Da o Pe Querem a Mao
OUÇA
Leia: Êxodo 6:11-13
Porém Moisés respondeu ao Senhor: Se até os israelitas não querem me dar atenção, o rei também não vai querer. Eu não tenho facilidade para falar ( v.12 ).
Examine: As minhas ovelhas escutam a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem ( João 10:27 ).
Considere: Como você se tornará um melhor ouvinte ? De que maneira você pode ouvir melhor a Deus ?
Desde o início dos tempos, o anseio de ser ouvido por Deus e pelos outros é um desejo que está no coração do homem e da mulher. Como o salmista escreveu: "Ó Deus, defensor dos meus direitos, respondeu-me quando eu te chamar ! Eu estava em dificuldades, mas tu me ajudaste. Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração !" ( Salmo 4:1 ).
Moisés ansiava por um público acolhedor - pessoas que ouvissem. Moisés era um orador inseguro e ele reclamou com Deus: "Mas os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar..." ( Êxodo 4:1 ).
De volta aos Salmos, o rei Davi muitas vezes também ansiava por um bom ouvinte. "Ouve ó Deus, a minha oração !" clamou. "...Escuta as minhas palavras" ( Salmo 54:2 ).
Um livro muito útil sobre este tema é Conversation Peace ( Conversa sobre Paz ) da autora e palestrante canadense Mary A. Kassian. Em seu livro, Kassian sugere que existem diversos tipos de obstáculos que nos impedem de ouvir e sermos ouvidos. Estas barreiras incluem:
- Adiantar-se: pensar sobre o que vai dizer a seguir; planejando uma réplica.
- " Viajar: "estar preocupado, pensando sobre assuntos pessoais ou deixar o pensamento ir longe.
- Intrometer-se: interromper o raciocínio da outra pessoa para interpor os seus.
- Desconsiderar: classificar mentalmente os pensamentos do interlocutor como sem importância ou insignificantes sem refletir adequadamente, ou achar que já compreendeu a perspectiva dele.
- Bloquear: recusar-se a reconhecer o tópico que a outra pessoa está tratando, filtrando seletivamente a mensagem para bloquear alguns trechos.
Da mesma maneira que desejamos ser ouvidos e compreendidos importante evitar as práticas listadas e ouvir atentamente a Deus e aos outros. Agindo assim, não seremos tolos, mas sábios ( Provérbios 12:15 ). - Roxanne Robbins
Algumas pessoas acordam todos os dias e dizem a si mesmas que querem mudar, que já não aguentam mais, que precisam a todo custo encontrar novos rumos e ter novas perspectivas de vida. Só que não saem do sofá. Não tiram o pé do lugar. Nunca colocam nem a cara na janela pra tentar ver novos horizontes. Estes nunca mudam de vida. São pessoas que vivem a esperar a hora certa, o dia certo, o momento adequado, um dinheiro, um curso, uma pessoa. E só encontram desculpas. O medo de tomar decisões, não deixa a coragem chegar. Vivem a esperar pela sorte. Vivem a mentir para o tempo. Vivem a enganar a si mesmos. Tem gente que só pensa em tomar alguma iniciativa quando já estão perdidas, sem saída. Só querem tentar resolver a vida, quando não tem mais nenhuma chance. Buscam uma outra história, quando já não dá mais. Só que não se dão conta de que a vida passa, o tempo tapa os olhos e, pacientemente, o que era pra ser um futuro melhor, vai sendo varrido pra debaixo do tapete. É quando a preguiça do espírito se reflete nos comportamentos do corpo. É quando a pessoa se entrega. É quando a pessoa se enterra. E o tempo, impiedoso, passa e vai deixando suas marcas.
São muitos os que deixam adormecer dentro de cada si, as vontades, ambições, sonhos e desejos. São muitos os que não conseguem realizar, absolutamente, nada. Acham as montanhas tão altas que não se atrevem a subir, acham os desafios tão fortes que não se atrevem a lutar, acham os obstáculos tão grandes que desistem de enfrentar. O medo de cair lhe tira toda a possibilidade de conquista das alturas. E por isso ficam no chão. E do lugar não saem. E choram a cada derrota. De uma coisa eu sei: Somos capazes de superar qualquer coisa. Somos bons em qualquer coisa, quando nos propomos a ser. Nada pode ser tão grande, quando a vontade é maior. Pode até não haver muitas chances e oportunidades, mas quando temos vontade e coragem, somos capazes. Fazemos acontecer. E conquista nenhuma, sonho nenhum fica tão distante. A gente aprende que o medo das mudanças é o que afasta a felicidade. Aprende isso com cada momento em que suspiramos mais fundo, sentindo a falta do que queríamos ter. A gente aprende com cada mancada. Cada lágrima que cai. Casa suor que escorre. Com cada sorriso que escapa. Aprende com cada aula grátis dada pelo mundo. Alguns aceitam e chamam isso de destino. Uns chamam de sorte, outros de azar. Mas tudo depende mesmo é de você.
Você precisa aprender a abrir os olhos ao invisível. Acreditar no inacreditável. Escutar o inaudível. Fazer o impossível. Não tenha olhos cegos, não tenha ouvidos surdos, não tenha uma boca muda, não tenha um coração fraco, aprenda a usar tudo o que tem. Principalmente a fé. Aprenda com cada dia de luta. Saiba carregar o peso da lida. Descobrir o mistério da vida. Achar a entrada das portas corretas e ir. Destrancar as porteiras dos trajetos mais difíceis e se aventurar. Seguir sem ficar olhando o que ficou pra trás. Ir sem querer saber demais. Ir pra descobrir o que está lá aonde você sonhou chegar. Respirar novos ares. Amar novos amores. Se pintar de novas cores. Reviver. E isso é possível. Apenas relaxe e vá com calma quando disserem que é muito difícil. O que perdemos já está perdido, concentre-se e empenhe-se no que pode ser ganhado. Tenha isso em mente. Chorar pelo leite derramado é atitude de derrotado. Grandes realizações, quando somente sonhadas, jamais se transformam em realidade. Sonhe muito, mas com a consciência de que acordado e com os pés no chão, é que as coisas realmente acontecem. Calce seus sapatos, creia que vai dar certo e corra pra construir o seu caminho. Faça de seu problema uma motivação e não se importe muito com a velocidade do alcance de cada conquista, desde que você nunca pare e jamais desista. Sempre há tempo de retomarmos as rédeas da vida e nos transformarmos no melhor que podemos ser. Faça isso por você. Faça acontecer!
Vocês que querem construir um relacionamento sólido, primeira coisa que tem que ser feita é ter uma relação recíproca para que a relação dure, não adianta um querer só farra enquanto o outro está lutando para que o relacionamento dê certo. Ser namorados não é só ter status nas redes sociais não, é um cuidando do outro e ajudando(a) a realizar os seus objetivos.
DIREITO DE SER
Há tempo de se ser para outros,
Apenas o que elas querem que se seja;
A isso chamo de respeito, uma vez
que sempre se é, o que se é!
Será perda de energia se não for...
Apenas isso, pois é desperdício de mim,
Não ser o que os outros querem que eu seja,
Se discutem e se insistem, logo se vão!
Volto sempre a ser eu, quando estou sozinho;
Volto a ser eu quando estou pensando;
Volto a ser o que gosto de ser.
Volto a ser eu quando encontro pessoas;
Que bem me conhecem, sabe bem...
Quando durmo, me invento e serei o que penso ser!
Frases feitas, prontas, querem dizer quase tudo mas;
são fugaz, são ordenadas mentalmente para uma gloria banal,
Seja o que você é,
não o que as pessoas
querem que você seja.
Se aceite, ama-se!
Shirlei Miriam de Souza
Eles querem adestrar todo mundo, querem todos mansos e humildes; risadinhas, brindes e aplausos; mas nosso espírito é indomável e não se dobra com palavras vazias. Só podemos prometer a eles, nossa boa e velha selvageria.
Não existe ninguém que não fala, as pessoas se relacionam (com quem querem).
Não existe ninguém que fale tão pouco que não se solte e nem se encante ou não se esforce para uma boa conversa (quando está interessado).
Não existe ninguém que não tem tempo de te dar um oi (quando você é prioridade).
Não existe ninguém que esteja tão ocupado o ano inteiro que não tenha 1 dia útil ou alguns vários durante um mês de 30 dias. (Quando quer te ver).
O que existe é falta de interesse, é falta de prioridade, falta de importância, ou meia relação. (Se é que me entendem).
E tudo o que for meio se ambos não quiserem meio, não é recíproco, e o que não e recíproco não é legal. E de pouca coisa ninguém vive ou merece!
(18/01/2018)
Interessante em redes sociais que temos que dizer o que as pessoas querem ouvir. Fora isso, nos esquecem. Normal.
Existe vários tipos de poetas, os que escrevem por hobby, os que querem dinheiro, alguns atenção, e tem eu. Escrevo para expulsar a solidão que não possui gratidão. Escrevo oque sinto pois não sei demostrar como todos, já as palavras saem de mim como um perfeito refrão.
Dificuldades nunca foi o problema, o problema está nas pessoas que querem viver aquilo que elas não são !
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 54 frases de bom dia especial para acordar com o pé direito ☀️
- Reflexões de Ano Novo: mensagens para começar 2026 com o pé direito
- Querem me copiar
- Pessoas que querem ser melhor que as outras
- As pessoas que querem enganar as outras
- Frases sobre confiar nas pessoas (sem abrir mão da sua proteção)
- Prometo segurar sua mão
