Conto Amor de Clarice Lispector
Olho agradecimente para uma rosa amável que está muito elegante com as gotas da chuva enfeitando suas pétalas, um lindo regalo nesta noite chuvosa que a minha inspiração facilmente desperta.
Se o olhar for disposto para simplicidade, perceberá que a natureza possui uma forma de poesia muito peculiar por não usar nenhuma palavra e mesmo assim, conseguir emocionar tanto o coração quanto a alma.
Considerando este prisma, que meus olhos possam sempre prestar atenção nesta declamação poética permitida pelo Senhor, que transmite uma emoção plena, muito distinta, uma amostra bela do seu amor.
Tive a honra de presenciar nesta manhã atípica de domingo, um lindo ser num campo verdejante, um aspecto de romantismo que tinha belos cabelos, um semblante muito amável, sereno, uma pele delicada e a essência de um amor verdadeiro simplesmente representada.
Estava um pouco nublado, mas logo meu dia foi ganhando mais cores com aquela presença admirável bem diante dos meus olhos, que usava um vestido muito gracioso como se tivesse saído de um livro de romance e ainda radiante com alguns raios de sol o iluminando.
Antes que pudesse me aproximar, eu a perdi de vista, mas foi muito salutar, pois fiquei tão renovado que dificilmente esquecerei deste aprazível momento, portanto, penso que ela deve ser uma mulher incrível, quem dera tê-la por perto.
Ele aparentava estar bastante decidido, achava que estava maduro o suficiente para não voltar a se apaixonar, por não considerar algo muito prudente após tanto se decepcionar, mas, evidentemente, estava enganado,já que a paixão não se pode controlar.
Achismo resultante da demora para se acostumar com a sua solitude, sem ter que sofrer decepções amorosas, passando a apreciar mais o seu mundo, usufruindo de tudo benéfico a sua volta, resistindo, evitando ao máximo que seu coração fosse novamente ferido.
A visão que tinha de si mesmo também não ajudava, sabia que era complexo, um ser atípico, uma mente agitada, talvez, incompreensível, assim, uma tarefa árdua para se enxergar um apaixonar recíproco e não um desperdício emocional com migalhas.
E, finalmente, chegou a comprovação do seu engano, uma mulher linda, simples, com um jeito espirituoso, muito carinhosa, espontânea, um sorriso verdadeiro e bem humorado com um teor moderado de loucura, encantamento pela arte, uma explosão de vitalidade.
Então, pôde constatar uma grata surpresa e não demorou para serem dois reciprocamente apaixonados, um nos planos do outro, entre compatibilidades e diferenças, a tristeza sendo superada pela felicidade, de fato, uma benção do Senhor que em breve permitirá que o amor floresça.
Que bom deve ser encontrar alguém que esteja na mesma frequência que você, que faça a sua vida ter mais graça com novos significados, onde até as risadas bobas são bem vindas e por ambos demonstradas, assim, avivam-se e adoçam as lágrimas, uma providência divina muito almejada.
Detentora de uma natureza exuberante, curvas, cores, contrastes, aspectos emocionantes, externados em cada detalhe com um calor amável, profusamente, instigante e tamanha graciosidade bem diante do espelho, que reflete apenas alguns fragmentos da tua essencialidade.
Nos teus olhos, a impetuosidade de um forte desejo que trança teus pensamentos fervorosos com a realidade que nem uma música impactante que se conecta com sentimentos aprofundados e verdadeiros, uma rica compatibilidade, um ansiado ensejo.
Por essa razão, atrevo-me a concluir que o amor que queres e és merecedora de receber, precisa ter o mesmo ímpeto, caso contrário, não terá o efeito que esperas, daqueles que tocam alma, enviados pelo Senhor, que superam as palavras e fazem jus ao teu valor.
Arte simples, bela e imponente que uni gentilmente o encanto da noite com a resplandecência do dia, a lua com seu luar apaixonante e o sol com o seu amor que irradia, onde a harmonia se faz presente num tom amável e sincero de muita alegria.
Algo singelo que contém bastante significado, mostrando muito mais do que lindas cores e belos traços, mas também um âmago vívido artisticamente externado, uma preciosa sensibilidade muito perceptível.
Quando a rica simplicidade é felizmente aplicada com capricho e essência, uma beleza cativante em cada parte, que gera uma aprazível sensação com uma precisão de detalhes que avivam o coração com tamanha austeridade.
Beleza inegável com uma essencialidade noturna, bastante atraente, que abrilhanta ativamente a noite assim como a lua e as estrelas, um fulgor reluzente e muito emocionante, demonstrando um amor sincero, simples e ardente.
Presença que justificadamente se destaca em meio a uma multidão de superficialidade, uma forte emoção que faz diferença, que passa muita verdade com sua graça e essência, uma notável preciosidade, maravilhosa natureza.
Algumas peculiaridades da tua amável existência, cuja espontaneidade é tão apreciável entre outros encantos evidentes que provocam um certo entusiasmo à semelhança de um luar resplandecente ou uma bela constelação admirável.
Sinto um raro deleite ao ver sob a resplandecência do sol as curvas belas e provocantes do teu florescer que é majestoso, de uma graça abundante, feita com bastante amor, expressado no calor do teu espírito e nos detalhes singelos e charmosos do teu ardente esplendor.
Acredito que sabes do teu valor, apesar de algumas tempestades e da falta de zelo em alguns momentos, assim sendo, o teu coração é um belo jardim florido, há pétalas e espinhos, a tua essência é mantida, as flores florescem para quem pratica o cultivo, dando a atenção devida, o apreço merecido.
Muito bom ser agraciado por uma visão tão avivadora, a tua estrutura de fato é deleitante, uma vida enriquecedora, portanto, uma mulher relevante, sedutora, que provoca um sentimento exultante, focado no agora, já que nada será como antes e viver veementemente é o que importa.
Sem hesitação, chego a me perder neste teu olhar honesto e profundo, que reflete a intensa mulher que és, a beleza simples e calorosa do teu mundo, que possui amor e veemência em cada fragmento, além de traços charmosos que atraem e que, por alguns instantes, fazem parar o tempo.
Decerto, a tua presença torna momentos marcantes, protagoniza pensamentos, deixa corações exultantes com um genuíno deslumbramento, quiçá, um desejo incessante entre afetos, palavras, beijos, abraços, jeito e gestos, verdadeiros e constantes, um nítido privilégio.
E não sei explicar, mas parece que à noite ficas mais vontade como se o teu espírito intenso pudesse saborear a verdeira e tão preciosa liberdade, que enaltece a tua graça, a tua vívida essencialidade, aumentando o teu poder de sedução, portanto, uma divina arte que prende gentilmente a minha atenção.
Rara satisfação quando ocorre uma conexão genuína com a arte, seja durante a sua concepção ou através de uma admiração dedicada, então, cada um de seus detalhes vai ganhando vida com suas cores, curvas e contrastes expondo uma expressividade bastante significativa, uma fonte de vitalidade, uma inspiração que inspira.
No tempo que lhe é devido, uma criação bela de muita serenidade, cativa prontamente por intermédio da sua graça, do seu olhar atento e tranquilo como se estivesse admirando algo enquanto é admirada, logo, um verdadeiro equilíbrio que encanta e acalma, trazendo um refrigério ao espírito que tanto se desgasta.
Desta forma, um belo trabalho artístico feito com amor, possui um valor inconfundível por ser capaz de gerar emoção, tranquilidade, um sincero regozijo, um fulgor deleitável nos olhares, sendo um exímio reflexo da alma, uma estimável verdade que conversa com outras, demonstrando uma clara afinidade muito enriquecedora.
A impressão que tenho é que este teu belo sorriso é muito sincero e vem de um coração grato, então, desejo sinceramente que ele floresça onde o amor seja de verdade, a tristeza é constrangida, a tua presença traga felicidade e a tua seja correspondida.
Caso contrário, penso que não será tão agradável estares presente, linda, amável e toda sorridente, pois dificilmente serás tratada com a consideração merecida, porém, podes agir de um jeito diferente, sorrindo e trazendo mais vida para o ambiente.
Que Deus permita que possas sorrir sempre que possível, independe de quem estiver a tua volta, assim, demonstrarás um espírito agradecido por ser O Senhor a fonte da tua força com um amor cada vez mais vivo que outras vidas transforma.
Há alguns anos, certa vez, estava assistindo a um filme, no qual, em uma das cenas, foi dita a seguinte frase "A coisa mais importante que se pode aprender na vida é amar. E em troca, amado ser." , vi tanta verdade que ficou marcada na minha mente, uma indispensável aprendizagem.
Refletindo nas palavras em destaque, sem ultrapassar o âmbito humano, pensei no amor próprio, pois aquele que aprende a amar-se verdadeiramente, por conseguinte, é amado de volta e está apto para demostrar a outrem o seu amor com um valor bastante notável.
E de acordo com esta forma de pensar, a "troca" citada anteriormente trata-se de uma recompensa e não de uma condição, levando em conta que é contraditório alguém que aprendeu amar a si, ainda assim, ficar na dependência de ser correspondido por outro para só então agir.
Continuando a refletir sobre o que foi dito na cena em questão, penso que, talvez, o protagonista estivesse dizendo em outras palavras que tinha a aptidão necessária para prestar o seu amor, que estava disposto a amar e que seria muito recompensado se fosse amado de volta num vínculo salutar.
Paciência que muitas vezes é tão escassa, não se menospreza, ela se faz cada vez mais necessária, evita certas contendas, algumas sensações que desagradam, então, uma presença sensata e harmoniosa que agora está sendo muito bem representada numa harmonia de notas, conduzidas por alguém que as toca com a alma.
Algo que faz lembrar que a pressa não deve ser presente com tanta frequência, sua impulsividade atrapalha, pode impedir a contemplação de uma linda paisagem, a realização de bom trabalho, pode gerar alguma animosidade inconveniente, um espírito desanimado, vários atos imprudentes.
Decerto, justificadamente, em um momento raro como este, ao som suave de uma bela melodia, paro para ouvi-la pacientemente e desta forma, posso usufruir de uma breve calmaria que conforta com maestria a minha mente, melhora simplesmente o meu dia, o amor que ressoa é evidente, parte de uma amável sinfonia.
Carregas provavelmente na tua essencialidade, a natureza de uma felina charmosa, apaixonada pela noite, que demonstra movimentos graciosos com suas curvas e passos, cabelos de um lindo brilho, tocando suavemente seus ombros, um rosto delicado e olhar muito carinhoso que reflete um amor incomparável, o qual é compartilhado com poucos.
Quanto à paixão noturna, é que, aparentemente, esta parte da tua essência se mostra mais evidente com uma certa imponência nos olhos, independência e confiança mais convincentes, emitindo o fulgor precioso, oriundo do teu coração ardente que aquece como fogo, portanto, ao meu ver, tens naturalmente o agir de uma gata de hábitos noturnos.
Consoante a esta tua bela naturalidade, ainda que sejas às vezes um pouco ingênua, és esperta, percebes facilmente a falsidade, amas de forma bastante sincera, nem sempre de uma maneira clara, podendo ser também uma mais discreta, vai depender do teu ânimo, da forma com a que és tratada, do momento e, principalmente, de quem se trata.
Em consideração a isso, acredito honestamente que ficas onde és muito bem vinda, tens liberdade, amada mesmo sendo imperfeita, um lugar que podes ficar à vontade, sem nenhuma pressão exagerada, cativada com frequência, caso contrário, tu vais embora assim que possível, não disfarças o teu incômodo e nem achas que seja algo preciso.
Bem, minha estimada, posso estar certo ou esta minha compreensão a teu respeito é apenas um forte indício do meu devaneio poético baseado demasiadamente na atenção da minha mente inquieta a partir de tudo que penso, sinto e percebo, sempre sedenta por inspiração, tendo em vista que a bela arte dos versos é reflexão da vida, podendo haver realidade ou ilusão.
Por intermédio dos teus belos olhos, vejo que habita no teu ardente coração, um reflexo vívido dos memoráveis dias de verão, considerando o teu jeito muitas vezes impulsivo com uma forte paixão à flor da pele, um calor demasiadamente receptivo, a consciência de que a vida é breve e assim, não cabe desperdício de tempo, cada emoção é imponente e marca simplesmente certos momentos.
Contigo, vem uma sensação calorosa, a temporalidade não pode ser menosprezada, requer ser usufruída com ímpeto, levando em conta que algumas oportunidades são raras, então, é imprescindível saber aproveitá-las sempre que possível assim como um beijo na hora certa, uma palavra que não pode ser omitida, uma risada sincera, despreocupada, ocasião simples que liberta e fortalece a alma.
Detendo esta abrasadora particularidade, graças a Deus, és uma mulher muito fascinante, cuja presença se destaca à semelhança do Sol em uma estação quente, que rapidamente revigora de uma maneira entusiasmante, radiando um amor genuíno que transborda, deixa o dia mais exultante, quando a tristeza petulante não importa e consequemente viver o agora se torna mais importante.
O teu jeito é meigo e muito caloroso de olhar, teus lábios já são protuberantes e ficam ainda mais ornados com o vermelho, uma boca bem esboçada, cabelos pretos de um fulgor admirável, logo, és uma mulher feita de amor que está aprendendo aos poucos o que é a amar e que merece ser amada de volta para que a tua essencialidade possa perdurar.
Representas notoriamente uma harmonia de fatores que fascinam de imediato com tuas cores fortes e amáveis, o teu liberto espírito acalorado, por conseguinte, existe uma verdade que se destaca do teu íntimo aos teus traços, mais do que só um rosto bonito, é onde a felicidade valiosa se instaura num resplendor cativante de romantismo.
Não é sem motivos que a tua companhia é enriquecedora, inconfundível, bastante carinhosa, que transforma pessoas e lugares, proporcionando uma euforia grandiosa com tanta vitalidade, que renova ricamente, que fortalece em meio às dificuldades, simplesmente, indispensável, parte da divina benignidade.
Bela romântica, cuja essencialidade possui também muita sutileza, que hoje está com serenidade nos olhos, uma postura meiga, estando sob a tonalidade serena do rosa, iluminada com gentileza pelos raios de sol, que revela o amor na sua essência, um calor muito amável e inconfundível numa vívida resplandecência.
O dia simples e ensolarado fica caloroso na medida certa, um efeito profundamente admirável graças a sua presença que tanto alegra de bom grado, enfatizando a importância da sua existência que traz muitos significados que marcam os momentos com uma riqueza de vividade em cada vivenciado fragmento.
Então, naturalmente, é cativante, que faz valer o tempo, uma flor delicada que desabrocha com sua beleza estonteante, detalhada e o fervor de bons sentimentos que denotam com muita eficácia um romantismo puro e verdadeiro, daquele que alegra e emociona a alma e acelera o coração intenso.
Sentado na areia da praia, admirando o horizonte pintado pelo pôr-do-sol, ouço uma música hipnotizante numa forte emoção crescente, afinada intensamente com o amor tal como o canto atraente de uma linda sereia e a agitação presente nas ondas do mar, um resplendor que incendeia o espírito com o calor ardente de um legítimo amar.
Cenário incrível, inevitavelmente, renovador, pedaço de paraíso fascinante com uma beleza grandiosa por toda parte, muito tranquilo, causando uma emoção diferente a cada instante, permitindo belos sorrisos de felicidade, olhares radiantes e suspiros de liberdade num ritmo cativante que propaga a vitalidade com ímpeto incessante.
Lugar muito apaixonante de fato, mágico com a sua capacidade de transformar por intermédio da riqueza da sua simplicidade que é notável e bastante singular, do que se vê e daquilo que se ouve, portanto, não tem como não perceber que é resultado do poder divino em uma satisfação que envolve e deixa o ânimo profusamente vivo.
Ela agora está mais confiante,
mais feliz
por compreender que a felicidade
é inconstante, que o seu sofrer faz parte, mas que não deve ser uma determinante no seu modo de agir,
que Deus nunca esteve distante,
que não há razão para desistir,
assim, esta compreensão a está fazendo transbordar de amor
e de muita determinação
alimentada com um resplendor de fé
que ajuda a tranquilizar um pouco
a sua inquietação,
portanto, graças ao Senhor,
é um exemplo de uma linda mulher
na sua fase de libertação.
Nestes teus olhos discretos e profundos, noto muita verdade, fico temporariamente sem rumo, contemplando o brilho reluzente da tua vívida essencialidade, uma parte muito importante do teu mundo, da qual, poucos são dignos, existe uma notória sensibilidade, tudo é sentido com intensidade tanto a tristeza quanto o regozijo, evidente peculiaridade, ainda que nem sempre faça sentido.
Além de notar que possuis traços graciosos e muito precisos de uma arte majestosa com um coração ardente pulsando no peito, uma bela obra divina que está à mostra esbanjando vida no vigor amável dos teus cabelos, na delicadeza da tua pele, no formato do teu belo rosto, um amor que cresce cada vez mais como um fogo impetuoso que não esmorece e sim aquece e traz bastante conforto.
Salutar de vez em quando poder sair mentalmente do lugar através do sentir caloroso a partir de um observar atento, que fará marcas sadias na mente com sonho, imaginação ou pensamento, uma apreciação de lapsos do tempo que darão origem a inspiração, avivamento e uma grande santificação feita de bons sentimentos e um frescor de muita gratidão que fazem diferença, uma notória renovação.
Por estares vestida lindamente no tom ardente da sedução, a tua beleza fica mais viva com uma veemência muito evidente, uma sobriedade explícita, onde cada detalhe é envolvente, uma paisagem rica e intensa que enche gentilmente os olhos e adentra a mente por alguns instantes valorosos.
Agora, estás sedutora à semelhança de um linda rosa vermelha, tua pele delicada sob o vermelho que reveste as pétalas formosas e que abrilhanta a tua boca pequena, que fomenta o desejo persistente, quiçá, audacioso de provar o teu beijo, cativado por tua essência neste momento único e caloroso.
Tonalidade inegavelmente fascinante que expressa tanto, que revela que tens amor em demasia, uma paixão abundante, poesia admirável com uma vida pulsante que deixa-me motivado a viver de um jeito emocionante sem nenhum instante desperdiçado, portanto, uma cor elegante que traz bastantes significados.
