Cuidar e Educar Crianças
"Cultivar experiências financeiras saudáveis nas crianças, é fator transformador da realidade econômica e social, é cultivar um adulto financeiramente sustentável."
Se não conseguirmos depositar sobre as crianças a esperança de um futuro melhor para a humanidade, então toda a nossa esperança terá sido em vão.
Quando uma criança chora, é falta da mãe ou do pai.
Não importa se seja dor fome ou cansaço ela sempre vai esperar das mãos dos seus pais a solução!
#cuidado
Você já foi criança, mas seu filho nunca foi adulto. Então, quem precisa se colocar no lugar de quem?
O que precisamos ensinar às crianças – e a muitos adultos inconscientes – é que nada justifica a guerra, que armas não são solução para a violência, que a paz planetária é possível, e que a educação é o melhor caminho para conquistá-la.
Quando somos crianças, sonhamos o tempo inteiro em nos tornarmos adultos, porque queremos ser independentes. Até que um dia crescemos e nos damos conta de que alguns dos momentos mais felizes que passamos em nossas vidas foram exatamente quando estávamos sob os cuidados de alguém.
Nas entrelinhas da literatura infantil, encontram-se as mais puras práticas educacionais de desenvolvimento cognitivo para crianças. Nelas, há valiosa oferta de estímulos favorecedores do amadurecimento psicólogo perene.
Os livros infantis são verdadeiros banquetes repletos de significados positivos onde as crianças desfrutam de uma fonte inesgotável de desenvolvimento humano.
Só é possível ensinar uma criança a amar e ser amada, se você for exemplo de amor, de respeito e de admiração pra ela.
"Investir no futuro das nossas crianças, seguramente, é o caminho mais eficaz na construção de um mundo melhor."
Hoje temos crianças que não tem a mínima capacidade cognitiva e motora para desenvolver atividades que sejam de esforços físicos.
De 2006 até o ano de 2023, venho acompanhando o desenvolvimento dessas crianças. Noto o quanto os pais são responsáveis, pois, a vida corrida de trabalho e tarefas domésticas propiciam um ambiente de TVS e celulares para o entretenimento dos filhos.
E não percebem o quanto isso é prejudicial a curto, médio e longo prazo.
A curto prazo a criança se privará de atividades físicas porque ela tem um meio de entretenimento mais acessível para ela.
Em médio prazo, a criança torna-se sedentária e não é capaz de praticar esportes e até mesmo uma simples tarefa doméstica como varrer uma casa.
A longo prazo, a privação dessas atividades que lhe deveriam ser apresentas na infância, o trarão frustrações com coisas simples para quem teve uma infância ativa, bem como subir numa árvore, por exemplo.
Atividades físicas na infância propiciam uma adolescência ativa e com boa coordenação motora na vida adulta.
O modelo de ensino no Brasil, além de ser defasado, foge do entendimento atual das crianças e jovens, o sistema criou uma forma competitiva e danosa.
Um erro cometido contra uma criança em sala de aula não só prejudica seu futuro, mas também pode destruir a carreira de quem deveria estar construindo conhecimento. PROFESSOR(A), capacite-se continuamente, pois cada deficiência ignorada é uma oportunidade perdida de ser o(a) educador(a) que transforma vidas.
Como é importante ser exemplo para as crianças, em diversos setores da vida, levando em consideração o desenvolvimento da responsabilidade, da empatia, do respeito, da verdade, do olhar atento e cuidadoso.
Isso refletirá e reverberará em sua conduta não somente na infância, mas ao longo da vida adulta...o que afeta diretamente sua forma de Ser no mundo.
Olhem com cuidado para as crianças! Mas antes, olhem com cuidado para si mesmos enquanto responsáveis por elas... A educação que você dá não determina a subjetividade desse outro ser, mas impacta fortemente em sua construção que se faz a partir dessa base.
É certo que pais, mães e cuidadores não nascem sabendo ser, eles tornam-se. E esse torna-se requer reflexão constante do seu modo de agir.
Há um ponto em comum entre uma professora de educação infantil e um psicanalista: ambos tratam de crianças e buscam o desenvolvimento delas.
S.A.
