Contos ou Cronicas de Mario Quintana
Enquanto puder, vou construindo minha memória da vida
ENQUANTO puder fazer meus rabiscos, plantar sementes de poesia, digitar meus versos, vou colhendo poesia na seara das letras.
Enquanto puder falar, gritar bem alto, neste mundo louco, vou gritando quando ver a injustiça.
Enquanto eu puder me ajoelhar, fazer reverencia, colher a prece, vou recitando a oração.
Enquanto eu puder caminhar, vou abrindo estradas, fazendo caminhos, viajando por ai em pensamentos.
Enquanto eu puder ouvir, vou emprestando meus ouvindo, no cuidado e na escuta do outro que tanto precisa falar.
Enquanto eu puder comer, vou apreciar todas as coisas boas, seja doce ou seja salgado, degustarei manjares.
Enquanto eu puder dormir, vou sonhar, pegar estrelas, fazer projetos e não perder a motivação.
Enquanto eu puder ter amigos, vou conquistar as almas, sorrir ou chorar com elas, dançar e brincar, mesmo que virtual.
Enquanto eu puder comprar, vou ter meus livros preferidos, vou buscar conhecimentos, vou navegar na internet preenchendo minha necessidade de dar e receber carinho.
Enquanto eu puder me curar, vou vibrar positivo, entrar em contato com o sagrado, vivenciar a felicidade de perceber Deus.
Enquanto eu puder fazer poesias, vou semear temas, plantar versos e colher a motivação de ser poetisa, colorindo a vida.
Enquanto eu puder jurar, vou jurar. fidelidade, defender minhas inspirações e vou ler muito, até fazer vibrar a alma de alegria.
Enquanto eu puder sorrir, vou buscar alegria, levar o sorriso, mesmo com a alma transbordando de lágrimas e tristeza.
Enquanto eu tiver força e coragem, vou levar adiante meus sonhos, meu bem querer, e vou ser sempre humanista e ter empatia pelo outro.
Enquanto eu tiver, memória, vou tecendo minha história, vou fazendo mudanças, dominado o medo e buscando novos desafios
Enquanto em poder enxergar, vou ver o amanhecer, o sol, a natureza e a noite vou namorar a lua para colher inspirações.
Enquanto eu tiver vida, vou buscar e levar a paz, dormir com a consciência tranquila, entregar as tristezas e mágoas para Deus.
Enquanto eu tiver um sopro de vida, vou agradecendo cada novo amanhecer, vou fazer festa, e deixar fluir a imaginação criativa.
Enquanto eu puder, vou colorir a vida, focar no agora, colher boas flores no jardim da alma, de minha vida.
Enquanto eu puder, vou enfrentar todos os desafios, superar cada e tirar nota boa no presente, em qualquer lição, saltando para o futuro.
Enquanto eu puder, vou suspirar quando ler uma bela poesia, vou me encher de energia, vou meditar e me entregar nas mãos de Deus de meu coração.
Enquanto eu puder, não vou fazer justiça com as próprias mãos, deixar que a lei da consequência, da causa e efeito, mostre toda a sua verdade.
Enquanto eu puder, vou pegando o esquadro e o compasso, vou desenhando minha tela da memória de vida. E você? Vai ficar só lamentando o passado? Fica não, procure por outra porta, e abra a janela das novas possibilidades, a vida sempre reserva surpresas boas, para aquele que deseja mudar e abrir uma nova porta, lembre-se que do passado só fica a saudade, as lembranças, e as lições. Cada um é livre e tem a sua verdade, o seu destino. E atrás da porta tem uma esperança, uma motivação.
FORA DO NORMAL?
Por que me olham os pés
Se podem olhar para os meus olhos?
Por que sempre há alguém parado
Tentando ficar mais leve?
Por que o terno se suja rápido
Quando tentamos adivinhar os seus pensamentos?
Por que tu não ajudas aqueles à que te beijão os pés
Só por dizerem que não é esse o reino que te pertence?
Por que viver?
Por que do por quê?
Por que de amar?
E por que do sofrer?
Será que para ser correto
Devemos nos habituar aos princípios da terra?
Acho que um louco
Tem muito mais do que a sua loucura
Acho que um jovem
Tem muito mais do que a vontade do agora
Como um bebê
Que sempre olha para o além
E ri com leveza e doçura
Tento me espelhar
Deus fez o galho seco florescer, o que não fará por nós?!
Era apenas um galho sem frutos, no meio do nada. De repente cortado e lançado ao chão. Certamente aquele galho sem entender nada, acreditava ser o fim, mas percebeu que uma mão o levou ao tabernáculo, o colocou junto a arca do testemunho e de repente uma presença gloriosa visita aquele galho seco pela madrugada e ele começa a florescer.
Talvez a gente não consiga entender o trabalhar de Deus, mas quando tudo está seco, quando não temos frutos, é nessa hora que somos levados ao tabernáculo, colocados perto da arca do testemunho e a presença gloriosa do espírito nos visita e nos faz florescer.
Para ser amigos
Não é preciso estar perto
Mas tambem nem tão longe,
Não é preciso estar presente em eventos,
E nem em todos aniversarios.
mas é preciso que esteja sempre em ação os laços afetivos,
É preciso que um pense e lembre daqui,
outro pense e lembre de lá.
Preciso recordar os momentos extasiantes,
Os momentos fraternos, os de dores.
as Lagrimas e risos que vivemos juntos.
As sabidas palavras que sequer ousamos pensar,
pensando que fosse bobeira.
Mas... hoje lembramos dum conselho para nos tornar a vida mais facil.
Amigos, Amo-os... como se fossem não só a minha familia.
mas são vocês meu apoio, são vocês os meus credores e devedores, por que é em vocês que deposito tudo o que existe de amistoso em mim.
Toda minha crença, e minha fé.. estão em vocês,
Por que vocês, e eu... enfim... Nós, crescemos juntos
Criamo-nos juntos... e sempre firmes e fortes nos mantemos juntos, e nem mesmo esta distancia que nos faz
se perder entre os novos amigos, faz esquecer dos velhos e melhores amigos.
A PRINCESA SOFIA
Num tempo muito distante viveu, num reino de paz e harmonia, uma linda princesa que se chamava Sofia. Ela estava com doze anos. Era obediente, estudiosa, e muito caridosa. O rei e a rainha sentiam muito orgulho da filha: não desse orgulho que diz: “ta vendo? Minha filha é a maior, a melhor!” – Não crianças! Era um orgulho de pais que vêem seus ensinamentos dando frutos saudáveis e fortes.
Um dia a princesinha entrou na sala do trono, onde seu pai trabalhava com os ministros, pedindo:
- Papai, posso trabalhar na escola da aldeia, para ajudar as freiras?
- Filha, você não tem idade para trabalhar. Quando tiver será assistente de sua mãe na Assistência Social para os aldeões. – respondeu o rei.
- Não é bem um trabalho, papai! Eu quero contar histórias para as criancinhas de até cinco anos. Sabe aquelas histórias que você e a mamãe me contavam? Então! É isso que eu quero fazer, assim eu vou aprendendo a lidar com crianças porque eu quero ser professora. – falou com convicção a princesa Sofia.
O rei disse que ia pensar e que depois daria uma resposta. À noite, quando estava deitado ao lado da rainha, o rei lhe contou o desejo da princesa. A rainha ficou encantada e pediu ao marido que apoiasse a filha nesse intento. No dia seguinte, durante o café da manhã, o rei comunicou à princesa que estava dado o consentimento para ela trabalhar com as freiras na escola da aldeia. Foi passado o decreto real e princesa se apresentou à freira, diretora da escola, que a levou a presença dos alunos dizendo que daquele dia em diante a princesinha contaria histórias para eles durante o recreio.
As crianças adoraram. Imagine uma princesa contando história numa escola de aldeões. Era demais. E chegou o dia. Sofia ganhou uma sala onde ela espalhou almofadas pelo chão, formando um semicírculo e no centro colocou um banquinho para ela sentar. As crianças foram chegando, meio tímidas, e sentando cada uma numa almofada. Depois de todo mundo acomodado, ela se apresentou e pediu que ninguém a chamasse de princesa. Ela era somente Sofia. As crianças bateram palmas e, em pouco tempo, estavam tão íntimas parecendo que se conheciam há anos. E Sofia começou:
- Hoje eu vou contar uma história de fada. Peço a atenção de todos. – disse sorrindo a linda princesinha começando.
“Era uma vez um homem rico que andava por uma estrada indo para sua casa quando surgiu a sua frente uma velha, com uma vasilha na mão, pedindo um pouco de vinho para seu filho que estava muito doente. O homem chamou seu empregado dizendo-lhe que enchesse a vasilha até a borda. O empregado assim fez, mas o vinho só alcançou a metade da vasilha. O serviçal ficou apavorado. Ele havia despejado todo o vinho do barril. O seu senhor pensaria que ele estava roubando a outra metade do vinho. Então ele foi falar com o seu patrão, levando o barril como prova:
- Senhor, não sei o que aconteceu, mas o vinho não encheu a vasilha da velha, e como pode ver o barril está vazio. O que devo fazer? – perguntou o servo tremendo.
- Eu prometi àquela senhora que encheria a vasilha, e o farei nem que tenha que esvaziar todos os barris de vinho da minha adega. Vá, vá pegar outro barril. – ordenou o homem.
O empregado voltou com um outro barril de vinho e quando pingou a primeira gota a vasilha se encheu até a borda cumprindo assim a promessa do homem rico. Tempos depois um governante malvado, de um país vizinho, declarou guerra ao país do homem rico. Depois de muita luta o povo conseguiu expulsar o governante malvado, porém o homem rico que lutou contra o invasor, ficou prisioneiro em uma das celas de uma prisão naquele país desconhecido.
Ele estava desiludido. Pensava que ninguém jamais viria buscá-lo. De repente uma claridade invadiu a cela onde o homem estava, e surgiu, bem no meio, a velha da vasilha de vinho. O homem, de tão espantado, não podia falar. A velha rodopiou sendo envolvida por um arco-íris de rara beleza. Quando parou o giro, apareceu uma linda fada, jovem, com cabelos compridos, trazendo em uma das mãos a varinha mágica. A linda fada foi logo dizendo:
- A honradez e o cumprimento das promessas é o que mais admiro nos homens. E como um dia provou que é honrado e não faz promessas da boca para fora, eu ordeno que volte para sua casa, mas não conte a ninguém, nem mesmo à sua esposa o que aconteceu. – disse-lhe a fada girando no ar a varinha mágica.
E o homem chegou a sua casa. A alegria era tanta que a família nem se lembrou de perguntar como ele conseguiu escapar. As fadas não gostam que se revelem os seus segredos. Por isso, todos que são agraciados com seus favores devem ficar de boca fechada. E como forma de agradecimento, devem ajudar o próximo sem esperar pagamento.”
A princesa Sofia terminou a história. As crianças bateram palmas. Até as freiras aplaudiram a princesinha. A diretora da escola confidenciou a uma professora que Sofia seria como uma irmã para aquelas crianças.
- Você viu? O silêncio, a atenção! Viu que exemplo? Foi Deus quem mandou esta linda princesinha! – disse ela sorrindo e agradecendo porque, naquele país, a finalidade da escola era a de formar homens e mulheres de caráter irrepreensível com a ajuda dos pais, mesmo sendo camponeses.
Maria Hilda de J. Alão.
A morte não tem preconceito
Rica, pobre, branco, negro...
Todos ela vem, todos ela pertence
Semelhante a uma faixa
Sua visão se ofusca
Mata de olhos cobertos
Nada sente, nada busca
É moral e Imoral
Além do bem ou mal
Que cure a última doença
Seja o médico do espírito mais leve
Pois o meu está pesado
Ficarei mais um pouco
Se me permitir, é claro.
Minha mãe
Senhora das senhora merecedora de glórias... não sendo Marieles...mais sendo Carmens...irmã de Cleuzas filha de Tereza...guerreira mãe
Avó
Bisavó...sacerdotisa...feiticeira... mulher que faz....faça chuva ou faça sol...com lágrimas ou alegria ela não desiste....Oxum é a dona do seu Ori...exú dono de seus caminhos...Ogun do seu destino... não sei apenas gostar... eu sou de amar e me declara... por isso este poema eu vim falar e lhe mostrar...que eu sempre irei te venerar.
Te amo nossa grande mãe!
Eu sou bom o bastante?
Para fazer você sorrir
Para fazer você cantar
Para fazer você dormir
Para fazer você dançar
Eu sou bom o bastante?
Para mover montanhas
Para quebrar trovões ao meio
Para dobrar pestanas
E cortar a moral do errado e do direito
Eu sou bom o bastante?
Para ressuscitar aqueles que se perderam
Para tornar vivo aquele que já morreu
Para te livrar de teus devaneios
E para resgatar-te das dividas em que se meteu
Eu sou bom o bastante?
Para me fazer feliz
Para te fazer chorar
Para me fazer dormir
Para te fazer sonhar
Eu sou bom o bastante?
Para dividir a sociedade em três quartos
Para manter a sanidade dos loucos do internato
Para matar a tua paixão com um palmo
Para estourar seus olhos em uma finitude abaixo do horizonte
Eu sou bom o bastante?
EMERGÊNCIA DE AMOR
Era para ser só um beijo
Mas, virou urgência
Emergência de amor
Você até tentava conter minhas mãos inquietantes
Mas, eu tentava te envolver em mais beijos excitantes
Você me queria agora!
Já estava pronto para eu te invadir
Para o amor não tem hora
Só é preciso se permitir
Te penetrei tão profundo
Nossa que excitante explosão
Quem diria que o proibido
Nos deixaria extasiados, nas nuvens
E loucos de paixão...
Se gostou curta/siga:
Face: Versos Sem Vergonha
Instagram: @versossemvergonha
DESEJO INCONTROLÁVEL
Quando fecho os meus olhos
E seu cheiro se derrama no meu corpo
Meu coração bate mais forte
Penso em fugir desse desejo louco
Eu preciso de você
Quero sentir seu calor
Sentir o gosto da sua pele
Ter na boca o teu sabor
Eu quero que me possua
Loucamente apaixonado
Com furor descontrolado
Nesta louca sedução
Luxúria em teus braços quero viver
Arder em febre, me entregar
Ser a tua fonte de prazer
E esconder a dor que me impede de sonhar...
Se gostou curta/siga:
Face: Versos Sem Vergonha
Instagram: @versossemvergonha
AAH ... AONDE VAMOS PARAR?
Aaah como eu queria! O calor da tua boca na minha
Como eu queria!!! Teu corpo no meu a deslizar...
Sua pele que no toque arrepia
Minha mão se instiga a continuar.. Ah.... Aonde vamos parar?! Preciso do teu corpo aqui comigo...
Teu corpo, teu peito, meu abrigo
Sua pele na minha a transpirar...
Nossos corpos se amando sem parar
Uma mistura de sentimentos
Que ao longo do tempo
Não tem pressa de acabar...
Valorizando cada instante
Seu corpo como um diamante
Aproveitando cada segundo
Te eternizando em meu mundo
Admirando o seu corpo
A cada parte fico delirando
Numa mistura de sentimentos e me pego te amando!
Se gostou curta/siga:
Face: Versos Sem Vergonha
Instagram: @versossemvergonha
JANTAR A LUZ DE VELAS
Eu te chamei para jantar
Será que você vem?
Já separei os vinhos
E os queijos também
Coloquei velas na mesa
Quem sabe você chega
Já preparei o jantar
E também a sobremesa
Oh meu Deus você chegou
É como se realizasse todos os meus versos de amor
Falamos sobre o dia a dia
E depois nos entreolhamos
A mão pairou sobre o vestido e foi deslizando
Depois encontrou um rio e entradas secretas
Ardentes de amor e loucas pra serem descobertas
Sem hesitar eu fui
E pulei sobre a mesa
Te mostrei que depois do jantar
Eu era a sobremesa
Se gostou curta/siga:
Face: Versos Sem Vergonha
Instagram: @versossemvergonha
DELEITE
Hoje eu só queria mapear teu corpo com minhas mãos
Hoje eu só queria seu hálito quente no meu pescoço
Me desejando, me possuindo
Hoje eu só queria me perder do céu da sua boca
E me encontrar nos teus olhos
Hoje eu só queria me perder de paixão
E me achar no seu coração
Hoje eu só queria a constelação das tuas pintas tracejar
Me molhar na tua pele, delirar
Hoje eu quero ver o seu ápice
Me lambuzar numa banheira de leite
Mas, com tua essência sagrada
Teu prazer é meu deleite
Se gostou curta/siga:
Face: Versos Sem Vergonha
Instagram: @versossemvergonha
.. são apenas flores... mas servirão para enfeitar os dias de seu caminho...
São apenas flores... mas sem iniciais nas pétalas... para que marquem apenas... um momento de felicidade...
São apenas flores... cuja beleza se vergam frente a uma grande amizade... à uma grande alegria... e, à felicidade...
São apenas flores... que simbolizam... um momento perene... de entrega e de esperança...
Aceite-as... são apenas flores!
ORAÇÃO DOURADA
SENHOR,
Não Vos peço que me mandes Luz, Senhor...
Quero apenas enxergar a que possuo.
Não Vos peço que elimine as minhas feridas,
quero apenas saber em que parte de mim
guardaste o lenitivo para elas, meu Pai.
Não Vos peço que me dês forças,
quero apenas conhecer o modo
de utilizar o que já me destes.
Não Vos peço poderes, meu Deus,
quero apenas empregar os que possuo.
Não Vos peço coragem, Senhor,
quero apenas dominar os meus temores.
Não Vos peço amor, Santíssimo,
quero apenas a destreza para
lidar com os meus ressentimentos.
Não Vos peço a verdade, Amado,
quero apenas a consciência de que
ela existe e está em mim e que eu possa
no final erguer a mim em altura e ao teu lado
me sentir bom, pois muitos julgam-se bons,
mas só se é, quando não se julga...
Que chore, grite, esperneie, morra de amor, sinta falta.
Eu sou mais eu.
Não importa o que você faça, eu não vou ser o que você quer, muito menos o que você imagina.
Mas que eu faça tudo o que me dá prazer.
Ei! Eu sou mais eu, confio no que faço, porque tudo que eu faço, eu dou o melhor de mim e no que eu estiver errada que eu seja humilde de aprender o certo.
Tudo é apenas psicológico.
Você não vai ver em momento algum te tratando mal, vou fazer praticamente tudo o que você deseja, vou fantasiar junto com você e na hora de cair na real. Sempre estarei de pé no chão.
Nesse Dia Nublado e Cinza
Nesse dia nublado e cinza
Eu persigo o teu olhar
Vou com tudo, não meço riscos
Pra poder te encontrar
Como um lobo faminto
Procurando a sua presa
Acho que estou perdendo tempo
Mas não tenho certeza
Nesse dia nublado e cinza
Estou tentando te alcançar
Por você vou até o Inferno
E nunca paro de lutar
Eu não desisto dessa busca
E não desisto de você
Meu desejo é uma utopia
Que sempre sonhei viver
Iremos juntos sozinhos pela areia
Embalados no dia
Colhendo as algas roxas e os corais
Que na praia deixou a maré cheia.
As palavras que disseres e que eu disser
Serão somente as palavras que há nas coisas
Virás comigo desumanamente
Como vêm as ondas com o vento.
O belo dia liso como um linho
Interminável será sem um defeito
Cheio de imagens e conhecimento.
Ás vezes ,quando me encontro no espelho,
é que vejo em meus olhos tua ausência,
e percebo o quanto a tua falta
me faz mal...
Lembras-te? não nos contentávamos em nos saber juntos.
Queríamos que alguém comprovasse
e como que nos convencesse
de que era tudo real.
E o espelho era a nossa única testemunha
afinal.
Sinta se Melhor
A melhor pessoa do mundo
é aquela que existe dentro
de você, aquela pessoa que
só precisa se libertar de
pequenos apegos, se libertar
de coisas mesquinhas, se
libertar de seus rancores
se libertar de coisas que
nunca te farão o bem.
Essa pessoa existe, mas
só depende de você liberta-lá
e trazé-la para seu convívio.
fazer o bem sem olhar a quem,
ajudar sempre que solicitado,
fazer até mais que o possível
para sentir-se melhor.
Fazer das dificuldades escola,
á sempre o que aprender.
viver, viver, viver...
Dê o melhor de sí,
não reclame de pequenas
coisas, vá em frente.
olhe pra trás e veja por
tudo que você passou e
no final suba no pódio da
vida e diga eu sou um
CAMPEÃO.
E não esqueça você
mereceu cada vitória
assim como cada derrota.
perder e ganhar fazem
parte da vida, vamos
cante, pule, dançe
faça o que tiver
vontade, onde quiser
não ligue para que as
pessoas digam, as
críticas são sempre
bem vindas, assim
como os elogios também.
Por isso eu digo:
PARE pra escutar,
ATENÇÃO pra executar,
SIGA pra viver.
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp