Cronicas de Miguel Falabela
A vida ? Quem poderá nos responder sobre ela? A quem diga que a vida é um simples nada no mundo, que acontece por acontecer e que não se importa se parar de viver , a quem diga que a vida é como uma poesia, doce , linda, e com harmonia, mas existe também aquelas pessoas que dizem que a vida tem que ser vivida numa boa , dia após dia conhecendo sempre novas coisas, ou aqueles que sem medo arriscam, falam que na vida ninguém sabe de tudo e sem pensar em nada fazem absurdos , também tem os pensadores que dizem que a vida tem suas fases como um poço, as vezes com agua límpida como queremos que seja , e as vezes com agua suja para nossa tristeza , e outros que me dizem que a vida é pra ser curtida ao extremo, ser feliz é o que importa e o resto é o de menos , meu amigo uma vez me disse que a vida é como o universo e as pessoas como estrelas , eu tive que concordar por que mesmo estando longe elas estão juntos em algum lugar e assim como as pessoas as estrelas quando morrem dão espaço para outra brilhar, mas e eu o que penso da vida? Penso como a pureza da resposta de uma criança, a vida é bonita, é linda, simplesmente a vida!
A. impossibilidade de participar de todas as combinações em desenvolvimento a qualquer instante numa grande cidade tem sido uma das dores de minha vida. Sofro como se sentisse em mim, como se houvesse em mim uma capacidade desmesurada de agir. Entretanto, na parte de ação que a vida me reserva, muitas vezes me abstenho e outras me confundo. […] A ideia de que diariamente, a cada hora, a cada minuto e em cada lugar se realizam milhares de ações que me teriam profundamente interessado, de que eu certamente deveria tomar conhecimento e que entretanto jamais me serão comunicadas — basta para tirar o sabor a todas as perspectivas de ação que encontro à minha frente. O pouco que eu pudesse obter não compensaria jamais esse infinito perdido. Nem me consola o pensamento de que, entrando na confrontação simultânea de tantos acontecimentos, eu não pudesse sequer registrá-los, quanto mais dirigi-los à minha maneira ou mesmo tomar de cada um o aspecto singular, o tom e o desenho próprios, uma porção, mínima que fosse, de sua peculiar substância.
É curioso, a alegria não é um sentimento nem uma atmosfera de vida nada criadora. Eu só sei criar na dor e na tristeza, mesmo que as coisas que resultem sejam alegres. Não me considero uma pessoa negativa, quer dizer, eu não deprimo o ser humano. É por isso que acho que estou vivendo num movimento de equilibrio infecundo do qual estou tentando me libertar. O paradigma máximo para mim seria: a calma no seio da paixão. Mas realmente não sei se é um ideal humanamente atingível.
Aprendi muito cedo que o sonho é mais que a realidade. No sonho, o cruel se desfaz com a mudança de foco. É simples. É só deixar de pensar. Se a paixão não convém é só trocar a cara. Fácil de resolver. A imaginação permite retoques, mudanças constantes. De Belo Horizonte a Paris eu levo um segundo. Não pago passagem, nem tenho problema com excesso de bagagem. Eu vou leve. Esqueço as roupas, Volto pra buscar. Troco a cena. Mudo o clima. Faço vir a chuva pra dormir logo. Invoco o sol para o meu mergulho e imagino a neve para amenizar o calor. Acendo lareiras nas noites frias; encontro a promissória perdida; ganho na loteria, e divido o prêmio com os pobres. Na angústia, adio a decisão. Na agonia, antecipo o fim. Na alegria, prolongo o início.
E é então que esqueço de tudo e vou olhar nos olhos de minha bem-amada como se nunca tivesse visto antes. É ela, Deus do céu, é ela! Como a encontrei, não sei. Como chegou até aqui, não vi. Mas é ela, eu sei que é ela porque há um rastro de luz quando ela passa; e quando ela me abre os braços eu me crucifico neles banhado em lágrimas de ternura; e sei que mataria friamente quem quer que lhe causasse dano; e gostaria que morrêssemos juntos e fôssemos enterrados de mãos dadas, e nossos olhos indecomponíveis ficassem para sempre abertos mirando muito além das estrelas.
A influência exercida sobre a nossa alma, pelos diferentes lugares, é uma coisa digna de observação. Se a melancolia nos conquista infalivelmente quando estamos à beira das águas, uma outra lei da nossa natureza impressionante faz com que, nas montanhas, os nossos sentimentos se purifiquem: ali a paixão ganha em profundidade o que parece perder em vivacidade.
Mas para isso precisaria de um gênio criador, porque teria de carregar o homem de qualquer coisa, da mesma maneira que eu o carrego de uma inclinação para o mar que fará dele construtor de navios. Só assim cresceria essa árvore que depois se iria diversificando. E ele havia de pedir de novo a canção triste.
Data daí a opinião particular que tenho do canapé. Ele faz aliar a intimidade e o decoro, e mostra a casa toda sem sair da sala. Dois homens sentados nele podem debater o destino de um império, e duas mulheres a graça de um vestido; mas, um homem e uma mulher só por aberração das leis naturais dirão outra coisa que não seja de si mesmos.
"Se tudo na vida fosse só alegria, as pessoas não dariam valor à felicidade. Às vezes é preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir, é preciso sentir saudades para saber o quanto gostamos de alguém; quando tudo nada parece ter valor. A vida é um antes, um durante e um depois. Por isso, viva o hoje, esqueça o ontem que já passou . Cada um de nós tem a chave só temos de saber de a usar ,pois nem todas as chaves abrem a felicidade."
"Se as rosas falassem, usariam palavras bonitas para se expressarem, palavras que fariam jus a sua beleza, enquanto nós dependemos de sua beleza para figurar nossas palavras, perdemos nossa beleza, a oportunidade de olhar nos olhos, de sentir o abraço, de ver a reação das pessoas que nos querem por perto, pois se importam conosco, com nossa real beleza"
Falando sério... eu não paro de pensar em voc.. na gente. Sei lá, você tá com outro, mas disse que me ama, mas quando me vê não fala nem oi se eu não falar primeiro. Mas eu sei que são por fofocas que fazem sobre nós, então não vou te culpar. Fez bem em me evitar perto de quem sabemos que só quer nosso mal, só... não se esqueça de mim e.. não deixe de me amar...
Espero que tenha a carta que te escrevi de folha frente e verso, porque eu tenho a foto da que você fez pra mim, mas gostaria dela em minhas mãos. Ainda me recordo de palavras como: "pode me ligar de madrugada falando que teve sonhos ruins; pode me roubar um beijo quando eu não estiver preparada; pode me abraçar sem eu pedir; pode fazer palhaçadas só para me fazer sorrir. E entre outras dizendo que eu poderia compartilhar meus medos, chorar na sua frente e que eu poderia fazer do teu abraço o meu lar, e... pra eu não parar de te amar, e essa foi a promessa que fiz, estou cumprindo e vou cumprir, NUNCA vou deixar de te amar, porque não existe ninguém que me fez tão bem quanto você. Te amo...
Lembra quando a gente voltou à "namorar"? A gente tinha ido na igreja de bike, eu te carregava na garupa e você me segurava pela cintura pra não cair. Acabando o culto fomos embora pela praia, estava frio e de noite, sentamos nas pedras e eu te dei meu moletom porque você não estava aguentando, fiquei com frio é claro mas, pensei só em você. A gente conversou sobre não poder manter essa relação por muito tempo, e que se fosse desse jeito você me esperaria, e eu também por você. Conversamos, rimos, tivemos lembranças do primeiro namoro de criança, e aí... então, com o som das ondas, a brisa do vento, nossos olhos se encontraram novamente, de um jeito que nunca havia acontecido, vinham pensamentos de como te amei, e como queria te amar cada vez mais, e então...eu disse que te amo, e você me respondeu também, e enfim, nos beijamos.
Os fortes não se retraem quando a sociedade se decompõe. Pelo contrário, os fortes se lançam na luta, redobram de energias, sangram de sofrimentos atrozes, mas não desanimam, não esmorecem, não recuam, não se cansam, mas pelejam cada vez mais, na esperança de que na morte gloriosa ainda lhes seja possível dar um exemplo para a salvação necessária
Sou um cadeirante. Tive Paralisia Cerebral na infância. Me considero Querido e Amado por todos meus parentes e amigos. Sou carinhoso com as pessoas, pois gosto de ser tratado assim. Se nos mandamentos da lei de Deus, o primeiro é amar a Deus sobre todas as coisas, depois amar o próximo como a si mesmo, porque não seguimos esta recomendação? Gosto muito de conquistar amizades sinceras, com diz um velho ditado: "o verdadeiro amigo não abadona o outro no meio do caminho". Deste modo, não devemos ficar ao lado das pessoas só nos bons momentos da vida, já que um dia todos passarão por um momento difícil. Se estamos seguros nas mãos de Deus e ao lado de bons amigos, as coisas se tornam mais fáceis. Entre as pessoas boas que hoje estão próximas de mim, quero sempre exaltar a lembrança dos profissionais da educação. Tive muitas professoras de apoio, diretoras e outros funcionários das escolas, e contei com muitos colegas de turma e de outras salas, os quais amo todos. Sou feliz por ter uma vida abençoada com a companhia de boas pessoas.
Não sei se ele é mais um dos seus disfarces, mas se for, com certeza, é o mais deslumbrante que já conheci: o seu sorriso faz transbordar todo o meu êxtase, oferta-me a mais pura paz e tranquiliza a minha alma. Sim, é daqueles que brinda qualquer guerra interior com uma intensa trégua. Por isso, se for um mero disfarce seu, sem dúvida, seja qual for o conflito, ele será a melhor armadilha.
Os jovens de hoje dificilmente lêem um bom livro, acham o demasiado extenso, preferindo jogos eletrônicos. Pergunte lhes quem foi Modigliane ou outra personagem histórica e a resposta será sempre a mesma: não sei ou nunca ouvi falar. Não sabem que a liberdade de que eles hoje usufruem se deve a cada uma dessas pessoas que ousaram e souberam fazer a diferença no mundo apático em que viveram, desafiando o destino a que foram submetidos.
Destino cruel é esse de ter nascido um artista. O mundo a nossa volta gira da forma mais estranha possível. Nunca nos conformamos com nada. Às vezes tento entender como se é possível classificar uma obra de arte de um a dez, mas das duas uma, ou se é artista ou não se é, já que neste meu mundo não existe meio termo.
Se não fosse artista eu seria apenas um simples operário e faria o que todo mundo faz. Dormir, trabalhar e comer. Oh! Quem me dera ser assim. Ter uma casinha com muitos filhos, uma esposa para amar e um trabalho estável. Sair à rua de vez em quando com a família ou participar de um churrasco entre colegas de trabalho para conversar sobre futebol ou discutir política mesmo sem nada entender e por fim dar muitas gargalhadas das situações que não entendemos.
Agora vejo o mundo com outros olhos, um mundo repleto de bondade e consigo perceber o que levava a humanidade a cometer tantas loucuras. Uma delas é o medo da morte ou o que nos espera do outro lado. Talvez seja este o motivo que faz com que tomemos atitudes precipitadas. Nós humanos tememos o que está oculto e isso nos leva a fracassar. Dessa forma muitos de nós nos tornamos mesquinhos e egoístas.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp