Palavras que definem o amor em sua forma mais pura
Espero, espera, esperança: de um dia o indefinido se definir, e que, esse amor possa vir e ir de mãos dadas.
Flávia Abib
O amor de um cristão define mais do que tudo, se ele é joio ou trigo, seguidor fiel de Cristo ou só alguém convencido.
Um dia me perguntaram qual o conceito do amor ?
se seria possível defini-lo.
Por um instante parei, pensei e me calei.
De início traria um conceito elaborado em um soneto de Luís Vaz de Camões:
“Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder”.
Não contente, busquei uma resposta no Soneto de Fidelidade do grande poeta e compositor Vinícius de Moraes: “quero vivê-lo em cada vão momento.”
Mas não era suficiente ainda para defini-lo.
Lembrei-me então da bela canção de Titãs: “porque eu sei que é amor, e eu não peço nada em troca.”
Claro que não poderia deixar de citar, Coríntios 13: 4-7: “o amor é paciente… Não maltrata… tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Percebi que na verdade, quem ousa a falar do amor e defini-lo se há tantas formas de amor e de se amar…
De tudo, ainda fico com um pequeno poema de autor desconhecido. Queres saber sobre o amor e ser amado? “Amo todas as coisas por isso, deixo-as livres, se voltarem é porque as conquistei, se não voltarem é porque nunca as tive…”
O amor não te aprisiona, o amor é livre…
O amor é uma emoção complexa e poderosa que pode ser difícil de definir. Ele pode ser descrito como um sentimento de carinho, afeto, afeição e atração por outra pessoa. O amor também pode ser um sentimento de compromisso e lealdade para com alguém, e pode envolver uma profunda preocupação por bem-estar e felicidade da pessoa amada. Existem vários tipos de amor, como o amor romântico entre parceiros, o amor familiar entre parentes e o amor platônico entre amigos. O amor é geralmente visto como uma força positiva e construtiva na vida das pessoas, e é considerado um dos maiores presentes que uma pessoa pode receber.
O desapego a tudo e todos é o amor na mais profunda definição,
O desapego é o amor a outrem, e a ninguém em particular.
O desapego é altruísmo, é filantropia, é cristianismo, é Budismo, é espiritismo, é deusificação
Pois viver a vida é caridade, é doar-se a si mesmo no mais peculiar da alma.
Devastação é a melhor definição
Para esseamor, que causa dor
Tento levantar, contudo nem consigo me arrastar.
Busco desesperadamente me erguer, mas minha mente não quer entender.
Essa teimosa me leva a todo instante a você.
Porque isso "V" ?
O que o mundo hoje define como amor a Bíblia dá outros nomes, mas o amor puro e verdadeiro que ela descreve grande parte das pessoas nunca experimentou...
Admiração, Respeito e confiança pelo outro é o relacionamento que por definição é o fruto do amor.havendo reciprocidade a união prevalece.
Tenho absoluta certeza de que meu amor por Ti é imensurável, sem fórmulas exatas, sem limites definidos.
O Senhor, Deus, é tudo o que é autêntico, genuíno e pleno em minha vida.
A dor e o amor são sentimentos de difícil definição. Cada um os experimenta a partir de suas vivências pessoais.
Podemos dar milhões de definições do que é o amor, mas ainda vai faltar significado. Porque o amor é algo que não se explica, se sente. O que é belo pra mim, pra outro não é, o que é importante pra mim, pra você pode não ser. No amor não existe certo ou errado, existe respeito, admiração, companherismo. O resto, é resto, não importa.
Respeito só existe se houver limites.
Quem pode definir os seus limites é você mesmo.
Amor sem limite é domínio e posse.
O respeito está para o amor, como uma boa terra para a flor.
Dizer não, não deve ser ofensa, nem vergonha.
Pois dizer o que se deseja é um ato de amor à você.
E qual é a minha definição de amor?
Tenho o nome de uma música do Chico Buarque, bem antiguinha, a que meu pai cantava no karaokê do bar próximo à sua casa. Depois que eu nasci, ele passou a me levar junto e no final da música fazia questão de dedicá-la pra mim. E eu ficava na mesa, morrendo de vergonha e pedindo que ele parasse com aquilo. Mas ele sempre fazia novamente. Ele sempre cantava a música do meu nome e dedicava pra mim. Por anos. E nunca sequer ficou com raiva ou magoado por eu sentir vergonha dele por isso. Isso é amor.
Quando eu era pequena, sempre que minha mãe chegava do trabalho, eu perguntava se ela tinha trazido presente. E ela, todo santo dia, antes de ir pra casa, passava no supermercado e comprava alguma coisa, mesmo que fosse apenas um bombom. Ela nunca voltava pra casa de mãos vazias. Nunca quis me decepcionar. Isso é amor.
Aos oito, vi uma gelatina no chão perto do caixa do supermercado e a peguei. Ao atravessar a rua, mostrei pra minha tia. Que me fez voltar, devolver e me desculpar pelo roubo. Ela sempre me fez ser e querer ser uma pessoa melhor. Isso também é amor.
Um dia falei pro meu namorado que não gostava de flores, porque eram apenas um presente fútil que se dá quando não se quer ter esforço pra agradar uma mulher. Mais uma grande tirada do capitalismo. Ri e completei que só iria gostar se ele mesmo fizesse a flor. Então ele passou o dia inteiro tentando fazer uma flor de origami por vídeos da internet, pra me dar. E foi o melhor presente que eu já recebi.
É isso.
O amor é isso.
É a música do karaokê,
o bombom do supermercado,
a lição sobre a gelatina,
a flor de origami.
O amor é o detalhe.
Definitivamente, temos amigos e fazemos amigos por afinidade. A amizade, assim como o amor, acontece de forma natural. Os meus amigos são muito especiais pra mim. Mas quero poucos. Porque nada é precioso em excesso. Tudo que é precioso é raro. Cada amigo tem o seu valor.
Sou apaixonada pelos meus amigos. Pelos amigos fieis, pelos amigos de qualquer hora, pelos amigos da vida. E admiro quem os encontra... Mas, sobretudo, admiro quem os conserva. Procuro amigos que façam questão de estar juntos de mim pela alegria e confiança que eu transmito. Amigos que sintam a minha falta de verdade. Esses são os amigos que, se preciso for, passarei a vida procurando, mas são os que eu procuro.
Procuro amigos que entendam a minha necessidade. Procuro aqueles que me conheçam pelo olhar. Para esses, abro as portas da minha vida. Abro as janelas do meu coração. Procuro amigos que me respeitem, que me aceitem e que torcem por mim. Procuro amigos sinceros, amigos que fazem questão de mostrar quando eu erro, amigos que marquem a minha vida pela sua autenticidade, amigos que sejam transparentes. Porque dos amigos mornos, políticos e omissos, eu quero distância.
Eu não abro mão de ter dos meus amigos os seus dois lados: o bom e o ruim. Assim como, acolham os meus dois lados também. Porque ninguém deve querer apenas o bom do outro, porque até o lado ruim tem a sua contribuição, quando vem de um amigo. Eu adoro o jeito singular de cada um. O sorriso no momento de tristeza, o abraço forte no dia de solidão.
Quero amigos que me procurem não só quando precisam de mim, mas porque sentem saudades de mim. Sim. Procuro amigos raros, eu sei. Amigos que me inspirem uma canção. Que me ajudem nas dificuldades. Os conselhos dos verdadeiros amigos são como o ouro pra mim.
Chega de amizade superficial! Chega de amizade por interesse! Quero amigos de verdade. Quero amigos que fiquem. Se não for assim, que passem! Acho que amigos são a forma de Deus cuidar de nós. Então, que Deus abençoe os meus poucos e verdadeiros amigos.
E que façamos novos amigos, mas que aprendamos a preservar os bons e velhos amigos também. Porque são eles que nos acolherão nos dias de frio. Nos dias em que mais precisarmos, são eles que estarão ali, cuidando e esperando por nós de braços abertos!
Como dizia a minha doce avó: “Quer conhecer quem são seus amigos? Passe por um aperto.”
Amigos, obrigada pelo privilégio que eu tenho de compartilhar da vida de cada um de vocês! ;)
... Uma definição do amor.
É estar feliz e de bem com a vida
É enfrentar o perigo sem medo ou descrição
É o tempo passando e você nem percebendo
É um lindo Pôr-do-Sol
É lutar, correr, pensar, conquistar
É fazer uma pessoa feliz
E enfrentar chuva ou frio
Somente para ficar ao lado da pessoa que gosta.
*** Mistério do Amor... ***
O amor é um sentimento fácil de identificar, difícil de definir em palavras...
É tão familiar e ao mesmo tempo misterioso...
Às vezes passamos meses e até anos desejando sentir e ele não acontece,
Ficamos tempos negando, desejando não sentir e ele aparece em dias...
Como saber a formula? Na verdade é dai que vem o mistério, a fagulha que fica escondida em nossas vidas vem de algo muito próprio, não tem uma receita, se a próxima pessoa a despertar é de longe ou perto, se é bonita ou feia, o fato que quando ele tende acontecer, pega todo mundo de surpresa, quem o sente e pra quem é sentido...
O gostoso é viver esse sentimento e valorizar na sua totalidade...
