Cultura
Moacyr Andrade, meu grande mestre sobre a arte e a cultura amazônica sempre foi forte e gordo, tinha muita fome em comer generosamente as cores, os sons e os mitos da Grande Floresta. Uma fome gratuita e bela, onde o coração de quem ama é bem maior que a barriga, o comer de conhecimentos para generosamente passar para quem aprendeu a amar também por respeito e liberdade. Hoje sei que quem sabe verdadeiramente distribui o que sabe. O mundo ainda não reconheceu o valor da extensa cultura amazônica deste grande pesquisador e artista. Moacyr Andrade e Manoel Santiago foram meus mestres por graça divina e devem ser considerados os maiores expoentes desta rica cultura regional brasileira.
Os mestres das culturas populares ribeirinhas, uma rica junção entre a arte e a cultura indígena, branca e a cabocla são as verdadeiras bases da arte, das festas dos mitos da cultura amazônica. Todo centenário legado imutável repassado de forma oral para seus descendentes, entre as brincadeiras das cheias e as vazantes do grande rio, fazem parte dos movimentos naturais de renovação da vida, livre e bela da Grande Floresta.
Uma sociedade sem cultura nunca vai melhorar a educação dos seus filhos e nem exigir os seus direitos humanos. Furucuto 2019
Daniel Perato Furucuto
SÉRIE MINICONTOS:
PEDRA NA GENI
Era tarde de domingo. A praça, da "cultura". Mas o culto era ao macho alfa que feria de morte a Geni, sobre a égide do machismo estrutural...
A educação, cultura e inclusão FAZ A SEGURANÇA automaticamente! Quando se investir nestes pilares serão desnecessários a intervenção dura do estado.
Vem pelas artes a verdadeira cultura resistente indígena brasileira. Vitoriosa e impar, tão rica de uma mitologia nativa, simples e sagrada, lembranças vivas e educativas de quem são. Guerreiros fortes e sobreviventes em comunidade, que hoje ressurgem mais vivos do que nunca das narrativas originais das ancestralidades.
Desejar um feliz natal hoje, revela nossa opção em cultivar a cultura da paz, da justiça, da solidariedade e compaixão pelo outro, dissipando assim, a cultura do ódio, da vingança e da mentira. Jesus nasceu! A verdade venceu, mesmo que a humanidade continue mergulhada nas trevas! Um menino nos foi dado para que a vida fosse o bem maior, mas os homens, infelizmente, continuam falando em guerras, em armas, vingança. Mas o amor nos foi entregue para transformar, recomeçar, e semear a boa notícia da paz. Feliz Natal
A verdadeira riqueza não está no montante financeiro, mas no montante de sabedoria e cultura que eu pratico diariamente.
Conhecer pessoas é tão importante quanto conhecer um lugar.. vivenciar a cultura, dividir momentos, fazer amizades de verão ou pra a vida
São coisas que todo mundo deveria experimentar pelo menos uma vez na vida.
.
Negritude no Rock é a celebração da cor, da cultura e da resiliência.
Se lembrarmos de Arthur "bigboy"Crudup o negro que pela primeira vez na história, transformou o blues em Rock and roll,depois dele vieram: Chuck Berry, Rosetta Tharpe, Bad Brains,Death,Bob Marley (sim, Bob Marley tinha uma banda de Rock),
depois ele foi para o Reggae.Temos ainda os solos de
Jimi Hendrix,Tv on the Radio, e no Brasil temos boas bandas de Rock formadas por negros como Inocentes, Restos de Nada,Trismegisto, Câmbio Negro, dentre muitas outras.
Atualmente o Rock se espalha pelo mundo nos mais diversos estilos,como Metal, Death e Black Metal, Hard Core, Trash, Punk Rock e...alguns destes estilos tentam se desvincular do Rock, mas não tem como apagar a história.
A negritude no Rock é a força que nos une na luta pela igualdade e pela justiça. É a beleza da diversidade em sua forma mais pura e inspiradora.
"Na cultura do consumismo é preciso ter dinheiro, bens e status, para daí ter os “contatos” com quem “precisamos” estar.
Triste quimera.
Entre amigos, nada mais é preciso exceto o prazer de estarem juntos, em que não importa o Ter, mas o íntimo compartilhar de cada Ser."
"A cultura e a sociedade sofrem metamorfose com o tempo e o contexto, portanto não há virtude alguma se não for baseada em princípios divinos, que são imutáveis"
