Cuidar da Terra

Cerca de 52361 frases e pensamentos: Cuidar da Terra

⁠Quando disserem para mim e para você que a terra é dos mais espertos, diga a esse alguém que a terra pode ser dos mais espertos, mas o céu é somente para os escolhidos.

Inserida por mikael_bruno

⁠Sejamos bons anfitriões para a Terra que herdamos. Todos nós temos um interesse compartilhado nos frágeis ecossistemas e recursos preciosos da Terra, e cada um de nós tem um papel a desempenhar na preservação deles. Se quisermos continuar vivendo juntos nesta Terra, todos nós devemos ser responsáveis ​​por isso.

Inserida por pensador

⁠Almeirim, Terra Que Inspira

Almeirim, teu nome ecoa forte,
no sopro doce da mata e do rio,
és poesia que nasce no Norte,
és raiz, és caminho, és desafio.

Teus traços moram nas mãos do artesão,
na dança que gira em roda de chão,
no batuque que pulsa a tradição,
no canto que embala o coração.

Tens no povo teu maior tesouro,
simples, valente, guardião do ouro
que não brilha em metal — mas em alma,
em histórias contadas com calma.

Sou filha de tuas águas, de tuas ruas,
onde aprendi que o mundo também é meu.
Em teus braços, cresci, sonhei,
e hoje declamo: Almeirim sou eu!

Cidade-menina de colinas reais,
te reverencio em verso e canção.
Não trago ouro, nem trago festim,
te trago, inteira, no meu coração.

Inserida por WisleneCardoso

⁠"Eles esquecem que quando colocam sementes em uma cova, e chegam terra em cima, árvores crescem a partir delas, e a grande maioria são de bons frutos."

Essa frustração é compreensível.

Este texto não é sobre terra, e muito menos sobre arvores e frutos!

Inserida por JrGoncalves

⁠Ao nutrir o corpo com o que vem da Terra, desperto o que há de mais elevado no espírito.

Inserida por pensadorposmoderno

⁠A terra pode até arder, os rios podem secar, valores e vidas, como poeira ao vento. Mas lá, lá bem no alto, as estrelas continuarão a brilhar. Sim, elas continuarão a brilhar meu amor, porque o mundo não pode parar nem por mim e nem por ti.

Inserida por Bissueque

⁠Terra é um planeta tão mal desenhado, que até a gravidade aqui parece puxar pra baixo o humor das pessoas!

⁠⁠⁠Creio eu, lógico que não tenho certeza, que tudo que há no Planeta Terra serviu, serve ou servirá para outra(s) coisa(s), ou seja, na Terra não há nada em vão. Será que estou certo em pensar assim? Avisando que não sou o dono da verdade e nem o dono da razão. Respeito todas as opiniões, inclusive as contrárias das minhas.

[Fortaleza/Ce., 12/04/2025]

Inserida por joao_carlos_vozao

⁠✍️
Na terra onde o bode berra,
também canta o bem-te-vi,
cantata em meu pé de serra,
nas plagas do Piauí!

Inserida por poetapedromonteiro

⁠“Os sarobeiros vieram ao planeta Terra como revolução da arte capoeira.
Capoeiristas diferenciados, com seus próprios segmentos e fundamentos.
Criam sua própria história, trilham sua própria caminhada.
Não seguem ninguém — são a própria referência.
Dizem que já nasceram sabendo tudo,
Porque carregam no sangue o axé, a malandragem e o saber ancestral da capoeira.”.

Inserida por Monitorcococapoeira

⁠“Tocantins Palmas, capital da arte capoeira.
Terra onde a ginga floresce e o berimbau canta alto.
Tem bons, tem ruins — mas na roda, todos têm seu lugar.
É na mistura das malandragens, dos estilos, das intenções,
Que nasce a melhor roda de capoeira.
Ali, ninguém é maior que o jogo,
E é juntos que fazemos acontecer o axé.”

Inserida por Monitorcococapoeira

⁠O mundo não gira em torno de nós, é a Terra que gira e as pessoas continuam sendo a mesma coisa.

Inserida por Edpoeta74

⁠O ser humano é semelhante a uma semente que foi colocada na terra para produzir frutos com abundância, mas tem árvore frutífera que não consegue produzir frutos.

Inserida por Edpoeta74

⁠Pai, eu nunca imaginava que um dia ia sentir sua falta aqui na terra, me envolvi tanto com as coisas dessa vida, que acabei esquecendo o importante, que era você.

Inserida por jacielsantospensador

⁠No cristianismo, os céus se abrem e Deus desce à terra. Nas outras religiões, é o homem que sempre vemos em ação, tentando, pela conquista do conhecimento, pela observância de todos os tipos de regras ou pela retirada do mundo para o segredo de sua própria vida interior, obter a redenção do mal e a comunhão com Deus. Na religião cristã, a obra dos homens não é nada, e é o próprio Deus quem age, intervém na história, abre o caminho da redenção em Cristo e, pelo poder de Sua graça, traz o homem a essa redenção e o faz caminhar nela.

Inserida por Poliana16

Ciclos da Alma
Por Rizza de Morais

Neblina na serra, chuva na terra
Neblina que baixa, sol que racha
Felicidade na alma, paz que acalma
Silêncio que aquece, ternura que embala
Entre montes e vales, o tempo dança
Ora em névoa, ora em esperança
É a serra que chora, é o céu que clareia
Natureza que fala, alma que anseia
Tal como o tempo, a vida é passagem
Hora é nevoeiro, hora é miragem
Mas dentro do peito, brilha esperança
Feita de luz, de amor, de bonança
Felicidade não grita, sussurra baixinho
É vento leve, caminho mansinho
É paz que se achega sem pedir licença
É flor que desabrocha na minha presença
Não preciso de olhos que me vejam flor
Sou raiz, sou tronco, sou o meu amor
Ser feliz é saber — com alma e certeza —
Que o amor mais profundo nasce da minha beleza

Inserida por RizzadeMorais

"Quem depende de uma única lavoura é imprudente; quem cultiva apenas a terra dos outros, é servo por opção."

Inserida por AlessandroOLIVEI

"Em terra de alienado, quem tem opinião e atitude, incomoda."

Inserida por vivi_martinez

⁠"Não somos juízes de nossos irmãos. O juízo pertence a Deus. A nossa missão nessa terra é amar, acolher, entender, compreender, ajudar e ensinar o caminho a ser seguido."

Inserida por igcerqueira

O Gato Preto

⁠Ando há milênios por esta terra. Vigio aqueles que não querem ser vigiados, espalho o temor por onde passo e retiro tudo o que um dia tiveram. Minha passagem é rápida, mas o acompanhamento, não. O que parecem ser apenas dez minutos para a hora H, para mim, são décadas. Porém, em certos casos, meu trabalho precisa ser mais rápido.

No meio da madrugada, enquanto caminho pelas ruas silenciosas, observo o pequeno felino preto. Ele caminha com a tranquilidade de quem já conhece cada buraco da calçada. Acompanhar animais é sempre mais fácil que acompanhar humanos. Eles são simples, puros, não lutam contra o destino. E eu, ainda que feita para ser imparcial, confesso: prefiro os animais.

O felino se aproxima de uma lata de lixo. Ao lado dela, um pratinho com restos de comida. Suas patas, enfaixadas com uma gaze velha e suja, repousam sobre o chão como se cada passo pesasse uma vida inteira. Já é a terceira vez na semana que o vejo assim. Desleixado? Talvez.

E isso explicaria por que estou aqui.

Por um instante, o perco de vista, mas logo o reencontro. Lá está ele, brincando com a menininha do vestido vermelho. Ela usa um coque bagunçado que tenta domar os cachos loiros, uma pulseirinha rosa e o sorriso de quem ainda não sabe que o mundo pode ser cruel. Ela o agarra com o carinho de quem enxerga valor onde outros veem apenas sujeira. Talvez nem tudo esteja perdido.

Não posso impedir o que está por vir, mas me pergunto: e se fosse um pouco mais justo?

Gatos pretos sempre foram ligados à má sorte, à morte. Superstições humanas. Ridículas, mas persistentes. Em um mundo cheio de guerra, fome e abandono, culpam um animal por tragédias que eles mesmos causam. Posso parecer ingênua questionando isso, mas toda lenda carrega uma centelha de verdade. Se não carregasse, eu sequer existiria.

Olho o meu velho relógio de bolso. Está quase na hora. Há nove anos acompanho esse gato. Longos e silenciosos nove anos…

A menina está mais alegre hoje. Ela tira algo do bolso e, com cuidado, coloca uma coleira rosa com uma jóia azul no pescoço do felino. Mesmo sem palavras, vejo sua alma brilhar com gratidão. Os humanos nem sempre percebem, mas os animais também sabem agradecer. E ela, talvez sem saber, recebeu aquele gesto como um presente.

De todos os dias que os acompanhei, este é o mais difícil. Não achei que ele sobreviveria tanto tempo. Sua vida não tem sido justa. Muitas vezes vi humanos roubarem meu papel. E pela primeira vez, sinto nojo do meu trabalho.

Ela se senta no chão com o gato no colo. Eles se apegaram demais. Em quatro meses, ela deu ao felino todo o amor que ele nunca teve em nove anos. Aproximo-me devagar e me sento ao lado dela. Ela não me vê. Não pode. Mas me sinto estranhamente presente ali. Observar os dois virou meu pequeno refúgio em meio ao caos. Deus tinha razão ao dizer que crianças e animais têm as almas mais puras.

O relógio apita. Meu rosto continua neutro, mas por dentro... tudo em mim queima. Fui feita para não sentir. Para ser imparcial. Mas se pudesse, congelaria esse momento para sempre.

Um homem se aproxima. Alto, barba grisalha, roupas rasgadas. Fede a álcool e tem o olhar de quem esqueceu o que é compaixão. Fala algo para a menina e vai embora como chegou: em silêncio. Sem deixar rastro, sem deixar paz. Não consigo deixar de pensar no dia em que terei de acompanhá-lo.

O gato me encara. Para a menina, ele parece tranquilo. Para mim, sua expressão é de compreensão. Ele sabe.

A garota, assustada, beija o felino e o coloca numa caminha improvisada. Antes de entrar em casa, sorri. O maior sorriso que já lhe deu. Mesmo forçado, tem algo de esperança. E então, ela desaparece porta adentro.

Meu relógio apita novamente. O suspiro do gato é fraco. O último.

Tiro do bolso uma pequena esfera e toco o corpo do animal. Ela brilha quando coleta sua alma. Sinto o peso de novo.

— Chegou minha hora? — sua voz ecoa leve. — Mas... e ela? Como vai ficar? Por quê agora?

Uma das grandes maldições dadas aos seres vivos é a da morte inesperada.

— Vocês irão se ver novamente — respondo com a garganta apertada.

— Eu vou reencarnar? Posso ser uma menininha? Ela disse que não tem muitos amigos…

— Não é assim que funciona — digo, caminhando pela escuridão. — Mas aquele que te envenenou vai pagar, mas eu não posso controlar o que está por vir. Eu... sinto muito.

Não o vejo, mas sei que ele está confuso. Guardo a esfera no bolso e paro na esquina. Pela primeira vez, cerrei os punhos.

— Vocês ficarão juntos, longe dessa baboseira toda…

Suspiro. Continuo andando pelas ruas, mãos nos bolsos.

— Volto para buscar ela daqui a algumas horas.

Vou embora, desejando ser alvo do papel que um dia me deram e que roubaram de mim. Desejei, pela primeira vez, não ser a ceifadora, mas sim, a colhida.

Inserida por Ignotum