo dado e os governantes estão começando a entender que o momento pede drásticas medidas para melhorar o que está muito ruim como educação, saúde, transporte, habitação, etc.
Sou totalmente contra qualquer tipo de revolução, pois isso nos levaria a uma recessão que provavelmente será irreversível e os menos favorecidos serão os maiores prejudicados.
Vamos lutar. Mas lutar com educação, ordem e pacifismo. Só assim ganharemos credibilidade de todos os setores da sociedade brasileira e mundial.
Os governantes por sua vez, dizem que o direito a manifestação deve ser respeitado, mas fazer algo para mudar... pelo menos até agora nada. Sabe por quê? Os governos não têm recursos disponíveis para fazer tais melhorias e dependem de migalhas do exterior.
Isso só se mudaria, se tivéssemos um choque de gestão pública.
Digo choque porque será preciso desacomodar muitos aproveitadores e intermediários que sugam todos os dias o sangue financeiro de nosso país.
A mudança passa por uma reformulação política e isso só acontece com alternância de poder.
Além disso, é preciso tomar as medidas a seguir:
• Redução dos gastos com folha de pagamento. Vários cargos públicos comissionados que só são contratados por conta de acordos políticos e que ganham valores que estão muito além da realidade do povo brasileiro;
• Auditoria de todas as obras públicas. Certamente várias delas estão superfaturadas e onerando frontalmente o erário público;
• Redução os encargos sociais sobre a folha de pagamento;
• Redução dos tributos incidentes sobre o nosso mercado interno;
• Promover acesso a todos a um curso técnico de nível médio e cursos superiores;
• Estimular o desenvolvimento tecnológico;
• Colocar os presos para trabalhar na construção civil, promovendo assim sua reinserção na sociedade;
• Reparcelar as dívidas públicas em todas as esferas;
• Estimular emprego nas empresas.
Claro que eu teria mais algumas ações para fazer o Brasil se desenvolver. Com as medidas acima sendo tomadas, certamente seria possível investir na saúde, educação e transporte público e quem sabe transforma-lo em gratuito para todos.
Vamos lá minha gente. A luta é árdua, mas não podemos perder a razão, por isso, ao protestar, organize-se e atue de forma pacífica, afinal a lei é para todos.
AVANTE BRASIL!!!

Inserida por profmarcelorocha

Nesses 513 anos em que o Brasil foi descoberto, tivemos várias revoltas, manifestos e até mesmo guerras em nosso país, a revolta dos canudos, guerra dos mascates, guerra dos emboabas, revolução dos alfaiates, revolução farroupilha, inconfidência mineira, revolução de 1964(golpe militar), manifesto das Diretas Já, e o Impeachment de Collor, sendo cada uma delas com suas idéias e ideais. Agora os propósitos são outros e esse manifesto de 2013 quer pedir um basta na corrupção, nas melhorias dos serviços essenciais ao público, como SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, TRANSPORTES COLETIVOS entre outros. A nossa revolta não é por R$ 0,20, mas sim por BILHÕES de reais SUPERFATURADOS, gastos em um evento que durara apenas 1 mês, e o que eu espero do povo brasileiro, é que não durmam nas eleições, porque esse 1 dia, define o rumo do nosso país por 4 anos.
PENSEM, FALEM, GRITEM, MANIFESTEM, MAIS NÃO DEIXE O GIGANTE DORMIR.

Inserida por romulofs

As vezes parecemos estar anos luz a frente de muitas coisas, isso nos da a sensaçao de nao fazer parte do mundo.

Inserida por Marniceloppes

Hoje faz dois anos que tudo acabou! Tento enxergar onde foi que eu errei, e porque não pude ser tudo o que você sempre quis. Hoje faz dois anos que venho fracassando na tentativa de te esquecer. Vivo incompleta, sem minha outra metade. Eu me apaixonei por um homem de ferro, frio e arrogante. Mas além dele eu vi muito mais, o que poucos veem.

Inserida por paamribeiro

9 meses na barriga...
3 anos no colo...
E, uma vida inteira para dizer
Te Amo!

Inserida por Tainara2805

Idade mental não é contada por anos vividos, mas por tempo aprendido. Eu sempre me lembro disso antes de me envolver com alguém. Então, qual a idade da sua mente?

Inserida por GabrielaStacul

O que eu quero mais,
é fazer a minha máquina do tempo...
E voltar anos atrás.

Inserida por AlmaFalante

Se o Vem vamos prá rua, não conseguir nos despertar,vamos passar mais cem anos cantando Eu quero tchú..Eu quero tchá!

Inserida por benedita1950

A sabedoria é conquistada não pelos anos de vida, mas pelas histórias ouvidas.

Inserida por Lukas55

Vacila, perde....e vem a distancia! O tempo voa e vários anos se passam, e você ainda se arrepende e remoe o passado imaginando como seria e o que poderia fazer se não tivesse errado ou se tivesse outra chance ...
Se maltrata em vez de seguir a vida, e ainda diz que isso tem um gosto bom!!!?
Vive num paralelo surreal sonhos de amor e acredita mesmo que eles podem vir a se materializar aqui a vista de todos!
Se de ilusão também se vive, não exagere!!

Inserida por suelenaccioly

O povo brasileiro depois de muitos anos acuado por trás de diversos acontecimentos políticos e trabalhistas, hoje acorda disposto a reivindicar seus direitos. Povo do qual sofre com falta de hospitais melhores, de médicos capacitados a atender as demandas da população, e políticos que riem na cara dos brasileiros.
As pessoas hoje se unirão para protestar não por algo que não às de direito, mas sim por algo que sempre foi, e sempre vai ser do povo. Muitas vezes pessoas ficam acuadas por serem a minoria, por não terem mais forças para gritarem sozinhas por um mundo melhor e mais digno, em meio a leis que só beneficiam bandidos e aos próprios que às criam, políticos corruptos, e má administração do dinheiro publico, gastam milhões em construções de estádios, mas não param para pensar, que em quanto estádios luxuosos são construídos, famílias se destroem e sofrem por perderem seus entes queridos, por falta de médicos capacitados a atenderem aos que sofrem de algum mal, e de vagas em hospitais públicos. Mas agora eu te pergunto. Politicos costumam tirar ficha de madrugada para consultar? Os políticos não precisam de hospitais públicos, poís eles tem medicos a disposição 24h por dia. Esse é o Brasil em que vivemos, pagando impostos absurdos para que eles possam usufruir deste dinheiro, e assim vamos continuar pagando para poder viver.
O povo cansou e acordou, e agora está na luta por seus direitos, e vai continuar.
A grande diferença é que, pessoas do bem vão para defender suas opiniões e seus direitos, pessoas más vão para destruir e causar confusões...

Inserida por DanielMachado

Não se preocupe.
Isto aqui
Será extraordinário
Daqui a 30 anos.

Inserida por odesinteligente

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp