Cronicas de Pedro Bial para Despidida
[...] Tem certos momentos que a gente se sente assim, jogado, esquecido, triste, magoado, despedaçado por dentro, inútil, covarde, hipócrita, um nada, é, tem dias que a gente se sente assim, um nada, mesmo que no fundo nós não admitimos, mas nos sentimos assim, não podemos enganar nós mesmos. Dói tanto, você sofrer por uma coisa tão pequena, mas que ao mesmo tempo te machuca tanto que se torna gigante. Um olhar de um simples cachorrinho pode transmitir isso, ele sente o que nós homens sentimos também, sei que nem todos irão perceber, mas um cachorrinho sofre, chora, sente dor, possui sentimentos e às vezes o motivo de seu sofrimento é idêntico ao nosso, o amor, só existe uma diferença, nós temos uma opção, o Amor Próprio, dá pra aliviar um pouco da dor que o amor causa se a gente se amar um pouco mais, mas e ele? Ele não tem essa escolha, pois ele sempre vai amar o seu dono mais que a ele mesmo, esse é o preço que se paga por amar intensamente uma pessoa, ela nunca vai te retribuir do mesmo jeito.
Nossos sofrimentos são o produto de nossa mente, mas o segredo não é se livrar dela, o segredo esta em dominá-la e usá-la a a nosso favor. É transformar a dor em prazer, o ódio em sobremesa, e as lembraças em força para que continuemos a amar quem devemos amar e a odiar a quem devemos odiar!
Não mate o seu inimigo rápido de mais, por que assim ele não terá nenhum sofrimento! Mate-o como se tivesse deliciando-se com um doce e saboros chocolate, aos poucos e sinta cada momento de dor dele , delicie-se, deleite-se! E quando ele pedir para morrer , assim faça-o.Pois assim fará uma boa ação para seu inimigo!
[...] E hoje eu vou tentar fazer diferente, vou levantar em meio à chuva, lavar o rosto, comer alguma coisa e sentar na varanda do meu quintal e apenas observar, mas observar o que? Sei lá, vou fazer essas coisas que só poetas tristes fazem, só aqueles filósofos de antigamente faziam, só aqueles de coração aberto fazem, nós não temos medo de fazer nada, mas nem sempre fazemos. Vou estudar um pouco quem sabe, afinal amanhã tem prova, depois vou olhar os pássaros voando, ou esperar a chuva passar quem sabe, sem ninguém pra me abraçar, me dá aconchego, segurar na minha mão, é, às vezes eu tenho que me virar sozinho, o lado ruim disso é que eu acordei especialmente pra ver se vinha alguém e me desejaria um Bom Dia, ninguém veio.
[...] Eu só queria que tudo voltasse ao normal, tudo voltasse a ser como era antes, errar é humano, quem não erra, mas poucos tem a humildade de reconhecer o erro e corrigi-lo.O fato é que eu não tenho o mínimo de orgulho dentro de mim, prefiro aproveitar a oportunidade e o tempo que me resta pra ser feliz ao teu lado, do que deixar passar e sentir falta depois, sentir falta de um tempo que não volta mais e da chance que você teve em suas mãos e deixou rolar, como se fosse um papel sem valor, ao vento.
[...] Eu não sei por que sou tão bobo assim, não sei por que eu tive que ser tão diferente, queria ser apenas um garoto comum, como qualquer outro, ser frio quando precisasse, ser calculista, duro, queria não me importar com certas coisas, as vezes é preciso a gente ignorar, a vida não é só flores então porque eu não sou assim? Ultimamente eu venho parando na turbulência do dia e me fazendo essa pergunta várias e várias vezes, porque eu nunca deixo o orgulho ser maior que o amor, dentro de mim ?
[...] Quando o céu mudou de cor a gente estava lá, juntos observando debaixo de uma árvore, olhando a metamorfose da vida se transformando numa naturalidade incrível. Foi assim, nesse dia a natureza nos tomou a tarde inteira, foi uma das melhores de toda a minha vida, eu e você, o céu, a chuva, a árvore, o vento frio, parecia que só existia nós dois no mundo inteiro e que o universo estava conspirando para que aquele momento, aquela tarde se tornasse eterna, e eles conseguiram, lembro-me daquela tarde como se fosse a mais especial de todas, só porque eu estava com você em um momento único que nunca mais voltará.
[...] Seria tão bom se aquele momento só nosso fosse eterno, durasse a vida inteira, sem nenhuma interrupção, sem a despedida, sem preocupação nenhuma, seria maravilhoso poder parar o ciclo natural da vida só pra nós dois, ali juntinhos, vendo o tempo passar, a chuva cair, o sol brilhar, sentir todas as emoções possíveis ao teu lado, sem medo da saudade, e em nome dá esperança agora eu faço uma correção nas minhas simples palavras, vou trocar o seria pelo será, será mágico viver tudo isso com você, e é tão simples, só pelo fato do nosso amor ser de verdade as coisas vão acontecendo no seu tempo certo e nada acontece por acaso, vai valer á pena esperar, por você.
[...] O tempo passa, coisas vão e vêm, pessoas nascem, pessoas morrem, aparecem fases boas e ruins, é assim um ciclo natural que preciso existir pra que haja o equilíbrio do mundo, mas precisa ser tão superficial assim? Acho que não, precisa-se de mais liberdade, de mais humildade, amor ao próximo, amor a si próprio, companheirismo, enfim uma série de emoções que precisa existir e parece que estão em extinção, mas afinal, nós mesmos estamos matando tudo aquilo que nos fazem bem e a pergunta é POR QUÊ?
[...] Em uma dessas noites que a gente precisa de um carinho pra sonhar, daquele aconchego, daquela palavrinha no ouvido lhe passando segurança, aquelas caricias no rosto, aquele aperto de mãos com o olhar fixo pro teto do quarto ou até quem sabe pro céu estrelado mesmo já quase na madrugada. Quem não precisa dessas coisas, não há quem diga e nunca vai haver, de um jeito ou de outro, no final todos nós precisamos nos sentir amados.
[...] Eu preciso de carinhos pra sonhar, de uma voz falando baixinho no meu ouvido, preciso ouvir palavras de um futuro mágico, tudo pra mim tem que ser mágico, eu não me permito se misturar a mediocridade de um mundo em que o mágico não passa de um carro do ano ou de uma roupa de marca. Eu quero mais, eu quero sentir que estou vivendo e não só que estou vivo, que estou passando pela vida e não a vida passando por mim, eu quero abraço apertado, beijo apaixonado, troca de olhares e logo depois um sorriso de felicidade. Eu quero apenas o simples, é só do simples que eu preciso o amor, apenas isso que me faz sentir vivo.
"Ô, menina, não desiste não. Você vai fazer sua história, vai sim. Você vai conhecer o cara que vai entender cada detalhe teu e vai te fazer se pegar sorrindo mesmo sem saber. Vai conhecer aquele cara que faz careta pro espelho quando escovam os dentes juntos, que canta a música de vocês quando toma banho, que te dá um beijo na testa quando vai trabalhar e que te busca na faculdade. Vai conhecer aquele cara que vai parar no meio da chuva, fechar o guarda-chuva e te beijar, que vai chegar com você nos braços em casa, rindo igual um idiota e que é um desastre na cozinha. Aquele cara que veste teus sutiãs e fica fazendo gracinha, que discute contigo e não vai lá falar nem ferrando. Vai conhecer aquele cara que te descabela, que tira teu fôlego e te deixa bamba. Que fica te fazendo ciúmes só porque você fica linda quando brava. Aquele cara que gosta do jeito que você fala, do jeito que anda e do jeito que faz as coisas. Aquele cara na medida certa. Aquele Cara, com c maiúsculo mesmo. Ah, mas você também vai conhecer aquele cara que não te dá a mínima, aquele cara que te deu um fora, aquele cara que te traiu. Aquele cara que era carinhoso e depois te trocou, aquele outro sério e chato, aquele romântico e grudento. Aquele cara que as vezes te faz rir, mas quando faz chorar é pra uma noite inteira. Aquele cara que você sempre achou que ia dar certo, mas não deu. E todos esses caras vão servir só pra te ensinar e pra te ajudar a terminar sua história. Afinal, as coisas mais bonitas são as mais tristes, e as pessoas mais bonitas são as felizes. E nessa história — na sua história —, é você quem decide se termina triste, ou linda. Porque você é incrível, menina. Você é incrível."
[...] Tem que ter muita garra pra abrir mão de tudo pra viver um amor de verdade, tem que ter pensamento forte pra abrir mão das coisas do mundo pra seguir as de Deus, e a única missão que o Senhor deixou para nós foi essa, plantar o seu amor seja como for, aqui na nossa pequena passagem por esse planeta e pra fazer isso tem que ter muita fé.
[...] Bem lá no fundo eu guardo coisas que jamais pensei que um dia sentiria ou sonhasse, mas é esse o lado bom da vida, os mistérios, o ponto de interrogação que fica num amanhã que irá vir. Não me permito deixar ser monótono, pois descobri que é tão bom ser eu. Então não me venha com meias palavras ou metade de coisas, eu lhe garanto que serei verdadeiro até o fim de meus dias então seja apenas você que o resto à gente dá conta.
Tudo tem seu início, e como diz a lei natural da vida, tudo tem seu fim, mas eu prefiro desacreditar, não me permito viver consequentemente pra um dia tudo acabar, coisas materiais até que eu deixo passar, pois não levarei nada mesmo, mas um sentimento tão lutado, tão chorado, tão sofrido, mas tão magnífico como o amor, esse eu levarei comigo até o outro lado da vida, vai ser um dos motivos que continuarei viver, por nós.
[...] Me render, me abater, me sentir derrotado, não, não é meu tipo, não é do meu ser, não é da minha essência, eu cheguei até onde cheguei pra desistir na primeira barreira que aparece? Não, não me permito viver por nada, pra nada, a hora de viver é agora, então faça como eu fiz, esqueça os ventos e construa seu castelo, afinal, a melhor forma de prever o futuro é inventando.
[...] E se na madrugada o frio apertar, vire pro lado que eu estarei ali pra te aquecer, se durante o dia o cansaço quiser te abater olhe pro lado que vou estar presente pra dividir a minha força contigo, se você tiver pesadelos e acordar chorando, vou-te da meu colo pra você chorar e pra te proteger, não importa o momento, eu sempre estarei presente pra te fazer feliz.
Amizade...acho que não a nossa já é mais do que isso porque juntos agente já passou por coisas muito boas que sei que na minha vida jamais vou esquecer mas, também sei que passamos por momentos ruim mas tão ruins que cheguei a pensar em uma coisa que não gosto de lembrar já pensei que nossa amizade iria acabar mas pelo contrario essas brigas só deixaram nossa amizade cada vez mais forte quero que saiba mesmo quando fico com raiva mesmo que seja por um minuto já quero ir correndo pedir desculpas para o nosso azar nós dois somos muito cabeças duras e quando dizemos uma coisa vamos até o fim pra ver quem é o primeiro a seguir a ideia do outro como sempre você ganha né porque você sabe que eu sempre corro atrás de você...e uma frase que eu lí que pra min é a que me lembra você “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”...porque eu admiro em você o jeito em que quando decide uma coisa você vai atrás mesmo que tenha que deixar de lado outra coisa que na qual você lutou muito...Só quero deixar bem claro que não tem nada nem ninguém no mundo que possa destruir a nossa amizade.
[...] É que sei lá, tem horas que você se sente assim pesado, mais um pesado de tudo mesmo sabe você sente raiva e nem sabe o porquê, briga com alguém e depois se arrepende, você chora de uma hora pra outra feito criança querendo um colo, mas ninguém aparece, é como se o mundo o seu redor te jogasse tanta culpa, tantas introjeções, tanta responsabilidade e daí você percebe que não precisa ser assim, você não precisa priorizar certas coisas por conta de outras, por mais que doa só se aprende assim, vivendo.
[...] E se você mudasse seu jeito de pensar, será que não ficaria bem mais fácil? Ninguém disse que ia ser fácil, mas você pode tornar tudo fácil, porque você é quem faz acontecer, a sua fé de conseguir tudo é que faz acontecer. Porque tudo começa no pensamento, lá é o ponto de partida que damos rumo a um caminho desconhecido, mas o bom é isso, o mistérios de caminharmos não sei pra onde. Se você for bem menos melancólico, bem menos preocupado, bem menos estressado, bem menos zangado, bem menos triste, tenho certeza que você deixaria de reclamar bem menos e agiria bem mais, agiria pro bem, pro seu bem, pro nosso bem, porque não precisa ser perfeito, mas se você for e se sentir feliz, concerteza outros se achegarão, olha só o bem que você ia fazer!
