Cronicas de Miguel Falabela
Nunca afirmei que o mal do Brasil fosse "a esquerda", tomada assim genericamente, mas sim ESTA esquerda que temos nos últimos quarenta anos. Essas coisas não podem ser julgadas adequadamente sem pontos de comparação históricos. Que mal fez a esquerda à cultura brasileira entre os anos 30 e 50 do século passado? Mal nenhum. Só fez o bem. Inspirou, estimulou e promoveu os melhores talentos, produziu literatura de primeira qualidade, abriu o ambiente da capital aos escritores e artistas de todas as regiões do país. A esquerda que faz mal ao Brasil é a que surgiu desde os anos 70, tão pobre de inspiração, de talento, de cultura e de boas intenções quanto ávida de dominação hegemônica a todo preço. A esquerda do "Imbecil Coletivo" e do "Mínimo". Uma esquerda que, esta sim, jamais deveria ter existido e que não tem direito NENHUM de existir.
Eu também nunca disse que havia uma esquerda boa e uma esquerda má. Disse que dos anos 30 a 50 a esquerda foi uma força positiva a favor da nossa CULTURA -- o que não significa que sua POLÍTICA, enquanto tal, fosse coisa boa. Brasileiro nunca perde a oportunidade áurea de não entender alguma coisa.
"Você parece um poema escrito em papel perfumado,
Que alguém, em noite estrelada, escreve para um ser amado.
Seus olhos são os versos;
Seu sorriso são as palavras;
Seus gestos são a métrica da poesia;
Seus cabelos, descrevem os movimentos das letras compondo os versos;
Seu corpo, é o pensamento de quem escreve, ganhando vida sobre a face laminada de uma folha em branco.
Você é uma poesia."
Nunca te Esqueci
A Igreja ao fundo ao lado as muralhas do exército imponente,
minha casa com a vista de frente daquela praça, eram férias de verão, naquele dia acordei cedo fui a janela o Sol estava leve e radiante dando brilho aquela bela praça do interior.
Aconteceu ali, o amanhecer mais doce da minha vida.
Eu menino do interior, ela linda menina loira com traços de princesa recém- chegada da capital para passar suas férias.
Duas crianças, a inocência, dois corações ofegantes após o primeiro olhar.
Palavras, brincadeiras, toque suave nas mãos, nos divertimos sim, trocamos alguns selinhos, esqueci aquele dia que eu era muito tímido.
Quase um mês de felicidades, então veio o último abraço e um triste e doloroso adeus.
Conhecê-la foi a realização de um sonho, eu com o nome e jeito de Príncipe ela com o jeito de uma princesa e com o cheiro e nome de uma rosa.
Queria ter vivido mais um pouco o doce e inesquecível sonho de infância inocente.
POESIA
Inabalável
Prenderam meu corpo mais não sepultaram meu espírito.
Cercaram meus passos mais não corromperam meus sonhos.
Foram rápidos em apontar os meus erros, só não imaginaram que eu estava certo.
Tentaram me transformar em ruínas.
Enganaram-se, porque os meus sonhos e o meu espírito são mais fortes do que essas grades que me cercam.
Sofro mais é a dor que me faz crescer.
Quando parece que essas grades querem me sufocar, fecho os olhos e viajo descobrindo o mundo e todo o seu interior que é só meu e de mais ninguém.
Está preso significa não deslumbrar o futuro é achar que tudo ao redor acabou, representa pensar que tudo está escuro, significa desejar todos os dias que o sol não apareça amanhã.
Enganam-se, porque nós estaremos sempre livres, eu e o meu espírito, enquanto acreditarmos que os meus sonhos, a minha esperança e a minha Fé são maiores que tudo isso.
POESIA
Renascer
Gosto muito de acordar quente de tanto pensar em você é maravilhoso dormir pensando nos carinhos que recebi durante o dia.
O Amor pode trazer consequências, faz chorar, faz sofrer, mas é o melhor e único caminho para evitar a solidão.
É incompreensível o descontrole que causa ao coração, á esperança, a felicidade através de afetos, toques, palavras carinhosas.
O seu amor me faz renascer a cada dia.
Eu sou um novo homem todos os dias depois que te conheci.
ACREDITE, TUDO PASSA!
Tudo passa, tudo muda e se muda, porque vivemos uma mudança. Mesmo o que não queremos e até aquilo que queremos, está passando... Paciência é uma virtude, a chave da porta que muda a todo instante. E o que fazemos parados nesse instante? Esperamos ou mudamos? Coragem, tudo passa! A única certeza é que nada escapa do tempo e o que fizemos ou deixamos de fazer é o que irá ecoar ou não pela eternidade. Faça-se presente em seu tempo, faça aquilo que ninguém fez ainda, antes que tudo mude novamente.
A ÚLTIMA CARTA (II)
Belo Horizonte, 14 de outubro de 2004.
Saudações em Cristo!
É impossível alguém ser feliz no sentido pleno, vivendo longe do carinho da pessoa amada. - Aqui não é ruim de tudo, só falta você.
Hoje é o dia do meu aniversário e não posso compartilhar a alegria desse momento contigo. Vivendo assim tão distante.
Sinto tanto a tua falta!...
Daí não ouvirá o meu grito de amor, e nem o tempo consegue apagar os sinais de um bem – querer, latente, por ti.
Tal sentimento insiste perenemente em permanecer em evolução dentro de mim.
Por aqui tudo me faz lembrar nossos prazerosos momentos vividos juntos. Sinto até a fragrância do teu perfume, no ar que respiro. E lembro-me do jasmim.
E, propagando-se em sonoras ondas chegam aos meus tímpanos com suavidade, teus doces dizeres contumazes, jurando me amar.
E me ponho a pensar em nós!...
A solidão não me dá tréguas. E o que mais me atormenta é o fato de não a tê-la bem junto a mim.
A vida tem sido muito difícil!...
Mas o que me dá forças é saber que a esperança da nossa terna união me acalenta.
Naquele dia, saí bastante otimista da casa de teus pais, onde nos encontramos pela última vez; e, fizemos notório o compromisso do nosso namoro, perante os teus e os meus familiares. –Como na moda antiga.
De bom grado, todos os presentes naquele evento, nos apoiaram! E tornamos público o nosso desejo matrimonial. E a alegria fora uma só, de todos nós.
Naquele histórico momento firmarmos o compromisso de andarmos juntos, no caminho da afetividade amorosa. - E dos sonhos.
Como já é do teu conhecimento, reafirmo em dizer que, gostaria grandemente de ir até o final do nosso intento; fazendo parte dos teus projetos de vida. E da tua história.
Teus pais ficaram muito felizes com a nossa decisão amorosa. E eu, muito mais ainda. Mas a vontade de Deus e a tua decisão é o que mais predomina nesse momento.
O desejo de estarmos unidos por um elo é o que me faz sonhar ainda mais!
Naquela ocasião,quando pontuaste, que gostaria de conversar sobre nós; logo percebi que eu teria a rica oportunidade da manutenção de um relacionamento promissor contigo. – Tornou-se um ledo engano?
Saí daquele encontro rindo à toa; como um adolescente que descobriu um mundo novo de possibilidades diante de si.
Minhas forças estavam renovadas... Sentia-me como um rei acompanhado de uma bela Rainha. E contei as boas novas a todos que via pela rua.
Retornando às minhas atividades profissionais nesta terra distante, e, demandando certo tempo do planejamento de nosso enlace matrimonial...
Logo percebi os primeiros sinais de atrofiamento da minha alegria. Depois da proposta que firmamos e da oficialização daquele tratado que tivemos um com o outro, um profundo silêncio, estabeleceu-se entre nós. E perdura até hoje.
Sem nenhuma explicação lógica, desaparecestes por completo da minha vida!... Sem um tchau, sem um adeus sequer!
Gostaria grandemente de saber de toda a verdade sobre o que está acontecendo Letícia; só você poderia me contar com exatidão o verdadeiro motivo disso. – Que por sinal, vem aumentando muito meu sofrer nos últimos dias.
Não suporto mais viver assim nessa obscuridade. E nessa sofreguidão e, inquietante desinformação.
É verdade que a distância geográfica entre nós é considerável; e os precários meios de comunicações que disponibilizamos no momento, dificultam muito nossos contatos.
Mas pressinto não ser somente esse obstáculo citado acima, o verdadeiro motivo do seu isolamento.
Por isso recorri a essa maneira já em desuso de se comunicar – este manuscrito.
Um amor tão bonito como o nosso não deveria morrer assim! Isso parece acontecer, pelos desejos não estarem muito claros.
Algo muito diferente do que eu gostaria, infelizmente, está acontecendo!...
Não devo ser excluído desse paraíso que construímos juntos, assim tão inexplicavelmente!
Continuo no aguardo de notícias sua. Mesmo que seja pra dizer que tudo acabou entre nós; ou, "que foi bom enquanto durou".
Aconteça o que acontecer; não terei motivos para não lhe amar! Beijos!...
BH, (21.05,17).
Calmo como o Mar
Nós somos como o mar…
Calmos em nossas margens…
Mas agitados em nossas profundezas…
Maiores que a imaginação do homem…
Mais profundo do que se pode imaginar…
Desconhecido diante o mais sábio…
Morto em seu mundo…
Mas… Extremamente vivos em suas profundezas.
Temos em nosso fundo os desejos mais abissais, somos enormes entre nosso planeta, somos contaminados pelos maus dos homens, somos frágeis…
Mas oque nos diferenciá do mar é que podemos escolher nosso futuro com pequenas ações, não somos presos a nada e ninguém, somos falhos mas podemos corrigir nassas falhas, não temos mente(cérebro) atoa…
Podemos fazer grandes coisas mas não podemos desistir de sonhos por mais distante que Pareça. Perseverança é tudo oque devemos ter!
APENAS RESPEITO.
O mês é dela,
quem é ela,
é aquela que desfila sem passarela,
que sente dor com coragem,
que merece seu respeito e não sua sacanagem.
Nem todas mulheres são mães,
mas todas mães são mulheres.
Então as amigas, primas e irmãs,
Merecem também homenagem
Dos homens que são seus fãs.
A cada cinco minuto uma mulher é agredida
logo elas, que são simbolos da vida,
E ai cara, isto que queres levar na sua história?
Que és covarde, aproveitando da fragilidade,
Bater em mulher pra você é vitória?
Se liga maluco, além de crime é maldade.
A cada onze minuto uma mulher é estuprada,
Machucando o corpo e alma. Que psicopatia insana!
Mulher foi feita pra ser honrada, protegida e amada.
Este crime mosntruoso merece apenas "cana"?
Longe de mim ditar lei para o meu país.
Mas e se agredirem quem vc ama?
Elas vem lutando, contra toda agressão
Sejam estas físicas, mentais ou exploração.
Os salários devem se igualar, também as oportunidades,
Os assédios vão parar e as lacividades
nesta luta é tudo ou nada feito,
Elas não pedem muito, APENAS RESPEITO.
O amor é um presente caro demais para você dizer “eu te amo” para qualquer pessoa.
O amor é um presente tão bom e divino que ele não espera nada em troca, mas simplesmente esperar ver na outra pessoa alegria em receber amor.
O amor não é pequeno como os outros sentimentos, na verdade o amor transcende qualquer sentimento e eu particularmente não o diminuo a um sentimento, porque sentimentos passam, mas o amor escolher ficar para sempre.
O amor é capacidade de poucos, porque poucos amam de verdade, a grande maioria vive uma intensa paixão que quando não é alimentada da maneira correta se resulta em discordâncias e brigas e no fim divórcio e separação.
Reflexões. Resende, dia 12 de Julho de 2017. As 13h59min.
Algumas imagens não precisam de legenda, outras significam impressões diferentes para cada observador.
O fato de eu aparecer nela não interessa muito, mas o que intriga é o mistério de estar no melhor lugar com a cabeça tão longe, ou tão desintetessada em se preocupar com qualquer coisa.
Você nunca conseguirá conhecer a cabeça do outro, mas uma coisa é certa, talvez você precise mesmo é curtir a mesma emoção de deixar de ser o que é por alguns instantes e agradecer ao que ainda pode ser, mas o faça em grande estilo, mergulhe de cabeça na paz interior!
Ela não cabe nos versos, ela é a própria poesia!
Ela não procura competir com ninguém, mas gosta de competir consigo mesma… Não gosta de tentar superar ninguém, prefere se superar todos os dias para provar a si mesma que sempre pode fazer melhor e que sempre pode buscar melhorar a sua essência.
Ela tem luz própria e seu brilho não se confunde e nem se compara com qualquer outro brilho… Mesmo o brilho das estrelas ainda é tímido perto do brilho que a ilumina… Que brilho é esse? O brilho é o segredo que ela carrega dentro de si e busca desvendar todos os dias…
Ela recebe admiração de todos porque sabe ser forte e ser meiga ao mesmo tempo… Passa por momentos difíceis, mas sabe sorrir todos os dias, mesmo que isso custe muitas lágrimas durante as noites…
Ela tem a humildade de reconhecer seus erros e buscar aprender com eles… Ela é imperfeita e busca ser melhor todos os dias, por isso é tão especial!
Ela sabe que quando abre seu coração para viver a vida, a vida também se abre para ela… E por isso que ela é tão apaixonada pela vida quanto é apaixonada por si mesma.
Ela sorri das brincadeiras mais inocentes como se fosse uma criança que encontra a felicidade em qualquer detalhe que passe despercebido por outros, mas não pelos seus olhos de fada que sabem enxergar virtudes.
Ela é toda sensibilidade… Ela chora com as maldades do mundo e tem a pretensão de promover mudanças…
Por isso, semeia as transformações, através da semente dos seus gestos!
Ela se faz forte nos momentos mais difíceis e faz tudo o que estiver ao seu alcance da melhor maneira possível e o que não está ao seu alcance ela entrega nas mãos de Deus porque sabe que ele é especialista em mostrar a todos que o impossível não existe…
Ela é guiada por seus sonhos e movida por eles… Caminha com sonhos e segue sonhando, mas, mais do que isso, vive lutando para que eles se tornem reais… Ela vive a vida plenamente porque sabe que a vida é um dos sonhos que ela carrega no seu dia a dia…
Ela não se resume porque não cabe em poucas linhas… Todas as palavras são poucas para descrever seus encantos… Ela tem um dicionário próprio escondido dentro de seu coração…
Ela não busca reconhecimento porque prefere reconhecer que fez o seu melhor e que se doou por completa para o mínimo que fez… Ela é assim, busca ser perfeccionista por mais que saiba que o perfeito não é uma especialidade dos humanos…
Ela tem a complexidade das borboletas, a beleza do arco-íris e a doçura de um beija-flor… Ela só não sabe que tem tudo isso… Ela é muito humilde pra reconhecer ser digna de tantos encantos…
Ela tem uma beleza semelhante à flor de lírio porque encanta os que estão à sua volta com a beleza da sua alma e emudece a todos com o encanto de seu sorriso…
Ela é toda elegância… Não por suas vestes ou pelos seus adereços, mas por transbordar em bons valores (bondade, amor, generosidade etc.) e por fazê-los seus pilares de vida…
Ela é encanto, ela é magia, ela é mistério… Ela é um sonho, por mais que seja real e é a única fada que realmente existe… Ela sou eu, ela é você, ela somos todas nós… Ela não cabe nos versos, ela é a própria poesia!
O tempo, ah… O tempo… Ele tem um poder inigualável que nos forma, nos transforma, nos dá forma e nos faz novos a cada segundo, na mesma medida em que nos faz mais velhos a cada minuto… O tempo tem um quê de misterioso porque ele é capaz de ser mistério, se fazer mistério e ser segredo, mas também tem o dom de desvendar mistérios e ser o enigma mais fácil de decifrar… O tempo é capaz de muito mais do que podemos imaginar porque é ele quem rege a nossa vida, é com ele que nos preocupamos todos os dias: é ele quem esgota prazos, é ele o próprio prazo…
O tempo é indecifrável, mas nos decifra… O tempo se faz os versos da nossa poesia de vida
Boa tarde!
Eu e minha amiga, amiga de verdade, conhece minhas saudades, conhece o meu viver, doada por um amigo, um pássaro já tão antigo, trouxe eu de outro viver, cruzei mares, serras e altares, mulheres e tanto prazer, guerras, batalhas vencidas, da morte fui tão amigo, varias vezes abraçados choramos e rimos, são vidas a se enternecer, se hoje ocupo este corpo, amanhã eu terei outro, e a pena a me valer, por isto somos amigos! A pena não trai o amigo, um outro iremos ser...
Pena! Que pena...
Voaste tu por tanto tempo, e tantas noites ao relento, aqui tu veio a pousar, da doação do amigo, um belo pássaro antigo, que não cheguei a avistar! Mas o trago entre os dedos, e quando no meu tinteiro tu entras a se molhar, e dos pingos que respinga aqui as manchas de tintas faz corações se chorar, homens que tanto vagueiam corações partidos ao meio, mulheres a se amar, de tudo já escrevestes, do açoite de uma noite a um dia a brilhar! Falou do menino pobre, da seca que vem do norte, do mendigo a vagar, falou daquela mocinha que numa tarde sozinha, numa estrada pequenina, o poeta a abandonar, pois o poeta não tarda, mas não conhece a enxada, não sabe só trabalhar! Mas por você carpiria, por noites trabalharia se tu voltasses a ficar, moça bela e faceira tantas lindas por inteira saiu do seu rastejar, da natureza tão bela fez tu tantas aquarelas, pantanais a se mostrar! Mas o poeta e as rimas eu acho que são só primas, pois vive por entre amores o poeta a se chorar, sabes bem ó minha pena, que primos nunca podem se casar! E se não fosses por ti, pena leve e ligeira, o poeta que rasteja nos rabiscos a se mostrar, todos conhecem sua alma, e você é a culpada, pois vive a rabiscar, aquela mulher madura, que mesmo sem bela cintura o poeta a vem amar, e molda entre seus versos, a moça linda e bela, que de gordinha, algum besta a foi chamar, você numa tarde fria, falou de um tema tão triste, mas que nos vem a mostrar! Uma doença malvada machucou aquela moça amada, um seio lhe foi roubar, pena ó minha pobre amiga somos parte de uma intriga, não podemos separar, e se a ti me tirarem, farão um ato covarde, numa vala vão me jogar, sei que perdeste tu os voos, das madrugadas os coloridos, a natureza a mostrar, mas por entre meus rabiscos viajas em pensamentos, algumas damas tu já fizeste a chorar, pena bela e ligeira, és como uma roseira, lindas pétalas a esparramar! Já falei de ti amiga, espero que alguém me diga, poeta! Sem sua pena, nada, nada tu serás...
(Zildo de Oliveira Barros) 19/08/14 03h45min
Boa tarde!
O tempo é como um calço em uma porta forte e antiga, sem barulhos, sem ruídos, sempre a mantém aberta, deixa a nós a liberdade de seguir em frente, ou permanecer parado, nosso destino depende de nossas ações ou de nossa inércia, ele faz a sua parte, mantendo a porta sempre aberta, segue ou fica, quem assim o quer...
(Zildo de Oliveira Barros) 02/04/2011
Um dos segredos básicos da vida é você conseguir se aproximar de pessoas que têm os mesmos objetivos e os mesmos valores que você. São Tomás de Aquino já definia a amizade no seguintes termos:
'idem velle, idem nolle', ou seja, é seu amigo aquele que quer as mesmas coisas que você e rejeita as mesmas coisas que você. Sem você encontrar um grupo que se identifique com os seus objetivos e valores, é claro que você estará isolado perante grupos que serão ou estranhos, ou hostis — grupos que não compreenderão você e julgarão você um ET, um doente mental ou um marginal —, e isso vai enfraquecê-lo formidavelmente ao longo do tempo.
Vejo vários lideres religiosos chamando algumas pessoas de aberração, julgando e condenando por sua religião, sexualidade.... Se esquecem do amor que Cristo nos ensinou, pois vemos claramente a postura de Jesus também com Madalena que não condenou, portanto vamos refletir, pois quem age assim, atira pedras.
“Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” (1 João 1:8)
Portanto o preconceito, bullying, ódio estão muito muito longe do ensinamento de Cristo.
Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado; Tiago 2:8,9
Nisto conhecerão todos que sois os meus discípulos: se vos amardes uns aos outros (Jo 13,35)
Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.
Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? Tiago 4:11,12
O Apóstolo Tiago calou a boca de muito gente kkkkkkk
Como se moço e não bem velho eu fosse
Uma nova ilusão veio animar-me.
Na minh’alma floriu um novo carme,
O meu ser para o céu alcandorou-se.
Ouvi gritos em mim como um alarme.
E o meu olhar, outrora suave e doce,
Nas ânsias de escalar o azul, tornou-se
Todo em raios que vinham desolar-me.
Vi-me no cimo eterno da montanha,
Tentando unir ao peito a luz dos círios
Que brilhavam na paz da noite estranha.
Acordei do áureo sonho em sobressalto:
Do céu tombei aos caos dos meus martírios,
Sem saber para que subi tão alto…
No palco da vida,
quando as cortinas se fecharem de um lado,
todas as coisas nos serão reveladas do outro.
Descobriremos então o que valeu a pena,
mas muito mais, o que não valeu a pena viver,
pois estávamos presos às ilusões do mundo material.
Por isso,
aqueles que mais se entregarem às experiências espirituais,
serão os que menos sofrerão do sentimento
de terem desperdiçado a vida.
Eu já me apaixonei, mas como a maioria das pessoas eu também já me decepcionei; mas, se eu deixar de acreditar na paixão reciproca ou na decisão de amar uma pessoa fazendo com que ela seja feliz, viverei o resto da minha vida em uma prisão (apelidada por mim como o passado da decepção) e nunca serei capaz de me apaixonar ou amar novamente.
As frustrações, as decepções geraram em meu ser marcas, mas também me levaram a um lugar de maturidade que eu não estava. Já parou para pensar sobre o que o seu relacionamento ou relacionamentos passados lhe ensinaram? Essas palavras são para aquelas pessoas que já lutaram por uma paixão e por um amor de verdade; mas no fim mesmo fazendo de tudo para dar certo acabou dando tudo errado.
Eu ainda acredito na paixão, ainda acredito amor, e você?
“Meus pensamentos” Resende, 18 de novembro de 2017.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp