Dedicatórias para finalistas pré-escola
Mãe de menino.
Ao acordar, beija e abraça em quem mais ama.
Vamos para a escola meu amor? Levanta dessa cama!
Brinquedos por toda casa, espalhados pelo chão.
Prepara seu filho, pois a tia da escola lhe espera no portão.
E lá vai ele, mas do pensamento não sai.
Será que ele vai ficar bem? Pois hoje quem vai buscá-lo será seu pai.
Arruma o que pode, toma banho e vai trabalhar.
Pensando em que o filho vai querer comer hoje no jantar.
O dia inteiro sem o filho parece a eternidade.
Saudade bate e aperta sem piedade.
Retorna para casa, aproveita recolhe boneco, carrinho, motinha e caminhão.
Um chamado, é a voz do pai, vindo lá do seu portão.
Corre com um sorriso, e ganha um abraço apertado.
O filho, é tudo que ela mais precisa do seu lado.
Já tomou banho? Seu pai te deu banho? Já comeu?
Perguntas, que seu filho não esquece desde quando ele nasceu.
Janta, brinca e assiste televisão.
Deita no colo, e sente um leve carinho da sua leve mão.
Gestos que se repetem todos os dias com sua incansável mãe amorosa.
Gestos de mãe de verdade, de uma mulher incrível, simplesmente maravilhosa.
Boa noite filho, dorme com Deus, essa é a minha oração.
Pois a mãe te ama e sempre te guardará em meu coração.
A ESCOLA
A escola é um porto seguro
onde a mente está protegida
é a base pro seu futuro
nos primeiros passos da vida
Um beijo na despedida
Papai e mamãe vão trabalhar
mas esperam na saída
o prazer de te abraçar
A professora vai ensinar
transmitindo mais carinho
pra quem sabe soletrar
e também quem lê sozinho
Aprendem mais um pouquinho
quando começam bem cedo
a escola é o melhor caminho
pra criança seguir sem medo
Pode até levar brinquedo
pro momento encantador
e o giz que mancha o dedo
é a arma do professor
O estudante é um sonhador
que se dedica anos e anos
não estuda pra sentir dor
nem fugir de atirador
nem morrer sonhos e planos.
RESPEITO/EDUCAÇÃO.
RESPEITO NÃO TEM IDADE. INICIA-SE EM CASA, PASSA PELA ESCOLA E CONTINUA NA UNIVERSIDADE DA VIDA. QUEM NÃO TEM OU NÃO SE DÁ O RESPEITO, NÃO SERÁ DIGNO DE SER RESPEITADO E MERECERÁ SEMPRE O NOSSO DESPREZO. RESPEITO TAMBÉM É SINÔNIMO DE EDUCAÇÃO".
Para Sara, Raquel e Lia e para todas as crianças
Eu queria uma escola
Que cultivasse a curiosidade e a alegria de aprender que em vocês é
Natural
Eu queria uma escola
Que educasse seu corpo e seus movimentos,
Que lhes ensinasse esportes e práticas de vida saudáveis;
Que possibilitasse seu crescimento físico sadio,
Normal.
Eu queria uma escola
Que lhes ensinasse tudo sobre a natureza,
O ar,
A matéria,
As plantas,
Os animais,
Seu próprio corpo,
Deus
Mas que ensinasse primeiro pela observação,
Pela descoberta,
Pela experimentação.
E que dessas coisas ensinasse não só a conhecer, como também a aceitar,
Amar
E preservar.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa História
E a nossa Terra,
De uma maneira viva, atuante,
Questionadora,
Pela ótica do povo e não pela dominante.
Queria ver vocês respeitando nossas tradições,
Nossos velhos,
Nossos costumes
Valorizando nossa cultura e tudo o que faz parte da vida da nossa gente.
Eu queria uma escola que orientasse vocês a pesquisarem e conhecerem melhor a vida de seus avós,
De seus bisavós,
De seus ancestrais, imigrantes,
De sua comunidade,
E que ajudasse vocês a preservar de tudo isso a memória!
Eu queria uma escola que ensinasse vocês a usarem bem a nossa língua,
A pensarem e se expressarem com clareza e objetividade.
Queria uma escola que ensinasse vocês a amarem nossa literatura
E nossa poesia.
Que lindo ver vocês, já agora, interessadas em Monteiro Lobato e Manoel Bandeira!
Espero que sua escola lhe possibilite conhecer muito mais, um dia!
É rico Veríssimo, Graciliano Ramos, Cecília Meireles, Carlos Drumond de Andrade, Vinicius de Moraes, Caetano, Gil e Chico!
E que faça vocês ficarem ansiosas por “devorarem” todos os nossos escritores e poetas,
de antigamente e de agora.
Tomara que a gramática venha livre, leve e solta enquanto vocês são crianças; e entre com tudo quando vocês forem capazes de abstração, aos 12, 13 anos (não antes); só nessa hora!
Eu queria uma escola
Que lhes ensinasse a pensar,
A raciocinar,
A procurar soluções.
Queria uma escola que, desde cedo, usasse materiais concretos, para que vocês pudessem ir formando corretamente
Os conceitos matemáticos,
Os conceitos de números,
As operações...
Somar, subtrair, multiplicar, dividir...
Usando Blocos Lógicos. Réguas de Cuisinaire (não precisam ser comprados, não! Que sejam feitos por vocês mesmos com a orientação de seus professores) usando palitos, tampinhas, pedrinhas... só porcariinhas!!!
Fazendo vocês aprenderem brincando e vivendo situações de cotidiano: pensando, medindo, comprando, lucrando, perdendo ganhando!
Ah! meu Deus!
Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos.
Deus que livre vocês de decorar, sem entender, nomes, datas, fatos, fórmulas, enunciados e regras gramaticais...
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos “prontos”, mediocramente “embalados” nos livros didáticos descartáveis,
Comerciais,
Superficiais,
Descomprometidos e que
Distorcem as verdades.
Deus que livre vocês de ficarem passivos,
Ouvindo e repetindo e repetindo e repetindo
Com a única finalidade de passar de ano.
Deus que livre vocês de aprenderem métodos de dissimulação e de
Auto-enganação!
Eu queria uma escola
Que também desenvolvesse a sensibilidade
Que vocês já têm
Para apreciar o que é bonito e eterno.
Eu queria uma escola
Que desenvolvesse os seus meios de auto-expressão,
E sua criatividade tão vital!
Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem
Cada sentimento,
Cada drama,
Cada emoção.
Que vocês aprendessem a transformar e a criar!
Que vocês aprendessem a respeitar
A madeira, a cortiça, o papel,
A tinta, o pincel,
A tesoura, o tecido, a caixa,
O objeto imprestável.
Que vocês não vissem o mundo como descartável.
Mas que tudo fosse matéria prima em cada mão,
Para exercer esse dom divino
da recriação!
Eu queria uma escola
Que ensinasse vocês a conviver,
A cooperar,
A respeitar,
A esperar,
A saber viver numa comunidade
Em união.
Uma escola em que eu também pudesse ir com seu pai, com outros pais e professores, para aprender e para participar com vocês
No seu processo de crescimento,
Aprendizagem
E humanização.
Ah! E antes que eu me esqueça:
Deus que livre vocês de um professor incompetente,
Descontente,
Desumano,
Irritado
E mal preparado.
E que no tempo de vocês, o Estado,
Assuma sua verdadeira função: que invista
No bem estar para o povo,
Emprego,
Saúde
E educação.
Maria Teresa Del Prete Panciera
Mogi Mirim/83
Há dias que a saudade bate tão forte que parece tambor de escola de samba, haja coração para aguentar tanta pancada.
Graças a Deus estudei em uma ótima escola publica, estudei em uma instituição de ensino superior particular como bolsista, tenho um bom emprego, tenho computador e acesso a internet onde amplio meus conhecimentos. Graças aos estudos e esforços tenho minha casa, meu carro e uma boa alimentação.
Mas quantos não têm e não terão as mesmas oportunidades que eu tive?
Quantos não podem se alimentar adequadamente porque o preço é alto?
Quantos estudam em uma escola em condições mais que precárias?
Quantos não terão nem a oportunidade de poder se matricular em uma universidade porque não conseguiram terminar o ensino médio, pois tiveram que trabalhar para sustentar a família!
E desses quantos, sem estudos, eles terão um bom emprego?
E estes ainda, terão acesso a internet? terão acesso às informações certas?
NÃO!
Eles continuarão a assistir aos telejornais e as novelas, porque não tiveram um estudo adequado que lhe propusessem chances de discernir o certo do errado.
Continuarão manipulados pelas coisas que a mídia apresenta e a maior alegria desses quantos ai é consumir o que as mídias empurram goela a baixo,
Como já dizia Mamonas Assassinas "a minha felicidade é um crediário nas casas Bahia".
E ainda o Governo e as mídias dizem que não temos um propósito pelas manifestações?
A minha luta não é por mim e sim por esses quantos que não tiveram as oportunidades que eu tive e se continuar assim nunca terão!
A minha luta é por esses quantos que nem sabem ao certo a causa disso tudo, e que acreditam que nossa manifestação é pelos R$0,20 de SP.
Eu luto por eles, eu luto por um Brasil melhor!
VEM PRA RUA VOCÊ TAMBÉM!
quela humilhação que você sofreu na escola. Isso passa…
Aquele relacionamento que deu errado. Isso passa…
Aquela dor que tanto te incomoda e que atrapalha a sua vida. Isso passa…
Aquele erro que você não se perdoa por ter cometido. Isso passa…
Aquela pessoa que te traiu, te enganou e te iludiu. Isso passa…
Aquele medo que você tem de ser abandonado e ficar solitário o resto da vida. Isso passa…
Aquela tristeza, depressão, mágoa, angústia e vazio. Tudo isso passa…
Aquela pessoa que te agrediu na frente dos outros. Isso também passa…
Aquele troco no ônibus que você brigou, se irritou e ficou com raiva. Isso passa…
Aquele processo na justiça que demorou anos e você perdeu injustamente. Isso vai passar…
A perda dos seus familiares, das pessoas que você ama, e a saudade de reencontra-los. Isso também passará…
Assim como as nuvens se dispersam, o rio corre, as flores nascem e perecem, a primavera sucede o inverno, as frutas caem, a gaivota cruza o céu e vai embora, as marés sobem e descem, o vento sopra, isso passa… Por mais que demore, tudo passará…
Então, o que fica?
Fica a experiência, o aprendizado e o desenvolvimento espiritual, tudo em nossa consciência.
Mas se por acaso, você ficar demasiadamente apegado a algumas destas coisas, e acreditar que elas fazem parte de você,
Então, te digo, meu amigo, sem medo de errar,
Que você também passará…
A nossa vida é uma escola! Nela temos aulas, com lições e matérias diárias que nos constroem ou destroem!
Meu filho chega da escola, não diz nada, só chora, me abraça
Como se carregasse o peso do mundo
Cara, eu te entendo
Me dá seu mundo, que eu aguento
Olha pra mim filho, cê sabe que o pai te entende
As vezes não sei o que pensa, mas eu sinto o que o que você sente
Eu quero que saiba que tô do seu lado
E sempre que o medo bater de frente contigo, conta comigo, filho
Te dou minha coragem
Educação não é questão de escola, faculdade ou qualquer outro órgão de formação profissional.
Educação é uma questão de caráter. Um depende da formação do outro.
Educação
Dizem que a "Educação vem de berço". Família, escola, religião, esporte e cultura podem definir o futuro ser humano e profissional. Não adianta formar profissionais e não formar seres humanos.
O problema de escola eu tenho um bolão
Sentava lá no meu lugar, não fazia lição
Os nerd prestava atenção pra ter um bom futuro,
Enquanto eu nessa tese era cego, surdo e mudo
PEDAGOGO em Latim PAEDAGOGUS, “escravo que acompanhava uma criança à escola”, assumiam a função de guardião, responsabilidade de garantir o ensino, Palavra derivada do Grego PAIDAGOGOS, junção de PAIS, “criança”, + AGOGOS “líder, o que guia”, de AGEIN, “guiar”.
A Escola
Minha escola é Legal
e não dá pra esquecer
e nessa quarentena
a saudade é pra valer.
Pensando em meus colegas
dá saudades de montão
e a minha professora
é fantástica meu irmão.
Quando penso na escola
me emociono quase sempre
mas penso logo em seguida
Isabella, seja valente.
Não esqueço de ninguém
amo a todos com carinho
Por isso fiz esse poema
desse jeito, meu jeitinho
Mando um beijo a todos
todos mesmo em geral
pra essa turma querida
fantástica e genial
Um certo dia um homem foi em uma escola falar de DEUS. Chegando lá perguntou se as crianças conheciam a Deus, e elas responderam que sim. Continuou a perguntar e elas disseram que Deus é o nosso pai, que ele fez o mar, a terra e tudo que está nela, que nos fez como filhos Dele, etc. E o homem se impressionou com a resposta dos alunos e foi mais longe: “Como vocês sabem que Deus existe, se nunca ninguém O viu?”
A sala ficou toda em silêncio, mas Pedro, um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse: “A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu café com leite que ela faz todas as manhãs. Eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do café com leite, mas se não colocá-lo , fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos; mas se Ele sair de perto, nossa vida fica sem sabor...” O homem sorriu e disse: “Muito bem Pedro, eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida...” Deu a bênção e foi embora da escola surpreso com a resposta daquela criança. Deus quer tornar a nossa vida muito abençoada, mas para que isso aconteça é necessário deixarmos que Deus faça milagres e uma grande transformação em nosso coração. Pense nisso, hoje e não esqueça de colocar "AÇÚCAR" em sua vida!
MENINA AMADA
Foi num belo dia em que olhei no corredor da escola
e vir você , quando os olhos brilharam o coração bateu
mais forte e algum sentimento amoroso ali estava se
criando , aquele dia passou e a vontade de te ver
novamente aumentava a cada momento a loucura começava
a subir ao cerebro e faze-lá somente pensar em você,
dias se passaram e a cada dia o coração esperava por uma
voz sua , os olhos esperavam para que você tambem me olhasse , depois de certo tempo vir que sem você não conseguiria mais viver e que a minha vida não teria mais
sentido sem você ao meu lado , hoje escrevo para você
amar direi a você e quem sabe no proximo dia eu me casarei
com você , quero ser feliz ao seu lado quero aprender a te
amar de um jeito inédito e fazer você se sentir a menina
mais feliz do mundo , quero somente que você saiba de uma coisa aprendir a formula de te amar e perdir a receita de te esquecer , ao lado tenho certeza que vou sentir a pessoa mais feliz do mundo ..
frase para um professor querido:
professor querido,se saíres da escola nosso colégio desaba e todos cairão no abismo do mundo,
porque não saberão quando e como deverão agir.Todos retardarão juntos mesmo sem saber.
- Relacionados
- Dedicatórias para fitas de finalistas para sobrinhos: frases de sucesso e carinho
- Dedicatórias para finalistas do secundário e do 4º Ano: frases que marcam uma nova fase
- Dedicatórias de avós para finalistas
- Dedicatórias para finalistas universitários: frases para fitas que marcam o fim de um ciclo
- Frases sobre educação escolar que despertam o prazer de aprender
- Pensamentos sobre a vida: reflexões para aprender com cada momento
- Frases com Autoestima para Escola
