Cronicas de Jorge Amado
"Jamais deixe de ser quem você realmente é - sua essência, suas origens, sua educação, seu amor, sua capacidade de se importar, sua família... você. Lembre-se do que Jesus disse quando o tocaram: 'Alguém me tocou, pois senti que de mim saiu poder.' Seja autêntico, pois é a sua verdade que tem o poder de transformar."
Concomitante à nossa maduração espiritual e anímica, desempenhamos a habilidade de resignar-se à vicissitudes, ignorando e colocando na retaguarda propósitos, anseios, sonhos, ocupações e pessoas que de antemão não harmonizam-se com quem nos transformamos e equivalemos. Analise pois, o quanto é impressionante como a natureza exprime a significância de dados acontecimentos numa otimização psíquica.
O desejo recalcado, manifesta sonhos e fantasias que fazem toda a fulguração na efetiva realização do prazer. Esse fulgor de repente é sustentado e nutrido transversalmente mediante uma amoldada postura, enfoques e notáveis atributos do objeto. Mas com tal característica, principalmente por intimidade, confiança e assertivas expressões verbais para tonificar a atmosfera e arrebatamento do fascinado arbítrio.
A primeira impressão que produzimos de uma pessoa é fundada em padrões culturais e específicos, mas ao observarmos a pessoa de modo inconsciente, logo elaboramos um pré-julgamento com conclusões primárias, baseadas numa percepção repentina, concebendo desta forma, um conceito leviano que poderá ser porventura autêntico ou injusto.
Construir algo sólido em cima de alicerces instáveis ou de relacionamentos ilusórios, é uma conduta extremamente tola, um ato demasiadamente inadvertido e imaturo. Portanto, convém analisar todos as escolhas e pretensões em conformidade com critérios baseados em conveniências, perdas e danos.
Estar com uma pessoa que tem o propósito de viver momentos sublimes e acolhedores ao seu lado é vivamente fascinante. No entanto, a pessoa que está igualmente predisposta a permanecer rente contigo após você ter passado por adversos eventos em sua trajetória, é uma criatura de grandeza extraordinária, um ser raro e admirável.
Uma vez por outra, ignoramos nossa capacidade consciente e possibilitamos que a DÚVIDA emposse nosso entendimento racional. Prontamente, perdemos o entusiasmo de persistir em favor da exatidão. À vista disso, no momento em que paramos de acreditar, nada mais conquistamos! Afinal de contas, são os anseios e hesitações que intervêm no nosso ciclo e causam as efetivas INCONSTÂNCIAS.
Uma sessão de terapia é, para muitos, um espaço mágico. O que parece ser apenas uma conversa se transforma em um palco onde os pensamentos dançam livremente, criando uma coreografia única de emoções. Lembro-me de uma vez em que compartilhei com meu terapeuta uma lembrança que, à primeira vista, parecia trivial, mas que se revelou a chave para compreender um padrão repetitivo na minha vida. “E você já parou para pensar por que isso acontece?”, ele questionou. Essa pergunta ressoou em mim como uma onda vibrante, e eu comecei a perceber. Os ecos de nossas experiências passadas muitas vezes moldam a forma como nos relacionamos com os outros e conosco.
A formação de nossa subjetividade é ainda mais complexa quando consideramos a interação entre o id, o ego e o superego. O id, com sua natureza instintiva, busca satisfação imediata, enquanto o ego tenta encontrar um equilíbrio saudável entre os desejos do id e as normas morais do superego.
Às vezes, por medo do julgamento ou da desaprovação, reprimimos certos aspectos da nossa personalidade, talvez até aquele humor peculiar que faz nossos amigos rirem. Essa luta interna entre ser quem realmente somos e atender às expectativas externas é um espaço fértil para o desenvolvimento da subjetividade
As marcas que trazemos das experiências, tanto positivas quanto negativas, são inegáveis. Mas esta introspecção, por mais intimidadora que pareça, é essencial para um crescimento genuíno. Refletir sobre o que nos angustia, nos motiva e nos causa alegria pode ser o primeiro passo numa busca de autoconhecimento, um exercício que, embora desafiador, pode nos fortalecer.
Não é preciso ter muito dinheiro para poder mudar o mundo. Não é preciso ser um politico, nem ter um cargo de poder! Mas sim podemos mudar através das nossas atitudes como tratamo-nos, respeitamo-nos todos como Irmãos sem ver a cor, proveniência, nome e nem o tamanho do bolso, mas sim pelo bom coração das pessoas.
Sentimos medo diante do perigo, do inesperado, do incerto... mas só conseguimos ter coragem quando sentimos medo. E embora eu não tenha coragem de jogar tudo pro alto de repente, planejarei minuciosamente como jogarei tudo pro alto na hora certa, pois aprendi que o medo é sempre maior que o perigo, e que mudar - de pensamento, planos, rota - não é tão ruim assim quando se tem um objetivo!
Você já agradeceu alguém hoje? Já disse para aquela pessoa que você nunca irá esquecer o que ela fez por você? Já disse para as pessoas especiais o quanto elas são importantes na sua vida, o quanto fazem diferença na sua história e o quanto são amadas? Já demonstrou sua gratidão á Deus por mais um dia abençoado na presença dEle? Então vamos lá... ainda dá tempo de melhorar o dia de alguém... nunca permita que seja tarde para arrancar um sorriso, para surpreender, para fazer alguém feliz, o tempo passa depressa, o ontem já não nos pertence, mas o momento "agora" só depende de nós!
"Quanto mais convivo com o ser humano, menos tenho vontade de dizer que faço parte de um suposto núcleo, independente de ser, social, familiar ou casual. As pessoas que nos circundam pregam um grosseiro e falso sentimento de amizade, que na verdade só existe inveja, raiva, desconfiança, dissimulação e a prova maior de primitivismo, a traição! Deixemos de nos preocupar com a vida alheia, vamos tentar viver nossas próprias vidas, com as felicidades, as frustrações e tudo o mais que nos é apresentado, sejamos maiores que NÓS mesmos, porque dizer que é maior do que o outro que está caído não prova sua superioridade, mas sua total falta de conhecimento próprio ou seja, sua MEDIOCRIDADE!"
Cometi o pior dos pecados que um homem pode cometer. Não fui feliz. Que as geleiras do esquecimento me arrastem e me levem, sem piedade. Meus pais me engendraram para o belo e arriscado jogo da vida, para a terra, a água, o ar, o fogo. Eu os decepcionei. Não fui feliz. Não cumpri sua vontade. Minha mente se dedicou às perfídias da arte, que tece inutilidades. Legaram-me coragem. Não fui valente. A sombra de minha infelicidade está sempre ao meu lado." (texto extraído do livro "Kafka para sobrecarregados" de Allan Percy, atribuido a Jorge Luís Borges)
A dura trajetoria de viver traz, à quaisquer pessoas, o aprendizado bem como a algoz realidade. É, de fato, uma tormenta deparar-se com determinadas situações, por exemplo: ''Você está habituado com uma certa solidão, algo dentro de um padrão salutar e, de repente, alguém que mal o conhece, passa a julgar-te com propriedade de conhecimentos ao seu respeito que você mesmo não se julga sabedor de tais referências de si próprio, mas o seu julgador...., esse sim, conhece você mais do que você mesmo! Não importando para ele que só o fato dele próprio existir é sem sombra de dúvidas algo, inegavelmente, passivo do pernicioso hábito do julgo alheio. Mantenhamo-nos focados em nossas próprias vicissitudes para que, quiçá dia destes vejamo-nos libertos de nós mesmos...afinal somos nossos maiores algozes.
Tudo que consegui e, por vontade própria, me desfiz ou me permiti perder, eu trocaria, abriria mão novamente, mas agora por um motivo: -Ter meu pai, ainda que por mais dois minutos e dizer para ele o quanto eu o amava, o quanto ele foi, é e sempre será o meu único e verdadeiro amigo, diria o quanto fui ingrato para com ele por minha imaturidade e ao final das minhas lamúrias, ele me olharia nos olhos e diria: - Eu estou aqui, a gente vai superar isso....por que te amo meu filho. E eu ouvi isso algumas vezes mas infelizmente não consegui entender e agora já foi.......Não desperdicem as oportunidades que lhes são oferecidas, não tenham, NUNCA, medo de dizer ao seu pai o quanto vc o ama!
Você fala demais diiz muitas besteiras da boca pra fora, mas sei que se arrepende por jogar o que não era lixo fora. Você briga me ignora, pisa na bola, sente saudade e chora diz que é de raiva pra não assumir que me adora eu sei que um grande amor não é fácil de se encontrar, mais difícil ainda é deixar de gostar se o clima ta pesado não existe pecado que não se possa perdoar, vai ver a gente não conhece o amor direito prazer eu sou uma menina cheia de defeitos igualzinha aquela que você aprendeu amar, mesmo que o sol se apague e venha a lua te trazer de volta aos sonhos meus. Pode passar mil anos você vai me amar e eu vou ser pra sempre sua. Te Amo!
Legal é quando as pessoas entendem que o melhor é 'ser' e não 'ter'... Legal é fazer o dia de uma criança, da sua criança feliz e não apenas desejar isso à ela. Hoje é o dia em que elas se sentem especiais e cabe à nós adultos compartilhar essa felicidade. Claro que elas esperam ganhar alguma coisa de presente, pode ser até um laço de fita ou um chocolate, o que vale é colocar um sorriso no rosto inocente delas e fazê-las sentir orgulho e privilégio por serem - ainda - crianças! Parabéns à todas as crianças, inclusive a que temos dentro de nós!!!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp