Deixe o Passado
Iluminar a escuridão
Deixe sua luz brilhar diante dos homens, para que eles possam ver suas boas obras e glorificar seu Pai. - Mateus 5:16
Eu estava visitando alguns crentes no leste da Rússia quando ouvi um palestrante falar sobre sal e luz. Um amigo estava traduzindo para mim.
Eu sabia um pouco sobre a vida do palestrante. Ela confiara em Cristo como Salvador enquanto lecionava em uma universidade. Logo a escola começou a pressioná-la. Muitos de seus colegas eram declarados comunistas e ateus, e se voltaram contra ela. Ela foi ridicularizada, oprimida e finalmente forçada a renunciar à sua posição na faculdade. Foi um momento difícil.
Não fiquei surpreso, portanto, quando ela ligou Mateus 5:13 e 14 sobre sal e luz aos versículos 11 e 12, que falam especificamente sobre perseguição. Ela disse ao grupo: “Para quem devemos ser sal e luz, senão para nossos opressores? Eles são os que mais precisam. Ela sabia por experiência do que estava falando.
Ela prosseguiu com esse argumento: quanto mais severas as condições e mais escuras as redondezas, mais profunda é a necessidade de preservar o sal e a luz brilhante do testemunho cristão.
Nós também podemos permanecer firmes em favor de Cristo, apesar de estarmos cercados de decadência espiritual e de pessoas que andam nas trevas. Quaisquer que sejam nossas circunstâncias, podemos confiar nEle pela coragem de iluminar as trevas.
Como você me amou, deixe-me amar
almas perdidas na escuridão habitando;
Para atrair os necessitados,
Senhor, dê um zelo convincente! - Bosch
A graça de Deus brilha mais onde o pecado é mais escuro. David C. Egner
"Não odeie pessoas, apenas não se deixe afetar por suas escolhas erradas, idéias insanas e sem fundamentos destroem a humanidade."
A hora de obedecer é agora
Senhor, eu te seguirei, mas deixe-me ir primeiro e despedir-me dos que estão em minha casa. - Lucas 9:61
Muitos pais estão familiarizados com as palavras: “Farei isso em um minuto, mas primeiro. . . ”Nosso Pai celestial freqüentemente recebe uma resposta semelhante de Seus filhos.
Nunca esquecerei minha batalha interior uma manhã, enquanto eu estava de joelhos, esfregando o chão da cozinha. Começou com uma forte impressão do Senhor de que eu deveria visitar uma jovem mãe chamada Carol. Então eu decidi fazê-lo mais tarde naquele dia. "Mas primeiro eu devo terminar este andar", eu disse para mim mesma.
Então o estímulo interno começou a parecer mais urgente. "Assim que terminar o andar, vou direto para a casa de Carol", prometi ao Senhor. Mas lá no fundo, eu sabia que Ele quis dizer agora, antes que o chão estivesse acabado!
Uma verdadeira batalha da vontade ocorreu. Eu admiti que inúmeras oportunidades foram perdidas por causa das coisas que eu queria fazer primeiro. Por fim, eu disse: “Ok, Senhor, eu irei agora!” Quando Carol abriu a porta, ela disse chorosa: “Como você sabia que eu precisava de você agora?” Eu não, mas Deus o fez e minha rendição para Ele participou da eventual rendição de Carol a Cristo como seu Salvador.
Em Lucas 9, Jesus ensinou que algumas coisas podem esperar. Isso inclui pisos meio lavados - e várias outras coisas. Mas uma colheita madura não pode esperar!
Então, em comunhão doce, nos sentaremos aos Seus pés,
ou caminharemos ao Seu lado no caminho;
O que Ele diz que faremos, aonde Ele enviar, iremos -
Não tema, apenas confie e obedeça. Sammis
A obediência atrasada está apenas a um passo da desobediência. Joanie Yoder
Dispostos a mudar
Não deixe o pecado reinar em seu corpo mortal. - Romanos 6:12
Um arremessador de beisebol da liga principal estava tendo problemas. Ele começou a temporada com um recorde terrível. Depois do intervalo no meio da temporada, porém, as coisas começaram a melhorar. Ele venceu quatro jogos seguidos e de repente se tornou quase impraticável. Quando perguntado o que era diferente, ele respondeu: "Mecânica".
Em outras palavras, ele havia corrigido um mau hábito em seu movimento de arremesso. Depois de descobrir o erro, ele praticou diligentemente para corrigi-lo. No começo, nada parecia certo, mas quanto mais ele trabalhava, melhor as coisas. A próxima vez que ele lançou, sua série de vitórias começou.
Você se lembra da última vez que tentou mudar um mau hábito? Não foi fácil. Como você estava confortável com o jeito antigo, o novo jeito parecia estranho. É por isso que geralmente hesitamos em fazer as alterações necessárias. Por exemplo, talvez você fale palavras que não deveria dizer. Ou você é crítico das pessoas, em vez de útil. Preencha suas próprias ações erradas - todos nós as temos.
É preciso um esforço consciente de nossa parte e a ajuda de Deus para mudar. Paulo disse que devemos apresentar nossos “membros como escravos da justiça pela santidade” (Rom. 6:19). Isso não é fácil. Mas para a glória de Deus e nosso próprio bem, devemos fazer um esforço. Vamos estar dispostos a mudar.
Pai, obrigado pelo seu espírito,
encha-nos com o seu amor e poder;
Mude-nos para a própria imagem de Cristo,
dia após dia e hora a hora. - Anon.
O espírito de Deus usa a Palavra de Deus para mudar o povo de Deus. Dave Branon
O inimigo comum
Não deixe o sol se pôr sobre a sua ira, nem dê lugar ao diabo. - Efésios 4: 26-27
Eu sabia sobre o argumento de longa data, mas nunca os tinha ouvido falar assim antes. Ali, nas árvores em frente à minha casa, os corvos e os gaios azuis estavam brigando novamente. A guerra de palavras e asas deles havia escalado além de qualquer coisa que eu já tivesse visto.
Então eu notei algo que eu não esperava - um par de enormes asas marrons fazendo um retiro para um galho próximo. Isso não era um corvo! Portanto, a comoção não era a briga habitual entre os corvos e os gaios-azuis. Eles haviam encontrado um inimigo comum - uma coruja. O desagrado deles um pelo outro foi perdido em um conflito de proporções maiores, então eles combinaram forças para enfrentar a ameaça.
Essa cena me impressionou como sendo um dos paralelos marcantes da natureza com uma realidade espiritual que nós, como crentes em Cristo, devemos aprender. Temos um inimigo em comum, Satanás, e ele é motivo suficiente para nos fazer esquecer nossas diferenças. Isso está implícito no quarto capítulo de Efésios, onde Paulo nos exortou a deixar de lado nossos desgostos pessoais, nossa raiva e nossos interesses egocêntricos. Quando cedemos a esses impulsos carnais, “damos lugar ao diabo” (v.27). E ele não gosta de nada melhor do que nos ver brigando, e não contra ele.
Temos um inimigo comum
como seguidores do rei,
e obteremos a vitória
quanto à cruz em que nos apegamos. —Hess
Satanás divide e conquista - os cristãos se unem e conquistam. Mart DeHaan
Não diga nada apenas fique em silêncio e deixe a vida lhe mostrar como realmente são às coisas...
E se desfaça de expectativas, elas apenas irão lhe causar dor de cabeça!
O mundo de uma criança
Deixe as criancinhas virem a Mim e não as proíba. - Mateus 19:14
No meio de um dia normal, pediram-me para ajudar a cuidar de um grupo de crianças pequenas. Eu me sentei no chão, cercado por uma variedade de brinquedos e seis crianças ocupadas de 1 e 2 anos. Ao entrar em sua vida inocente e feliz, aproveitei a folga dos prazos, reuniões e decisões que ocupam meu mundo adulto. Quão preciosas são as crianças!
Meu coração doeu naquela noite enquanto assistia a um noticiário de TV sobre uma menina de 7 anos em nossa cidade que havia sido espancada. Em outra cidade, uma menina de 10 anos estava desaparecida e seus pais temiam o pior. Então eu li que todas as noites milhões de crianças do mundo vão dormir com fome.
Hoje, como você tem oportunidade, saia do seu mundo adulto e entre no mundo das crianças. Faça uma pausa para pensar e orar pelas crianças que você conhece. Como você os vê? Eles são um aborrecimento, um agravamento? Você vê o atendimento às necessidades deles como uma imposição? Você sente uma pontada de culpa por ter negligenciado ou falhado com uma criança?
Seguindo o exemplo de Jesus, dado em Mateus 19: 13-15, vamos dar as boas-vindas às crianças no colo e no coração. Vamos reconhecer o valor deles e fazer o que pudermos para mostrar-lhes o amor de Cristo.
Quando Jesus disse para deixar as crianças virem,
deu um exemplo claro para todos nós:
que devemos abrir corações e braços para eles
e contar-lhes o chamado amoroso do Salvador. —Hess
Filhinhos são uma grande preocupação para Deus. David C. Egner
'É apenas doce'
Se alguém quiser processá-lo e tirar sua túnica, deixe-o também com sua capa. - Mateus 5:40
A princípio, o homem ficou irritado. Mas ele ficou com raiva quando grupos de adolescentes sem roupas continuavam chegando à sua porta gritando: "Travessuras ou gostosuras!"
"Eu não vou aguentar isso!", Anunciou ele à esposa. “Se mais crianças mais velhas sem roupas aparecerem hoje à noite, elas não estão recebendo nada de mim. E se eles não seguirem em frente, eu ligo para a polícia.
Enquanto ele falava, seu rosto ficou vermelho e sua respiração acelerada. Sua esposa olhou para ele com um olhar curioso e disse: "George, é apenas doce".
Eu sempre ponderei essas três palavras: "É apenas doce". Isso colocou a questão em perspectiva. Com que facilidade nos agitamos com nossos direitos, nossa propriedade e nossas preferências, apenas para lembrar que permitimos que algo inconseqüente nos consuma.
As palavras de Jesus nos parecem tão estranhas: “Se alguém quiser processar você e tirar sua túnica, deixe que ele também tenha sua capa. E quem te obriga a caminhar uma milha, vai com ele duas ”(Mt 5: 40-41). O Senhor quer que respondamos às nossas circunstâncias de maneira a refletir nossa confiança nEle e nosso compromisso com os valores do céu.
Grande parte de nossa raiva poderia ser evitada se parássemos e disséssemos: “Você está certo, Senhor. É apenas doce.
Pensando bem
Eu já tentei tomar justiça em minhas próprias mãos?
O que esses versículos de Provérbios dizem sobre a raiva? Provérbios 15: 1; 16:32; 19:11; 29:22
Sempre mantenha a cabeça fria e o coração quente. David C. McCasland
Coragem e cortesia
Teste seus servos por dez dias e deixe que eles nos dêem legumes para comer e água para beber. - Daniel 1:12
Sempre admirei a ousadia, a coragem e a convicção de Daniel. Recentemente, fiquei impressionado com a maneira como ele defendia seus princípios em uma cultura pagã. A Bíblia nos diz que Daniel “propôs em seu coração que ele não se contaminaria” com comida e bebida que Deus disse ser proibida para judeus, então ele pediu aos seus captores outro menu (Dan. 1: 8). Em vez de cruzar os braços e se recusar a comer, Daniel pediu permissão para adotar uma abordagem nutricional diferente. Quando o funcionário recusou, Daniel perseguiu seu objetivo com um pedido educado a outra pessoa: “Por favor, teste seus servos por dez dias” (v.12).
Podemos aprender com esse jovem, que assumiu uma posição ousada por Deus pedindo permissão, em vez de fazer exigências. Não há vestígios de arrogância em seu comportamento.
Gentileza e respeito devem caracterizar nosso testemunho de um mundo incrédulo. Não devemos comprometer nosso compromisso com Cristo, mas devemos estar prontos para responder a qualquer pessoa que pergunte sobre nossa esperança (1 Ped. 3: 15-16). Nosso testemunho de Cristo, portanto, deve ser vivido e falado com ousadia, mas com gentileza e respeito.
Quando chegar a hora de tomar uma posição, vamos seguir o poderoso exemplo de coragem de Daniel combinado com cortesia.
Atreva-se a ser um Daniel,
atreva-se a ficar sozinho!
Atreva-se a ter uma empresa de propósito!
Atreva-se a torná-lo conhecido! -Felicidade
É fácil ficar com a multidão; é preciso coragem para ficar sozinho. David C. McCasland
Uma maneira de falar
Deixe seu discurso sempre estar com graça. - Colossenses 4: 6
O poderoso estadista francês Richelieu (1585-1642) também era conhecido como um homem de grande cortesia. Em uma ocasião, alguém se candidatou a ele para um emprego, sabendo que ele seria recusado. O modo de falar de Richelieu era tão caloroso e acolhedor que valeu a pena ter um pedido negado apenas para ouvir como ele se expressava com graça - mesmo quando disse que não. Todos nós podemos aprender com esse exemplo.
Nos primeiros anos de nosso casamento, minha esposa Margaret me lembrou com carinho de vez em quando sobre minha tendência a expressar minhas opiniões um pouco enfaticamente. No meu entusiasmo para argumentar, eu estava inclinado a falar alto e com muita animação. Como resultado, muitas vezes parecia estar com raiva quando na verdade não estava.
Eu me pergunto, como é o seu discurso? Nós, como cristãos, devemos ser tão sensíveis às necessidades, mágoas e decepções dos outros que nenhuma palavra cruel vem de nossos lábios e nenhum tom áspero é ouvido em nossas vozes - mesmo quando achamos necessário ser firme. Temos Cristo habitando dentro de nós e, ao cedermos ao Seu controle, Seu amor se tornará evidente não apenas no que dizemos, mas também no modo como o dizemos.
A diferença entre ser uma ofensa ou uma bênção às vezes é apenas uma maneira de falar.
Palavras de bondade se espalham tão gentilmente,
que dão volume à própria voz;
Palavras de alegria e palavras de alegria
Faça um coração humilde se alegrar. —Potts
Palavras suaves caem levemente, mas têm grande peso. Richard DeHaan
Uma palavra do Undertaker
Não deixe o sol se pôr sobre a sua ira. - Efésios 4:26
No popular livro de Thomas Lynch, The Undertaking: Life Studies From The Dismal Trade, ele reflete sobre seu trabalho como diretor funerário em uma pequena cidade do Michigan. Em 25 anos, ele supervisionou cerca de 5.000 enterros. Como isso moldou seu pensamento?
"Isso me faz querer resolver conflitos um pouco mais rápido", diz Lynch, "porque vi pessoas indo para o trabalho e não voltando para casa".
Quantas vezes saímos de casa de manhã ou apagamos a luz à noite com raiva ardendo em nossos corações? Oh, provavelmente pretendemos resolver o conflito eventualmente, mas não agora. Deixe a outra pessoa sofrer um pouco em silêncio, pensamos. Mas, se lidássemos com sobreviventes de coração partido tão frequentemente quanto o Sr. Lynch, isso mudaria a maneira como pensamos e agimos.
"Não se ponha o sol sobre a sua ira, nem dê lugar ao diabo", aconselha a Bíblia (Ef 4: 26-27). “Sejam bondosos uns com os outros, de coração terno, perdoem-se uns aos outros, assim como Deus em Cristo os perdoou” (v.32). A questão não é o que outros fizeram por nós, mas o que Cristo fez por nós.
Não há momento melhor do que agora para pedir desculpas ou oferecer perdão e restaurar um relacionamento inestimável. O agente funerário sabe.
COLOCANDO EM PRÁTICA
O que me impede de cuidar da raiva imediatamente? O que faço quando outra pessoa não responde às tentativas de reconciliação? Ver Romanos 12: 17-21.
Seja lento na raiva e rápido no arrependimento. David C. McCasland
O Reino é Para Crianças
Deixe as criancinhas virem a Mim e não as proíba. - Marcos 10:14
“Sem filhos, por favor!” Essas palavras raramente são ditas, mas geralmente são assumidas quando somos convidados a ouvir um orador, professor ou líder proeminente. A suposição é que as crianças não sabem o que está acontecendo e podem incomodar o orador.
Em Marcos 10: 13-16, os discípulos do Senhor fizeram uma suposição semelhante sobre crianças e Jesus. Mas ficou descontente quando Seus discípulos repreenderam os pais que trouxeram seus pequenos para serem abençoados. Jesus sabia que as crianças, com seus corações receptivos, eram as mais próximas do Seu reino.
Muitos anos atrás, o missionário Robert Moffat aprendeu a importância de não negligenciar as crianças. Apenas algumas pessoas compareceram a uma de suas reuniões por causa do mau tempo. Embora desanimado, ele pregou sua mensagem, sem perceber um menino pequeno que estava operando o fole do órgão. Antes de Moffat terminar, aquele garoto havia decidido se tornar um missionário. Seu nome era David Livingstone, que cresceu e se tornou o servo pioneiro de Deus na África.
Nós, pais, professores, obreiros da igreja e vizinhos, nunca devemos esquecer os filhos que Deus coloca em nossas vidas. Lembre-se, o reino de Deus também é para crianças.
Você tomou as crianças de joelhos,
e Senhor, você as abençoou a todas;
Nenhuma criança rebelde tão ruim poderia ser,
nenhuma criança era pequena demais. —— Stratton
Invista no futuro - leve um filho a Cristo. Joanie Yoder
Não se deixe enganar
O problema cairá sobre você; você não poderá adiar. - Isaías 47:11
Uma gangue de ladrões desceu aos esgotos de Roma por seis finais de semana e cavou um túnel em direção a US $ 68 milhões em um cofre dos correios. Mas eles foram parados a apenas 2 centímetros de seu objetivo. Eles estavam removendo os últimos centímetros de terra antes de atacar a parede com brocas. Um transeunte, ouvindo um som misterioso, alertou os seguranças. A polícia pegou um homem que ainda estava cavando. Os outros fugiram, mas foram presos quando emergiram de diferentes bueiros.
Como esses homens, algumas pessoas passam a vida pensando que nunca serão pegas. Eles refletem a arrogância dos babilônios que pensavam que sua nação seria "uma dama para sempre" (Isa. 47: 7). Mas, como na Babilônia, problemas chegarão a todos que deixarem de reconhecer a Deus e deixarem de agir de maneira errada. Deus disse através de Isaías: “O problema cairá sobre você; você não poderá adiar ”(v.11).
Se você nunca fez isso, reconheça sua pecaminosidade e aceite o sacrifício de Cristo na cruz por você (At 16:31; Rm 3:23). Se você se afastou do Senhor, confesse a Ele sua falta e receba Seu perdão (1 João 1: 9). Não se iluda pensando que está fugindo do pecado.
Uma pessoa tola pensa que o julgamento não chegará,
que por seus pecados ele nunca terá que pagar;
Mas a Palavra de Deus diz que todos devemos estar diante de Seu trono
E prestar contas a Ele no dia do julgamento. —Hess
Brincar com o pecado é brincar com o julgamento. Mart DeHaan
Nosso Deus reina!
O Senhor reina; deixe a terra se alegrar. - Salmo 97: 1
Na Alemanha, no final dos anos 30, o jovem Dr. Herbert Gezork teve a sorte de ter sido condenado ao exílio em vez de execução. No entanto, na noite anterior à sua partida para a América, ele vagou pelas ruas de Hamburgo em profundo desespero. Ele continuou perguntando: "Que esperança existe em um mundo onde as forças demoníacas estão triunfando?"
Então Gezork ouviu música vinda de uma igreja. Ele entrou e ouviu o organista tocar o hino "Uma poderosa fortaleza é nosso Deus". As palavras de uma estrofe vieram à mente: "E embora este mundo, com demônios cheios, deva ameaçar nos desfazer, não temeremos, porque Deus quis que Sua verdade triunfasse sobre nós. ”Gradualmente, a verdade das letras afundou em sua alma e lhe trouxe paz.
As palavras do Salmo 46 podem fazer o mesmo por nós em tempos de desespero. O salmista declara o domínio de Deus sobre as forças da natureza (vv.1-3) e Seu triunfo sobre as nações (vv.4-10). O Senhor julgará os iníquos e resgatará Seu povo. Aos inquietos e rebeldes, Ele diz: “Fique quieto e saiba que eu sou Deus; . . . Serei exaltado na terra! ”(V.10). Nós que o conhecemos podemos exclamar com alegria: “O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio ”(v.11). Nosso Deus reina!
Uma poderosa fortaleza é nosso Deus,
um baluarte que nunca falha;
Nosso ajudante Ele está no meio do dilúvio
De doenças mortais que prevalecem . - Mais tarde
Se Deus é por nós, não importa quem é contra nós. Herbert Vander Lugt
Não se deixe levar por palavras tolas , ninguém conhece sua história . Apenas guarda o seu coração e mantenha-se firme em Deus pois cada dia você enfrenta um novo obstáculo e em todos Deus se fez presente .
Cristãos disfarçados
Deixe sua luz brilhar diante dos homens, para que eles vejam suas boas obras e glorifiquem seu Pai no céu. - Mateus 5:16
O evangelista Billy Sunday costumava contar uma história sobre um cristão que conseguiu um emprego em um campo de madeira cujos trabalhadores tinham reputação de serem ímpios. Um amigo, ao ouvir que o homem havia sido contratado, disse-lhe: "Se esses lenhadores descobrirem que você é cristão, você vai passar por um momento difícil!"
Depois de um ano, o homem decidiu voltar para casa para uma visita. Enquanto estava na cidade, ele conheceu o amigo que previra que seria ridicularizado e perseguido pelos trabalhadores do campo de madeira. "Bem", perguntou o amigo, "eles lhe deram dificuldades porque você é um cristão?"
"Oh, não, não mesmo", respondeu o homem. "Eles não me deram problemas - eles nem descobriram!"
Eu me pergunto quantos crentes são assim? Sua família, vizinhos e colegas de trabalho que não são crentes desconhecem completamente seu relacionamento com Cristo. Esses cristãos disfarçados nunca fazem ou dizem nada para dar evidência de sua identificação com ele.
O Senhor deseja que nós, como Seus seguidores, vivamos para Ele abertamente e o confessemos diante dos outros, para que não haja absolutamente nenhuma dúvida sobre nossa lealdade. Ser cristão nunca deve ser mantido em segredo!
Ter vergonha do evangelho é ser uma vergonha para o evangelho. Richard DeHaan
É o terror de saber
A que ponto chegou o mundo
Observando alguns bons amigos
Gritando "Deixem-me sair!"
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp