Democracia Mário Quintana
PRESENTE ESPERANÇA
Então vamos exercer
a nossa Democracia !
Nas areias do poder
nossa sorte escrever
De novo pagar pra ver...
Mostrarão sua presença
o sabido e o simplório
o feliz e o merencório
Independente da crença
vez que o voto é obrigatório
Então vamos dar demão
à nossa Cidadania !
Por direito e imposição
chancelar com precisão
esperança e comunhão
Firmarei pela vitória
antes das cinco da tarte
resoluto e sem alarde
minha parte nessa história
tão carente de verdade
Sempre pensei que democracia , fosse respeitar a opinião dos outros . Cujo defendesse a sua parte , sem ofender a ninguém!
Isto é ser sábio e não inteligente aos tolos !
Graz🌷
A Constituição de 1988 mudou grandes conceitos da sociedade, garantiu a democracia, os direitos do cidadão e positivou que o importante são as pessoas.
UMA VITÓRIA DA DEMOCRACIA PELO BRASIL — Eleição renovadora!
E quanto a partido, meu novo é o Novo.
Amei as palavras de Romeu Zema, candidato a governador de MG: “As pessoas estão cansadas dos políticos de sempre. E o resultado está aí: nosso trabalho que não teve UM centavo de dinheiro público superou o poder econômico dos mesmos políticos de sempre que gastaram milhões aí na sua campanha”.
Não à soberba! Viva a humildade!
Se o povo é analfabeto político, tanto faz ter democracia ou não, entra nos grilhões da mesma forma.
A surdez da ditadura de hoje no Brasil é a sua forma mais hipócrita de parecer democracia. A quem diz que vivemos na ditadura, pode-se ouvir o argumento de que a prova de que há democracia no país é o fato de estarmos editando nossos pontos de vistas nos meios de comunicação. Se fosse ditadura ninguém falaria contra o governo, por exemplo. O contra-argumento é que a ditadura evolui. No passado negava-se o direito de expressão porque os agentes da ditadura ouviam. Hoje, o direito de expressão é garantido a qualquer cidadão, porque os detentores do poder decidiram pela surdez. Nenhum movimento os provoca. Nenhuma censura os intimida. O povo para eles simplesmente não existe, embora, garantam que esse mesmo povo é de suma importância para dar-lhes o voto e o poder...
..."A democracia no mundo atual pode ser comparada a um trem, onde os condutores se revesam, mas os trilhos (sistema) não!" ... Ricardo Fischer
Em Angola temos democracia, temos consenso, temos democracia parlamentar. Então o que podemos não ter em determinados casos é unanimidade, mas democracia parlamentar temos.
A democracia fica sombria e acaba quando as novas tecnologias
de comunicação “modernizam” o autoritarismo, seja nos países islâmicos e
fundamentalistas (como países árabes), ou no racismo que tinha a África do
Sul ou nos regimes ditadores como os da América Latina.
Como já dizem os pichadores: nós vivemos numa falsa democracia, onde só quem é burguês pode colocar a sua marca no muro dos outros. ☺️
Quando o mundo sucumbir a tentação da liberdade oferecida pela Democracia, quando tudo desmoronar devido aos erros da República, vocês irão queimar os líderes em praças públicas e comemorar a ascensão das revoltas.
A sociedade utópica com a qual Karl Max sonhou nunca chegou a existir. Assim como a democracia na qual nos dizem que vivemos.
Os maiores defensores da Democracia brasileira, são os que suprimem e restringem os direitos individuas.
DEMOCRACIA
Ninguém é obrigado a concordar comigo,
Já que é difícil com alguém eu concordar.
Mas isso não muda o tratamento contigo,
Tampouco minha opinião tem que reinar.
“Na democracia, o dialogo é a porta mais importante que se se abre para conhecimento, analise e solução dos problemas, do cidadão, e da municipalidade.”
É importante manter a distância entre o governo e o povo. A democracia meramente horizontal é autodestruidora. Deve haver, na democracia, um princípio de hierarquia, de desnível; do contrário, o nivelamento entre governante e governados degenera em entropia paralisante – como um lago que não move uma turbina, porque lhe falta o desnível ectrópico da cachoeira. Sendo que o governo meramente democrático é o regime de ego para ego, sem nenhuma referência ao Eu, toda a democracia, sendo liberdade sem autoridade, acaba fatalmente num caos centrífugo, por falta de um princípio de coesão centrípeta. Verso sem Uno dá caos – somente Verso regido pelo Uno dá harmonia.
(sobre o cap.3 do Tao Te Ching)