Declaração de Mãe para Filha
"Carta para minha filha Rebeca Xispiu"
Oi, minha filha, tudo bem?
O papai está escrevendo aqui da Bélgica para você aí no Brasil, hoje o trabalho fluiu, mas nem sempre e assim... Filha, pensei em te dar algo que pudesse transformar a sua vida de forma transbordante — daquelas que "ninguém entende", kkk.
Filha, antes de tudo, quero te parabenizar por ter escolhido entre a festa e o celular que você tanto queria. Você me mostrou que estava sendo feliz primeiro para, depois, ensinar. Você é uma escolhida, minha filha, e "escolhidos não têm escolha". Eu deveria ter escrito para você mais para frente, né? Mas, observando a vida e o mundo, senti firmeza no seu caráter. Não é dos mais perfeitos, né?! Mas eu gostei! kkk.
Você se parece muito comigo, filha. E, ah! O lado direito do pai é maior que o esquerdo, hahaha! Vai me levar para sempre agora, cê tá ligada! kkk.
Filha, eu te amo tanto que chega doer, sabe? Então decidi falar algumas coisas — não são conselhos, tá? Na verdade, é um pedido. O pai conheceu muitas mulheres, acho que você sabe. Tive uma infância curta, mas divertida. Namorei muito, amei muito, confiei muito... Me diverti e sofri demais também. Chorei, filha (e choro ainda, né? kkk), e quis morrer um montão de vezes. Mas já fiz coisas impossíveis — nem sei como, mas fiz.
Sabe, às vezes eu paro, olho pra a vida e me vem uma pergunta: Vale a pena viver? É uma voz tão suave que traz uma calma no respirar... o ar fica puro, o barulho dentro de mim silencia e ela sussurra: "Vale a pena viver?". Aí o pai tem a chance de rever tudo o que já passou. É tudo tão bonito e feio ao mesmo tempo, difícil de entender... até chegar o dia em que conheci a sua mãe. Quando olhei para ela, pensei: "Essa mulher vai me dar um Jardim".
Eu sempre quis ser pai de menina, porque eu morreria sabendo que eu mesmo ensinei mulheres a tornarem seus maridos poderosos. Eu escolhi a sua mãe. Quando a conheci, ela estava enfrentando um término, estava decepcionada, traumatizada. E conheceu um rapaz "feio na fita"! Eu. E sabe, filha... algo nela me tirou a paz. Eu não consigo mentir para ela; eu olho para sua mãe e parece que ela sabe. Por muito tempo ela me olhava e não via que eu sabia das coisas, então ela não confiava. Mas eu estudei a história da família dela. Quanta coisa aquela família passou sem ter alguém para ensinar o AMOR, minha filha.
O coração do pai esbanjava amor, e foi aí que entendi minha missão: transbordar esse sentimento. Sua mãe... bom, você conhece ela melhor que eu, né? kkk. Mas peça para sua avó contar como conheceu seu avô, como era tratada pelos pais e irmãos, como foi o casamento e se ela se arrepende. Depois, pergunte o mesmo para o seu avô e veja se ele se arrepende de tudo.
Filha, por mais que tudo pareça confuso, se eu tivesse outra vida — sei lá, de milionário — mas não fosse para ter conhecido você... Rebeca, a Helena e a Catarina, eu rejeitaria. Eu viveria tudo de novo, exatamente igual, só para ter vocês. Minhas filhas.
Quero deixar registrado: vale a pena viver, sim. Descobri isso quando olhei nos teus olhos naquela maternidade. Você estava lutando. O pai estava esperando me chamarem quando vi as enfermeiras correndo com um bebê forte, lutando para respirar. Era você. Ouvi alguém gritar: "O bebê que passou é do filho da Elizabete!". Eu não sei como cheguei onde você estava, só lembro que cheguei. Fiquei na porta, com metade do corpo para dentro, tentando não perder um chorinho seu, um resmungo. Eu não queria perder nada.
Você nasceu com um nervo do pescoço travado e sofria muito nas fisioterapias. Seus gritos rasgavam a minha alma. Mas só hoje me dei conta: no dia em que cheguei perto daquela incubadora e disse: "Oi, minha filha, o papai está aqui", você virou a cabeça e olhou direto nos meus olhos. Sem chorar, só olhou. Depois daquilo, seu pescoço doía muito, o pai não aguentava te acompanhar nas sessões, era insuportável ver sua dor... mas sua mãe estava lá! Firme, forte, louca kkk... mas estava lá.
Conhecer a história dos seus avós me fez entender a sua mãe. Quando olho para ela hoje, parece que estou lendo a Bíblia. Tenho muita coisa para escrever... mas só quero te fazer um pedido: quando você escolher um homem para confiar o amor da sua vida — pois existe o "amor da vida" e a "pessoa da vida" — escolha um que seja os dois para você.
Eu tive que lutar muito para que sua mãe enxergasse isso em mim. Ela viu a sua avó depender de um homem que cresceu sem saber o que é ser amado, e por isso não soube ensinar. Ele não foi "firmeza" com a vó. Mas vocês não. Você e sua mãe estão protegidas.
Você me dá a certeza de que estou fazendo tudo direitinho. Uma reclamada ali, outra aqui, mas não perco o foco. Obrigado por me escolher, filha. O pai vai estar aqui para o que for preciso. Conte comigo sempre.
O bagulho é louco, né? Cê tá ligada! kkk.
Te amo!
"A IA é filha da IH; por isso, seu futuro dependerá menos das máquinas e mais da humanidade de seus criadores."
(Osman Matos, séc. XXI)
“Por séculos, a mulher foi chamada de filha, esposa ou propriedade, antes de ser reconhecida como pessoa.”
Do livro Mulher: Entre Correntes e Asas, de Nina Lee Magalhães de Sá.
Se a moral fosse filha do medo, ela desapareceria na ausência de vigilância; mas o amor a mantém mesmo no silêncio.
A distância me aborrece, o amor me fortalece;
Saiba filha mesmo com todos os percalços que tenho enfrentado em 18 anos de peleja, mesmo assim sempre lembro dos ótimos acontecimentos que passamos no passado. E sei que podemos virar a página e tentar ao menos começar uma nova história. Sei que se passaram quase um ano do nosso último encontro, mais eu ao menos estou aqui pronto a me redimir. Sei que não vai ser como foi anos atrás, também sei que como pai o amo muito, e podemos tentar um novo recomeço....
REPRESENTATIVIDADE?
Não ensino à minha filha representatividade.
Ensino personalidade.
Porque ela é livre.
Livre para ser quem é,
sem pedir permissão.
Ser negra não está no cabelo.
Está no DNA.
Não é fantasia que se veste
nem papel que se interpreta.
Uma árvore, mesmo transformada,
nunca deixa de ser árvore.
O DNA não se apaga.
A personalidade se constrói —
com amor, cuidado e liberdade.
Quem é inteiro
não se curva a modismos
nem aceita correntes disfarçadas.
Escravidão,
em qualquer forma,
já ficou no passado.
"Não sou dona da verdade mas sou filha dEle. Desculpe levar minha sinceridade ao pé da letra em..(O que digo,vivo dela e convivo). É que não sei conviver com sandice de palavras vazias que só se utilizam de cobaía pra outros. Prefiro ser taxada de um pouco impetuosa, que cúmplice acumulada da covardia de muita falsidade que a vergonha esconde."
—By Coelhinha
Minha querida filha Lara Thayte 💔 🙏
Há cinco meses você partiu, e desde então, minha vida nunca mais foi a mesma. O mundo perdeu as cores, e o som da sua risada, que antes preenchia cada canto, agora ecoa apenas em minhas lembranças. Viver sem você tem sido como caminhar por uma estrada escura e solitária, onde cada passo parece pesar mais que o anterior.
O vazio que você deixou é imenso, e todos os dias me pergunto como seguir em frente sem o brilho dos seus olhos para me guiar. Tento buscar força em nossas memórias, mas a saudade é cruel, trazendo uma dor que nenhuma palavra pode descrever.
Eu sinto falta de tudo: do calor do seu abraço, da sua voz suave chamando meu nome, dos momentos simples que compartilhávamos. Você era minha razão, minha alegria, meu maior presente. Agora, carrego essa ausência como uma marca permanente no coração, um pedaço de mim que partiu junto com você.
Mas, mesmo na dor, há amor. Um amor que transcende a ausência, que resiste ao tempo, que jamais será apagado. Eu te amo com cada parte de mim, minha menina, e prometo carregar sua memória com a dignidade e o carinho que você merece.
Até o dia em que nossos caminhos se cruzarem novamente, continuarei vivendo por você e com você dentro de mim. Meu amor por você é eterno, e mesmo na distância, você será sempre minha luz.
Com todo o meu amor,
Mamãe
Carta aberta 😭💔
Filha,
Jamais cometa o erro de agir contra os seus valores e princípios cristãos.
O mundo muitas vezes vai tentar convencer você de que vale a pena abrir mão daquilo em que acredita para ser aceita, admirada ou amada.
Nunca negocie quem você é.
Faça sempre o que é certo, mesmo quando ninguém estiver olhando e mesmo que isso lhe custe algo.
A honestidade, a lealdade e a integridade de uma mulher são virtudes que nenhuma circunstância deve tirar de você.
Seja uma mulher de palavra, de caráter e de fé.
Trate as pessoas com respeito, tenha compaixão, mas também saiba estabelecer limites. Um coração bondoso não significa aceitar tudo; significa amar sem abandonar a verdade.
Nunca permita que alguém faça você acreditar que precisa renunciar aos seus princípios para merecer amor e respeito.
Quem realmente a valoriza respeitará sua fé, seus limites e a mulher que Deus está formando em você.
Sua beleza mais preciosa será sempre o seu caráter.
Sua maior força será sua fé.
E seu maior legado será viver de forma que suas atitudes glorifiquem a Deus.
Te Amo! ❤️
O aplauso humano perdeu o peso,
virou som vazio no chão.
Porque quando o céu me chama de filha, (o)
não há voz na terra que defina meu coração. miriamleal
Filha ( Pai de menina )
Filha, meu pequeno infinito,
quando você chegou, o mundo mudou de nome,
e tudo que antes era caminho solto
ganhou direção no brilho do teu olhar.
Sou pai de menina
— e isso é ser abrigo,
é aprender a ser forte com delicadeza,
é segurar tua mão sem
prender teus passos,
é te ver crescer e ainda assim
querer te proteger do vento.
Se um dia o mundo parecer
pesado demais,
lembra que teu lugar sempre
será meu abraço,
onde o medo se desfaz em
silêncio
e teu sorriso volta a ser casa.
E quando você voar
— porque eu sei que vai
— leva contigo tudo que te ensinei
em amor,
mas deixa comigo um pedaço teu, bem guardado,
porque ser teu pai…
é o que dá sentido a tudo em mim.
A swingueira é filha do samba de roda
do jeito que tu gosta,
do samba duro de ritmo profundo
e das tradições afro-baianas
nascidas além mar e em Salvador
sob a bênção de Nosso Senhor.
Tu me encontrou nela em passos rápidos,
entre os meus passos rebolados,
E pegou na minha cintura e quase
me deu um ligeiro nos meus lábios.
Agora, estamos prá valer apaixonados,
se não fosse a Bahia e a swingueira
o que seria de nós e do amor?
Se não tivéssemos por esta obra do destino
talvez não teria nos encontrado com tal fervor.
O Hemisfério Celestial Sul
dançando com os deuses
concede a Aurora Austral
à filha das florestas tropicais
que com o encontro total
das águas sobrenaturais
do Pacífico Sul e do Atlântico Sul,
mantém o epílogo de todos
os profundos códigos poéticos
do último enclave que para uns
têm sido dados como perdidos.
Das auroras dos dias e das noites
dos deuses da guerra e os da paz,
para si as consequências ela traz,
por conhecer e ser capaz de ler
os sinais do destino com intimidade.
Por isso nunca se engane,
o quê é de Humanidade, Vida e Morte
a acompanham desde infante;
enquanto impérios se movimentam,
ela não deixa de lado os preceitos
aprendidos nem por um instante.
Nenhum capítulo tem apagamento,
porque foi capaz de construir
o santuário existencial por dentro.
Pisquei os olhos, anoiteceu
Bocejei, o cabelo alvejou
Deu um pulo, a minha filha cresceu
Gargalhei, a aposentadoria chegou
Sonhei que a minha avó paterna, tinha acabado de morrer e a minha tia, que é sua filha e irmã do meu pai, tinha vindo pegar as coisas dela, minha prima, filha da minha tia, estava chorando e ela era pequena e falava para mim, que a vó era chata, mas que iria lembrar das coisas boas, que ela fazia.
MAIO DE 2023
PS: ELA JÁ ERA FALECIDA
A primeira filha dela nasceu morta, porque meu pai deu um chute na barriga dela, já estava com 3 dias em decomposição. Tempo de parteira. A parteira já falecida D. Jesus, salvou a vida dela.
Ela nunca se saiu dele, por obediência ao pai. Como eu disse, ela é igual uma criança.
Em todos os nascimentos dos outros filhos, ela se escondia dele para não ser morta.
Pulava cercas altas, após ser torturada com abusos psicológicos e agressões físicas, á noite inteira. Fugia, mas sempre teve medo de tudo e do mundo!! Porque nunca soube ler, nunca soube lidar com a insegurança dela. Muito ingênua.
Então, ela sempre retornava.
"Não lembra a que horas você chegou em casa? Não sabe quem sua filha está namorando? Sem problema... Pergunte àquela vizinha!"
Frase Minha 0118, Criada no Ano 2007
USE, MAS DÊ BOM EXEMPLO.
CITE A FONTE E O AUTOR:
thudocomh.blogspot.com
- Relacionados
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Mensagem para Filha
- Frases de Mãe para Filha
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Textos para mãe: declarações emocionantes que tocam o coração
- Mensagens de declaração de amor para filha
