Da Solidao Cecilia Meirele

Cerca de 49468 frases e pensamentos: Da Solidao Cecilia Meirele

⁠Artífice de verdadeiros poemas em prosa, José Lins do Rego poderia muito bem, sem nenhum demérito, ser chamado de poeta, pois foi criador de uma vasta produção de textos líricos impregnados da mais pura poesia, que nada devem aos mais renomados poetas do modernismo brasileiro.

Inserida por Antonio_Costta

⁠A realidade é que José Lins do Rego, o eterno menino de engenho, como foi aclamado, soube, com grande desenvoltura, buscar na linguagem figurativa os usos de metáforas, comparações, aliterações e outras
figuras de linguagem para criar uma narrativa que é ao mesmo tempo poética e acessível, transformando a linguagem cotidiana em algo extraordinário e belo.
Através desses recursos, Zé Lins procurou estimular a imaginação e a reflexão do leitor, permitindo que ele visualizasse e experimentasse o texto de maneira mais profunda, fomentando a capacidade de criar imagens vívidas em sua mente, tornando assim a leitura de sua obra uma experiência muito mais rica, envolvente e prazerosa.

Inserida por Antonio_Costta

⁠A prosa-poética do autor do monumental Ciclo da Cana de Açúcar é uma característica distintiva de sua escrita e tem um papel essencial em seu legado literário. Sua capacidade de combinar a riqueza da prosa com a beleza da poesia permitiu-lhe criar obras que não apenas contam histórias, mas também evocam emoções, paisagens e culturas de maneira única e memorável. Seus romances regionalistas, com sua prosa-poética, continuam a encantar leitores e ser apreciados pela sua riqueza literária.

Inserida por Antonio_Costta

⁠Em José Lins do Rego a poesia faz-se
presente como em poucos escritores nacionais, permeando grande parte de sua obra, de maneira surpreendente como as cheias do rio Paraíba, que ninguém mais do que ele soube narrar em nossa literatura, descrevendo sua força recriadora de cenários, modificando a paisagem seca do Nordeste brasileiro em mata ciliar florida, verdejantes pastos, e
um mar de lavoura de cana de açúcar, que se estendia viçosamente, dançando ao vento, embandeirado pela umidade das várzeas. Mas a poesia na obra do autor de Usina não é apenas um mero recurso estético, utilizado para o embelezamento do texto literário, mas uma ferramenta indispensável para ênfase de seu realismo lírico, destacando-lhe, não apenas como um proeminente escritor regionalista da geração de 30, mas como um dos maiores prosadores da literatura em língua portuguesa.

Inserida por Antonio_Costta

⁠É fato notório e indiscutível que através de sua prosa-poética, José Lins do Rego construiu um dos painéis mais fulgurantes de nossa literatura, ornando-a com seu realismo lírico, inclusive aferindo fortes
denuncias sociais contra a ganância dos senhores de engenho e dos usineiros, contrastando a beleza da paisagem nordestina com a dura realidade da vida rural, criando assim uma tensão literária expressiva, que contribui grandemente para a riqueza e a profundidade da história, acentuando a compreensão dos problemas sociais, da cultura, dos costumes e dos valores do Nordeste do Brasil.

Inserida por Antonio_Costta

⁠Não tenho nenhuma dúvida que José Lins do Rego tinha plena consciência que a vida era carente de poesia e que a poesia é o principal alimento das emoções do poeta. O fato é que o consagrado escritor paraibano, orgulho das letras nacionais, soube enriquecer sua prosa com a mais pura poesia, como que a impregnasse com o cheiro das flores do campo, da terra molhada pelas primeiras chuvas, das frutas maduras dos pomares da várzea do rio Paraíba, e da fumaça do caldo de cana, fervendo nos tachos, que procurava rumo, espalhando-se mundo afora.

Inserida por Antonio_Costta

A força da poesia de José Lins do Rego permeou todos os seus romances, todos os seus escritos, todos os seus pensamentos. Havia dentro dele, na sua formação literária, uma paixão perene pela poesia, o que lhe fez, não apenas ser um leitor voraz desse estilo de linguagem, mas um cultivador desta arte, levando-a para seu labor diário, de literato da cabeça aos pés, de fabuloso contador de histórias, um dos maiores expoentes do romance regionalista brasileiro.

Inserida por Antonio_Costta

⁠Se dói tanto de um modo frenético, se dói quando precisa mostrar a dor, se a dor for intensa e fraca, Use seu coração para criar a melódico e sua mente pata trazer a Letra da dor.

Kethelyn Cristina da Silva Pereira. Compositora, cantora, mesmo que sem fama.

Inserida por Kethelyn2015

⁠Cansaço não é bom conselheiro

Inserida por Tutsz

⁠A família é a base da sociedade e sua atuação influencia de forma positiva ou negativa o comportamento de seus membros enquanto interagem no meio social.

Inserida por TATISISA

Pelo dia dos filhos

FILHOS
Diariamente, alimentamos
Prazerosamente, cuidamos
Seriamente, educamos
De suas conquistas, nos orgulhamos
Quando sofrem, choramos
Quando erram, orientamos
E incondicionalmente, amamos.

Inserida por TATISISA

⁠O que se aprende com os grandes monumentos é nada, só turismo.
Turismo bem feito é aquele na vizinhança de objetivo constante.
Façamos o que deve ser feito com essa mesma força,
reflorestemos as floresta com um esforço conjunto, mesmo, só isso.

Inserida por MeioFio

⁠Desenvolvimento não deve ser sinônimo de poluição.

Inserida por TATISISA

⁠Se tem alguma coisa engraçada à respeito do passado é que ele não fala.
Se temos que respeitá-lo, pois justamente, aconteceu, é ficando calado.

Inserida por MeioFio

⁠Deixe o futuro chorar,
para te manter desperto.

Inserida por MeioFio

⁠O princípio da boa poesia é surtir algo novo,
a semente do capitalismo beira as estradas
para o comércio de tecnologia, só para sanar
a curiosidade dos que ficaram à beira do fogo.

A melhor é socialista, com nexo à beira do fogo.

Inserida por MeioFio

⁠Se ficar com carne azeda o bicho não come.

Inserida por MeioFio

⁠Lidar com a natureza é lembrar de nossa infância na Terra...
e o objetivo de sua existência é nos manter despertos...
Ela sabe azedar, não duvidem, para isso fungos...

Inserida por MeioFio

⁠A força de um pensamento é maior que seu próprio lamento.

Inserida por MeioFio

⁠Jasmim cheira pera
Alfazema só se funga
No jardim do paraíso
Se queda bom calunga

Inserida por MeioFio