Culto
SP Auschwitz, estado do culto à violência, da ROTA, da Tropa de Choque, da Polícia Militar que mata mais que toda a polícia norte-americana junta, da classe média elitista, sanguinária e sádica, estado que transforma os jovens infratores em bodes expiatórios e que está há 30 anos dominado pelo mesmo partido, tratado como uma verdadeira capitania hereditária.
A igreja está vivendo em um tempo onde os eventos sociais estão tomando o lugar do culto e adoração a Deus.
(Salmos 84.10)
Imaginem um culto que o Marquinhos Gomes cante "Ele não desiste de você" e o Pastor Lucinho pregue que "A paciência de Deus tem limite".
O culto ao sofrimento mantém as pessoas sob o tormento da culpa, dos medos, da dependência e da incapacidade de se responsabilizar pelas suas transformações, atribuindo a outros e a ações terceirizadas a competência para restaurá- las e fortalecê- las diante da jornada que lhes pertence.
Um bom pregador, não é aquele que faz o povo dar Glórias a DEUS durante o culto, mas aquele que consegue que a GLÓRIA permaneça no coração e mente de quem ouviu sua mensagem.
É comum dizer que o Deus de Israel é ciumento. Ou que Ele exige a exclusividade de culto. É importante perceber que um personagem complexo como Ele – justo, mas exigente e duro, que não explica o porquê das coisas que faz; todo-poderoso, mas misericordioso, apaixonado pelo comportamento de alguns homens e mulheres; enfim, alguém que escapa ao bisturi psicanalítico – não marcaria a literatura e a filosofia ocidentais, como pensam alguns, se sua principal característica fosse o ciúme. Pensar que o principal traço desse personagem seja agir como um "mandão" é fazer uma espécie de fofoca ou pastoral barata.
Mais que ficar com ciúme, Ele se irrita com a estupidez humana e sua inclinação a deixar-se levar pela idolatria o tempo todo. Apenas de uma forma Seu ciúme pode ser entendido fora do senso comum empobrecido: Deus é um apaixonado e tem ciúme daqueles que ama, como todos os que amam verdadeiramente o têm.
Quanto mais culto for o homem em seus propósitos, mais tristeza e menos tempo para se importar com a sabedoria de Deus.
Caminhamos com a consciência em Cristo que o culto é a vida, e se não cultuamos a Deus com a vida então não existe culto. No chão da vida eu faço o culto.
A grande ilusão infundida pelo culto aos diplomas é que muitíssimas pessoas imaginam que essa papel borrado atesta, de modo irrevogável, que elas tornaram-se conhecedoras plenas da verdade e, de alguma forma, possuidoras da mesma, ao invés de, humildemente, entenderem que elas apenas estão no ponto de partida da longa jornada que poderá levá-las ao encontro da sabedoria.
Quando os cultos feitos nas Igrejas, eram verdadeiros, não precisavam ter nome.
Culto da vitória, da libertação, da prosperidade financeira, da colheita, do descarrego, da fogueira de Israel, do dízimo, do sacrifício e da oferta a não sei a quem.
E pior , bem pior que isso, os seguidores passaram a adorar homens que se dizem "deus" , não vou dar nomes aos "PA$TORE$" e muito menos julgar quem acredita nesses sugadores de dinheiro
JESUS já começou a ficar do lado de fora da igreja e desse cristianismo vazio que está aí bem debaixo do seu nariz toda hora na televisão,
É o que penso, e quando eu penso não estou julgando, estou simplesmente pensando ... Como tem tonto mundo afora!
Ser culto não significa ser inteligente. Da mesma forma, o não culto não é necessariamente desprovido de inteligência. Ambos podem ser inteligentes, desde que saibam utilizar o conhecimento que possuem no momento certo e dele tirar proveito.
“Qual a forma correta à dizer: Eu vou a igreja ou eu sou a igreja?.Eu vou assistir o culto ou eu irei participar do culto?.O culto terminou ou o culto nunca termina, porque, o culto é diário e dura em quanto vivermos nesta terra?.”
― Márcio De Medeiros Lima
A diferença entre conviver com o rico, o culto ou inteligente é que ao convivermos com pessoas ricas, não ficaremos ricos por estar junto delas - sem esforço algum - mas sim competindo com elas. Já com os inteligentes e os cultos aprendemos, muito, somente por estar com eles.
Não há justificativas para quem falha ao culto, senão motivos de morte, viagem e doenças em família.
O Catolicismo é aquele culto que emite encíclicas de dentro de magníficos palácios ricamente decorados no Vaticano sugerindo que um cristão jamais deve ser hipócrita; que o sofrimento da carne é um instrumento purificador do espírito; a beleza, um pecado; e a penúria, uma bem-aventurança.
Culto ao Amor
Amor que toca a alma
Que tranquiliza a calma
Que cega com sua aura
E transborda feito água
Amor que não encontra palavras
Que quem o escuta se cala
Que silência a fala
Que ênfatiza e exala
Amor que verte em meu peito
Que é mais forte que o vento
Tão justo quanto o tempo
Imenso como o firmamento
Amor que manifesta em um olhar
Que faz o coração palpitar
Que faltam sentidos para expressar
E se transcende o que é amar
Templo: onde andas
farda: como vestes
dogma: como se comportas
ícone: o que usas
culto: quem respeitas
idolatria: fusão maciça e fanatizante do que usas, quem respeitas, de onde andas, como se vestes e se comportas.
Ser culto não é conhecer idiomas diversos. Não é o conhecimento do inglês nem do francês que vem comprovar cultura no indivíduo. Tanto marinheiro, tanto mascate, tanto cigano há a quem meia dúzia de idiomas são familiares sem que, no entanto, possuam cultura.
